Passeio é opção nas férias em São Luís

0comentário

A Praça Benedito Leite é um espaço público central da cidade. Ponto histórico, cercado por palacetes centenários tombados e referenciado pela estátua do político maranhense que dá nome ao espaço. Do homenageado são mantidos os restos mortais sob o monumento. Curiosidades e informações dos pontos históricos da capital contadas de maneira lúdica, que inclui a participação de personagens da história local. Esta é a proposta do “Conheça São Luís”, que integra as atividades do Programa Férias Culturais, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo que tem como objetivo apresentar ao público um pouco da história da cidade durante passeio pelo Centro Histórico.

Na tarde de quinta- feira (19) foi realizada a segunda edição deste ano do Conheça São Luís, reunindo centenas de pessoas. Na avaliação da secretária municipal de Turismo (Setur), Socorro Araújo, a importância do projeto se consolida com a proposta de falar da cidade de forma mais histórica e identitária, fazendo com que o ludovicense participe do processo de conhecimento. “Essa ação integra um macro projeto que reúne passeios diferentes, em diversos horários e que permitem que ludovicenses e turistas contemplem a cidade, ao mesmo tempo em que conhecem mais da história. O mais importante de tudo isso é o despertar da comunidade para a nossa história, cultura e sentimento de pertencimento. Precisamos abraças a cidade como patrimônio mundial”, reforça a gestora do Turismo municipal.

Personagens marcantes da história de São Luís, vividos por atores maranhenses, acompanharam o público contando a cidade passando pela fundação, monumentos e pontos referenciais. Nomes como Ana Jansen, Daniel de La Touche, Gonçalves Dias e Benedito Leite, encenados por atores, contaram a ludovicense e turistas sobre a São Luís, na passagem pelos casarões seculares, prédios, praças, igrejas e centros históricos.

Da Praça Benedito Leite, a concentração segue pela Praça Dom Pedro II, Igreja da Sé, o Palácio de La Ravardière, o Palácio dos Leões e a sede da Capitania dos Portos. O trajeto passou ainda pelas ruas de Nazaré, da Estrela, Rua Portugal, Beco Catarina Mina, Rua da Alfândega e encerra na Praça Nauro Machado. O passeio é orientado por guia.

Foto: A. Baeta

Sem comentário para "Passeio é opção nas férias em São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: