Edivaldo anuncia usina de beneficiamento

5comentários

O prefeito Edivaldo anunciou, na manhã desta quarta-feira (25), a construção de uma usina de beneficiamento de resíduos inertes – para beneficiamento de restos da construção civil – e de um pátio de compostagem para transformação dos resíduos sólidos em novos insumos. O anuncio foi feito durante visita realizada à área de recuperação ambiental do antigo Aterro da Ribeira, que nesta quarta-feira completa três anos de desativação, um marco da política de gestão de resíduos sólidos colocada em prática pela Prefeitura de São Luís. Com a criação da usina e do pátio, o município avança mais nesta área, contribui para a preservação ambiental e estimula a geração de emprego e renda no setor.

Durante a visita ao aterro, que hoje é uma área em permanente processo de tratamento, monitoramento e recuperação ambiental, além de ponto de transbordo para transporte do lixo coletado na cidade, destinado atualmente à Central de Gerenciamento Ambiental Titara, o prefeito Edivaldo destacou os avanços na área e lembrou que a desativação do antigo aterro sanitário representou uma grande mudança, um marco para a capital e para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, principalmente das comunidades do entorno.

“Contabilizamos mudanças significativas na área da gestão dos resíduos sólidos. Nossa cidade é, hoje, uma das poucas capitais brasileiras que conseguem cumprir integralmente o que prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos, legislação que determinou, inclusive, o ano de 2018 como o prazo final para que todas as prefeituras fechem seus lixões. E nós conseguimos cumprir essa meta três anos antes do previsto por lei. Portanto, estamos muito à frente também nessa área”, destacou o prefeito. “Agora, com a construção da usina de beneficiamento de resíduos inertes e do pátio de compostagem, vamos fechar o círculo de destinação do resíduo. Isso é desenvolvimento sustentável, isso é economia circular em benefício de toda a sociedade”, afirmou o prefeito Edivaldo, ao percorrer parte da área monitorada e acompanhar o trabalho nas estações de transbordo da Ribeira, serviço atualmente operacionalizado no terreno do antigo aterro sanitário.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, que também acompanhou o prefeito na visita, frisou os benefícios da usina de beneficiamento de resíduos inertes e do pátio de compostagem, que serão construídos no local. A gestora detalhou a funcionalidade de ambos os projetos e assinalou que o serviço dará início a um novo processo no ciclo de destinação adequada dos resíduos em São Luís.

Foto: A. baeta

5 comentários para "Edivaldo anuncia usina de beneficiamento"


  1. milena

    Mais qualidade de vida p quem mora no entorno e tbm p meio ambiente

  2. Paulo

    Esse beneficiamento é ótimo, toda essa contrução para a recuperação do aterro é muito boa. Parabéns pelo trabalhos.

  3. hellen

    Bom que parte desse lixo vai ser utilizado para adubo na agricultura, é um grande avanço

  4. Júnior

    O descarte correto do lixo é super importante, iniciativa super acertada da prefeitura, nossa cidadE está a frente de muitas outras capitais, cuidar do meio ambiente é se preocupar com a qualidade de vida da população

  5. Reynaldo Aragão Pinto Filho

    O prefeito Edivaldo esta bem assessorado com Carolina,onde vem mostrando visão no trato quando o assunto é meio ambiente. Trazer a ideia do Eco ponto foi uma ideia muito boa para a cidade e agora a usina de beneficiamento é melhor. A vida agradece e a natureza também.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: