Edivaldo promove valorização da cultura

4comentários

Depois do sucesso do Programa Férias Culturais, que movimentou o Centro Histórico da capital no mês de julho, a Prefeitura de São Luís irá atrair mais uma vez um grande público para a região com o Programa Reviva. Realizado por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), o Reviva inicia a programação neste segundo semestre de 2018 apresentando a cultura ludovicense para turistas e para a população local por meio de música, teatro, poesia e informações sobre os detalhes encantadores da cidade que é Patrimônio da Humanidade.

As atividades, que começam dia 10 de agosto, fazem parte das ações colocadas em prática na gestão do prefeito Edivaldo com o objetivo de fomentar o turismo na capital e garantir mais uma opção de lazer para as famílias ludovicenses.

O programa Reviva engloba o ‘Passeio Serenata’, o ‘Roteiro Reggae’ e o ‘Sarau Histórico’. Este último abrirá oficialmente a programação no dia 10 de agosto, sexta-feira, às 19h, na Praça Benedito Leite. O tema do primeiro Sarau Histórico do ano será ‘O Grande Baile’.

A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo afirma que o programa Reviva vem cumprindo um de seus principais objetivos. “Que é de promover a educação através de um passeio concreto pela história, incentivando a ocupação do Centro Histórico e a preservação do nosso patrimônio, graças a um olhar sensível do prefeito Edivaldo que entende que ações como esta são extremamente importantes para preservação deste patrimônio”, afirmou a secretária.

O ‘Sarau Histórico’ tem como principal objetivo resgatar a cultura de São Luís por meio do teatro, da música e da poesia, trazendo atuações profissionais para mostrar a todos a riqueza imaterial da capital. A Cia Teoria das Artes será a responsável por transformar a cultura em um grande espetáculo lúdico, enquanto a música que vai envolver a noite ficará por conta do Combo 363.

Trata-se de um mix cultural de literatura, teatro, música e história que tem atraído a atenção do público local e turistas. Atores caracterizados com roupas de época evocam o passado áureo da cidade, transmitindo uma sensação de nostalgia ao mesmo tempo de aprendizagem da história.

Já o ‘Passeio Serenata’ contribui de forma significativa para que os turistas conheçam a cidade. Não só os pontos turísticos, mas também os artistas, cultura e a história local. Fugindo do convencional, o evento oferece aos visitantes uma São Luís mais lúdica, através de músicas regionais e do cancioneiro popular e personagens da história ludovicense, em inserções durante o passeio.

Com o ‘Roteiro Reggae’, o passeio pelas ruas de São Luís passa por locais no Centro Histórico que tenham identificação com o estilo musical que deu a São Luís o título de “Jamaica Brasileira”. Um guia especializado conduz os visitantes aos lugares que foram representativos para a história do reggae, com apresentação de grupo de dança do ritmo.

Os eventos do Reviva começam no dia 10 de agosto e seguem até o fim de 2018. Todas as edições apresentam novidades e são feitas por companhias diferentes, dando a oportunidade para grupos culturais da cidade apresentarem o seu trabalho para o público. Além disso, todos os saraus também têm temas diferentes. Veja a programação completa.

Agosto
10 – Sarau Histórico (O Grande Baile)
22 – Passeio Serenata

Setembro
6 – Roteiro Reggae
14 – Sarau Histórico
26 – Passeio Serenata

Outubro
19 – Sarau Histórico
31 – Passeio Serenata

Novembro
9 – Sarau Histórico
21 – Passeio Serenata

Dezembro
7 – Sarau Histórico
19 – Passeio Serenata

Foto: A. Baeta

4 comentários para "Edivaldo promove valorização da cultura"


  1. LEANDRO

    Quesito cultural a gestão esta mandando ver.

  2. Ney

    Massa heim prefeitura, tá de parabéns com essa programação cultural

  3. Bruna

    Programação maravilhosa e tudo de graça! Vou aproveitar muuuito

  4. mirela

    Muito legal o prograna reviva, se o ferias cultural já foi um sucesso, imagine agora, estão de parabens

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: