Dois turnos à vista

2comentários

A campanha pelo governo do Maranhão se reduziu a seis candidatos: Flávio Dino (PCdoB), Roseana Sarney (MDB), Roberto Rocha (PSDB), Maura Jorge (PSL), Ramon Zapata (PSTU) e Odívio Neto (Psol).

Mas é óbvio que a disputa em si se resume a quatro candidatos, numa espécie de três contra um pela possibilidade de um segundo turno.

É preciso deixar claro que, sem desmerecimento aos candidatos da ultra-esquerda, apenas três adversários podem, de fato, impedir que Flávio Dino possa ganhar um novo mandato. Os três principais adversários de Flávio Dino precisam somar mais de 50% dos votos para impedir que o comunista vença em primeiro turno.

A ex-governadora Roseana Sarney surge como a principal adversária do governador comunista e leva consigo pelo menos 1/3 do eleitorado, podendo avançar durante a campanha.

Os outros dois adversários de maior estrutura – Maura Jorge e Roberto Rocha – devem dividir outro 1/3 do adversário, somados aos dois candidatos da ultra-esquerda.

O resultado disso é que Flávo Dino terá que desenrolar se não quiser evitar os dois turnos na eleição de governador, o que não ocorre no estado desde as eleições de 2010.

E um segundo turno, qualquer que seja o seu resultado, já é uma derrota para qualquer governador em primeiro mandato. Sobretudo para os que pregaram a mudança de todos os conceitos ao assumir o mandato, caso do comunista maranhense.

Estado Maior

2 comentários para "Dois turnos à vista"


  1. Paulo Rodrigues

    Essa eleição dificilmente terá segundo turno. Se não bastasse o excelente governo do atual governador, os opositores em nada trariam de novo para o Maranhão. A Roseana governou 14 anos, não apresentou nenhuma melhora nos índices sociais do estado. O Roberto Rocha se elege senador sob a batuta do governador e o primeiro ato é romper com o mesmo, traindo aquele que o ajudou e muito na campanha. Portanto, esse principais opositores não reúnem requisitos que sejam capazes de fazerem frente ao Flávio Dino.

  2. antonio costa

    A ANÁLISE ESTAR CORRETA,PORÉM SE ROSEANA E ROBERTO ROCHA NÃO SOMAREM 47%.NÃO HAVERÁ SEGUNDO TURNO.ACHO POUCO PROVÁVEL QUE OS OUTROS SOMEM 3 OU 4%.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: