São Luís recebe aprovação de 87% dos turistas

0comentário

A política de fomento ao turismo colocada em prática pela gestão do prefeito Edivaldo tem dando bons resultados. Pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo do Maranhão – projeto realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com a Prefeitura de São Luís, o Governo e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA) – divulgou dados animadores do perfil dos turistas na alta temporada em São Luís. A pesquisa aponta que mais de 87% dos visitantes classificaram a sua experiência durante a estadia na cidade como boa, muito boa ou excelente. As ações realizadas pela Prefeitura voltadas ao incremento da área têm contribuído para o desenvolvimento da cidade como destino turístico importante no país.

A pesquisa aponta informações fundamentais para entender como os turistas veem a capital maranhense, contribuindo para tornar o fluxo turístico cada vez maior, gerando renda e movimentando a economia local. “Temos investido fortemente na estruturação do turismo em nossa cidade por acreditarmos ser este um caminho importante para a geração de emprego e renda para nossa população. Ações como o programa Reviva, que destaca as belezas do Centro Histórico, a Feirinha São Luís, as ações de capacitação dos profissionais da área e ainda a divulgação do nossa destino fora do nosso estado são algumas das inciativas da nossa gestão para a pasta. Estes dados mostram que estamos no caminho certo”, destaca o prefeito Edivaldo.

Pesquisa turística

Em relação à movimentação econômica, mais de 35% dos turistas informaram que o gasto médio, diário, foi de R$ 100,00 ou mais, durante a estadia que variou de 1 a 10 dias na capital. Durante a viagem a São Luís, os visitantes aproveitaram para visitar as cidades do entorno, sendo que 30% visitou Barreirinhas, 20% a Raposa, 18% São José de Ribamar e 4% Alcântara.

A pesquisa foi realizada durante os dias 26, 27 e 28 de julho de 2018, data de grande movimentação turística, no Aeroporto Internacional de São Luís – Marechal Hugo da Cunha Machado, no Ferry-Boat, no Terminal Rodoviário de São Luís e na estação do Trem da Vale.

Os dados também revelam o principal público de turista do Brasil. A maior parte deles vêm da região sudeste do Brasil, representando, em número aproximado, 18% dos visitantes. Essa região é seguida da região Nordeste (13,4%) e Norte (13,1%). Já os turistas estrangeiros vieram, principalmente, da Argentina e da França. “A maioria dos turistas que passaram por São Luís são de fora do nosso próprio Estado, o que é muito bom, porque eles utilizam os produtos direcionados para a atividade turística, como a malha aérea, os transportes privados, hospedam-se em meios de hospedagem como hotéis e pousadas e frequentam os restaurantes da cidade também”, analisa o professor dr. Saulo Ribeiro, coordenador do Observatório do Turismo no Maranhão.

Foto: A. Baeta

Sem comentário para "São Luís recebe aprovação de 87% dos turistas"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: