Edivaldo e Itapary vistoriam obra no Centro Histórico

0comentário

O prefeito Edivaldo e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Maurício Itapary, estiveram na noite desta terça-feira (18), vistoriando o andamento das obras de requalificação das praças Deodoro e Pantheon, incluindo as alamedas, e da Rua Grande, no Centro Histórico. O conjunto de obras, realizado pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís, segue no ritmo previsto pelo cronograma do projeto de execução, avançando para a quarta quadra na Rua Grande.

Acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, o prefeito Edivaldo conversou com engenheiros e operários e acompanhou de perto o andamento das obras, que são executadas com recursos do PAC Cidades Históricas.

“Este é um dos maiores investimentos já realizados na região do Centro Histórico nas últimas três décadas. A parceria do Iphan com Prefeitura de São Luís está permitindo a revitalização de um espaço, a realização de um desejo antigo da população. Estamos devolvendo à cidade, totalmente requalificado, um espaço de grande importância para sua história”, disse o prefeito Edivaldo.

“Estas são áreas referenciais de São Luís que estão ganhando um novo e moderno reordenamento do espaço urbano, que contempla os pedestres e possibilita maior interação social. São diversas ações de urbanismo e arquitetura com o objetivo de revitalizar e recuperar todo a área. Os trabalhos estão seguindo o planejamento e os investimentos vão recuperar um importante conjunto histórico e de grande valor arquitetônico para a cidade, resultado de mais uma parceria dos governos municipal e federal”, pontuou o superintendente Iphan, Maurício Itapary.

Em ritmo avançado, seguem as obras da requalificação das Praça Deodoro, Pantheon e das alamedas Silva Maia e Gomes de Castro. Entre outros serviços estruturais, a Pantheon ganhou bancos com design diferenciado e estrutura de caramanchões que vão contar com projeto paisagístico, incluindo plantio de grama e iluminação especial.

Na Praça Deodoro os trabalhos incluem obras de drenagem e tratamento sanitário, novos calçamento, mobiliário e sistema de iluminação; fiação subterrânea e dutos de passagem de fibra ótica. O projeto contempla, ainda, a construção de banheiros públicos, a implantação de sistema de sinalização, uma nova pavimentação de concreto lapidado e elementos que favorecem acessibilidade.

As obras na Rua Grande, que estão em andamento em três quadras, inclui serviços de embutimento da fiação elétrica e telefônica, drenagem profunda e esgotamento sanitário, drenagem fluvial, novos equipamentos urbanos, novo piso e pontos de acessibilidade reduzindo barreiras físicas e melhorando o acesso de pedestres.

Na Rua do Passeio, que faz ligação com a Rua Grande, foram construídas caixas de manutenção e inspeção das infraestruturas de esgoto, drenagem e eletricidade. Essas estruturas possibilitam que equipes de cada sistema realizem as devidas manutenções, quando necessário.

Serão construídas ainda duas destas caixas para agregar a rede subterrânea do entorno, que contempla trechos entre as praças do Pantheon e Deodoro, além da intersecção com a Rua Grande. Já foi concluída a execução das canaletas de drenagem e toda infraestrutura subterrânea.

Foto: Maurício Alexandre

Sem comentário para "Edivaldo e Itapary vistoriam obra no Centro Histórico"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: