Flávio Dino vai reduzir salário de médicos

15comentários

O médico Érico Cantanhede, presidente da AMESS (Associação dos médicos do Socorrão I e II) divulgou nota na qual critica a decisão do governador Flávio Dino (PCdoB) ao baixar decreto reduzindo o salário dos médicos prestadores de serviços nos hospitais tanto da capital quanto do interior.

Segundo Érico, é necessário um posicionamento das entidades re[resentativas dos médicos CRM-MA, SINDMED e AMB.

Clique aqui e veja o decreto.

Leia a nota na íntegra:

O secretário de saúde do estado Carlos Lula, baixou um decreto no dia 30 de outubro reduzindo o salário dos médicos prestadores de serviços nos hospitais tanto da capital quanto do interior, o que certamente irá causar prejuízos financeiros para esses profissionais que se deslocam pelas estradas desse estado já tão mal conservadas, sem sinalização, correndo inclusive risco de acidentes e mortes e com o preço do combustível cada vez mais caro, e onde a principal vítima dessa medida será certamente a população que pode inclusive perder alguns serviços que poderão não se manter devido a esse posicionamento da SES..

As nossas entidades representativas maiores com o CRM-MA, SINDMED e AMB, junto com a classe médica, têm que se posicionar de forma uníssona e concisa, e se possível sob o nosso vislumbre, após tentadas todas as formas de negociação, envolver o MP e todo o judiciário, iniciando destarte um processo de paralisação de todos os serviços médicos, após se esgotar todas as formas de negociações.

Acho pouco provável o governo do Estado reduzir salários de profissionais tão essências e de máxima importância para a sociedade, como professores, agentes de limpeza, policiais civis e militares, motoristas de ônibus e tantas outras de importância vital e os mesmos não cruzarem os braços, sendo assim, porque como o médico seria diferente?

Particularmente acho pouco provável que a causa seria o fato do governador Flávio Dino por questões pessoais não gostar de médicos ou devido seu candidato a Presidente da República não teve penetrabilidade na classe médica como estão circulando nos blogs, pois caso seja de fato esse motivo seria de muita mesquinhez política não digna de um verdadeiro líder e político.

Enfim, que se chegue a um consenso e que essa medida desmedida seja revista para o bem maior da população e dos pacientes que pelo nosso código de ética médica são os nossos objetivos maiores.

São Luís, 3 de novembro de 2018.”

Érico Cantanhede
Presidente da AMESS (Associação dos médicos do Socorrão I e II

Nota da SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) comunica que é equivocada a notícia sobre suposta redução dos valores pagos para plantões médicos, atribuída à Portaria SES nº 1.044/2018.

A SES esclarece que o documento estabelece, pela primeira vez, parâmetros para o teto do valor pago às empresas médicas e garante isonomia a serviços iguais, prestados em diversas unidades.

A Secretaria informa que a medida é uma exigência legal diante da expansão da rede de serviços e das regras da emenda constitucional nº 95, que impactou fortemente o repasse de verbas federais para a saúde.

15 comentários para "Flávio Dino vai reduzir salário de médicos"


  1. Paulo

    Nenhum médico da rede pública ganha esse valor, esse valor mencionado é para pagar uma junta médica de mais de 20 profissionais mês. Faça as contas e terá o valor de plantão de 24 h de cada profissional

  2. Alexandro

    Lembrando ainda que esse valor é bruto, incide 20% de imposto, mais 1000 reais mês de contador, mais uma funcionária faturista. Isso tudo pago em dia senão a receita bloqueia sua empresa, e o governo atrasa às vezes quatro ou 5 meses e quem arca com todo custo e o médico.

  3. Alexandro

    Entendam isto não é salário, isso é contrato de empresas, com vários médicos pra cobrir o plantão durante 31 dias, 24 hs por dia, tem médico que faz plantão de dia, outros a noite, outros fim de semana, feriado, e conforme a carga horária de cada um, recebe proporcionalmente, tem médico que fa 1 plantão por semana nestas empresas e outros que fazem mais, porém ninguém fica 24hs durante 30 dias por mês . Outro ponto esse valor está congelado desde 2009, enquanto a inflação acumulada no período da 50%, e o salário de todos servidores já aumentaram. Lembrando ainda que na upa muitas vezes um médico chega atender mais de 100 pessoas em 12hs, se vcs acham muito esse valor, então não entendem pq esta cada vez mais difícil conseguir médicos que se interessem em trabalhar no serviço público.

  4. Everton Moura

    do comentando. Vontade de ganhar bem, mas vao ganhar o que ganham pro resto da vida! Vai estudar durante 6 anos , morando longe e ainda se especializar por 3…4 anos…voltar pro interior e ganhar mal. Alguém quer? Temos que valorizar os caras dão sangue pra salvar a vida do próximo. Se vc algum dia necessitar, vc não vai procurar enfermeiro, agente comunitário ou dentista pra resolver uma cirurgia de emergência pra vc ou algum conhecido ou até familiar. Pensem nisso

  5. João Silva

    So recalcado comentando. Vontade de ganhar bem, mas vao ganhar o que ganham pro resto da vida! Vai estudar durante 6 anos , morando longe e ainda se especializar por 3…4 anos…voltar pro interior e ganhar mal. Alguém quer? Temos que valorizar os caras dão sangue pra salvar a vida do próximo. Se vc algum dia necessitar, vc não vai procurar enfermeiro, agente comunitário ou dentista pra resolver uma cirurgia de emergência pra vc ou algum conhecido ou até familiar. Pense nisso.

  6. Martinho

    O que??? 85.000 Oitenta e cinco mil??? Ainda tão reclamando? Carreira de estado já!!!

    • Zeca Soares

      Mas é claro que um médico não recebe esse valor.

    • Zeca Soares

      Mas onde é que um médico recebe esse valor aqui no Maranhão?

  7. Johnny

    Não sei porque o choro,votem de novo nele!

  8. abimael

    aqui se faz aquise paga senhir flávio. aguarde.

  9. Wenio Amorim

    Tá certo mesmo Governador, pra que um salário tão alto quanto esses médicos recebem sendo que a maioria da população não ganha nem um décimo desses enormes salários! Totalmente a favor!

  10. emerson

    Boa noite, mas pelos valores que estão lá vemos que é uma classe super valorizada e que ganham salarios muito além das outras profissões. 75.000 e 85.000 mil reais. É um absurdo ganhar esses salarios e ainda reclamar.

    • Zeca Soares

      Médico não recebe esse valor no Maranhão. De onde você tirou esse valor?

  11. Ana Paixão

    Concordo com a diminuição do salário. Acho engraçado que a classe médica fala fala e não declaram seus salários, mas sabemos que ganham muito bem pelo pouco que oferecem e os que estão na linha de batalha como agentes comunitários enfermeiros cirurgião ddentista ganham salários de dar dó. É muito fácil ficar duas em uma unidade de saúde ganhar 5 mil ir para outra ficar 1 hora ganhar 4 e por ai vai. Depois reclamam dos médicos cubanos que sabem diagnosticar com uma simples anamnese. C

  12. Joelson henrique carlos de oliveira

    Comunista nato ele é,,, nao esperem coisas boas nos proximos
    4 anos no poder,bem feito pra quem votou nele
    Principalmente os barnaes.…kkkk

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: