CBF terá dor de cabeça para definir grupos da Série C

8comentários

Com a definição das equipes que subiram e das que foram rebaixadas para a Série D, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai ter uma dor de cabeça em relação à divisão dos grupos para a competição em 2019, pois a maioria das equipes são das regiões Norte e Nordeste, entre 12 ou 13 times, enquanto as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul terão no mínimo 7 e máximo 8 equipes.

Pelas informações que tivemos acesso, a adoção do sistema de pontos corridos, neste momento está descartada pela CBF devido aos altos custos da competição.

Falta definir apenas um rebaixado, entre Criciúma-SC, CRB-AL e Paysandu-PA. No caso de queda de Paysandu e CRB serão 13 equipes no eixo norte e nordeste. Neste caso, três equipes terão que ser deslocadas para o grupo do Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Se for o Criciúma a última equipe rebaixada, apenas duas equipes do eixo Norte e Nordeste mudarão de grupo.

Mas quais as equipes do Norte e Nordeste vão querer jogar no eixo Centro-Oeste, Sudeste e Sul logo na primeira fase? Será que a CBF não poderá tentar misturar tudo e resolver o problema? Essa pode ser uma outra opção para resolver o possível impasse com um sorteio entre todas as equipes.

E se os times do Norte forem jogar no outro grupão deixando o Nordeste sozinho em um grupo? Essas são as possibilidades que estão sendo estudadas pela CBF.

No caso do Maranhão que terá duas equipes, a tendência é que Sampaio e Imperatriz permaneçam no mesmo grupo, mas é necessário que fiquem atentas, pois pela proximidade ao Pará, a CBF poderia deslocar Imperatriz e Remo, além do Atlético-AC e até o Paysandu caso venha a ser rebaixado.

A CBF deverá manter a mesma fórmula de disputa em 2019 e as equipes deverão permanecer sem cota como acontece com as Séries “A” e “B”. Os clubes receberão a ajuda com passagem e hospedagem como já acontece.

Veja a situação no momento.

Grupo Norte e Nordeste:

Remo-PA, Atlético-AC, Sampaio-MA, Imperatriz-MA, Ferroviário-CE, Náutico-PE, Santa Cruz-PE, Globo-RN, ABC-RN, Botafogo-PB, Treze-PB e Confiança-SE.

Grupo Centro-Oeste, Sudeste e Sul:

Luverdense-MT, Volta Redonda-RJ, Boa Esporte-MG, Tombense-MG, São José-RS Juventude-RS e Ypiranga-RS.

8 comentários para "CBF terá dor de cabeça para definir grupos da Série C"


  1. GEORGE SERRA

    Minha sugestão: Vai para o grupo do centro-sul, os times de Pernambuco (Santa Cruz e Náutico) e o Confiança de Sergipe, divisão geográfica por latitude. Mas, considerando a situação hoje da B (Paysandu caindo), mas tem que esperar, pois o papão ainda tem muitas chances de não cair.

  2. Luis Fernando kaspper da Silva

    Tenho uma dúvida. O São José de Poa perdeu a vaga da série C? Ele havia ficado entre os quatro semifinalistas da série D.

    • Zeca Soares

      A segunda vaga seria do campeão da FMF mesmo.

  3. Osvaldo

    Há um equívoco lamentável. O Botafogo SP está agora na Série B

    • Zeca Soares

      Você tem toda razão. No lugar do Botafogo-SP é o São José-RS. O que não muda nada na divisão dos grupos.

  4. Carlos

    O botafogo-sp subiu para a serie B como pode tar ai ?

    • Zeca Soares

      Realmente é o São José-RS.

  5. Luis Henrique

    Poderia fazer em sistema de pontos corridos, com 19 rodadas apenas, só com partida de ida, subindo e caindo quatro equipes.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: