Juscelino destaca novos cursos em Vitorino Freire

0comentário

Mais uma importante conquista para a cidade de Vitorino Freire na área da educação. O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizou uma audiência pública para definir as áreas e cursos que serão ofertados pela instituição no campus que será construído no município. O campus é um sonho antigo dos vitorinenses, mas que está virando em realidade devido à atuação do deputado federal Juscelino Filho (DEM). O parlamentar, que foi responsável por destinar emenda para custear a construção do prédio, comemorou o fato de ter sido dada, oficialmente, a largada para o Campus do IFMA em Vitorino Freire.

“Muito feliz com a realização desta audiência pública. Oficialmente foi dada a largada para o IFMA – Campus Vitorino Freire. Foram escolhidos os cursos e eixos tecnológicos que serão oferecidos, com recorde de público e participação popular. Ótima notícia para o setor da educação do município e da região, área que temos incansavelmente trabalhado para melhorar. Agradeço ao nosso grande parceiro, o reitor Roberto Brandão, pelo empenho em realizar esse sonho de muitos maranhenses”, afirmou o deputado Juscelino Filho.

De acordo com o IFMA, cerca de 1.300 pessoas participaram da audiência pública em Vitorino Freire que, segundo a instituição, município foi a maior já realizada para a escolha de eixos e cursos. Durante o ato, realizado na Assembleia de Deus da cidade, o reitor do IFMA, Roberto Brandão, assinou a Ordem de Serviço para execução das obras de construção do Centro de Referência do IFMA no município. A previsão é que os trabalhos de edificação tenham início em até 30 dias, segundo o documento.

“Não é apenas uma obra, mas um projeto pedagógico transformador para a região. Além da questão educacional, é um projeto econômico que surge na cidade, que vai desde a construção do Centro de Referência, com a contratação de mão de obra local e movimentação do comércio com a compra de material, ao legado profissional deixado pelos cursos oferecidos para a população”, comentou o reitor.

Vale destacar que a criação de um Centro de Referência Educacional em Vitorino Freire é algo que vem sendo discutido entre o IFMA e a prefeitura desde o fim de 2016. No ano seguinte, o município doou ao IFMA uma área com 4,9 hectares para a construção da unidade do Instituto na cidade. O terreno foi cedido por um morador local para a edificação da obra, processo aprovado pela Câmara. A obra será custeada com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Juscelino Filho.

Eixos e cursos

A audiência para escolha de cursos teve a participação de quatro segmentos locais: empresários e comerciantes, sociedade em geral, trabalhadores da educação e estudantes.

No segmento empresários e comerciantes, foram escolhidos os eixos Informação e Comunicação (com os cursos técnicos em Informática, Rede de Computadores e Manutenção e Suporte em Informática); Recursos Naturais (com os cursos técnicos em Agronegócio e Agricultura); e Gestão e Negócios (com os cursos técnicos em Administração e Comércio).

Já para o segmento sociedade em geral, os eixos selecionados foram Recursos Naturais (cursos técnicos em Agricultura, Agronegócio e Aquicultura); Ambiente e Saúde (cursos técnicos em Controle Ambiental, Meio Ambiente e Cuidados de Idosos); e Gestão e Negócios (cursos técnicos em Administração, Cooperativismo e Vendas).

Os trabalhadores da educação assinalaram os eixos Ambiente e Saúde (cursos técnicos em Controle Ambiental, Cuidados de Idosos e Meio Ambiente); Recursos Naturais (cursos técnicos em Agricultura, Agronegócio e Aquicultura); e Informação e Comunicação (cursos técnicos em Informática, Manutenção e Suporte em Informática e Redes de Computadores).

Enquanto que o segmento alunos escolheu os eixos Ambiente e Saúde (cursos técnicos em Controle Ambiental, Meio Ambiente e Cuidados de Idosos); Gestão de Negócios (cursos técnicos em Administração, Comércio e Contabilidade); e Controle e Processos Industriais (cursos técnicos em Eletrônica, Mecânica e Eletrotécnica/Eletromecânica).

Centro de Referência de Vitorino Freire

O Centro de Referência de Vitorino Freire teve sua pedra fundamental lançada no dia 29 de setembro deste ano, marcando o início da trajetória da instituição na cidade que fica integrada à microrregião do Pindaré, na Região do Médio-Mearim. O município, distante 300 km de São Luís, possui população estimada pelo IBGE no censo de 2010 em 31.000 habitantes.

Sem comentário para "Juscelino destaca novos cursos em Vitorino Freire"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: