Tudo pronto para entrega das obras na Deodoro

3comentários

Um espaço público de qualidade, priorizando os pedestres, com urbanismo ordenado, e possibilitando às pessoas vontade de permanecer, usufruir e conviver. Essa foi a premissa que conduziu a primeira etapa das obras de requalificação urbana da Rua Grande, em São Luís (MA), a partir da reestruturação de todo o Complexo Deodoro, que agora permite aos visitantes e moradores uma nova dimensão e percepção das Praças Deodoro e Panteon e das alamedas Silva Maia e Gomes de Castro.

No dia 22 de dezembro, esse espaço, que também inclui as quatro primeiras quadras concluídas da Rua Grande, será reaberto. Para que isso ocorresse, o Governo Federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), investiu quase R$ 20 milhões nas intervenções, executadas em parceria com a Prefeitura Municipal de São Luís, em um ano de obras.

Os resultados desse empenho serão conhecidos em evento aberto ao público, marcado para as 17h30, com a presença da presidente do Iphan, Kátia Bogéa; do prefeito Edivaldo Holanda Junior; do diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida; do superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary; entre outras autoridades locais.

Além de toda a fiação ter sido embutida nesse primeiro trecho da Rua Grande, outro grande impacto para quem chega ao local é a dimensão das novas praças. O projeto executado contou com soluções urbanísticas e arquitetônicas que resgatam a importância histórica do local, antes conhecido como Campo de Ourique, e a vista privilegiada da Biblioteca Benedito Leite.

As praças e alamedas estão agora mais integradas, como se formassem uma grande e única praça, com espaços acessíveis e sem obstáculos, que é um verdadeiro convite ao pedestre. Foi ainda pensando nisso que a obra incluiu também um novo paisagismo, iluminação pública, mobiliário urbano e pavimentação, além da abertura de pequenas praças rebaixadas, que funcionam como recantos para a permanência.

Outro grande destaque na nova configuração do Complexo Deodoro foi o retorno dos bustos de grandes personalidades das artes e letras do Maranhão à Praça Panteon. Por 11 anos, eles haviam sido armazenados no Museu Histórico e Artístico do Maranhão e agora foram higienizados e restaurados para retomar seu local de destaque, em frente à Biblioteca Benedito Leite.

Fotos: Maurício Alexandre

3 comentários para "Tudo pronto para entrega das obras na Deodoro"


  1. Jose Correa

    Tudo pronto nunca, tem muitas coisas por fazer.

  2. francisca

    Que boa notícia

  3. NAIARA

    Boa noticiaaa! Ansiosa!

deixe seu comentário