Conferências destacam a preservação da cultura

0comentário

Os dois dias, sexta-feira (25) e sábado (26), da Assembleia IOV América, aberta oficialmente nesta quinta-feira (24), pelo prefeito Luis Fernando Silva, foram marcados por uma intensa discussão sobre a preservação da cultura como fomentador de arte dos povos. A Assembleia, que acontece pela primeira vez no Brasil, está sendo realizada no prédio do IFMA, em São José de Ribamar.

O evento tem como objetivo, discutir mecanismo de proteção, preservação e promoção de formas de atuação e ampliação da arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial. O representante da IOV Brasil, Clerton Vieira, falou sobre o futuro como forma de preservar o passado, segundo ele é necessário discutir e reinventar estratégias que busquem a preservação da história.

“Estamos discutindo a cultura como o alicerce das políticas, pois somente com um olhar sensível é que teremos como traçar planos de ação que colaborem como incremento dos povos do mundo inteiro”, disse o conferencista.

Também participa da assembleia a coordenadora de cultura da UNESCO Brasil, Isabel de Freitas Paula, além de representantes das culturas populares da América do Sul, América do Norte e América Central, a exemplo do Paraguai, México, Canadá, Argentina, Peru, Chile, Honduras, Paraguai, Uruguai, entre outros.

O evento conta com tradução simultânea nos idiomas Inglês e Espanhol, além da língua portuguesa e segue até este domingo (27). A programação será encerrada com o plantio de árvores no Parque da Cidade, simbolizando a participação de cada membro.

Foto: Divulgação

Sem comentário para "Conferências destacam a preservação da cultura"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: