Wellington alerta para perigo de rejeitos da Alumar

1comentário

Desde 2015, o deputado estadual Wellington do Curso tem alertado para o perigo oriundo dos lagos vermelhos da Alumar, onde são despejados os rejeitos da bauxita, substância nociva tanto ao ser humano quanto aos animais e vegetação. Sobre o assunto, o deputado Wellington deixou claro que não se pode falar em desastre, quando é possível evitar. A título de exemplo, o parlamentar mencionou o que aconteceu em Minas Gerais, nas tragédias de Mariana e Brumadinho.

Os lagos vermelhos são de responsabilidade da Alumar, pertencente ao consórcio Alcoa, Billiton Shel e Rio Tinto Alcan, que tem como um dos seus objetos o refino da bauxita para transformação da alumina e lingotes de alumínio.

“Não é desastre quando se pode evitar. É crime ambiental! Desde 2015, temos alertado para isso aqui no Maranhão. Continuaremos a fiscalizar as operações da Alumar, que tem grande possibilidade de impacto ambiental como os lagos de resíduos de bauxita e o restante das instalações da empresa, como lago de resfriamento, o lago de água contaminada e o aterro sanitário industrial. Solicitamos informações ao Ibama e às secretarias, tanto estadual quanto municipal, do meio ambiente quanto à fiscalização e monitoramento das atividades desenvolvidas pela Alumar, bem como de seus impactos ambientais”, afirmou o deputado Wellington.

Wellington do Curso já solicitou, inclusive, visita da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa às lagoas vermelhas da Alumar, para que constatasse in loco a real situação.

Foto: Divulgação

1 comentário para "Wellington alerta para perigo de rejeitos da Alumar"


  1. José Pestana

    O Zeca Soares esse deputado está de brincadeira kkkk
    Zeca você postou essa materia para encher linguiça? kkk
    Tá de brincadeira Wellington?
    agora que você está preocupado com os rejeitos da Alumar?
    Deputado vai fazer o que você sabe que discursar contra o governo municipal e estadual, deixa que os rejeitos da Alumar os órgão competentes resolva.
    Zeca aparece lá em casa abraço Pestana

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: