Prefeitura inicia vacinação antirrábica em São Luís

1comentário

Mais de 160 mil animais devem ser imunizados durante a Campanha de Vacinação Antirrábica, iniciada nesta sexta-feira (8), na capital. A ação leva agentes de saúde da Prefeitura de São Luís de casa em casa para vacinar cães e gatos e, assim, manter a cidade livre da raiva e garantir a saúde do animal e da população. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a campanha integra a política pública de saúde da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. A vacinação prossegue até o mês de abril, sempre às sextas e sábados.

O secretário de Saúde, Lula Fylho, destaca o apoio da população à campanha da Prefeitura como um dos importantes contribuintes para alcance das metas. “A gestão do prefeito Edivaldo tem promovido um rigoroso controle epidemiológico e mostrado preocupação em garantir a cobertura vacinal dos animais. Neste sentido, é importante a adesão da população ao trabalho da Prefeitura. Peço que as pessoas recebam os vacinadores e somem para que sejam atingidas as metas e mantenhamos os animais imunizados mantendo a cidade livre de doenças como a raiva que pode ser transmitida aos humanos”, pontuou.

Equipes de mais de 200 técnicos estão distribuídos nos bairros, trabalhando por quadra de moradias para vacinar os animais. A atividade iniciou na área central da capital alcançando os bairros Centro, Liberdade, Apeadouro, Camboa, entre outros. Conforme estipulado pela Unidade de Vigilância Epidemiológica (UVZ), órgão da Semus, devem ser vacinados cães e gatos com idades a partir de três meses, sendo exceção para animais que estejam doentes e fêmeas no último mês de gestação.

São Luís não registra casos de raiva desde 2013, e desde o início da gestão Edivaldo são promovidas medidas de controle epidemiológico. As campanhas são anuais e disponibilizam ainda as vacinas em unidades de saúde. A raiva é uma infecção viral aguda, transmitida para seres humanos a partir da mordida, lambida ou ferida causada por animais infectados. Entre os sintomas da doença no animal estão mudança de comportamento, dificuldade para engolir e excesso de salivação.

Foto: A. Baeta

1 comentário para "Prefeitura inicia vacinação antirrábica em São Luís"


  1. J RIBAMAR

    QUERO AFIRMAR QUE NA CHACARA BRASIL, NÃO OCORREU VACINAÇÃO, ALGUNS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, COLOCARAM ESSA NOTA, EU REPUDIO E AFIRMO NA CHACARA BRASIL. NÃO VI AGENTES DA PREFEITURA VACINANDO ANIMAIS.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: