Adriano defende Agentes Comunitários de Saúde

2comentários

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) cobrou responsabilidade do governo e defendeu reivindicações dos agentes comunitários de saúde do Maranhão, que pedem melhorias nas condições de trabalho e de remuneração, como adicional de 10% dos salários. “A categoria fez uma manifestação civilizada, eficiente e organizada, pedindo ajuda na sua luta para fazer com que o governo cumpra com as suas obrigações. Os agentes podem contar com o meu apoio nesta causa”, disse Adriano.

Segundo o deputado oposicionista, a principal reivindicação dos agentes de saúde é o cumprimento da Lei Estadual nº 10.583/2017, para implantação da Política Estadual de Cofinanciamento da Atenção Primária em Saúde do Estado do Maranhão (PECAPS). “Isto vem de um acordo nacional. É um programa nacional de agentes de saúde. E o governo comunista editou uma lei estadual que, na prática, se tornou uma pegadinha, porque é muito difícil de ser cumprida, pois trouxe uma série de requisitos que dificultam o acesso ao benefício”, explicou Adriano.

O parlamentar destacou ainda que um dos pontos mais polêmicos da referida lei estadual diz respeito à exigência de haver um prontuário eletrônico em cada unidade básica de saúde. “Para que os agentes de saúde recebam os 10% adicionais, precisam fazer presente no prontuário eletrônico. Só que o Governo do Estado, talvez de forma proposital, não combinou com as prefeituras, que teriam que fazer o investimento em prontuários eletrônicos em todas as unidades básicas”, ressaltou.

Adriano informou ainda que acompanha a luta dos agentes comunitários de saúde há tempos, desde as reivindicações iniciadas na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). “Testemunhei muitas vezes, quando Sarney Filho era deputado federal, os agentes comunitários na galeria da fazendo pressão, conseguindo muitas vitórias. A última foi recente no final do ano passado conseguiram um aumento do teto salarial, na Câmara”, destacou o deputado

2 comentários para "Adriano defende Agentes Comunitários de Saúde"


  1. Bruno da Juventude

    Tenho acompanhado a atuação do Deputado Adriano e só tenho a elogiar, tem sido atuante e competente. Quando foi o momento de votar para aumentar o piso salarial dos agentes comunitários de saúde, Adriano interpelou junto aos Deputados Federais e conseguiu o aumento. Agora, ele tem a nível Estadual, para o Governador dar o aumento aos agentes de saúde. Parabéns ao Dep. Adriano, por essa luta tão importante que ele tem travado.

  2. Thiago

    Bom saber que o deputado Adriano compreende a importância do papel que os agentes de saúde cumprem. Afinal, são pessoas que amparam nossa população mais sofrida, servindo de amparo, indo de casa em casa. Todo apoio ao ACS é um gesto de humanidade, um combate real às desigualdades. Em um governo comunista banhado de privilégios, é um absurdo não valorizar quem de fato cuida das pessoas!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: