Mobilidade urbana

4comentários

Por Adriano Sarney

Cerca de dois dias após minha primeira abordagem em relação ao tema mobilidade urbana, São Luís viveu uma paralisação surpresa no seu transporte público. Também na mesma semana a cidade viveu um caos no trânsito. Dezenas de pessoas relataram situações absurdas que demonstram uma realidade muito pior do que a relatada por mim em artigo anterior.

Na segunda-feira (25 de fevereiro) uma equipe de empresa de telecomunicação decidiu fazer, em pleno horário de pico, um reparo em fiação de poste na esquina da Rua Renato Vieira e Avenida dos Franceses. Os técnicos interditaram metade da via e lá ficaram por horas. A ação destrambelhada causou um engarrafamento que se alastrou do bairro Alemanha até o bairro Cohama.

Em pleno 2019 e a Prefeitura de São Luís sequer é comunicada de uma atitude danosa ao trânsito, ou seja, fica evidente uma completa falta de sintonia entre a administração municipal e as empresas, privadas ou públicas, que prestam serviços no perímetro urbano.

São Luís precisa de uma legislação que discipline horários de carga e descarga de grandes veículos, como caminhões pesados, extra-pesados e trucados, em vias de grande fluxo. É inadmissível que empresários, ou até mesmo o poder público, se apossem de ruas e avenidas impedindo o ir e vir das pessoas.

E em relação aos reparos e outros serviços que necessitam de espaços nas vias, o ideal seria impedir que eles acontecessem em momentos críticos no trânsito. Caso sejam inevitáveis, devem ser comunicados a Prefeitura que deve, imediatamente, criar condições para que seus impactos no trânsito sejam minimizados.

Destarte, a aprovação dos transportes de passageiros por meio de aplicativos foi uma boa notícia nos últimos dias, um contraste diante deste completo deserto de ideias ao qual passamos na mobilidade urbana de São Luís. É gratificante saber que a Câmara de Vereadores prezou pelo bem-estar do povo e garantiu-lhe mais uma opção de transporte.

Contudo, acho que podemos avançar mais em automação. O conceito de internet das coisas (que se refere à conexão de todo tipo de eletrônicos) deve ser colocado em prática para poder melhorar o trânsito. Por meio desta tecnologia a Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) pode determinar onde o trânsito necessita de intervenção.

Quantas vezes você já teve problemas com aplicativos de geolocalização? É preciso, urgentemente, realizar convênios com gigantes do setor como Google, Apple e Facebook para tornar o uso dessas ferramentas mais eficientes.

Outro problema: A relação entre donos de empresa de ônibus e rodoviários. A Prefeitura precisa deixar de ser refém dessa relação tóxica que prejudica a população. No dia 26 de fevereiro, milhares de trabalhadores acordaram cedo e passaram horas em paradas de ônibus esperando um transporte que não viria. Tudo por conta de uma questão trabalhista que está sendo travada na Justiça.

A Prefeitura, ao que tudo indica, dá a entender que não tem responsabilidade direta com esta situação. Se fosse governada por um prefeito ciente de suas obrigações, iria exigir que os culpados por este ato abominável fossem responsabilizados juridicamente. Precisamos fortalecer a ideia de que, no que diz respeito a um homem público, o lado do povo é a única opção.

Lamento pelos acontecidos entre os dias 25 e 27 de fevereiro na mobilidade urbana de nossa cidade e quero deixar claro que a cada dia que passa estudo mais e me preparo para poder dar minha contribuição para a melhoria do trânsito e dos transportes em nossa cidade.

*Adriano Sarney é deputado estadual, economista com pós-graduação pela Université Paris (Sorbone, França) e em Gestão pela Universidade Harvard.

4 comentários para "Mobilidade urbana"


  1. José Reinaldo H C Rodrigues

    Imaginem quando o deputado se debruçar sobre a lei 12587 de 03/01/2012 Programa de Mobilidade Urbana , aí a artilharia vai ser pesada….

  2. Rivellino Batista

    O Brasil, no campo político está cheio de alcóolatras. Sobretudo muito conhecido (rsrs)

    “Muito engana-me, que eu compro”

    E o PT®? Qual o poder constante de sua propaganda ininterrupta?
    Eis:
    Vive o PT© de clichês publicitários bem elaborados por marqueteiros.
    Nada espontâneo.
    Mas apenas um frio slogan (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Não tem nada a ver com um projeto de Nação.

    Eis aqui a superficialidade do PETISMO:

    0.
    “Coração Valente©”
    1.
    “Pátria Educadora©” [Buá; Buá; Buá].
    2.
    “A Copa das Copas®”
    3.
    “Fica Querida©”
    4.
    “Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol]
    5.
    “Foi Golpe®”
    6.
    “Fora Temer©”
    7.
    “Ocupa Tudo®”
    8.
    “Lula Livre®”
    9.
    “® eleição sem Lula é fraude” [kuá!, kuá!, kuá!].
    10.
    “O Brasil Feliz de Novo®”
    11.
    “Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkkk]
    12.
    “Ele não®”.
    13.
    “Haddad agora é verde-amarelo ®” [rsrsrs].
    14.
    “LUZ PARA TODOS©” (KKKKK).

    15. (…e agora…):
    “Ninguém Solta a Mão de Ninguém ©”

    16.
    “SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”.

    PT© é vigarista e desgraçado.
    Vive de ótimos e CALCULADOS mitos publicitários.

    É o tal de: “me engana que eu compro”.
    == A FORÇA-TAREFA DA PUBLICIDADE ININTERRUPTA DO PETISMO ==

  3. Emanuela Queiroz Carneiro

    Parabéns Deputado Estadual Adriano concordo plenamente com você, precisamos de um prefeito que faça MELHORIAS nas vias Urbanas principalmente no horário de pico que é pior ainda, o trânsito fica mais lento, sem contar no número de acidentes que ocorre devido esse congestionamento, precisamos de uma solução rápida.
    Precisamos também de asfaltos pois o buracos na CAPITAL está fora do LIMITE isso gera mais congestionamento, porque deixa o trânsito lento para passar de vagar nos buracos, ALÉM DE muitas vezes gerar um stress muito maior em relação o carro que dá problema nos amortecedor por causa dos buracos, um prejuízos aos donos de veículos.

    Sobre o trânsporte de ônibus tem que colocar empresa com responsabilidade e compromisso com o bem está do povo, não fica colocando qualquer empresa, sem compromisso com a população, POIS toda vez é uma guerra de paralisação por causa de salários ou aumentos de gratificação. A Prefeitura tem que si impor em relação à empresa criando uma lei ou fazendo um acordo para evitar este tipo de crise no transporte público. Pois quem sofre com essa briga é a população que acaba ficando sem o trânsporte público.

  4. Bruno da Juventude

    O Dep. Adriano fala a verdade sobre a situação atual em que se encontra a mobilidade urbana da nossa cidade. São Luís tem um trânsito bagunçado, nenhum Prefeito até agora fez algo realmente de forma planejada, somente fez ações paleativas. Isso não pode se continuar! Gostei das críticas, observações e proposições. Continue mostrando o seu trabalho, você tem feito um ótimo trabalho na Assembléia Legislativa! Parabéns!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: