Prefeitura entra na fase final do Ecoponto Itapiracó

1comentário

A Prefeitura de São Luís segue avançando na ampliação do número de Ecopontos instalados em regiões estratégicas da cidade com o objetivo de garantir local adequado para descarte de resíduos, evitando assim o descarte irregular que traz prejuízo para o meio ambiente e para a saúde da população. Nesta semana operários trabalham na fase final das obras de construção do Ecoponto Itapiracó. O equipamento é o primeiro da região do Cohatrac e faz parte do pacote de cinco novos equipamentos anunciados pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior para serem entregues no primeiro semestre de 2019. A implantação dos novos Ecopontos integra a macropolítica de resíduos sólidos da gestão municipal e reforça o trabalho rotineiro de limpeza urbana na cidade. As obras foram iniciadas em janeiro e mesmo com o período de chuvas intensas a Prefeitura já conseguiu concluir 80% das obras.

O Ecoponto Itapiracó fica localizado na Avenida Joaquim Mochel, Cohatrac IV. Já estão prontas as estruturas de alvearia da unidade administrativa, das baias para descarte de materiais recicláveis e o muro colorido característico dos Ecopontos já foi instalado. Faltam finalizar o platô para manobra dos veículos, a cobertura da unidade administrativa e o piso do equipamento.

Segundo a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, a região está no planejamento desde o início da estruturação da política dos Ecopontos. “A Prefeitura de São Luís vinha realizando estudos técnicos para localizar uma área em que o equipamento de limpeza pudesse ser construído no bairro, mas somente este ano foi possível iniciar, de fato, as obras. Com este Ecoponto vamos melhorar a limpeza na região e trazer diversos benefícios para os moradores”, afirmou.

O Ecoponto Itapiracó está sendo construído em frente à área conhecida como Campo do Léozão, na Avenida Joaquim Mochel. A região era um ponto crônico de descarte irregular de lixo onde a Prefeitura mantinha ações semanais de remoção mecanizada para coibir o acúmulo exagerado de resíduos.

O Ecoponto Itapiracó faz parte do pacote de cinco novos equipamentos, cuja ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Edivaldo no dia 30 de outubro de 2018. As obras estão seguindo um cronograma para que sejam entregues no primeiro semestre de 2019. A meta é encerrar o ano com 20 Ecopontos em funcionamento. Atualmente, já são 11 Ecopontos implantados, que atendem a 380 mil moradores de 104 bairros de São Luís que ficam próximos aos equipamentos em atividade.

O Ecoponto Centro, localizado no Anel Viário, também está com as obras em andamento. Ele terá ainda um galpão de triagem para materiais recicláveis anexo, facilitando o trabalho da Associação de Catadores de Material Reciclável (Ascamar), para quem o espaço será cedido. Já o Ecoponto Cidade Operária – Unidade 205 já teve as obras finalizadas e será inaugurado em breve. Fechando o pacote de cinco novos equipamentos há ainda os Ecopontos Sacavém, na Avenida dos Africanos, e Vila Isabel, na área Itaqui-Bacanga, que também contará com galpão de triagem que será cedido à Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COOPRESL).

Foto: Douglas Júnior

1 comentário para "Prefeitura entra na fase final do Ecoponto Itapiracó"


  1. Josê Pestana

    É brincadeira! um Eco ponto dentro de uma reserva ecológica?
    em vez da prefeitura de São Luís trabalhar na preservação do Parque do Itapiracó, vai é construir Ecoponto dentro do resta da reserva.
    Prefeito Edivaldo Holanda Junior, meu amigo de faculdade e de profissão o que está acontecendo me diz, faz assim me liga para conversarmos você tem meu ainda. Eu sou contra esse Ecoponto no Itapiracó, tem uma praça enorme que não serve para nada no bairro ao lado da reserva porque não construir lá? Já sei para acabar mais rápido com o resta do ITAPIRACÓ e pedir dinheiro para o Ministério do Meio Ambiente para revitalizar. parabéns Edivaldo e sua pela Equipe.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: