Edivaldo investe em ações de saúde preventiva

0comentário

Ações de promoção e proteção da saúde têm sido uma das estratégias desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís, na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, para garantir à população melhoria da qualidade de vida, redução de doenças e riscos à saúde. Com esse propósito, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) têm executado uma série de programas, práticas, projetos e ações na área de saúde preventiva, para combater endemias como dengue, chikungunya, zika vírus, esquistossomose, leishmaniose humana, além de reforçar o controle de doenças como hipertensão, diabetes, colesterol, obesidade, hanseníase, raiva animal e humana, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids), entre outras.

O prefeito Edivaldo destacou como fundamental na gestão à saúde do município a gama de ações preventivas atualmente executadas com esse objetivo. “Visando à redução de muitas dessas doenças, não temos medido esforços para disponibilizar à comunidade campanhas de vacinação em massa ou direcionada a públicos específicos para chegarmos a máxima cobertura possível, conforme determinação do Ministério da Saúde. Além disso, temos colocado todo o nosso efetivo de agentes de saúde nas ruas para atacar os focos de doenças endêmicas em todos seus aspectos, seja por meio do trabalho de campo, visitas domiciliares, orientação à população, campanhas educativas nos bairros, nas escolas, e muitas outras ações para que, assim, possamos ampliar o nosso trabalho de saúde preventiva e proporcionarmos mais qualidade de vida à população”, afirmou o prefeito Edivaldo.

Por meio da construção de políticas públicas saudáveis, que proporcionem também melhorias no modo de viver da população, a Prefeitura de São Luís tem enfrentando os ditos males da modernidade, como obesidade, hipertensão, estresse, ansiedade, depressão, doenças vasculares, entre outras, com ações de disseminação de informações, a fim de qualificar a atenção, orientar as pessoas ao tratamento adequado e contribuir para a melhoria das condições de saúde da população ludovicense.

Foi com esse propósito que a Prefeitura realizou a Semana Municipal de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, com atividades que envolveram todas as unidades de saúde da capital. Realizada até esta sexta-feira (26), a iniciativa é mais uma estratégia inserida entre os esforços para promoção da saúde preventiva da população e melhoria dos serviços públicos de saúde na rede municipal.

Além da aferição da pressão arterial das pessoas que buscaram atendimento nos postos de saúde, mais de 50 unidades da rede municipal de saúde promoveram também, entre outras atividades, rodas de conversa, dinâmicas e outras ações educativas com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde. Nas unidades de saúde também foram realizados procedimentos para rastreamento de pessoas que, mesmo sem sintomas aparentes, apresentam alterações na pressão arterial.

A ação se justifica pelos dados apresentados pelo E-SUS, que apontam que, em 2018, foram atendidos 65.171 pessoas com problemas relativos à hipertensão arterial, nas unidades básicas municipais.

“São ações que refletem grandemente na vida das pessoas. A atenção básica é um dos mais importantes pilares dentro da nossa estratégia de promoção à saúde da população e os investimentos na área, feitos com a orientação do prefeito Edivaldo, têm nos proporcionado resultados muito relevantes na redução de internações por doenças que podem ser combatidas com os cuidados preventivos”, observou o titular da Semus, Lula Fylho.

Foto: A. Baeta/Agência São Luís

Sem comentário para "Edivaldo investe em ações de saúde preventiva"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: