Gastão indica Uemanet ao Prêmio Darcy Ribeiro

0comentário

O deputado federal Gastão Vieira indicou o Núcleo de Tecnologias para Educação da universidade Estadual do Maranhão (UEMAnet) para concorrer ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação – Edição 2019, que é realizado anualmente pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Todos os anos o prêmio reconhece e premia pessoas e/ou entidades, cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.

“A UEMA e motivo de orgulho para todo povo maranhense e nos tempos modernos de tecnologia e interação via internet, com as pessoas cada vez mais conectadas, precisamos reconhecer os avanços alcançados no Núcleo de Tecnologia de Educação a Distancia. Muitas pessoas não sabem, mas a UEMA foi a primeira instituição do Nordeste a obter o credenciamento do MEC para o ensino a distância, e a oitava instituição do Brasil”, defendeu o deputado Gastão Vieira ao comentar os motivos da indicação da instituição ao prêmio.

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) oferece 28 cursos onlines gratuitos, sendo 10 de nível superior, com abrangência em 56 países e um total de 287.679 alunos até 2019. Além disso, foram certificados 94.745 alunos, até dezembro de 2018, sendo 89% dos aprovados no Vestibular EaD/2019 oriundos de escolas da rede pública.

“É necessário reconhecer e premiar uma instituição que tem estimulado a diminuição da desigualdade social existente no país e, particularmente, no Maranhão, oferecendo acesso à educação às pessoas com diversos tipos de dificuldades para se deslocar aos grandes centros”, acrescentou o deputado.

O trabalho desenvolvido pelo UEMAnet rendeu, recentemente, o convite à UEMA, para integrar a Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa (EaD@PLP), com sede em Portugal, ao lado de outras três universidades brasileiras, sendo a única da região Nordeste.

Prêmio Darcy Ribeiro

Instituído em 1998, o Prêmio Darcy Ribeiro consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie do homenageado a três pessoas e/ou entidades, cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.

Os candidatos são apresentados por parlamentares do Legislativo Federal (Deputados e Senadores) e os membros da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados escolhem os agraciados de cada edição.

A escolha é feita em três etapas: a apuração dos 10 semifinalistas, que acontecerá no dia 27/06/19, a reunião para escolha dos 3 agraciados, que acontece no dia 14/08/19 e a Cerimônia de Outorga no Salão Nobre da Câmara dos Deputados no dia 29/10/19.

Foto: Divulgação

Sem comentário para "Gastão indica Uemanet ao Prêmio Darcy Ribeiro"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: