Edivaldo celebra dois anos de sucesso da Feirinha

4comentários

A edição comemorativa de dois anos de realização da Feirinha São Luís, promovida neste domingo (16), foi marcada, mais uma vez, por grande participação popular, demonstrando a grandiosidade que o evento representa para a capital, como ferramenta impulsionadora do turismo, da economia criativa e das tradições mais genuínas da cultura ludovicense. O prefeito Edivaldo Holanda Junior, acompanhado da primeira-dama Camila Holanda e autoridades, prestigiou a programação comemorativa do evento e destacou a iniciativa como um marco das estratégias de revitalização e dinamização do Centro Histórico de São Luís, promovida em sua gestão.

“É uma grande alegria para nós vermos o povo ocupando a praça para usufruir do que há de melhor da nossa cultura, da nossa gastronomia, da nossa música e dos produtos locais. São essas tradições mais genuínas que formam a identidade cultural de um povo, e é isso que queremos preservar. E tudo isso acontecendo no coração do Centro Histórico da nossa cidade, que cada vez mais ganha dinamismo e vitalidade com as inúmeras ações que desenvolvemos. Hoje, a Feirinha é parada obrigatória de todos os que visitam nossa cidade e um dos espaços mais frequentados aos domingos pela população local. Assim, todos ganham, a cidade, a população e os pequenos empreendimentos locais envolvidos no programa”, afirmou o prefeito Edivaldo, que com o programa venceu a etapa estadual 2019 do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI). O superintendente do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Mauricio Itapary acompanhou, com a família o prefeito na Feirinha. 

A Feirinha São Luís é mais uma iniciativa dentre muitas que estão sendo implementadas pela Prefeitura de São Luís, em diversas áreas, para revitalizar espaços do Centro Histórico da capital. Os projetos visam incentivar a reocupação, impulsionar o turismo, estimular a economia e valorizar as belezas naturais e arquitetônicas do Centro Histórico. Além das obras de requalificação urbana executadas em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a exemplo da reforma do Complexo Deodoro, Pedro II e Rua Grande, a gestão do prefeito Edivaldo tem realizado outras ações na área do turismo e da cultura, a exemplo o Passeio Serenata, o Roteiro Reggae, o Férias Culturais, entre outras ações.

O programa Feirinha de São Luís consolida-se como um dos principais espaços de lazer da cidade, ponto de compras e entretenimento, cumprindo o seu principal objetivo de promover a reocupação do Centro Histórico, revitalizar os espaços seculares da cidade e chamar moradores e turistas para conhecer e apreciar o que há de melhor das manifestações culturais maranhenses. É também importante ferramenta de incentivo à produção agrícola e ao artesanato local. 

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues, a Feirinha São Luís revitalizou o Centro Histórico aos domingos e deu uma nova dinâmica para a cidade, promovendo o reavivamento dessa área.

“O programa se consolida cada vez mais, e nós aprimoramos o evento a cada edição no sentido de que ele seja ainda mais atraente para população, turistas e seja bom para a cidade. Completados dois anos de realização com muito sucesso, podemos dizer, seguramente, que o evento é uma das mais importantes ferramentas da gestão do prefeito Edivaldo, como política de geração de emprego e renda, agregando cultura e produção agrícola, estímulo à economia criativa, proporcionando à população e visitantes mais um espaço de lazer, encontro de amigos e familiares”, observou.

Também marcaram presença à Feirinha São Luís, neste domingo (16), o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Fábio Henrique Carvalho, a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

O superintendente do Iphan, Maurício Itapary, destacou a ação como instrumento de preservação e valorização cultural da cidade. “O Iphan e a Prefeitura de São Luís têm parcerias muito profícuas que, assim como a Feirinha, também é realizada pensando na pensando na preservação da cultura, da arquitetura e nas tradições locais”, observou Maurício Itapary.

Fotos: Honório Moreira

4 comentários para "Edivaldo celebra dois anos de sucesso da Feirinha"


  1. Jacir

    A mesma praça, o mesmo banco e os mesmos espinhos…
    É só propaganda enganosa!
    As feiras e os mercados estão em colapso e oa órgãos de fiscalização não enquadram esse prefeito?!

    • Zeca Soares

      Não existe propaganda enganosa nenhuma. Existe uma realidade sobre a Feirinha São Luís e outras nas feiras nos bairros que ninguém esconde. Você não gostar do sucesso da Feirinha São Luís é uma coisa. O problema nos bairros é outro que precisa ser resolvido. Apenas isso.

  2. Carlos

    Sucesso da Feirinha e deixa a cidade toda destruida de buracos, os bairros estão uma calamidade mas a imprensa não mostra nada e não critica.

    • Zeca Soares

      Os problemas nos bairros existem, mas nem por isso a Prefeitura de São Luís deve deixar de fazer a Feirinha. São duas coisas absolutamente diferentes.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: