Edivaldo amplia convênio com o IFMA

0comentário

Visando ao desenvolvimento sustentável nas unidades de produção rural da capital e o aprimoramento de estudantes de áreas tecnológicas do setor agrícola, a Prefeitura de São Luís e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) ampliaram convênio para abertura de campo de estágio curricular aos alunos do Instituto, nos pólos de produção apoiados pela gestão municipal. A Prefeitura, que já mantém convênio na área beneficiando estudantes do IFMA Maracanã, agora abrangerá, com essa nova parceria, alunos de toda rede do Instituto em São Luís. O termo foi assinado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior e o reitor em exercício do IFMA, Agenor Almeida Filho, em ato realizado no Palácio Ravardière nesta terça-feira (18).

No ato de assinatura do convênio, que contou também com a presença do vice-prefeito Julio Pinheiro e do secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues, entre outras autoridades, o prefeito Edivaldo destacou a parceria como uma iniciativa de duplo benefício para o setor agrícola do município.

“Além de garantir a abertura de novos campos de estágio para estudantes do IFMA, que é uma instituição reconhecidamente conceituada na área tecnológica, teremos como retorno profissionais mais capacitados, a partir do ensinamento prático nos campos locais, e com melhor conhecimento das nossas necessidades no setor agrícola. Com isso, ganham todos: o Instituto, que terá novos campos de estágio para a formação de seus alunos; e o município, que contará com mão de obra mais qualificada para atuação no setor, futuramente”, afirmou Edivaldo.

O convênio celebrado entre a Prefeitura de São Luís e o IFMA visa oportunizar aos estudantes do Instituto o aprendizado de competências próprias das atividades profissionais, contribuindo com a formação de mão de obra qualificada para atuação na área agrícola, nas mais diversas cadeias produtivas do setor na capital maranhense.

Por meio do acordo será facilitado o acesso a estágios obrigatórios de alunos de cursos técnicos e tecnológicos de nível superior. Somente no IFMA Maracanã mais de 100 alunos já passaram pelo processo de estágio obrigatório por meio da parceria com a Prefeitura. O IFMA possui cerca de 100 mil alunos, em 29 pontos presenciais no Maranhão. O reitor interino da instituição de ensino, Agenor Almeida Filho, destacou a nova parceria celebrada como a consolidação de uma política educacional voltada à formação profissional de jovens mais capazes à atuação no mercado local.

“É uma grande satisfação para o IFMA celebrar mais esta parceria com a Prefeitura de São Luís, para o aprimoramento de nossos alunos nesses novos campos de estágios ofertados nos polos agrícolas locais. Já é muito profícua a cooperação mútua que mantemos na área e agora ela será ainda mais forte a partir da abertura desses novos espaços para estágio de nossos alunos”, observou Agenor Filho.

Para o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues, o novo convênio vai oportunizar aos alunos mais espaço para estágio, pesquisa e extensão na área rural. “Com o novo convênio, abriremos agora oportunidades de estágio em todos os polos agrícolas de São Luís, nos mais diversos setores produtivos: agricultura, piscicultura, aquicultura, apicultura, suinocultura, caprinocultura, entre outras áreas, para que os alunos possam utilizar do trabalho realizado nessas cadeias produtivas como campo de conhecimento. Também estamos abrindo para campo de estágio, pesquisa e extensão científica nossas Casas Familiares Rurais, as escolas rurais, a Casa do Mar, visando, dessa forma, contribuir com a consolidação de política de educação tecnológica que beneficie esses alunos e a produção rural do município”, observou Ivaldo Rodrigues.

Sem comentário para "Edivaldo amplia convênio com o IFMA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: