Felipe cobra explicações sobre desativação de UTI

0comentário

O deputado estadual Felipe dos Pneus (PRTB) esteve na tribuna da Assembleia Legislativa, na última segunda-feira (24), para cobrar explicações da possível desativação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e da implantação de um novo modelo de gestão, no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês.

“Cobrei da Secretaria de Saúde explicações sobre o possível fechamento da UTI no Tomás Martins. Fui procurado por várias pessoas nos últimos dias e muito questionado em Santa Inês sobre os comentários de um novo modelo de gestão dos Macrorregionais. Como representante daquela região, eu jamais irei aceitar que tire a UTI do Macrorregional de Santa Inês, porque sabemos o quanto ela é importante para aquela nossa região e quanto precisamos”, disparou.

O parlamentar lamentou o descaso com a saúde na cidade, relatando a situação ocorrida no último fim de semana, em que mais uma criança precisou de UTI e, como não há naquela unidade hospitalar, ela teve de ser transferida para São Luís. “Uma criança precisou de uma UTI no Macrorregional e, infelizmente, não iniciaram as obras da UTI pediátrica, mas estou aqui para poder cobrar e fiscalizar, e quero resultados”.

Em fevereiro, Felipe dos Pneus já havia feito pedido de ambulância com UTI para Santa Inês. “Aí constatamos outro grave problema: a inexistência de ambulância adequada. A criança teve que ser levada às pressas do Hospital Macrorregional, que se encontrava na UTI isolada, para o Materno Infantil, aqui em São Luís, isso com a ajuda que pedi a amigos em Bacabal e que me conseguiram uma ambulância”, relatou ele, enumerando todos os requerimentos e indicações feitas à Secretaria de Estado da Saúde (SES) para Santa Inês.

Entre elas, estão a construção da UTI Pediátrica no Macrorregional e as informações do fechamento da UTI. “E, segundo a Indicação nº 199/2019, de minha autoria, pedindo o início dessas obras da UTI pediátrica, cuja ordem de serviço foi assinada pelo governador Flávio Dino no dia dois de março de 2018, diante de gestores e da população da região”.

UTI Pediátrica

Em fevereiro, o deputado Felipe dos Pneus esteve reunido com o secretário de Saúde, Carlos Lula, e tratou da construção da UTI Pediátrica no Macrorregional. “Essa UTI Pediátrica atenderá a mais de dez cidades do Vale do Pindaré”.

Na ocasião, o titular da SES garantiu que as obras iniciariam logo após o carnaval. Em documento-resposta, a SES informou que estava realizando estudos de sondagem de terreno e que, após a conclusão do projeto estrutural, dará início à construção do prédio, com dez leitos de UTI e mais dois de isolamento, repouso médico, salas administrativas e de apoio.

Foto: Agência Assembleia

Sem comentário para "Felipe cobra explicações sobre desativação de UTI"


deixe seu comentário