Carlos Brandão participa da Agritec em Presidente Dutra

0comentário

O vice-governador Carlos Brandão participou da abertura da 18ª edição da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), nesta quarta-feira (7), em Presidente Dutra.

A feira proporciona aos produtores rurais e expositores a participação em oficinas, workshops e palestras, tecnologias simples e de baixo custo para melhoria da produção com fins a gerar renda e desenvolver a agricultura familiar. Serão três dias de evento, encerrando nesta sexta-feira (9).

“A Agritec é fundamental no que se refere à agricultura familiar, tanto para estimular e ampliar a produção, como também gerar emprego, renda e manter estes produtores no campo. Mobilizamos os pequenos agricultores para que aprendam ainda mais a melhorar a produção e o desejo do Estado é fortalecer esse, que é um segmento importante e necessitava desse estímulo”, enfatizou Carlos Brandão.

Em visita à feira, o vice-governador conheceu os estandes de exposições de produtos e iniciativas agroecológicas e agropecuárias; iniciativas para melhoria da produção; técnicas mais modernas de cultivo e criação, além de outras oportunidades que a feira dispõe ao produtor. Na ocasião, foi anunciado recursos do Governo do Estado da ordem de R$ 2 milhões para a compra de produtos da agricultura familiar, destinados aos produtores de povos indígenas, associações e cooperativas.

“Muito nos alegra receber este grande evento que contribui para desenvolver nossa produção, trazer movimento econômico e estimular nossos produtores. Esperamos que, nestes três dias, tenhamos um público que venha aprender, conhecer e divulgar nossas potencialidades”, destacou o prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho de Sousa. Para o prefeito Antônio Sena, do município Gonçalves Dias, “a feira mostra a importância da produção, da cultura da região e é uma oportunidade de mostrar o desenvolvimento”.

Ainda na agenda, entrega de kits feira contendo 45 barracas, caixas de isopor e equipamentos de proteção individual para fortalecer a comercialização da agricultura familiar da região; distribuição 31 títulos de propriedade de terra a cinco municípios da região, que foram regularizados pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma-MA); mais 600 kits de irrigação, fruto de parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), beneficiando 36 municípios; além da concessão de crédito a produtores, em parceria com instituições financeiras.

A Agritec é fruto da execução de políticas públicas para superação da pobreza; divulga a diversidade produtiva e estimula o turismo nas regiões onde ocorre; promove acesso a serviços de mostra e comercialização dos produtos regionais e inovações em agrotecnologia; além de proporcionar a troca de informação e conhecimentos.

Presentes na comitiva de governo, o secretário de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Júlio Mendonça; a presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp-MA), Loroana Santana; e representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Banco do Brasil, Banco do Nordeste, de movimentos sociais de trabalhadores e quilombolas, prefeitos, autoridades e produtores rurais da região.

Desde a primeira edição, em 2015, a Agritec contabiliza R$ 25.470,530,69 em contratos firmados com instituições financeiras, um total de 30.215 agricultores familiares capacitados e milhares de visitantes ao longo das edições realizadas.

A feira é realizada pelo Governo do Estado, por meio do Sistema de Agricultura Familiar da coordenação da Superintendência de Comercialização (Supec) e parceiros institucionais. O Sistema de Agricultura Familiar, Sistema SAF, é formado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agerp/MA e Iterma/MA.

Foto: Handson Chagas

Sem comentário para "Carlos Brandão participa da Agritec em Presidente Dutra"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: