Sedel promete melhorar JEMs em 2020

0comentário

Acompanhei ontem a cerimônia de premiação dos campeões dos JEMs 2019 nas modalidades voleibol e handebol, no Ipem. Incialmente é necessário dizer que os jogos deste ano já foram melhores do que nos últimos anos.

Mas antes da premiação tive a oportunidade de conversar bastante com o secretário Rogério Cafeteira e a professora Rosana Mota, coordenadora geral dos JEMs. Os dois tem uma missão difícil, mas não impossível de resgatar os JEMs.

Cafeteira prometeu melhorar a estrutura para os atletas no ano que vem. Disse que vai colocar mais banheiros, melhorar a segurança, ven, principalmente melhorar os alojamentos melhorando a ventilação e colocando divisórias e beliche para que os atletas não fiquem mais alojados em colçhões no chão, dentre outras melhorias.

Rosana tem uma missão árdua, mas muito importante que é mudar o regulamento que é totalmente ultrapassado e cheio de brechas para armações para “fabricação de atletas”. Um dos pontos mais criticados do regulamento é que ele permite que um atleta seja matriculado em duas escolas e faça opção para jogar por aquela que tenha melhor time.

Outro gargalo é a limitação de atletas por categoria. Com número pequeno de atletas por conta dos JEBs, o interesse dos alunos é cada vez menor pela prática do esporte. Se a Sedel também reduz, fica cada vez pior.

Mas as mudanças não devem ocorrer apenas nos JEMs, mas nas etapas regionais, onde as irregularidades são ainda maiores. O regulamento que está aí abre mil possibilidades para esquemas e fraudes.

Importante lembrar que a mudança que a Sedel pretende promover no regulamento seja acompanhada por uma mudança de mentalidade e postura nas escolas, especialmente as particulares que perderam o interesse pelos JEMs e apenas se preocupam com as suas escolinhas.

Que a Sedel e as escolas entendam que todos precisam melhorar, pois dessa forma estarão resgatando definitivamente a força dos JEMs.

Vale lembrar que os JEMS continua com as modalidades de basquetebol, futebol de salão e em seguida com as modalidades individuais.

Vamos cobrar!!!

Foto: Orcenil Jr

Sem comentário para "Sedel promete melhorar JEMs em 2020"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: