Duarte Jr. quer fim de abuso nos cortes de água e luz

10comentários

O deputado Duarte Jr (PCdoB) defendeu, na sessão desta quinta-feira (11), a aprovação de projeto de sua autoria que determina que as empresas fornecedoras de água e energia elétrica sejam expressamente proibidas de suspender o fornecimento dos serviços às sextas, sábados, domingos, feriados e último dia útil antes de feriados.

Em seu discurso, o deputado explicou que seu projeto de lei foi elaborado a partir de precedente do Supremo Tribunal Federal, no dia 19 de dezembro de 2018, que julgou constitucional a lei do Estado do Paraná que entende ser abusiva a suspensão de energia elétrica e fornecimento de água durante as vésperas de feriado e fim de semana.

“Destaco a necessidade de aprovarmos nesta Casa esta lei de proteção e defesa do consumidor, que é a Lei Anticortes. Esta lei de minha autoria outrora já foi protocolada nesta Casa, pelo deputado César Pires, mas infelizmente não foi sancionada, porque à época o Supremo Tribunal Federal não tinha um posicionamento concreto acerca dessa matéria”, afirmou o parlamentar.

Ele frisou que, no dia 19 de dezembro de 2018, o STF decidiu que as Assembleias Legislativas dos Estados podem legislar sobre essa matéria.

“E isso é muito importante, porque traz à Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão a responsabilidade de legislar e proibir que a Cemar realize os cortes às vésperas dos feriados e às vésperas do fim de semana. Essas concessionárias são rápidas para realizar o corte, são céleres e eficientes para suspender o serviço. No entanto, não percebemos a mesma celeridade, a mesma eficiência para reativar o serviço”, enfatizou Duarte Jr.

Apartes

Os deputados Roberto Costa (MDB), Paulo Neto (DEM) e Zito Rolim (PDT) fizeram questão de pedir apartes, para parabenizar o deputado Duarte Jr pela iniciativa de propor o projeto de lei.

Roberto Costa disse que considera um absurdo a ocorrência de cortes tanto de água quanto de energia, pelas prestadoras de serviços, nas sextas-feiras.

“Isto realmente causa um dano muito grande às pessoas, que terminam sendo bastante prejudicadas. Este projeto faz bem ao povo do Maranhão e garante direitos ao cidadão e à cidadã de bem. E o que nós queremos não é criar nenhum tipo de mal-estar com essas empresas, não! Mas o que nós queremos é defender o direito da população e este projeto vem exatamente ao encontro dos interesses da nossa população”, afirmou Roberto Costa.

O deputado Paulo Neto elogiou o projeto de autoria de Duarte Jr, dizendo que se trata de uma proposta que vai beneficiar as pessoas que mais precisam. “Beneficia aquelas pessoas que mais têm dificuldades, que não conseguem realizar o pagamento da sua água ou energia na data correta. Porque sabemos das dificuldades que o povo hoje está passando. E a pessoa ficar sem água, sem energia, é muito ruim”, frisou Paulo Neto.

No mesmo tom, o deputado Zito Rolim também parabenizou o deputado Duarte Jr, manifestando apoio à proposta:

“Eu não tenho dúvida de que este projeto terá o apoio desta Casa, pois se trata de um projeto que vai atender principalmente aquelas pessoas que mais precisam, e que muitas das vezes, nos fins de semana, ainda não conseguiram os recursos para quitarem suas dívidas”, declarou Zito Rolim.

Danos ao consumidor

Ao encerrar seu pronunciamento, o deputado Duarte Jr acrescentou que são centenas de casos que chegam aos órgãos de defesa do consumidor e ao Judiciário por conta da suspensão desses serviços e a reativação deles demora, com danos ao consumidor.

“Cabe frisar que esta legislação não incentiva o inadimplemento, não incentiva o calote. Pelo contrário, incentiva que a empresa seja mais eficiente, mais cuidadosa. Infelizmente, alguns consumidores não têm condições de pagar a sua conta e, no momento que recebem uma notificação, buscam economias, buscam auxílio de parentes e amigos para poder realizar o pagamento. Quando realizam o pagamento, infelizmente a empresa não age na mesma velocidade, nem com a mesma eficiência”, afirmou o parlamentar, reiterando o pedido de apoio para que seu projeto seja aprovado no plenário.

Foto: JR. Lisboa

10 comentários para "Duarte Jr. quer fim de abuso nos cortes de água e luz"


  1. Daniel

    Duarte Jr. é de fato um deputado jovem e diferenciado e é alvo claro de perseguição na Assembléia Legislativa e também no grupo do próprio Governador Flávio Dino que ele faz parte, mas o povo acredita nele.

  2. jose carlos silva

    A CAEMA está cortando a água de quem pagou? Se o consumidor não pagar, tem que ser penalizado.

    • Zeca Soares

      Mas não é essa questão que esá sendo discutida e defendida pelo deputado. Claro que a conta tem que ser paga e quem não pagou deve ser punido.

  3. Rosa

    O deputado Duarte Jr. está de parabéns pode defender o consumidor e faz na Assembléia o que fazia bo Procon: Defender o povo.

  4. George

    OBRIGADO AO DEPUTADO DUARTE POR DEFENDER O CONSUMIDOR E CONSEQUENTEMENTE O POVO MARANHJENSE.

  5. jeffersson

    Zeca Soares, sugere ao deputado midiatico ele elaborar um codigo de defesa do contribuinte para defender o cidadão da sanha arrecadatoria do Estado. ICMS de 29% na conta de energia é uma tugada no bolso do consumidor. ou ele so sabe ser valente com postos de combustivel e empresas de saneamento e energia?

    • Zeca Soares

      A assessoria do deputado, certamente levará o assunto até ele.

  6. Paulo

    Esses cortes são verdadeiros absurdos. Eu já fui vítima disso duas vezes e não tinha como pagar as contas quando consegui o dinheirop foi muito tempo para religarem a minha luz. Tá certo deputado em lutar por nós.

  7. Carla

    O deputado Duarte Jr. poderia verificar também a possibilidade de agir contra a cobrança de estacionamentos em hospitais particulares. Eu não vou a um hospital para fazer comprar. Vou para fazer exames ou visitar um doente e a gente ainda paga estacionamento caro igual shopping. Isso é outro absurdo e meio de tirar dinheiro das pessoas.

    • Zeca Soares

      A assessoria do deputado sempre acompanha a mídia e certamente levará a sua sugestão em conta.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: