CBF divulga calendário do futebol brasileiro 2020

1comentário

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário do futebol brasileiro para 2020. A principal mudança foi na Série D que agora terá mais jogos aumentando de 6 para 14 em sua fase preliminar.

Os Campeonato estaduais terão apenas 16 datas. A Copa do Brasil que deverá ter Imperatriz, Moto e Sampaio começa no dia 5 de fevereiro.

A Série B, onde estará o Sampaio começa no dia 2 de maio. A Série C, que tem o Imperatriz terá início em 3 de maio e repete a fórmula dos últimos anos.

A Série D que terá o Moto e o campeão da Copa FMF começa em três de maio e terá uma fase preliminar com 8 equipes. A CBF mudou a fórmula de disputa para grupos com 8 equipes.

Série A

A Série A do Campeonato Brasileiro de 2020 tem seu início marcado para o dia 3 de maio, estendendo-se até o dia 6 de dezembro. Será disputado no atual formato, em pontos corridos ao longo de 38 rodadas.

Série B

A segunda divisão do Campeonato Brasileiro irá de 2 de maio a 28 de novembro, continuando em sistema de pontos corridos e dando acesso a quatro equipes para a Série A do ano seguinte.

Série C

Mais uma divisão que tem seu formato consolidado, com fase classificatória e a fase de jogos eliminatórios. Inicia no dia 3 de maio e vai até 8 de novembro. As quatro equipes que alcançarem a fase semifinal do campeonato ascendem à Série B de 2021.

Série D estendida

O calendário de 2020 contempla uma reivindicação de clubes da Série D, que era o aumento do número de datas da competição. A competição passa a ser disputada por 64 clubes, em sua fase principal, sendo precedida por uma fase preliminar que movimentará oito clubes.

Estes serão divididos em oito chaves, com jogos de ida e volta. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase, totalizando 32. Estes se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão.

Desta forma, a competição passa de 16 para 26 datas. O início será no dia 3 de maio e a final em 22 de novembro.

Copa do Brasil

As oito fases da Copa do Brasil serão distribuídas em 19 datas, de 5 de fevereiro a 16 de setembro. Os clubes participantes da Libertadores entrarão a partir das oitavas de final, como tem ocorrido desde 2013. Um grande acerto deste ano será consolidado: as finais da Copa do Brasil foram antecipadas para setembro, a fim de evitar conflito com a fase decisiva do Campeonato Brasileiro e das copas continentais.

Leia mais

1 comentário para "CBF divulga calendário do futebol brasileiro 2020"


  1. CRIS

    Espero que de fato o Estádio Nhozinho Santos esteja pronto , e que desta praça esportiva o Moto Club faça o seu caldeirão para serie D , claro que também faça um bom tine e que esta diretoria não bata cabeça entre si e no planejamento.A saída de Marcinho Guerreiro em 2018 foi essencial para o time não subir a serie c

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: