Secretário destaca importância do Porto do Itaqui

0comentário

O secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio participou, na manhã desta quinta-feira (24), da cerimônia de desativação da sede da Companhia Docas do Maranhão (Codomar), que está sendo liquidada. Em seguida, realizou visita técnica ao Porto do Itaqui/MA.

Marcelo Sampaio ressaltou a importância do Porto de Itaqui na exportação de grãos para países como a China. “O aumento dessa movimentação mostra a reação da nossa economia. E é papel do Ministério da Infraestrutura prover a infraestrutura adequada para que o Brasil continue crescendo”, afirmou o secretário que esteve acompanhado pelo presidente da Emap, Ted Lago.

Principal porto do Arco Norte e um dos cinco maiores portos públicos do Brasil, o Porto do Itaqui ocupa o 1º lugar na movimentação de soja no Arco Norte. Além disso, recebe a movimentação de combustível que abastece os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, conhecida como região MATOPIBA

Em funcionamento deste 1974, o Porto do Itaqui, tem, atualmente, a soja como principal carga transportada. Entre janeiro e agosto de 2019, movimentou, no total, 16,2 milhões de toneladas, 18,20% de toda a carga movimentada no mesmo período de 2018.

Localizado na Baía de São Marcos, no município de São Luís, o Terminal do Porto do Itaqui, dispõe de sete berços que, somados, totalizam aproximadamente 1.936 metros de cais acostável. É composto por dois trechos de cais contínuos de multiuso e um berço exclusivo para granéis líquidos.

Fotos: Divulgação/Ministério da Infraestrutura

Sem comentário para "Secretário destaca importância do Porto do Itaqui"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: