Duarte Jr prestigia encerramento da Festa da Juçara

1comentário

Neste domingo (3), o deputado estadual Duarte Jr e a secretária-adjunta estadual da Educação, Karen Barros, prestigiaram o encerramento da edição de 50 anos da grande Festa da Juçara, no bairro do Maracanã, na zona rural de São Luís.

“A Festa da Juçara é um patrimônio cultural do nosso Estado, uma festa que celebra nosso meio ambiente, representado pela juçara, uma das atrações da nossa rica culinária, e a relação de respeito da nossa gente com a natureza e as suas tradições”, disse Duarte.

Duarte Jr parabenizou Mayara Marques, presidente da Associação dos Amigos do Parque da Juçara (e neta de Dona Concita, uma das fundadoras do tradicional evento), por manter viva a tradição da festa.

“A Festa da Juçara é um momento de geração de emprego e renda, é o momento que o Maracanã vive literalmente em festa”, afirmou Mayara, que entregou placas de homenagem às mais antigas organizadoras do evento. “Enquanto eu tiver vida e saúde, vou lutar por essa festa, que começou no legado da Rosa Mochel e passou pra toda a comunidade. Essa homenagem simbólica é por tudo que vocês representaram desde o início da festa”, completou.

Imortalizada na famosa toada de Humberto de Maracanã no bumba meu boi que leva o nome do bairro, a Festa da Juçara acontece desde 1969, idealizada pela engenheira agrônoma Rosa Mochel (1919-1985), em parceria com a comunidade que fica a cerca de 25 quilômetros do centro da cidade. A região é considerada Área de Proteção Ambiental (APA) e possui área de conservação com 1.831 hectares, criada pelo Decreto 12.103 de 1º de outubro de 1991.

Foto: Léo Silva

1 comentário para "Duarte Jr prestigia encerramento da Festa da Juçara"


  1. Reynaldo Aragão Pinto

    Uma tradição que precisa ser preservada e mais divulgada pelos órgãos de cultura e mídia do governo. Sem duvida é um programa cultural maravilhoso, sairmos de casa em família e saborear algo que faz muito bem a saúde e nos divertimos.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: