AL presta homenagem a mulheres empreendedoras

0comentário

Como parte da programação da Semana da Mulher Empreendedora, a Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quinta-feira (7), no Plenário Nagib Haickel, sessão solene em homenagem a mulheres maranhenses empreendedoras. A iniciativa é da deputada e procuradora da Mulher na Assembleia, Helena Duailibe (Solidariedade), em consonância com o Projeto de Lei  036/2018, de autoria da ex-deputada Graça Paz, aprovado ano passado e que institui 3 de novembro como Dia da Mulher Empreendedora Maranhense.

A sessão solene foi presidida pela deputada Thayza Hortegal (PP), que convidou para a mesa diretora dos trabalhos a secretária adjunta de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de São Luís, Cáritas Ribeiro; a diretora financeira do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Raquel Jordão; a representante do Movimento Empreendedor de Mulher, Roseli Belo Ribeiro; a representante da Associação das Jovens Empresárias do Maranhão, Shirley Cunha; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez; o presidente do Sebrae do Maranhão, Raimundo Coelho de Sousa, e o presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra, representando o governador Flávio Dino (PCdoB).

Pronunciamento

Inicialmente, foi exibido vídeo produzido pela Procuradoria da Mulher na Assembleia apresentando as dez mulheres empreendedoras homenageadas. Em seguida, a deputada Helena Duailibe fez um pronunciamento. “No dia 19 de novembro, comemora-se o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU), para valorizar e incentivar as mulheres empreendedoras. Em 3 de novembro, comemora-se o Dia da Empreendedora Maranhense. O empreendedorismo feminino nunca esteve tão em voga quanto no cenário atual. As empreendedoras representam, em números absolutos, cerca de 23,8 milhões de brasileiras”, destacou Helena Duailibe.

A deputada afirmou que, apesar dos inúmeros desafios, o empreendedorismo feminino vem ganhando destaque e cresce a cada dia. “Unindo sensibilidade, intuição e cooperação com atitudes como coragem, determinação e iniciativa, as mulheres desenvolvem atividades importantes para fazer valer os resultados naquilo que enfrentam. Empreender não significa só lucro, muitas vezes visa a melhoria de todos os setores de uma comunidade. A discriminação baseada em estereótipo de gênero, denominada sexismo, é um dos grandes desafios que o empreendedorismo feminino enfrenta”, complementou.

Na oportunidade, dez mulheres maranhenses de destaque foram homenageadas com placa  entregue pela deputada Helena Duailibe em reconhecimento ao trabalho que desenvolvem: Abadia Castelo Branco, Daniela Andrade, Danielle Rodrigues Lima, Eulália das Neves Ferreira, Isabela Murad, Guga Fernandes, Iziane Castro, Luzia Rezende, Elizabeth Rodrigues (representando Maria Isabel Rodrigues, do Complexo UNDB) e Patrícia Maranhão.

Agradecimentos

A empresária Guga Fernandes falou em nome das homenageadas e destacou o que é considera empreendedorismo. “É uma satisfação muito grande representar todas essas mulheres extraordinárias nesta data inesquecível. Empreendedorismo para mim é fazer acontecer, independente dos cenários, das opiniões ou das estatísticas. É ousar, é fazer diferente, correr riscos, acreditar no seu ideal e não só na sua visão”.

“Fico muito feliz pela homenagem. Meu tipo de empreendedorismo é social, que não gera lucro para a pessoas, mas muitos benefícios para a sociedade. Precisamos de muito mais mulheres empreendedoras”, afirmou a atleta Iziane Castro.

 A empresária Abadia Castelo Branco, que atua há 25 anos no ramo de alimentos, também agradeceu a homenagem prestada pela Assembleia e deixou sua mensagem para as mulheres que querem empreender. “É uma satisfação estar aqui. Encaro esse momento como um reconhecimento ao nosso trabalho. O empreendedor é um sonhador e um executor. Sou realizada porque faço o que amo. Às mulheres que querem ser empreendedoras, aconselho que tracem um plano, definam uma meta e nunca desistam”, afirmou.

A ex-presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Luzia Rezende, disse que foi uma honra muito grande participar da homenagem de reconhecimento ao trabalho da mulher na sociedade. “É muito importante esse trabalho de valorização da mulher levado a cabo pela Procuradoria da Mulher na Assembleia. Nós, mulheres, independente da área de atuação, precisamos ser valorizadas”, frisou.

Homenagens

Emílio Garrido, dirigente da terceira geração do grupo Garrido, fundado em 1919, e sua filha Driele Garrido, receberam uma homenagem especial pelo transcurso dos 100 anos de atuação da empresa Maranhão.

Elizabeth Rodrigues, filha de Maria Isabel Rodrigues, que há 61 anos fundou uma escola com 30 crianças, hoje chamado Complexo UNDB, falou da satisfação de receber a homenagem. “Minha mãe sonhou em fazer algo de vanguarda na área educacional. Ela foi uma mulher resiliente, produtiva e vencedora. É preciso acreditar na vida porque a vida costuma recompensar aqueles que acreditam nela. A deputada Helena Duailibe está de parabéns por prestar esta bela homenagem a essas mulheres”.

Foto: Márcio Diniz / Agência Assembleia

Sem comentário para "AL presta homenagem a mulheres empreendedoras"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: