Edivaldo reabre Unidade de Saúde do São Francisco

1comentário

O prefeito Edivaldo Holanda Junior reinaugurou, na manhã desta sexta-feira (28), a Unidade de Saúde da Família do São Francisco que passou por uma reforma estrutural e ganhou novas instalações, ampliando a capacidade de atendimento na atenção básica às comunidades do bairro e do entorno. Esta é a quinta unidade entregue dentro de um amplo pacote de reformas iniciadas no segundo semestre de 2019 em mais de 20 unidades de saúde. Na semana passada, dia 18, o prefeito Edivaldo reinaugurou o Centro de Saúde do Quebra Pote. As requalificações integram o eixo de reestruturação da rede municipal de saúde do programa São Luís em Obras.

Durante a vistoria, o prefeito Edivaldo reafirmou a importância da reestruturação dos postos para o fortalecimento da rede de atenção básica de saúde. “Seguimos cumprindo a entrega de uma unidade de saúde por semana. Semana passada, antes do Carnaval, reinauguramos o Centro de Saúde do Quebra Pote. Hoje, estamos entregando a Unidade de Saúde da Família do São Francisco. Estamos com obras em 20 de unidades, que estão passando por reformas estruturais, com ampliação da estrutura física, recebendo novos equipamentos, fortalecendo ainda mais o atendimento à população. É o programa São Luís em Obras permitindo também a reestruturação da nossa rede de atenção básica”, disse.

Reforma

A Unidade de Saúde da Família do São Francisco foi totalmente reformada, com melhora na ambiência e no fluxo interno, além da criação de novos espaços. Foram executados serviços de reforma do telhado e piso. As instalações elétricas e hidrossanitárias foram substituídas, além dos equipamentos e tubulações que servem aos consultórios médicos. O centro também foi totalmente climatizado.

A unidade ganhou quatro novos consultórios e foi também totalmente modernizada, passando a contar com prontuário eletrônico, que irá agilizar a marcação de consultas e exames. A sala de imunização foi informatizada e vai garantir um acompanhamento mais eficaz do cumprimento do calendário vacinal das crianças.

A unidade conta com três equipes de Saúde da Família, serviço de Odontologia e equipe multiprofissional. A completa reestruturação vai possibilitar melhor funcionamento do espaço, que tem capacidade técnica para acompanhar 12 mil pessoas.

A unidade também será contemplada pelo programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde, que irá possibilitar a ampliação do horário de atendimento. A partir de agora ela funcionará uma hora a mais durante a semana, das 7h às 18h, e passará também a atender aos sábados, das 7h às 12h, permitindo que quem não tem tempo de vir durante a semana possa ter acesso aos serviços no horário ampliado. Com isso, será possível oferecer atendimentos como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas e pré-natal a um número maior de pessoas.

Melhoria dos serviços

Para os usuários da unidade, os serviços vão melhorar ainda mais após a reforma. Taurina de Jesus Mendes Silva, que além de paciente da Unidade de Saúde da Família do São Francisco, é conselheira Municipal de Saúde, afirmou que o atendimento na unidade sempre foi muito bom, mesmo durante a reforma, mas agora vai ficar melhor. “Com a reforma a gente vai ter mais serviços, o horário de atendimento foi ampliado, então, com certeza vai melhorar muito, sim”, comentou.

Analina Costa Pereira disse que a nova estrutura da unidade de saúde vai reforçar o trabalho que as equipes de Saúde da Família fazem nos bairros do entorno. “Com esta reforma vai melhorar muito, sim, porque os médicos já atendem muito bem todos os pacientes que vem encaminhados pelas equipes do Saúde na Família”, disse.

Reestruturação

Por meio do programa São Luís em Obras a rede municipal de Saúde está sendo reestruturada e o atendimento na atenção básica reforçado e ampliado. Por meio do programa já foram totalmente reformadas e reinauguradas o Centro de Saúde Genésio Ramos Filho, a Unidade de Saúde da Vila Sarney, o Centro de Saúde do Quebra Pote e a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde. Também já foram entregues alas do Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II) que foram reformadas

Ao todo, mais de 20 unidades de saúde estão passando por reformas entre elas estão o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Alemanha e os centros de saúde da Cidade Olímpica, Santa Clara e Vila Bacanga entre outros equipamentos da área como a Escola Técnica do SUS.

Fotos: A. Baeta

1 comentário para "Edivaldo reabre Unidade de Saúde do São Francisco"


  1. Helena

    A Semed resolveu deslocar os alunos do Dayse Linhares para o prédio do Paulo Freire porque é msior e tem espaço vago, mas acho wue algumas coisas deveriam ser levado em conta, por exemplo ainda estão resolvendo se as porteiras do Dayse vão para o PF, ñ há necessidade porque no PF já tem 2 porteiras terceirizadas e 2 vigias do quadro da Semed e mesmo os alunos indo ñ alcançará o número de alunos que a UEB Paulo Freire costumava receber no passado distante, hj tem poucos por causa das escolas particulares que abriram na Liberdade cuja mensalidade alguns pais podem pagar, outra coisa no Dayse tem 2 funcionárias na limpeza uma pela manhã, e outra a tarde, poderiam ficar lá se eles tencionam oferecer lá para fazer salas extras para o Mario Andreazza que está com super lotação já que lá é a única escola de ensino fundamental da Liberdade, e quanto a gestora? A do Dayse Linhares é do quadro e ganhou a eleição feita pela Semed, para deixar o pessoal no prédio anexo como se fosse duas escolas em uma, pode significar gastos públicos desnecessários. Moacir Feitosa deveria ir à Liberdade e observar como tudo funciona, não podem esquecer que limpeza de unidade infantil é diferente de unidade fundamental onde esses alunos produzem mais lixos.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: