Assembleia concede medalha a Dr. Vitor Mendes Pereira

0comentário

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) realizou, na manhã desta sexta-feira (13), no Plenário Nagib Haickel, sessão solene para entrega da  Medalha do Mérito do Legislativo Manuel Beckman ao médico neurocirurgião maranhense Vitor Mendes. A homenagem foi proposta pela deputada estadual Helena Duailibe (Solidariedade), por meio de Resolução Legislativa 1007/2019.

A solenidade foi aberta pelo deputado Wellington do Curso (PSDB) que, em seguida, passou a condução dos trabalhos para Helena Duailibe.

Participaram da homenagem, como membros da mesa, o vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Marcos Fábio Matos, o secretário-adjunto de Cidades e Desenvolvimento Urbano do Estado (Secid), Raimundo Reis, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Celso Gonçalo; e a professora da UFMA, Maria dos Desterros Soares Brandão. 

Também prestigiaram a solenidade profissionais da área médica, autoridades, familiares e amigos de Vitor Mendes, 42 anos. O homenageado é natural de São Luís, formado em medicina pela Universidade Federal do Maranhão e atua como neurocirurgião, especializado em neuroradiologia intervencionista. É casado com Andrea Pereira e pai de três filhos: Alice, Pedro e Sarah.

Neurociência

De acordo com Helena Duailibe, a honraria reconhece o importante trabalho do médico maranhense e seu histórico de vida como neurocirurgião e neuroradiologista, que muito tem elevado o nome do Estado. A deputada disse ainda que Vitor Mendes decidiu cursar medicina depois de ter vivenciado um câncer terminal que tirou a vida de seu pai, no primeiro mês de estudos na Universidade Federal do Maranhão, em 1996, onde, ao longo do curso, descobriu-se fascinado pelas neurociências. 

“É um orgulho muito grande. Vitor é um maranhense que, de forma brilhante, representa a nossa profissão, não somente no Maranhão, mas fora do Brasil, pois hoje ele reside no Canadá. Já brilhou também na Europa e, agora, vive e trabalha na América do Norte. É um profissional que nos dá muito orgulho e nos inspira”, afirmou a parlamentar.Kristiano Simas / Agência Assembleia

Vitor Mendes disse que se sentia lisonjeado pelo reconhecimento ao seu trabalho e agradeceu a honraria concedida em sua terra natal

Pesquisas

Em seu pronunciamento, Vitor Mendes relatou que, desde a faculdade, esteve envolvido em pesquisas de base e clínica. Influenciado por um grande mentor, o doutor Periguari Lucena, ele revela que escolheu a neurocirurgia como especialidade e optou pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) – Campus Botucatu, para fazer sua primeira Residência Médica, com a orientação de destacados nomes da neurocirurgia vascular e endovascular, como os professores Gilberto Machado, Marco Zanini, Cesar Rafin, Aldemir Nunes Júnior e José Guilherme Caldas.

“Eu me sinto muito honrado por ser homenageado pela Assembleia Legislativa do Maranhão e, em especial, agradeço à deputada Helena Duailibe pela lembrança. Foi uma surpresa muito agradável. Sinto-me lisonjeado por ser reconhecido em minha terra, em meu Maranhão. Essa homenagem tem uma importância muito grande na minha vida e para minha família, e eu só tenho a agradecer à Assembleia pela honraria”, afirmou o médico.

Depois da residência médica, o maranhense  foi contemplado com uma vaga no concorrido serviço do Professor Pierre Lasjaunias, no Hospital de Bicêtre, na França. Em paralelo ao estágio clínico nesse hospital, terminou seu primeiro mestrado na Universidade de Paris XI, com uma tese na qual abordava as doenças vasculares nos pacientes com neurofibromatose tipo 1.

Logo após defender sua tese de mestrado, o médico foi convidado a trabalhar no Hospital Universitário de Genebra, na maior unidade vascular da Suíça, onde, em seis meses, tornou-se chefe da Unidade de Neuroradiologia Intervencionista daquele centro, até meados de 2014, época em que foi convidado a trabalhar na Universidade de Toronto, no Canadá, nos serviços de Neuroadiologia e Neurocirugia do Toronto Western Hospital e Hospital for the SickKids, sendo, depois, nomeado professor titular de Radiologia e Cirurgia pela Universidade de Toronto.

Foto: Divulgação/Agência Assembleia

Sem comentário para "Assembleia concede medalha a Dr. Vitor Mendes Pereira"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: