Avanço da pandemia no interior liga alerta no MA

1comentário

O boletim da Secretaria de Saúde do Maranhão aponta que 171 municípios no estado já registram casos da Covid-19. Dos 217 municípios, 46 ainda não resgistaram casos.

Nos últimos dias, o número de casos no interior do Maranhão seguem aumentando e com isso a taxa de ocupação nos leitos também cresceu e agora os leitos de UTI tem taxa de ocupação de 83,15 por cento e dos leitos clínicos de 52,82 por cento.

Na ponta do ranking dos municípios com maior número de casos está São Luís com 5 mil e 40 casos registrados. Imperatriz é o segundo com 523 casos. A lista segue com São José de Ribamar com 426 casos e Chapadinha com 257 casos.

Em entrevista ao Ponto Final, na Rádio Mirante AM, o secretário de Saúde Carlos Lula demonstrou procupação em relação ao crescimento dos números em Imperatriz, Santa Inês, Pinheiro, Coroatá e Açailândia e garantiu que serão adotadas medidas direcionadas a essas cidades e regiões.

“A gente tem um plano de ação para modificar o perfil das nossas unidades (no interior). A gente vai modificar o perfil de Pinheiro, Santa Inês, Coroatá, Imperatriz para colocar essas unidades macrorregionais exclusivas para coronavírus. Barreirinhas já tem uma ala, Peritoró já tem metade do hospital voltado para o cuidado com a covid-19, vamos inaugurar em Lago da Pedra e Santa Luzia do Paruá. A gente tá com um problema hoje que é sobre rede de oxigênio, não estamos conseguindo empresas que queiram fazer, colocar o tanque ou a usina de oxigênio, para fornecer oxigênio aos hospitais. Nesse momento há uma demanda muito elevada de todos os estados da federação, mas a gente está lutando pra isso. Ai o quanto antes inaugurar Santa Luzia do Paruá e Lago da Pedra, também os dois nesse momento exclusivos para covid-19. No sábado eu estarei em Açailândia, para inaugurar o Hospital da Vale, hospital de campanha de Açailândia em parceria com a Vale e a prefeitura municipal. Ele já está pronto. A gente já entrega os primeiros 20 leitos dele, sendo quatro leitos de estabilização, no sábado 10h da manhã”, afirmou.

Veja a lista dos 10 municípios com maior número pessoas infectadas pelo coronavírus:

1º São Luís – 5.040 casos
2º Imperatriz – 523 casos
3º São José de Ribamar – 426 casos
4º Chapadinha – 257 casos
5º Paço do Lumiar – 212 casos
6º Codó – 137 casos
7º Santa Inês – 132 casos
8º Pinheiro – 131 casos 
9º Açailândia – 100 casos
10º Pedreiras – 100 casos

Foto: Rodrigo Bonfim/Rádio Mirante AM

1 comentário para "Avanço da pandemia no interior liga alerta no MA"


  1. andre

    NÃO ENTENDO PQUE ESSE COMUNISTA NÃO MUDA ESSE SECRETÁRIO PRA DAR UM NOVO CENÁRIO NA SAÚDE. NOMEIE UM INFECTOLOGISTA DE PESO QUE ENTENDA DE SAÚDE.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: