Ted Lago aponta saldo positivo no porto na pandemia

2comentários

O presidente da Emap, Ted Lago fez um balanço em entrevista ao Ponto Final, na Rádio Mirante AM das atividades no Porto do Itaqui durante este período da pandemia do novo coronavírus. Ele destacou que apenas um funcionário do porto foi infectado com o vírus e que desde início o porto adotou todos os protocolos de segurança.

Ted Lado disse que a movimentação de exportação de grãos, no Porto de Itaqui está 21% acima em relação ao mesmo período no ano anterior. Já em relação aos fertilizantes é 50% acima do ano passado e isso significa prenúncio de safra para 2021.

“Hoje nós estamos no principal momento econômico do país, que é a faixa, estamos no pico da exportação da faixa de grãos que, graças a Deus, em todas as crises recentes que o Brasil teve, seja ela econômica, seja ela política, no caso atual que é de saúde, o agronegócio tem sido realmente um dos pilares que tem mantido a economia. Nós estamos falando da economia do país praticamente parada, mas estamos falando entre 5% a 8% de queda do PIB. Alguns países da Europa, da Ásia, estão falando de mais 20%.
“, disse.

“Nós sabemos da nossa responsabilidade de manter essa atividade funcionando. Outro ponto importante é que nós temos hoje, talvez o porto com o maior número de obras em execução, obras de expansão, duplicação exatamente do terminal de grãos, um novo terminal de fertilizantes, que vai ser o maior terminal e o mais moderno da América Latina e também a expansão dos terminais de combustíveis e tudo acontecendo ao mesmo tempo.

Estamos nesse momento 7% acima em termos de movimentação geral, 7% acima do ano anterior, grãos nós estamos 21% acima do ano anterior, fertilizantes 50% acima do ano anterior, ou seja, é um prenúncio de uma excelente safra para o próximo ano”, acrescentou.

Segundo Ted Lago, houve uma queda em abril de 25% em relação à questão do combustível, mas já existe a percepção que as distribuidoras já começam a fazer estoque para a retomada das atividades pós pandemia.

“Agora a questão do combustível. Nós somos um hub, nós somos um porto estratégico aqui de combustível, nós movimentamos cargas para pelo menos de 7 a 8 estados da região que dependem do porto do Itaqui para esse tipo de carga e realmente nós sentimos uma queda já no final de abril. No total, nós estamos 25% abaixo, especificamente nessa carga. Porém nós temos um número interessante. Nós temos dois tipos de carga de combustível: de importação, ou seja, aquela carga que vem de outro porto, de navios de grande porte, porque nós somos um porto profundo, e esses navios transferem para navios de grãos “menores” para que eles possam entrar nos portos das cidades tipo Fortaleza, Belém. Então nessa movimentação nós caímos bastante, até a Petrobrás deixou de importar esse tipo de combustível.

Porém, na carga que o navio desembarca aqui no porto que vai para o mercado interno, nesse momento, nós estamos 14% acima do ano anterior. É um dado interessante”, afirmou.

“Mesmo com essa crise, a percepção que nós temos é que as distribuidoras estão aproveitando o preço baixo do petróleo, o preço baixo da cadeia de combustível para poder fazer estoque já preparando para uma retomada”, finalizou.

2 comentários para "Ted Lago aponta saldo positivo no porto na pandemia"


  1. Maria

    Agora, vai no site da Antaq e analisa os dados interessantes e de preferência desde 2014. Quanto ao colaborador infectado… 1 infectado, infecta ao menos 3 diretamente e isso está comprovado cientificamente. Fala sério, esse pessoal tem uma ideia de que somos idiotas primitivos.

    • Zeca Soares

      Mas ouça a entrevista que o presidente da Emap disse que foram afastadas todas as pessoas que trabalham com o infectado e que estas não foram contaminadas. Pelo que eu entendo era o que tinha que ser feito. Mas de fato no país não vimos muitos casos de contaminação pelos portos.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: