Avanço da Covid mostra saúde frágil no MA, diz Braide

0comentário

O deputado federal Eduardo Braide (Podemos) revelou preocupação com o avanço da pandemia do novo coronavírus no Maranhão. Em entrevista ao Ponto Final, na Rádio Mirante AM, Braide criticou a diferença existente nos dados divulgados pelos municípios e o governo do Estado em relação à doença em várias cidades.

“Eu vejo com muita preocupação esses números que nós temos acompanhado diariamente aqui pelos boletins epidemiológicos que são aprentados todos os dias pelo governo do Estado. A primeira coisa que nos preocupa é a diferença entre os dados divulgados pelas Prefeituras municipais e do boletins epidemiológico divulgado pelo governo do Estado, eu mesmo conheço diversos municípios que tem número de infectados bem acima daqueles que estão saíndo nos boletins e eu espero que nos próximos dias possa haver uma comunicação melhor entre governo do Estado e municípios em relação a essa situação”, disse.

Eduardo Braide disse que o avanço na pandemia no interior trouxe à tona a realidade da Saúde Pública no interior do Maranhão.

‘Ë com grande preocupação que a gente ver o avanço do coronavírus em relação aos municípios do interior do estado, que nós sabemos que lá a estrutura de saúde é mais deficiente que aqui na Capital. Essa situação do coronavírus está servindo para mostrar de forma muito clara o quanto a nossa estrutura de saúde vinha sendo tratada com descaso nos últimos anos. São diversas situações em regiões importantes em nosso estado que não dispunha de centros com leito de tratamento intensivo, de UTIs, de um atendimento melhor na área de Saúde e isso agora está sendo colocado às claras para a população da pior maneira possível que é com a dificuldade de se conseguir um atendimento.”, revelo.

Braide defendeu maior diálogo entre o governo e os municípios para evitar que a doença continue se espalhando pelo Maranhão.

“É fundamental que o governo do Estado haja em primeiro lugar tenha um diálogo mais franco e mais aberto com os municípios, com os prefeitos, com aqueles que estão lá na ponta tratando dessas doenças nos municípios para saber qual é a real necessidade. Às vezes você tem um município com a estrutura de saúde que, mesmo com pouco investimento do governo do Estado você já colocaria para funcionar e evitar com que as pessoas sejam deslocadas para outros municípios e até mesmo para a nossa Capital como nos casos mais graves. O governo do estado precisa agir de forma mais rápida e mais forte no sentido de buscar todas as informações com os municípios do interior do estado para saber de que forma pode estar contribuíndo”.

O parlamentar também criticou a pouca quantidade de testes que vem sendo feito pelo governo do Maranhão, embora grande quantidade de testes tenham sido enviados pelo governo Federal.

“Outra coisa que me preocupa é em relação aos testes. A gente sabe que o teste funciona não só para orientar o diagnóstico e o tratamento daquele que foi infectado ou para descartar aqueles casos que felizmente não vem a ser constatados como positivo, mas do que isso servem para fazer o isolamento mais cedo dos infectados. Você sabe que uma pessoa que está infectada com o coronavírus e às vezes está no início ou às vezes nem tem sintoma ela acaba repassando para muito mais pessoas e isso vai fazendo com que a doença se alastre e ontem, no boletim de ontem divulgado pelo governo do estado, nós temos 30 mil 442 testes feitos pela Rede Pública, ou seja, em todo o estado do Maranhão pela Rede Pública só foram realizados até ontem, segundo a divulgação oficial 30 mil 442 testes, sendo que, nós temos encaminhados pelo Ministério da Saúde ao Maranhão 232 mil 512 testes. então a pergunta que se faz é: o que está acontecendo com essa questão dos testes no estado do Maranhão? Porque que não faz uma melhor distribuição aos municípios, principalmente neste momento agora que a gente vê o avanço da doença no interior do estado do Maranhão?

Foto: Zeca Soares

Sem comentário para "Avanço da Covid mostra saúde frágil no MA, diz Braide"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: