Daniella demonstra força política ao lançar pré-candidatura a prefeita em Presidente Dutra

0comentário
Daniella demonstrou força política ao lançar pré-candidatura a prefeita de Presidente Dutra, ao lado do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e de diversas outras lideranças

O espaço Avenida House ficou totalmente lotado, na noite dessa sexta-feira (27), para o evento de lançamento da pré-candidatura da deputada estadual Daniella a prefeita de Presidente Dutra pelo PSB. O ato foi marcado por uma exibição impressionante da força política da parlamentar, que agora parte para um novo desafio nas urnas, tendo com principal apoiador o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, uma das lideranças mais expressivas presentes no palanque. Também prestigiaram o lançamento da pré-campanha de Daniella a deputada federal Amanda Gentil, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; os deputados estaduais Ana do Gás, Roberto Costa e Glalbert Cutrim, dentre outras figuras de peso da política maranhense.

A pré-candidata a prefeita Daniella nos braços do povo de Presidente Dutra durante o grandioso ato político

Contando com o apoio do Palácio dos Leões, de São Luís, e com o respaldo inabalável do prefeito Fábio Gentil, Daniella se fortalece como candidata, impulsionada pela expressiva manifestação de apoio popular durante o evento. O vice-prefeito de Presidente Dutra, Airton Nutrilar. Outro líder de expressão envolvido no arrojado político é o suplente de deputado federal e pré-candidato a vice-prefeito, Remi Soares Filho, que em breve assumirá mandato na Câmara dos Deputados.

A pré-candidata Daniella deu a largada em sua pré-campanha a prefeita de Presidente Dutra com apoio popular expressivo

“A participação maciça da comunidade neste evento reafirma minha convicção de que Presidente Dutra está no rumo certo. Juntos, vamos reescrever a história de nossa cidade”, afirmou Daniella, confiante em suas aspirações políticas.

A casa de eventos Avenida House, em Presidente Pública, ficou lotada durante o ato político liderado por Daniella

Com um histórico de atuação firme e dedicada na Assembleia Legislativa, especialmente em defesa dos direitos das mulheres, Daniella emerge como a favorita na corrida eleitoral, respaldada pela sua reputação e liderança.

Ao lado de Fábio Gentil, Daniella busca dar continuidade aos feitos políticos alcançados pelo Grupo Gentil, que já elegeu figuras como o saudoso deputado estadual Zé Gentil, Amanda Gentil, além da própria Daniella em sua reeleição como deputada estadual. Agora, o grupo também concentra esforços na eleição do sobrinho do prefeito para a Prefeitura de Caxias.

O evento de lançamento da pré-campanha de Daniella a prefeita lotou completamente o espaço Avenida House

A trajetória de Daniella é um testemunho do legado político que vem sendo construído por Fábio Gentil, evidenciando sua influência não apenas em Presidente Dutra, mas em todo o estado do Maranhão.

sem comentário »

Julgamento legal nem sempre é julgamento justo

0comentário

Já comentei sobre este assunto anteriormente, quando o poder judiciário, através de dois de seus membros, o Ministério Público e o juiz da causa, resolvem que um prédio que havia caído ou derrubado no centro histórico deveria ser reconstruído.

A princípio pode parecer uma coisa correta e coerente a ser feita, mas se analisarmos mais minuciosamente, veremos que em que pese ser essa uma decisão correta, ela não é lá muito coerente, pois o prédio já não existe mais e reconstruí-lo não vai trazer de volta o seu valor histórico intrínseco, será apenas um prédio novo com as mesmas características do antigo, mas sem sua alma, sem sua energia e sem sua historicidade.

Reconheço que este é um assunto extremamente controverso, pois existem argumentos fortes o suficiente para defender as duas posições, mas ocorre que a posição que eu defendo é a que os recursos investidos na construção de um prédio novo onde outrora existia um prédio histórico, deveriam ser investidos em ações que não permitissem que outros prédios históricos que ainda estão de pé caíssem e fossem restaurados, fazendo com que eles tenham funcionalidade e sejam aproveitados pela sociedade.

Volto a esse assunto porque há neste momento uma sentença que trata desse assunto, que está sendo cumprida enquanto você lê esse texto.

Em meados dos anos 1980, portanto há mais de 40 anos, o então presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, adquiriu e mandou derrubar sete casas localizadas na Rua dos Barqueiros, que fica nos fundos do prédio onde funcionava o Poder Legislativo Estadual, na Rua do Egito, no intuito de fazer naquele espaço, estacionamento para a repartição.

Ficam algumas questões. Foi errado o que foi feito? A resposta é sim, foi errado, mas há uma outra questão que deve ser levantada. A reconstrução das casas conforme a decisão judicial prevê, traz algum benefício relevante a comunidade ou é apenas uma forma de reconstruir parte do patrimônio arquitetônico que foi destruído? Não seria mais inteligente investir os recursos destinados para construir sete casinhas, na preservação de três prédios importantes que estejam em perigo?

Haverá quem diga que fazer isso, vai incentivar que mais casos como esse aconteçam e que haja uma depredação maior do nosso patrimônio arquitetônico. Caso isso venha a ocorrer, penalidades mais fortes devem ser estabelecidas, dosando assim uma pena maior a cada maior violação.

O estabelecimento da justiça não deve seguir meramente o cumprimento automático da legislação, mas fazer com que ela, a legislação, possa propiciar coisas e eventos melhores para a sociedade.

Não advogo absolvição do réu que nos caso citados é o governo do Maranhão, advogo que as penalidades impostas a ele sejam cumpridas de formas mais coerentes e eficientes, visando sempre o melhor proveito para a sociedade.  

sem comentário »

Rio Poty hospeda delegações que participam da Conmebol Liga Evolución

0comentário
Devido á chuva, jogadores do Paraguai improvisaram treino em espaço do Rio Poty Hotel & Resort

São Luís – O Rio Poty Hotel & Resort, na Ponta d’Areia, foi o empreendimento escolhido para a hospedagem das delegações de beach soccer do Brasil e do Paraguai que, neste sábado e domingo, disputam a final da Conmebol Liga Evolución, na Arena Domingos Leal.

Hoje de manhã, os jogadores do Paraguai treinaram em um espaço improvisado do hotel devido ao mau tempo na Ilha do Amor. Eles iriam treinar na arena de beach club do hotel, mas, com a chuva, mudaram a estratégia.

A Arena Domingos Leal recebe as partidas pela competição, que terá quatro jogos, dois para cada categoria. Esta será a primeira vez que os hexacampeões paraguaios disputam uma taça depois da conquista inédita em Dubai, nos Emirados Árabes, em fevereiro deste ano.

sem comentário »

Sequestro de promotor comprova a diversificação crescentes do crime organizado no Maranhão

0comentário

O sequestro do promotor de justiça aposentado e empresário Raimundo Reis Vieira, de 85 anos, teve um desfecho feliz, com o resgate do refém com vida e com a sua integridade física preservada. Mas, sem dúvida, foi mais um alerta à população e às forças de segurança pública sobre o avanço, a audácia e a diversificação crescentes dos crime organizado no Maranhão.

É importante destacar o trabalho eficiente da polícia no caso. O crime foi elucidado em 60 horas, graças à mobilização de diferentes unidades da Secretaria de Segurança Pública (SSP), com apoio do Ministério Público, e trabalho de inteligência muito bem-sucedido. Não fosse esse esforço concentrado, o resultado poderia ter sido diferente.

Elogios à parte, a solução do sequestro, com a localização do cativeiro, na zona rural de São Luís, e liberação do refém, são e salvo e sem pagamento do resgate R$ 200 mil exigido, não garante o fim desse tipo de investida do crime organizado contra a sociedade. Pelo contrário, é um claro sinal de que a polícia deve redobrar a atenção e as estratégias preventivas e de combate à violência. Quanto aos cidadãos, é recomendável adotar medidas ao alcance para se proteger, dentro do que é possível.

O sequestro é uma modalidade de crime pouco recorrente no Maranhão, mas este último registro mostra que a violência, além de aumentar a cada dia, está se diversificando no estado. E, em meio a esse fenômeno, todos estão vulneráveis, desde os cidadãos mais humildes até autoridades e pessoas de posses.

sem comentário »

0comentário

Justiça Eleitoral não cobra custas processuais para julgamento de ações ou recursos

As custas processuais, que são taxas judiciárias devidas pela prestação de serviços públicos de natureza forense para o julgamento de ações ou recursos, não são cobradas na Justiça Eleitoral. Diferente do que acontece em outros tribunais, o tratamento dado nesse ramo da Justiça é peculiar, tendo em vista que a própria Constituição Federal (CF), em seu artigo 5°, que inaugura os direitos e garantias fundamentais, diz que, além do habeas corpus e habeas data, qualquer ato necessário ao exercício efetivo da cidadania deverá ser gratuito, ou seja, não vai ser objeto de custas, nem emolumentos.

Esse entendimento da CF foi adotado pela esfera eleitoral. Em 1996, foi criada a Lei 9.265, a qual tornou gratuitos atos necessários à cidadania, como os pedidos de informações ao poder público, em todos os seus âmbitos, objetivando a instrução de defesa ou a denúncia de irregularidades administrativas na órbita pública; as ações de impugnação de mandato eletivo (AIME) por abuso do poder econômico, corrupção ou fraude e quaisquer requerimentos ou petições que visem as garantias individuais e a defesa do interesse público.

No ano seguinte, a Lei das Eleições (Lei 9.504/97) criou novas ações, como explica Alessandro Rodrigues da Costa, coordenador de Registros Partidários, Autuação e Distribuição (CPADI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Essas novas ações e representações, entre elas a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), também receberam o mesmo tratamento que a AIME, uma ação constitucional. A partir daí, a própria jurisprudência do TSE estendeu para que, não só as ações eleitorais, mas qualquer feito eleitoral fosse desprovido de cobranças, custas processuais, emolumentos e condenação em sucumbência.” 

sem comentário »
Twitter Facebook RSS