Tecnologia, Inovação e Humanização com foco na experiência do consumidor

Equatorial Maranhão celebra o Dia do Cliente (15) destacando investimentos e com nova edição da Inversão do Organograma, com gestores ainda mais próximos do cliente

Neste mês de setembro está acontecendo, de forma itinerante nas regionais da Equatorial, o workshop “Cliente é com a Gente – Atitude que Transforma”

Comemorado em 15 de setembro, o Dia do Cliente é uma data que valoriza o vínculo entre empresas e consumidores, estimulando práticas comerciais mais justas, transparentes e respeitosas. Um momento também para renovar a reflexão sobre a importância de um relacionamento pautado pela ética, respeito e transparência entre marcas e consumidores.

“Para a Equatorial Maranhão essa é uma data também para reforçar o compromisso da distribuidora com cada cliente, através de um relacionamento mais humanizado e próximo; valorizando o diálogo aberto e a confiança mútua com nossos consumidores. Manter esse compromisso é uma prática diária que se traduz em múltiplos canais de atendimento, informações claras e ações concretas em defesa dos direitos do cliente” afirma Francila Soares, Gerente de Experiência com o Cliente da Equatorial Maranhão.

Vale destacar que nessa segunda – feira (15), Dia do Cliente, a Equatorial Maranhão não poderia estar mais próxima dos seus consumidores; com a realização de mais uma edição do programa Inversão do Organograma. Realizado desde 2010 em todas as regionais periodicamente, essa iniciativa leva os gestores da Equatorial – presidente, diretores e gerentes – a campo. Eles literalmente trocam de lugar com eletricistas, fiscais, leituristas e atendentes de agência, fazendo atendimentos aos clientes. Uma oportunidade única para conhecer os processos mais de perto, tendo uma maior aproximação com o cliente e ouvindo suas sugestões diretamente. O objetivo é promover a escuta ativa e fomentar evoluções na operação e na jornada do cliente.

O compromisso para com o atendimento humanizado e eficiente ao cliente é diário para as equipes da Equatorial Maranhão

Transformação Digital para facilitar a vida do cliente

Além das agências de atendimento presencial, a distribuidora investiu forte para implementar diversos canais digitais, com atuação eficiente em todas as demandas e no autoatendimento. Entre eles está a Assistente Virtual Clara via WhatsApp: número (98) 2055-0116, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. E que realiza todos esses serviços: Solicitação de segunda via de fatura e código de barras; Emissão de boletos e opções de pagamento; Consulta de débitos; Relato de falta de energia; Solicitação de religação; Cadastro na Tarifa Social; Definição de data de vencimento preferencial; Envio de faturas por WhatsApp e e-mail, além de Registro de ocorrências críticas – como fios partidos, postes, acidentes com árvores etc.

Há também a Agência Virtual no novo site oficial (www.equatorialenergia.com.br), um espaço digital onde o cliente associa login e senha para acessar serviços como: Emissão de segunda via; Consulta de histórico de consumo; Negociação de débitos; Troca de data de vencimento e Registro de solicitações, tais como religação, alteração, etc..

Já o Aplicativo “Equatorial Energia”, disponível em Android e iOS, reúne praticamente todos os serviços já presentes na Agência Virtual, com a comodidade de uso direto pelo celular. É possível acompanhar o andamento de solicitações, consultar débitos, emitir segunda via, registrar falta de energia, etc. E há ainda a Central de Atendimento Telefônico, pelo número 116, canal gratuito, ativo 24 horas por dia, incluindo feriados, para todo o Estado do Maranhão.

A Equatorial Maranhão disponibiliza diversos canais digitais para facilitar a vida dos clientes e agilizar suas demandas

Todos esses canais digitais somam-se aos pontos presenciais para proporcionar uma experiência completa e prática ao cliente em todo o Maranhão. A Equatorial Maranhão mantém investimentos constantes em melhorias desses canais de relacionamento: processos mais ágeis, modernização da infraestrutura de atendimento e capacitação de equipes para oferecer respostas eficientes, além de apoio contínuo aos consumidores que buscam orientações sobre seus direitos.

Tecnologia e Inovação em prol da Humanização

A distribuidora destaca sua aposta na humanização do atendimento e na modernização operacional como caminhos essenciais para estreitar os laços com a sociedade, e tem investido forte para esse fim. A empresa vem combinando tecnologia, inovação e empatia para oferecer uma experiência mais próxima, eficaz e qualificada aos seus consumidores.

Com investimentos de mais de R$ 170 milhões, a Equatorial Maranhão adquiriu o sistema de Gerenciamento Automático de Redes (ADMS). Esse investimento modernizou a operação do sistema elétrico em todo o Estado, possibilitando resposta mais rápida a falhas, visualização em tempo real da rede, restabelecimento de energia e notificações mais precisas ao cliente. Trata-se de mais segurança, informação e empatia — o cliente acompanha o andamento dos serviços, reduzindo incertezas e aumentando a confiança.

Os fortes investimentos da Equatorial Maranhão em tecnologia proporcionam várias formas de contato e atendimento ao cliente, incluindo a Assistente Virtual Clara via WhatsApp

Para o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, a implementação do novo sistema ADMS é um divisor de águas para a Distribuidora. “O sistema coordena praticamente toda a operação da nossa rede, com um grande salto de qualidade. A nova ferramenta vem para dar mais sinergia na visualização do sistema de distribuição como um todo e boa parte do trabalho é feito por softwares, permitindo comunicar e gerenciar automaticamente as interrupções de energia, além de permitir integração em tempo real para fornecer informações também aos nossos consumidores que estão sempre no centro do nosso trabalho de distribuição de energia elétrica”, destacou o presidente.

Outra aposta da Equatorial é a inovação como ponte para a aproximação com a sociedade. Através do EQT Lab, laboratório de inovação da Equatorial que completou dois anos, são impulsionadas soluções tecnológicas para o setor elétrico e para os consumidores; além de construir um futuro mais eficiente, conectado e sustentável.

O hub já conduziu projetos estratégicos e iniciativas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) voltadas à melhoria da experiência dos clientes, otimização de operações, gerenciamento de perdas e transformação digital. Essa iniciativa tem produzido ferramentas que ampliam a agilidade e a qualidade do atendimento, ao mesmo tempo em que humanizam o relacionamento por meio de interfaces intuitivas e processos mais ágeis.

Workshop Cliente é com a Gente: Atitude que Transforma

Para garantir que a modernização chegue com excelência à ponta, a Equatorial Maranhão promove uma série de workshops e capacitação em diversos municípios do Estado.

O novo site da Equatorial Maranhão oferece mais interatividade ao cliente

Nesse mês de setembro por exemplo, está acontecendo de forma itinerante o workshop “Cliente é com a Gente: Atitude que Transforma”, percorrendo as diversas regionais da Equatorial Maranhão e impactando mais de mil profissionais; com a missão de fortalecer a cultura de atendimento e elevar a experiência do cliente.

O conteúdo trabalhado destaca que a experiência do cliente vai além do simples atendimento, englobando todo o conjunto de interações que formam a jornada do consumidor. A lição maior é que, para encantar os clientes, são necessários o envolvimento e a união de todos, desde as equipes de campo até a gestão.

No mundo atual, no qual a reputação é cada vez mais valorizada, marcas que se destacam são aquelas que colocam o cliente como protagonista. A Equatorial Maranhão incorpora essa visão e reafirma sua missão de aproximar-se cada vez mais dos consumidores, com atendimento humanizado, canais acessíveis e informações claras, além de serviços eficientes e seguros.

Porto do Itaqui atinge recorde histórico com 3,85 milhões de toneladas movimentadas em um único mês

Resultado ficou 8,9% acima da meta estabelecida; soja puxa a alta de 9% no período

No acumulado de janeiro a agosto de 2025, o porto movimentou 24,9 milhões de toneladas, um aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2024 e 5% acima do previsto no planejamento anual

O Porto do Itaqui, em São Luís (MA), atingiu em agosto de 2025 a maior movimentação mensal da sua história, com 3,85 milhões de toneladas, superando em 7% o volume do mesmo mês de 2024. O resultado também ficou 8,9% acima da meta estabelecida para o período. Com esse desempenho, agosto se consolida como o melhor mês da série histórica do terminal maranhense.

Em julho deste ano, o Itaqui já havia registrado seu maior recorde até então, o que reforça a trajetória de crescimento das operações.

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o recorde reflete o compromisso da pasta com as políticas públicas de modernização e a expansão da infraestrutura portuária, promovendo mais competitividade e desenvolvimento para o país. “O resultado não apenas fortalece a logística e as exportações brasileiras, como também gera empregos, atrai investimentos e estimula a economia regional”, destacou o ministro.

No acumulado de janeiro a agosto de 2025, o porto movimentou 24,9 milhões de toneladas, um aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2024 e 5% acima do previsto no planejamento anual.

“O desempenho contínuo do Itaqui reflete a eficiência das operações e o compromisso de profissionais que constroem esse porto com excelência todos os dias. Juntos, seguimos conectando o Maranhão ao mundo e fortalecendo nosso papel estratégico”, afirmou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.

Soja puxa resultado
A movimentação de granéis sólidos ganhou destaque, ultrapassando a marca de 3 milhões de toneladas no mês. O principal produto foi a soja, com 1,73 milhão de toneladas movimentadas, alta de 9%, seguida por fertilizantes (21%), cobre (10%) e ferro gusa (9%) que também contribuíram para o crescimento.

O segmento de granéis líquidos teve desempenho expressivo, com 751 mil toneladas movimentadas, este resultado é 12% superior a agosto de 2024 e 8,7% acima da meta planejada. Apenas o mercado entreposto respondeu por 345 mil toneladas, crescimento de 116% em relação ao ano anterior. As operações ship-to-ship realizadas nos berços 106 e 108 foram determinantes para esse avanço.

“Superamos todas as expectativas em agosto. Da beira do cais aos setores administrativos, cada fluxo interno é monitorado com organização para chegarmos a esse número. É a busca contínua por excelência que impulsiona o avanço do porto”, destacou o diretor de operações do Itaqui, Carlos Frisoli.

CAEMA e Prefeitura de São Luís são condenados a deslocar rede coletora de esgoto no conjunto Bequimão

Um dos pontos mais movimentados do conjunto residencial Bequimão, em São Luís

Em sentença proferida na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, o Poder Judiciário condenou a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) e o Município de São Luís a realizarem a mudança da rede de esgoto e da rede de drenagem da Alameda Três, no bairro Ipem Bequimão. O desvio deverá ser feito pelo método não destrutivo, ou por outro que revele maior viabilidade, visando à resolução definitiva do problema de saneamento básico no local, devendo apresentar o plano de obras no prazo de 90 dias e executá-lo no prazo de um ano, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00.

Deverão os réus, ainda, procederem ao pagamento de  indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 100.000,00, sendo R$ 50.000,00 para o Município de São Luís e R$ 50.000,00 para a CAEMA, a ser revertida ao Fundo Estadual de Direitos Difusos e Coletivos. A sentença tem a assinatura do juiz Douglas Martins, titular da unidade judicial. O caso trata-se de ação movida pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão, em face da CAEMA e do Município de São Luís, requerendo o exercício do direito fundamental ao saneamento básico da comunidade da Alameda Três, bairro Ipem Bequimão, que convive há mais de dez anos com extravasamento de esgoto a céu aberto.

Para o juiz, está em discussão definir se a omissão do Município de São Luís e da CAEMA configura falha na prestação do serviço público essencial de saneamento, ensejando a obrigação de realizar obras estruturais, e estabelecer se estão configurados danos morais coletivos e/ou individuais indenizáveis. “O direito ao saneamento básico integra o mínimo existencial ligado aos direitos fundamentais à saúde (CF/1988, art. 196) e ao meio ambiente equilibrado (CF/1988, art. 225), impondo ao Poder Público e à concessionária o dever de garantir serviço adequado, contínuo e eficiente (…) O Município de São Luís, como titular do serviço, omitiu-se na fiscalização e na provisão de infraestrutura urbana adequada, concorrendo para a situação de degradação”, destacou Douglas na sentença.

Para ele, a CAEMA falhou na prestação de serviço adequado, conforme artigo do Código de Defesa do Consumidor, mesmo ciente da precariedade do sistema e elaborando projeto de remanejamento sem executá-lo. Frisou que a alegação de culpa exclusiva de terceiros não afasta a responsabilidade solidária, pois a ocupação irregular não exime o dever do Poder Público e da concessionária de prestar o serviço essencial. Segundo o magistrado, o dano moral individual não restou comprovado, diferentemente do dano moral coletivo, pois a exposição prolongada de toda a comunidade a esgoto a céu aberto, com riscos à saúde, mau cheiro e degradação da qualidade de vida, ofende valores extrapatrimoniais da coletividade, conforme precedentes do Superior Tribunal de Justiça.

Na ação, a parte autora sustentou que, há cerca de 10 anos, o sistema de esgoto local começou a apresentar problemas, que se agravaram a partir de 2019, resultando em escoamento de dejetos a céu aberto nas vias públicas, quintais e até nos pilares de sustentação das residências, mesmo sem a ocorrência de chuvas. Argumentou que a situação representa um perigo sanitário e estrutural para os moradores, afirmando que a comunidade buscou solução junto à CAEMA, à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) e à Secretaria das Cidades do Estado do Maranhão (SECID), sem sucesso.

No mérito, a CAEMA atribuiu a responsabilidade pelos problemas na rede de esgoto à culpa exclusiva de terceiros, apontou como causas o mau uso da rede pelos próprios usuários, que realizam ligações indevidas de águas pluviais, e a construção irregular de imóveis sobre a infraestrutura, o que impede fisicamente o acesso para manutenção, sustentou a violação ao princípio da separação dos poderes e a teoria da ‘reserva do possível’, e ressaltou que não cabe ao Judiciário interferir nas prioridades orçamentárias e que os recursos são limitados para atender a todas as demandas do Estado.

O Município de São Luís, em contestação, argumentou ser parte ilegítima para responder à ação, atribuindo a responsabilidade direta pelos serviços de saneamento à concessionária CAEMA. Sustentou que, se alguma responsabilidade lhe seja imputada, esta deveria ser apenas subsidiária, e não solidária. Também alegou a violação ao princípio da separação dos poderes, defendendo que não cabe ao Poder Judiciário determinar a execução de obras específicas, pois a definição de prioridades e a alocação de recursos são de competência do Poder Executivo. Em audiência, o Estado do Maranhão foi excluído do processo.

SITUAÇÃO DE CALAMIDADE

Para o Judiciário, restou amplamente comprovada a situação de calamidade sanitária que permanece há mais de uma década na Alameda Três, bairro Ipem Bequimão. O Laudo Técnico de Vistoria mais recente confirma e atualiza este cenário, concluindo que os problemas hidrossanitários identificados afetam diretamente a infraestrutura local, salubridade dos imóveis, qualidade de vida dos moradores, destacando a obstrução do sistema de drenagem, as interligações inadequadas entre redes pluviais e de esgoto, bem como a falta de manutenção da malha coletora. “A responsabilidade pela solução do problema é solidária entre os demandados”, ressaltou Douglas Martins.

E prosseguiu: “Ao Município de São Luís, como titular do serviço público de saneamento básico e responsável pelo planejamento e controle do uso e ocupação do solo urbano, incumbe o dever de fiscalizar a concessão e prover a infraestrutura de drenagem de águas pluviais (…) Sua omissão em ambos os campos é manifesta (…) À CAEMA, como concessionária, cabe a responsabilidade operacional pela prestação adequada, eficiente e contínua do serviço de esgotamento sanitário, nos termos do contrato de concessão e do art. 22 do Código de Defesa do Consumidor (…) Ressalte-se que a tese defensiva de culpa exclusiva dos moradores não se sustenta”.

O juiz observou que a intervenção do Poder Judiciário é legítima e necessária quando se verifica a omissão do Poder Público em cumprir seus deveres constitucionais. “Nessa toada, é importante relembrar que a responsabilidade por dano ambiental é objetiva, conforme art. 14, § 1º, da Lei nº 6.938/81, informada pela teoria do risco integral, sendo o nexo de causalidade o fator aglutinante que permite que o risco se integre na unidade do ato, sendo descabida a invocação de excludentes de responsabilidade civil para afastar a obrigação de indenizar”, finalizou, acolhendo parcialmente os pedidos do autor.

No Dia da Democracia, prefeito Gentil Neto exalta direito ao voto e a honra por ter sido escolhido pelo povo de Caxias

Gentil Neto no momento em que votou na última eleição municipal em Caxias, da qual saiu vitorioso

No Dia da Democracia, celebrado nesta segunda-feira, 15 de setembro, o prefeito Gentil Neto compartilhou o registro do momento em que exerceu o seu direito de votar nas últimas eleições, quando o povo de Caxias lhe deu a honra de assumir a missão de governar a cidade.

Gentil Neto destacou que a democracia é a força que nasce da vontade popular, da esperança e da confiança de cada cidadão. E é também o espaço onde a força jovem tem papel fundamental, trazendo energia, coragem e novas ideias para transformar realidades e abrir caminhos para o futuro.

“Que este dia nos inspire a valorizar sempre a participação de todos, especialmente da juventude, na construção de uma Caxias mais justa, democrática e cheia de oportunidades”, defendeu.

Iracema Vale participa de ações do Governo em Barreirinhas

Iracema Vale manifestou alegria ao ver famílias de Barreirinhas sendo contempladas com o Maranhão Livre da Fome

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), esteve neste sábado (13), em Barreirinhas, ao lado do governador Carlos Brandão, participando de uma ampla agenda do Governo do Estado voltada ao fortalecimento do municipalismo e à melhoria da qualidade de vida da população.

“É uma alegria enorme ver essas famílias sendo contempladas com o Maranhão Livre da Fome, que garante dignidade e alimento na mesa de quem mais precisa. Também celebramos o início de obras que vão melhorar a mobilidade urbana e a realização de cirurgias que devolvem saúde e esperança para o nosso povo”, afirmou Iracema Vale.

O Programa Maranhão Livre da Fome assegura R$ 200 mensais a famílias beneficiárias do Bolsa Família em situação de extrema pobreza e um adicional de R$ 50 por criança de 0 a 6 anos. Além disso, promove inclusão socioprodutiva com capacitação profissional para beneficiários maiores de 16 anos.

A presidente da Assembleia Legislativa percorre trecho de estrada que receberá asfaltamento

Na ocasião, também foram assinadas ordens de serviço para a pavimentação de 10 quilômetros de asfalto em Barreirinhas, medida que vai melhorar a mobilidade urbana e garantir mais infraestrutura ao município.

O governador Carlos Brandão reforçou o compromisso do Governo do Estado com a população e o municipalismo.

“Estamos levando dignidade, saúde e oportunidades para as famílias maranhenses. Esse programa é um exemplo de como a união entre Governo, Assembleia e municípios transforma vidas e fortalece nossa rede de assistência social”, destacou Brandão.

A ação em Barreirinhas também incluiu serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, vacinação, atendimento odontológico, consultas oftalmológicas, testes rápidos para hepatites, HIV e sífilis, além de distribuição de medicamentos.

Ao lado do governador Carlos Brandão, do prefeito Vinícius Vale e de diversas lideranças, Iracema Vale exibe ondem de serviço assinada para execução de obras em Barreirinhas

O prefeito de Barreirinhas, Vinícius Vale, também falou sobre a parceria com o Governo do Estado. “Essa entrega para mim é uma das mais importantes, porque é um programa que traz dignidade para a população. O nosso governador tem realizado ações que ajudam aqueles que mais precisam e não só pensando no estado, mas também olhando para os municípios”, afirmou o prefeito.

Também estiveram presentes a deputada estadual, Ana do Gás (PCDB); o vice-prefeito de Barreirinhas, Daniel Júnior (PP); o vice-prefeito de Urbano Santos, Herlon Júnior (MDB); além de vereadores e outras lideranças políticas.

Candidatura de Irmã Rita (PRD) levanta suspeitas: R$ 100 mil por apenas 52 votos e PF em campo

CAXIAS-MA – A política de Caxias vive mais um capítulo envolto em mistério. A candidatura de Irmã Rita, que recebeu cerca de R$ 100 mil para sua campanha, mas terminou a eleição com apenas 52 votos, acendeu o alerta de autoridades e da população. A disparidade entre o montante investido e o resultado nas urnas levanta suspeitas sobre a real finalidade dessa candidatura.

Suspeitas de candidatura laranja

Nos bastidores, a hipótese mais comentada é de que Irmã Rita teria atuado como candidata laranja. Segundo conversas de bastidores, quem teria saído como verdadeiro beneficiado desse suposto arranjo seria o vereador Daniel Barros (PRD), figura influente no cenário político local.

A matemática, por si só, já gera estranheza: se fosse feita uma divisão simples, cada voto recebido pela candidata teria custado quase R$ 2 mil? Partindo dessa pergunta um levantamento de informações através do site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais um dado chamou atenção:

Uma das empresas que consta no ranking de fornecedores: P DA S LOPES LTDA, CNPJ: 40.238.137/0001-01 PRESTOU SERVIÇOS DE ASSESSORIA DE MARKETING QUE COMPREENDEM OS SERVIÇOS DE DESIGN GRÁFICO E EDIÇÃO DE VÍDEOS PARA REDES SOCIAIS no valor de R$10.000,00.

O fato que chamou a atenção dos investigadores se deu quando em uma busca na internet sobre a Candidata Irmã Rita, encontrou-se um perfil no instagram @ritapereiraof, com publicações que não se adequam ao valor praticado no mercado publicitário. Diante dessa suspeita, os investigadores partiram para diligências na cidade de Barra do Corda, sede da empresa P DA S LOPES LTDA com nome de fantasia cadastrado como M1 Marketing, e para surpesa dos agentes, ao se dirigirem ao endereço, foi constatado que no local existe uma residência e não uma empresa de publicidade como consta nas imagens. Portanto, o fato pode até ser “legal” porém não deixa de ser imoral.

Este, não é um fato isolado, outras questões estão sendo apuradas e investigadas em busca de respostas que justifiquem a quantia de recursos recebidos por Irmã Rita (PRD), candidata a vereadora nas eleições de 2024.

O mistério de mais 4 Diante do fato da empresa que supostamente não tem sede própria, os investigadores encontraram também aportes financeiros para mais 04 (quatro) candidatas do PRD – Partido Renovação Democrática. As candidatas: Andressa Santos, Célia Lemos, Lena do Caxirimbu e Michele Franco também tiveram como fornecedor de serviços de mídias digitais a empresa P DA S LOPES LTDA (M1 Marketing) curiosamente com notas fiscais fornecidas com o mesmo valor de R$10.000,00 para cada candidata.

Quando parentes são usados como “testa de ferro”, significa que eles empregados estão em sendo uma negociação ou transação para ocultar a real identidade do verdadeiro interessado. – No caso da candidata Irmã Rita, sua filha Daniela Pereira da Silva, CPF 041.XXX.XXX-73, recebeu o valor de R$ 5.000,00 (Cinco mil reais) em 16.08.2024, classificado como ‘despesas com pessoal’. Ora, se a própria filha precisou receber dinheiro em sua conta para fazer campanha para mãe, é mais um indício robusto que o valor acertado pelo beneficiário da trama criminosa era pago diretamente aos parentes. Essa prática é uma forma de simulação e é ilegal. A depender da gravidade e da área envolvida (por exemplo, fiscal ou criminal), os envolvidos podem sofrer sanções adicionais, como multas ou até prisão.

Fraude em notas fiscais

Como se não bastasse, os agentes apontaram mais um escândalo nos dados informados pela candidata Irmã Rita (PRD). A empresa LOBO DISTRIBUIDORA COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA, inscrita no CNPJ: 36.140.337/0001-41, emitiu notas ficais relacionadas a publicidade de materiais impressos no valor de R$ 12.075,00. Em diligência ao site da Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão restou constatado que a empresa nunca trabalhou no setor de materiais gráficos e não tem histórico de serviços nessa área, muito menos parque gráfico nem entrada de compra de papel, insumo necessário para confecção de materiais impressos. Além disso, a empresa Lobo Distribuidora emitiu notas ficais apenas para as candidatas mulheres do Partido Renovação Democrática (PRD) nas eleições de 2024.

Candidaturas “Laranjas”

Nas Eleições de 2024, o combate às candidaturas femininas “laranjas” foi intensificado com novas regras e a fiscalização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essas medidas foram implementadas para impedir que partidos políticos simulassem o cumprimento da cota de gênero, que exige um mínimo de 30% de candidatas mulheres.

O que são candidaturas laranjas?

São candidaturas fictícias, ou seja, de mulheres que não têm intenção real de fazer campanha ou disputar o pleito, mas que são registradas apenas para que os partidos atinjam a cota de 30% de candidatas femininas. Geralmente, essas candidatas recebem pouco ou nenhum recurso de campanha. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) utiliza critérios como votação inexpressiva, ausência de atos de campanha, distribuição desigual de verbas de fundo partidário e falta de divulgação para identificar candidaturas fraudulentas.

Cota de Gênero e a Fábrica de “LARANJAS”

As candidaturas “laranjas” são identificadas por uma série de características que revelam a falta de intenção de disputar a eleição de fato. Entre os indicadores de fraude estão:

Votação inexpressiva: O número de votos recebidos pela candidata é muito baixo, por vezes até nulo.

Distribuição desigual de recursos: O partido destina pouca ou nenhuma verba do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário para a campanha das candidatas, concentrando o financiamento nas campanhas de outros candidatos, geralmente homens.

Ausência de campanha efetiva:

A candidata não promove atos de campanha, não divulga suas propostas e não faz propaganda eleitoral.

Movimentação financeira incompatível: Os gastos declarados são mínimos, ou não há qualquer movimentação financeira, mesmo havendo verba destinada pelo partido. A simulação de despesas é uma prática ilegal que atenta contra a lisura do processo eleitoral e pode resultar em punições severas.

Quebra de sigilo e investigação em curso

O caso deixou de ser apenas especulação. O sigilo bancário já foi quebrado e a Polícia Federal está em campo, colhendo documentos, analisando transações e traçando o caminho do dinheiro e principalmente ouvindo os envolvidos. A investigação deve apontar se houve desvio de finalidade ou mesmo um esquema orquestrado para beneficiar terceiros. Nunca uma foto foi tão propicia para uma situação que está por vir.

Vereador Daniel Barros, membro da oposição em Caxias

O silêncio que incomoda Até o momento, os envolvidos não deram explicações consistentes, e o silêncio apenas aumenta o clima de suspeita. Nos corredores políticos, a pergunta que não quer calar é: a quem realmente serviu a candidatura de Irmã Rita? A Polícia Federal trará as respostas e a população de Caxias, vai acompanhar nos próximos dias outras matérias envolvendo o Clube das Laranjinhas e como diz a música da Xuxa…. “Vai começar a dança da Laranja”.

São José de Ribamar investe R$ 3,7 milhões em agricultura familiar

O secretário Nonato Lima detalhou o investimento de R$ 3,7 milhões da Prefeitura de São José de Ribamar para fortalecer a agricultura familiar

O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Nonato Lima, concedeu entrevista ao programa Diário da Mais, na manhã da última sexta-feira (15), com o objetivo de mostrar os investimentos que a gestão municipal do Dr. Julinho (Podemos) vem fazendo na agricultura familiar do município nos últimos anos.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura (SEMAGRI) em parceria com a Secretaria de Educação (SEMED), destinou, por meio da Chamada Pública nº 003/2025, o valor de R$ 3.700.000,00 (três milhões e setecentos mil reais) para a aquisição de gêneros alimentícios diretamente de produtores rurais do município, fortalecendo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O investimento, que faz parte do Processo Administrativo nº 2180.2025.0205 SEMED, teve um impacto social e econômico direto, beneficiando 292 agricultores familiares e uma associação comunitária da localidade de Santa Maria. A ação reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável e o fomento à economia local.

Até o momento, já foram distribuídos 13.191 kits da agricultura familiar, totalizando aproximadamente 142 toneladas de alimentos entregues diretamente às unidades escolares. Esses kits são compostos por uma variedade de produtos frescos e de qualidade, como hortaliças, frutas e legumes, que garantem uma alimentação nutritiva aos estudantes.

O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São José de Ribamar, Nonato Lima, com os apresentadores do programa Diário Mais, Andreza Cerveira, e Osvaldo Maya

Além do importante papel de comprar a produção, a SEMAGRI atua de forma próxima aos produtores, oferecendo suporte para que eles possam se formalizar e aumentar sua capacidade produtiva. Como parte desse trabalho de base, a secretaria realizou um conjunto significativo de ações de apoio e regularização: · 112 Cadastros do Agricultor Familiar (CAF) realizados; · 30 Cadastros Ambientais Rurais (CAR) efetuados; · 33 Licenças Ambientais Simplificadas (LAS) emitidas; · 160 visitas técnicas para orientação e acompanhamento das propriedades.

Essas medidas foram importantes para incluir os agricultores no mercado formal, garantir que estejam de acordo com a legislação ambiental e aprimorar suas técnicas de cultivo por meio da assistência técnica constante.

Para o secretário de Agricultura, Nonato Lima, os números refletem uma política pública de duplo impacto. “Investimos fortemente para colocar alimento fresco e de qualidade na merenda das nossas crianças e, ao mesmo tempo, investimos milhões na economia local, garantindo renda e apoio para quem produz e cuida da terra. É uma das prioridades da gestão do Dr. Julinho valorizar os agricultores do nosso município, que movem a economia e fornecem os alimentos às famílias dos nossos alunos”, destacou o secretário.

Essa ação consolida São José de Ribamar como um município que valoriza sua produção local e promove um desenvolvimento rural sustentável e inclusivo.

Carro desgovernado destrói sinalização eletrônica na BR-135, em São Luís

Equipamento de sinalização eletrônica ficou destruído ao ser atingido por carro, na BR-135

Acidente na noite deste domingo (14), no KM-6 da BR-135, perímetro urbano de São Luís. Um carro colidiu contra um equipamento de sinalização eletrônica popularmente conhecido como pardal, que ficou destruído. O motorista fugiu do local.

Guarnição da Ronda na Rua, Polo Zona Rural, atendeu a ocorrência, junto com a Polícia Rodoviária Federal

A equipe da Ronda na Rua, Polo Zona Rural, da Guarda Municipal de São Luís, fez a contenção do local e acionou a PRF, que compareceu ao trecho para realizar os procedimentos cabíveis.

Dr. Julinho e Dr Hilton Gonçalo vão estar juntos na celebração dos 73 anos de Ribamar

Ao lado da esposa, Fernanda, Dr. Hilton Gonçalo recebe das mãos do prefeito Dr. Julinho o convite para o aniversário de 73 anos de São José de Ribamar

O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho (PODEMOS), declarou, neste domingo (14), que seu primeiro voto para o Senado em 2026 será para o médico e pré-candidato Dr. Hilton Gonçalo. O anúncio foi feito durante uma reunião entre as duas lideranças, que também serviu para oficializar o convite para Hilton participar da programação de aniversário de 73 anos de emancipação política do município, que coincide com o festejo do padroeiro da cidade e do Maranhão, São José de Ribamar.

Durante o encontro, Dr. Julinho destacou a importância de Hilton Gonçalo para o estado e ressaltou a satisfação em tê-lo presente no evento.
“É uma grande satisfação contar com a participação do Hilton neste momento tão especial para a nossa cidade, que reunirá autoridades, aliados políticos e a população em geral”, declarou o prefeito.

Hilton Gonçalo agradeceu o apoio e confirmou presença nas comemorações e inaugurações organizadas pela prefeitura. Ele também enalteceu a relevância de São José de Ribamar no cenário político e cultural do Maranhão.

O encontro consolidou uma aliança estratégica entre os dois líderes, fortalecendo o grupo político para as eleições de 2026.

Assista ao vídeo:

Ações do Sebrae fortalecem turismo criativo na 5ª edição do Mobiliza SLZ

Tendo o turismo como um dos eixos temáticos, Mobiliza SLZ promove reflexões e conexões importantes para fortalecer atividades no campo da economia criativa

Virgínia Diniz e Jaciara Rodrigues: “capacitados, cientes da própria potência e juntos, criativos vão mais longe” (Fotos: Sebrae/Divulgação)

Com várias atividades voltadas à economia criativa e turismo, entre outros, a edição 2025 do Mobiliza SLZ promove reflexões sobre a atuação do empreendedor nesse rico e diversificado campo que tem a criatividade como premissa. 

Em palestra provocadora e envolvente, a especialista em turismo e economia criativa Karina Zapata abordou o tema “Fortalecendo a Economia Criativa para melhores experiências turísticas” no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) no Quilombo Urbano da Liberdade, na terça, (09). O evento, voltado para criativos e o trade turístico de São Luís, lançou luzes sobre conceitos e práticas usuais nessa área, promovendo a capacitação e sensibilização para cerca de 30 empreendedores. Presentes, artesãos, crocheteiras, costureiras e designers, além de agentes de turismo que foram despertados para a importância de integrar a criatividade na oferta dos serviços turísticos.

Durante sua apresentação, Karina Zapata, cofundadora e presidente da Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo (Recria), distinguiu o turismo de experiência do turismo criativo. Enquanto o primeiro foca no contato do visitante com o local, a cultura e atrativos, o turismo criativo vai além, incentivando a cocriação. “É quando o visitante se torna personagem da própria viagem”, explicou ela. Essa lógica, segundo ela, é motivada pelo desejo “de aprender algo, de vivenciar um encontro real entre o anfitrião — alguém da comunidade — e o visitante”.

Para ela, o turismo criativo tem como características essenciais a identidade do território e o sentimento de pertencimento de quem o habita. Essa abordagem, que ressignifica os ativos locais, é uma forma de combater desigualdades e fortalecer a economia de base comunitária. “É preciso olhar para as potencialidades do território, e não apenas para suas carências”, reforçou ela.

A especialista também ressaltou a importância da atuação em rede para o desenvolvimento do turismo criativo, destacando que “é preciso juntar os pontos verdes, organizar, qualificar e colocar em redes para transformar ilhas em arquipélagos.  “Trata-se de agregar valor em todos os campos de atuação, setor, atividade, manifestação, etc. E isso inclui aspectos como interação, transformação,  identidade, diversidade, inclusão, sustentabilidade e inovação”, explicou.

Palestra e Oficina integraram programação da quinta edição do Mobiliza SLZ, promovendo reflexão, prática e inovação no turismo local

Empreendedoras como Virgínia Diniz, do ateliê de acessórios Coisas da Vida, do bairro da Liberdade, explicam a importância da palestra. “A economia criativa é algo muito novo para algumas pessoas. E, sabendo disso, o Sebrae se preocupa em nos capacitar, trazendo uma pessoa que já está bem à frente nesse campo. E isso é muito enriquecedor. Já Virgínia Barros, da Taguatur Turismo, defendeu a realização de mais momentos com esse. “É importante que o trade turístico e o mercado se capacitem para atuar nesse campo tão rico e diversificado”, disse ela. 

E iniciantes, como Jaciara Rodrigues, que atua no setor de serviços gerais em um consultório de oftalmologia, se surpreendeu com a beleza e possibilidades da economia criativa. “Sonho em empreender com artesanato. Ao ouvir as palavras dessa consultora, meu coração despertou para o tanto que podemos avançar, juntos, aprendendo e trocando. Que maravilhosa esta ideia do Sebrae de trazer para nós algo assim”, completou ela, dizendo-se com o “coração esperançoso e feliz”. “Eu agora sei que podemos mais, muito mais”, acrescentou ela. 

Oficina de Turismo Criativo fortalece experiências locais

Na quarta-feira (10), Karina Zapata conduziu a Oficina de Construção de Experiências de Turismo Criativo de Base Local, voltada para empresários do trade turístico e empreendedores da economia criativa. A atividade convidou os participantes a refletir e colocar em prática ideias de experiências turísticas alinhadas à identidade cultural de São Luís.

Com foco na cocriação, a oficina apresentou casos de sucesso de outros territórios como inspiração, sempre adaptados à realidade local. Para Karina, “o Mobiliza São Luís sacode o território, integra, conecta e revela a melhor versão das pessoas, das culturas e dos lugares. O turismo criativo não é apenas um segmento; é uma tecnologia social, uma plataforma de transformação.”

A especialista destacou que experiências de base local se alimentam da identidade e da diversidade cultural de cada território. “Construir uma vivência turística é também um exercício de cidadania, resiliência e capacidade empreendedora, em que os agentes locais assumem protagonismo na forma como desejam mostrar sua cidade ao mundo”, completou.

Participantes da oficina relataram aprendizados significativos. Ana Vitória Duarte, do município de Raposa, comentou: “Foi um processo de descoberta e desconstrução. Pudemos refletir sobre como ir além de uma visão tradicional de turismo para construir experiências criativas que envolvem o anfitrião e a comunidade local”, ressaltou. Caroline Frazão, guia de turismo, destacou que a oficina trouxe uma nova perspectiva para seu trabalho: “Saio com uma visão renovada sobre como desenvolver atividades de forma criativa, aplicando os conhecimentos adquiridos” avaliou. 

Karina Zapata conduz oficina sobre turismo criativo e experiências de base local, no Mobiliza SLZ

Para a gestora de Turismo do Sebrae em São Luís, Flor Castro, a oficina foi fundamental para estimular o empreendedorismo criativo e abrir novas perspectivas de negócios locais. “Capacitações como essa conectam identidade cultural, inovação e desenvolvimento econômico, mostrando que é possível transformar a riqueza cultural de São Luís em experiências autênticas, fortalecendo os negócios locais e valorizando nossa história e território”, finalizou.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima