Daniel Matos
2 de fevereiro de 2026
Nenhum comentário
Logradouro histórico está tomado por sujeira, cupins e formigueiros
A Praça dos Pássaros, no Cohaserma, é o retrato do abandono na gestão do prefeito Eduardo Braide
A comunidade do Cohaserma, bairro vizinho à Cohama, lamenta o abandono a Praça dos Pássaros, pela gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD). Os moradores cobram a revitalização do espaço para que voltem a ter onde praticar exercícios e a se dedicar ao lazer e à convivência harmoniosa que sempre marcou a região.
Construído há 50 anos, o tradicional logradouro público está tomado por sujeira, cupins, formigueiros, sem jamais ter passado por reformas. A opinião geral é de que situação é vexatória, não só para o bairro, mas para toda a cidade e para aquele que foi eleito e reeleito para trabalhar pela coletividade.
Acúmulo de sujeira tornou o logradouro inóspito e perigoso
Sem o mínimo cuidado da administração municipal, o histórico logradouro público passou a representar risco à segurança das pessoas.
Populares, principalmente os mais antigos, apelam a Braide para que determine providências, depois de sucessivos anos de absoluto descaso.
Daniel Matos
2 de fevereiro de 2026
Nenhum comentário
Iracema Vale fez um balanço da condução administrativa e política da Alema e afirmou que o Parlamento jamais permitiu que o interesse coletivo fosse substituído por disputas pessoais
Em sessão solene realizada nesta segunda-feira (02), a Assembleia Legislativa do Maranhão deu início aos trabalhos da 4ª Sessão Legislativa da 20ª legislatura. Em discurso de abertura, a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB) deu um tom de resiliência e foco na estabilidade democrática, reafirmando o papel do Parlamento como pilar fundamental de sustentação do Estado.
Primeira mulher a comandar o Legislativo maranhense, Iracema Vale destacou que a gestão atravessou desafios inéditos nos últimos anos, mas que a resposta da instituição foi pautada pelo equilíbrio. A parlamentar afirmou que o que trouxe a Casa até este momento não foi o silêncio ou o improviso, mas uma decisão consciente de manter a instituição de pé e respeitada, mesmo diante de tentativas de conflito.
Durante o pronunciamento, a presidente da Alema fez um balanço da condução administrativa e política da Assembleia, enfatizando que o Parlamento jamais parou suas atividades ou permitiu que o interesse coletivo fosse substituído por disputas pessoais.
“A modernização da Casa, o resgate da memória institucional e a valorização dos servidores aproximaram o Legislativo da vida real dos maranhenses”, pontuou.
Responsabilidade
Segundo ela, a gestão transformou pressão em responsabilidade e ruído em método, consolidando uma maturidade institucional que permite à Assembleia atravessar o tempo sem perder seu eixo ou recorrer a espetáculos desnecessários.
Reconhecendo que 2026 é um ano decisivo e marcado pelo calendário eleitoral, Iracema Vale fez um apelo aos seus pares para que as urgências do povo não sejam negligenciadas. “Quem espera por saúde, educação e dignidade não pode aguardar o desfecho das urnas, o Maranhão não entra em recesso social”, disse.
Iracema Vale defendeu que este seja um ano de debates firmes e divergências claras, porém respeitosas, onde a política seja feita com coragem e sem ressentimentos. A deputada garantiu que sua condução seguirá pautada pelo diálogo aberto e pelo trabalho contínuo, reiterando que presidir o Poder Legislativo nunca foi um exercício de vaidade, mas um compromisso com a sustentação da democracia.
Ao declarar oficialmente abertos os trabalhos legislativos, Iracema Vale encerrou sua fala reafirmando o compromisso com os maranhenses que mais precisam da atuação parlamentar.
“A Assembleia chega ao seu quarto ano de gestão madura e à altura de seu papel histórico, pronta para enfrentar os desafios do ano com serenidade e grandeza”, concluiu.
Daniel Matos
2 de fevereiro de 2026
Nenhum comentário
Sessão solene foi realizada no Plenário Nagib Haickel, sob o comando da presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale
A Assembleia Legislativa do Maranhão abriu os trabalhos legislativos de 2026, nesta segunda-feira (2), com a realização da sessão solene, no Plenário Nagib Haickel. O ato foi comandado pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), com a presença do governador Carlos Brandão (PSB), que fez a leitura da Mensagem Governamental e destacou ações do governo referentes ao ano passado e as prioridades para 2026.
Uma cerimônia militar com hasteamento de bandeiras e revista às tropas pela presidente Iracema e o governador Carlos Brandão, realizada em frente ao Palácio Manuel Beckman, marcou o início do evento.
Em prosseguimento, foi realizada entrevista coletiva de imprensa no hall do Plenário Nagib Haickel com a participação dos chefes dos poderes Legislativo e Executivo, parlamentares, bem como do secretário de Estado de Planejamento (Seplan), Vinicius Ferro Castro, que apresentou uma síntese das ações do governo até aqui e as perspectivas para 2026.
Iracema Vale destacou o interesse do Poder Legislativo Estadual em manter a independência e a harmonia em relação aos demais poderes e continuar o compromisso de fazer o melhor pelo povo maranhense.
“Nosso intuito, como sempre, é trabalhar em prol do povo do Maranhão. Manter a harmonia da Assembleia com outros poderes. É sempre interesse da Casa do Povo manter a nossa autonomia e independência, mas também trabalhar em plena harmonia com os demais poderes. Renovamos nosso compromisso de fazer o melhor pelo povo maranhense”, afirmou a chefe do Parlamento Estadual.
Por sua vez, o governador Carlos Brandão destacou o trabalho em harmonia com a Assembleia, respeitando a independência entre os poderes.
“Estive presente em todos os anos de abertura dos trabalhos desta Casa, que é a casa do povo, e para prestar contas de nosso trabalho. Mas, acima de tudo, destacar a harmonia entre os Poderes. Temos uma excelente relação com a Assembleia e o Tribunal de Justiça, sempre respeitando a independência de cada um. Agradeço o apoio recebido desta Casa e continuaremos nosso trabalho em favor do povo”, assinalou o governador Carlos Brandão.
Prestigiaram a sessão solene, dentre outras autoridades, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA), desembargador Froz Sobrinho; a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Administrativos do Ministério Público do Maranhão (MPE/MA), Maria Regina da Costa Leite; o vice-presidente e Corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª-MA (TRT/MA), desembargador Gérson de Oliveira Costa Filho; o presidente do Tribunal de Contas do Maranhão (TCE/MA), Daniel Brandão; o secretário geral da Ordem dos Advogados do Brasil do Maranhão (OAB/MA), Daniel Blume, representando o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva; o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) e prefeito de Bacabal, Roberto Costa.
Expectativas
Em relação às expectativas para o novo ano legislativo, os parlamentares disseram que a Assembleia continuará trabalhando em defesa dos interesses do povo e do desenvolvimento do Maranhão.
O decano da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PP), destacou a importância de a deputada Iracema Vale manter-se na presidência da Assembleia Legislativa.
“É uma honra, um orgulho ter uma mulher, primeira mulher eleita e reeleita da história do Maranhão, da história recente do nosso Estado, e saber que ela faz um trabalho atuante, positivo, com muita sensibilidade, com muita altivez e correção com toda a população do nosso Estado. Este é um ano eleitoral e vamos continuar o compromisso de trabalhar pelo povo maranhense”, ressaltou Arnaldo Melo
Para o deputado Cláudio Cunha (PL), o Parlamento maranhense tem feito um excelente trabalho e a nossa expectativa é que esse ritmo continue, com o debate em torno da solução dos problemas do povo. “Nós temos a certeza de que o povo maranhense vai colher os frutos de tudo o que é discutido pelos deputados estaduais em benefício de toda a população”, disse.
Florêncio Neto (PSB) frisou que este ano é diferente por ser um período eleitoral, quando os deputados precisarão migrar, também, para suas bases eleitorais. ‘Nosso objetivo é renovar a confiança do eleitorado e continuar o nosso trabalho pensando no coletivo”, disse o parlamentar.
Helena Duailibe (PP) adiantou um pouco sobre os projetos que pretende levar à frente nessa legislatura e, além disso, frisou que vai continuar o trabalho em diversas frentes e com compromisso, também, com a comunidade católica. “Que Deus nos dê sabedoria para continuar a trabalhar pelo povo do Maranhão”, finalizou.
Daniel Matos
2 de fevereiro de 2026
Nenhum comentário
Transformar a realidade dos maranhenses e garantir educação, saúde, direitos, acessibilidade e mais dignidade. Assim tem sido a agenda municipalista do Governo do Maranhão por todo o estado. Por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), oito municípios receberam, nos últimos dias, novas entregas, equipamentos e dispositivos em prol do desenvolvimento de cada região.
O município de Cajapió, na baixada maranhense, por exemplo, ganhou uma unidade do Viva/Procon, assim como a reforma da Delegacia de Polícia. Na cidade de Axixá, a Segov garantiu a reforma do Clube Recreativo e a entrega de dois veículos, por meio do Programa Coopera Mais, destinados às Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação. Já em Barra do Corda, foram entregues três Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA).
No município de Tuntum, foram, pelo menos, nove entregas nesta semana: dois SSAA, nos povoados São Bento e Cigana; a reforma do Centro de Ensino José Pinheiro Coelho, do Farol do Saber e da Escola Militar 2 de Julho (Escola Municipal de Tempo Integral Dr. Rafael Seabra); a entrega de dois veículos, por meio do Coopera Mais, destinados às Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação; e assinatura de Ordens de Serviço para implantação de Viva/Procon e reforma da 10ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar.
Nos últimos dias, outras cidades foram beneficiadas com equipamentos públicos: Presidente Médici, com uma unidade do Viva/Procon; Mirinzal, com um Restaurante Popular; e Alto Alegre do Pindaré, com a sinalização do Sine (unidade do Sistema Nacional de Emprego).
Outra importante entrega ocorreu em Morros, em parceria com a Prefeitura Municipal de Morros. A Segov realizou a reinauguração do Parque das Águas, obra bastante aguardada pela população da região e que destaca o trabalho da Secretaria na gestão dos parques por todo o Maranhão.
“Uma semana bastante produtiva! Assim foi o saldo da Segov neste fim de janeiro, onde conseguimos garantir, em diversas regiões do Maranhão, espaços e unidades que irão acelerar, ainda mais, o desenvolvimento de cada município. Em Morros, por exemplo, contribuímos com mais lazer e desenvolvimento urbano e social com o Parque das Águas. Trabalho feito com excelência, tendo o cidadão maranhense como foco principal”, destaca o secretário de governo, Márcio Machado, ao fazer um balanço das ações.
Daniel Matos
2 de fevereiro de 2026
Nenhum comentário
Evento gratuito acontece no dia 4 de fevereiro, às 19h, no Colégio COC São Luís
Antônio Gaspar, presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM)
A Reforma Tributária, que começa a produzir efeitos práticos a partir de 2026, trará impactos diretos para empresas de todos os portes — pequenas, médias e grandes. Embora o principal objetivo seja a simplificação do sistema tributário brasileiro, o período de transição exigirá atenção redobrada do empresariado. Atenta à necessidade de planejamento estratégico e atualização constante da classe empresarial maranhense, a Associação Comercial do Maranhão (ACM) promoverá, no dia 4 de fevereiro, às 19h, no Colégio COC São Luís, uma plenária para discutir o tema “Reforma Tributária na Prática”.
De acordo com o presidente da entidade, Antônio Gaspar, do ponto de vista operacional, um dos principais impactos será a substituição gradual de diversos tributos pelo novo modelo de impostos sobre o consumo, como o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). Essas mudanças implicarão adequações nos sistemas de faturamento, na apuração de créditos e débitos, na formação de preços e no fluxo de caixa das empresas. Para os pequenos negócios, o maior desafio será a adaptação tecnológica e o entendimento das novas regras; já para médias e grandes empresas, o impacto tende a ser mais complexo, exigindo revisã ;o de contratos, cadeias de fornecimento e planejamento tributário de longo prazo.
Camila Joare e Núbia Sousa, convidadas da plenária e diretoras da ACM
Nesse contexto, a ACM busca contribuir diretamente para o fortalecimento dos negócios locais, oferecendo informações claras, atualizadas e alinhadas à realidade regional e setorial. A plenária contará com a participação das contadoras Camila Joare e Núbia Sousa, especialistas no tema e diretoras da entidade, que irão esclarecer conceitos-chave, apresentar cenários práticos, orientar sobre riscos e oportunidades e, sobretudo, auxiliar os empresários na tomada de decisões mais seguras durante o período de transição.
“Ao promovermos um debate contínuo sobre a Reforma Tributária, contribuímos não apenas para que o empresário esteja preparado para cumprir a nova legislação, mas também para que mantenha a competitividade e a sustentabilidade dos seus negócios diante das transformações já em curso”, destacou Antônio Gaspar. Ele ressalta ainda que 2026 será um ano decisivo, marcado pelo início da implantação do novo sistema, seguido por um longo período de transição, no qual coexistirão regras antigas e novas. Após essa fase, o país avançará para a consolidação definitiva do novo modelo tributário, exigindo acompanhamento permanente dos tr âmites legais, regulamentações complementares e ajustes operacionais por parte das empresas.
Daniel Matos
2 de fevereiro de 2026
Nenhum comentário
O governador Carlos Brandão, o secretário e pré-candidato ao governo Orleans Brandão, o prefeito Dr. Julinho e numerosa comitiva na inauguração da Estrada de Santana, em São José de Ribamar
Com o apoio de forças políticas divergentes em mais um grande município maranhense, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, pregou a união de esforços para garantir mais desenvolvimento a São José de Ribamar ao participar da inauguração da importante Estrada de Santana, pavimentada pelo Governo do Estado: “Aqui temos um time completo para trabalhar cada vez mais e transformar Ribamar em uma cidade cada vez melhor”.
Agradecendo ao prefeito Dr. Julinho, ao ex-prefeito Luís Fernando, ao vice-prefeto Natércio e ao ex-presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Diniz, Orleans destacou que a pavimentação asfáltica da Estrada de Santana era uma obra muito onerosa para o município, por isso a importância da parceria com o Governo do Estado que garantiu melhor infraestrutura a cerca de 50 ml pessoas. Ele defendeu que todas as forças políticas da cidade superem as divergências e permaneçam unidas pelo objetivo de melhorar ainda mais a infraestrutura de São José de Ribamar.
O secretário de Assuntos Municipalistas voltou a manifestar a felicidade de ver tantas obras estaduais saindo do papel em todos os municípios, e pela oportunidade de trabalhar com o melhor governador que o Maranhão já teve, que não tem tempo para perseguição e fuxico, que está trabalhando todo dia, obstinado em melhorar a vida de todos os maranhenses.
“Muito já foi feito. Ao mesmo tempo em que combate a extrema pobreza, nosso governo está gerando emprego, renda e oportunidades. Hoje o governador também assinou ordem de serviço para mais 100 quilômetros de asfalto em São José de Ribamar. Tenho certeza que esse trabalho vai continuar avançando, com união e parceria”, finalizou Orleans Brandão.
Daniel Matos
2 de fevereiro de 2026
Nenhum comentário
Vice-presidente e corregedor do TRT-16, desembargador Gerson de Oliveira reunido com representantes do SET, STTREMA e MPT.
O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, conduziu reunião na manhã desta segunda-feira (2/2) com o diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte (SET), Paulo Pires, com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Maranhão (STTREMA), Marcelo Brito, e com a procuradora regional do Ministério Publico do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), Virgínia de Azevedo Neves.
Também participaram da reunião a juíza auxiliar da Corregedoria, Fernanda Franklin da Costa Ramos, e o secretário da Corregedoria, Antônio José Silva Ferreira.
Na mesa de reunião, foram discutidas as situações que podem acontecer com andamento da greve. Porém, foram feitos avanços para buscar uma solução e chegar ao fim da greve dos rodoviários na região metropolitana de São Luís, nesta terça-feira (3/2), quando irá ocorrer uma segunda audiência de conciliação.
Ainda na reunião, foi tratado sobre o descumprimento da liminar que exigia a circulação de 80% da frota, porém, a categoria continua 100% parada, e com isso, dificulta as negociações. Foi levantada a hipótese de retorno de pelo menos um dos sistemas a funcionar, a frota de ônibus urbana ou semiurbana. O sindicato patronal apresentou dados demonstrativos e planilhas financeiras, que servirão de balizamento, referentes ao possível reajuste nos salários. E o percentual que foi apresentado é acima da inflação. O sindicado patronal informou que terá uma reunião ainda nesta segunda-feira com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (MOB), assim como tentaria também se reunir com a Prefeitura de São Luís.
O desembargador Gerson de Oliveira demonstrou confiança com o andamento das discussões a respeito de uma solução da greve dos rodoviários. “Acho que já começou a se desenhar um desfecho desta greve, e isso é extremamente importante porque não podemos ficar sem ônibus. Acredito, sim, que logo teremos uma posição para que possamos fechar um consenso para que volte a circular um número suficiente de transporte público para a população”, ressaltou o vice-presidente e corregedor do TRT-16.
Nesta terça-feira (3/2), está mantida a segunda audiência com os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Maranhão (STTREMA), do Sindicato das Empresas de Transporte (SET), da Prefeitura de São Luís e da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), e com o Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA).6 visualizações
Daniel Matos
2 de fevereiro de 2026
Nenhum comentário
Durante o recesso, o deputado Wellington manteve atuação permanente, tanto nos municípios, quanto na Assembleia Legislativa
Mesmo durante o recesso parlamentar da Assembleia Legislativa do Maranhão, que ocorre de 18 de dezembro a 2 de fevereiro, o deputado estadual Wellington do Curso manteve uma agenda intensa de trabalho, amparado pela Resolução Administrativa nº 1206/2025, da Mesa Diretora da Casa, que instituiu a Comissão de Representação Interna para atuar durante o recesso. Tradicionalmente, o parlamentar abre mão do período de descanso para seguir trabalhando em defesa das demandas da população maranhense.
Durante o recesso, o deputado manteve atuação permanente, tanto nos municípios, quanto na Assembleia Legislativa, com agendas externas, reuniões institucionais, fiscalizações e atendimento direto à população.
“Nosso mandato não entra em recesso porque os problemas do Maranhão não param. Eu sempre faço a opção de continuar trabalhando, visitando comunidades, ouvindo as pessoas, fiscalizando a aplicação dos recursos públicos e cobrando soluções. Defendemos vagas em escolas próximas das casas das crianças, valorização dos profissionais da segurança pública, concursos, promoções, reajustes, infraestrutura de qualidade e respeito ao dinheiro do povo”, afirmou o deputado Wellington do Curso.
Entre as atividades desenvolvidas, o parlamentar realizou reuniões com pais de alunos para defender a ampliação de vagas em escolas públicas próximas às residências das crianças; esteve em comunidades como o Porto Grande, na zona rural de São Luís, por meio do projeto “Ouvindo o Maranhão”, que leva o gabinete móvel aos municípios; defendeu reajustes, concursos e promoções para policiais; participou de reuniões com policiais militares sub judice, cobrando nomeações; fiscalizou o pagamento de precatórios do Fundef e a correta aplicação das sobras do Fundeb; denunciou casos de violência; cobrou a recuperação da rodovia estadual MA-016; e se manifestou sobre o caso do município de Turilândia, defendendo que um eventual interventor seja membro do Ministério Público, como forma de garantir legalidade e imparcialidade.
Daniel Matos
2 de fevereiro de 2026
Nenhum comentário
São Luís (MA) – A capital maranhense vive hoje, nesta segunda-feira (2), uma grande celebração da fé, da ancestralidade e da cultura afro-brasileira com a realização do 3º Presente de Yemanjá, a partir das 13h, no Forte Santo Antônio da Barra, na Península da Ponta d’Areia.
O evento é realizado pelas Mulheres de Axé do Brasil e pelo Ilê Ashé Ogum Sogbô, em parceria com a Feira MA PRETA, e conta com o apoio de diversos coletivos, instituições, comunidades tradicionais e parceiros da sociedade civil, consolidando-se como uma das maiores homenagens públicas à Orixá Yemanjá no Maranhão.
Reconhecida nas tradições de matriz africana e afro-brasileiras como Iyá Ori – Mãe de todas as cabeças, Yemanjá é reverenciada em todo o Brasil e no continente africano. Em São Luís, cidade conhecida nacionalmente como Ilha da Encantaria, a celebração representa um ato de fé, memória, resistência e reparação histórica às comunidades de terreiro.
Desde 2023, por iniciativa da Vodunsi Agonjaí Ana Rosa Silva, juntamente com as Mulheres de Axé do Brasil, o Ilê Ashé Ogum Sogbô e diversos terreiros do município, o Presente de Yemanjá passou a integrar o calendário cultural e religioso da cidade, reunindo cortejos culturais e marítimos, rituais tradicionais, manifestações artísticas e ações de fortalecimento do afroempreendedorismo.
Terreiros e comunidades tradicionais confirmados
A edição deste ano conta com a presença de terreiros de matriz africana e afro-brasileira de São Luís e Região Metropolitana, reafirmando o caráter coletivo, inter-religioso e ancestral da celebração, em um grande encontro de nações, saberes e tradições
Programação cultural
A programação reúne atrações que fortalecem a identidade afro-maranhense, a cultura popular e as tradições ancestrais do Maranhão: • Bloco Abiyeyê Maylô • Bateria da Turma do Quinto • Show da artista Gisele Padilha • Samba de Mina • Tambor de Crioula Crioulos e Crioulas • Bloco Afro Aiyê Amadê • Fernando de Yemanjá e Samba de Terreiro
Além das apresentações culturais, o evento acontece ao longo de todo o dia, integrando religiosidade, cultura, arte e economia criativa
Feira MA PRETA e serviços à comunidade
Durante o Presente de Yemanjá, será realizada a Feira MA PRETA, reunindo afroempreendedoras e afroempreendedores, com destaque para mulheres negras e de terreiro, promovendo geração de renda, autonomia econômica e valorização dos saberes tradicionais.
Em parceria com o Instituto IGEP, o evento também oferece serviços gratuitos à população, como: • Atendimento jurídico • Orientação nutricional • Massoterapia
Entre outras ações de cuidado, bem-estar e fortalecimento comunitário
Celebração, resistência e reparação histórica
Mais do que um evento cultural, o Presente de Yemanjá é um ato espiritual, político e cultural, que reafirma o direito à fé, à memória e à ocupação dos espaços públicos pelas comunidades tradicionais de matriz africana. A iniciativa fortalece o combate ao racismo religioso e a valorização do patrimônio cultural imaterial do Maranhão.
Nesta segunda-feira, São Luís reafirma-se como território de ancestralidade viva, fé e encantaria, onde o mar, a cultura e os povos de axé se encontram para celebrar aquela que, segundo a sabedoria ancestral, acompanhou seus filhos através do Atlântico e nunca os abandonou
Realização • Mulheres de Axé do Brasil • Ilê Ashé Ogum Sogbô • Feira MA PRETA
Apoios e parceiros institucionais • Instituto IGEP • Nega Mina Consultoria • Forte Santo Antônio da Barra • Café do Forte • Secretaria Municipal de Cultura de São Luís (Secult) • Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma) • Coordenação Municipal de Igualdade Racial • Vice-Prefeitura de São Luís
Comentários