MPMA informa que já protocolou no Plantão Judiciário prisão de prefeito e primeira-dama de Turilândia

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) informa que foi protocolada, no Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), a comunicação de cumprimento de mandados de prisão preventiva relacionados a investigação que apura a prática de crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos ou valores, previstos na Lei nº 9.613/1998 .

O procedimento reúne comunicações formais sobre o cumprimento das ordens judiciais, acompanhadas da documentação pertinente, incluindo registros de exames de corpo de delito ad cautelam.

Constam como acusados Janaina Soares Lima, Wandson Jonath Barros, Eva Maria Oliveira Cutrim, Marlon de Jesus Arouche Serrao e José Paulo Dantas Silva Neto. A comunicação foi distribuída ao TJMA em 24 de dezembro de 2025, no âmbito do Plantão Judiciário.

O MPMA acompanha o andamento do caso, dentro de suas atribuições constitucionais, respeitando o sigilo processual e as determinações judiciais.

Prefeito e primeira-dama de Turilândia se entregam à polícia após dois dias foragidos

O prefeito de Turilândia, Paulo Curió, e a primeira-dama, Eva Curió, se entregaram às autoridades policiais

O prefeito de Turilândia, Paulo Curió (União Brasil), e a primeira-dama, Eva Curió, se entregaram à polícia, em São Luís, na manhã desta quarta-feira (24), após ficarem dois dias foragidos. Com isso, todos os mandados foram cumpridos com as prisões do prefeito, da sua esposa, da vice-prefeita e de todos os vereadores do município que, segundo o Ministério Público, são parte de uma organização criminosa que desviou recursos públicos.

A Operação Tântalo II, deflagrada na última segunda-feira (22), investiga o desvio de R$ 56.328.937,59 e envolve empresas criadas de forma fictícia pelo prefeito e seus aliados, o que inclui os 11 vereadores de Turilândia, a atual vice, além da ex-vice-prefeita, servidores públicos, empresários e outros agentes políticos.

“Na Câmara, todos os vereadores faziam parte do esquema, recebendo dinheiro desviado diretamente ou através de parentes”, afirmou o promotor do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Fernando Berniz.

Após ser preso, Paulo Curió e a vice, Tânia Mendes, serão encaminhados para a Unidade Prisional de Ressocialização de Pedrinhas, em São Luís, para cumprir prisão preventiva. Já os 11 vereadores tiveram a prisão preventiva convertida para domiciliar ou uso de tornozeleira eletrônica.

“A Justiça preferiu transformar as prisões dos vereadores em domiciliar ou tornozeleira para não interromper as atividades em Turilândia, já que agora o presidente da Câmara terá que assumir o cargo de prefeito”, explicou o promotor Fernando.

Ao todo, foram cumpridos 51 mandados de busca e apreensão e 21 mandados de prisão em São Luís, Paço do Lumiar, Santa Helena, Pinheiro, Barreirinhas, Governador Nunes Freire, Vitória do Mearim, Pedro do Rosário, São José de Ribamar e Presidente Sarney. A ação é um desdobramento da Operação Tântalo, realizada pelo GAECO em fevereiro deste ano.

Blue Tree São Luís terá Ceia de Natal aberta a hóspedes e ao público em geral

Para proporcionar uma experiência natalina completa, o hotel receberá a visita do Papai Noel das 18h às 20h

A ceia natalina será servida no Oito Restaurante

O Blue Tree São Luís preparou uma Ceia de Natal especial para a noite do dia 24 de dezembro, reunindo sabor, sofisticação e o clima acolhedor que marca a data. A experiência será oferecida tanto para hóspedes quanto para o público em geral, em um ambiente elegante e cuidadosamente decorado para celebrar o Natal. Antes, o hotel receberá a visita do Papai Noel das 18 às 20h para proporcionar um momento especial para hóspedes e o público em geral.

Assinada pela equipe gastronômica do hotel, a ceia contará com um cardápio exclusivo, elaborado para agradar diferentes paladares, com pratos tradicionais da data, receitas contemporâneas e sobremesas especiais, valorizando ingredientes selecionados e apresentação refinada.

Além da gastronomia, a noite será marcada por um atendimento diferenciado e pelo clima festivo característico do Blue Tree São Luís, que se consolida como uma das principais opções da cidade para celebrações especiais.

“A proposta é proporcionar uma experiência completa, ideal para famílias, casais e grupos de amigos que desejam celebrar o Natal com conforto e qualidade”, destacou a diretora geral do hotel. Jacira Haickel.

A Ceia de Natal será realizada na noite do dia 24 de dezembro, no Oito Restaurante. As vagas são limitadas e as reservas podem ser feitas antecipadamente junto à equipe do Blue Tree São Luís.

Mais informações e reservas podem ser obtidas diretamente com o Blue Tree São Luís pelo telefone (98) 98413-2979.

Deputado Wellington cobra promoções de praças e oficiais da PM e do Corpo de Bombeiros

Wellington também chamou atenção para a necessidade de valorização permanente das carreiras militares no Maranhão

Na manhã desta quarta-feira (24), o deputado estadual Wellington do Curso, que integra a Comissão de Recesso da Assembleia Legislativa do Maranhão, utilizou as redes sociais para cobrar do Governo do Estado a efetivação das promoções de praças e oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. O parlamentar destacou que as promoções devem ocorrer tradicionalmente no mês de dezembro e representam um direito das categorias, que aguardam reconhecimento após anos de dedicação e serviços prestados à segurança pública maranhense.

Wellington também chamou atenção para a necessidade de valorização permanente das carreiras militares no Maranhão.

“O que estamos defendendo é respeito aos homens e mulheres que arriscam a própria vida diariamente para proteger a população maranhense. As promoções de praças e oficiais precisam acontecer em dezembro, garantindo previsibilidade e justiça na carreira. Além disso, é fundamental avançar com projeto de lei em consonância com a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, assegurando critérios claros, transparentes e justos para a progressão funcional. Também defendemos um reajuste salarial digno, que valorize o trabalho, a dedicação e o compromisso desses profissionais com a segurança pública. Nosso mandato seguirá firme, cobrando, fiscalizando e defendendo os direitos dos policiais e bombeiros militares”, afirmou o deputado Wellington.

Assista ao vídeo:

Atendimento 24 horas

O atendimento da Equatorial Maranhão permanece disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, por meio da assistente virtual Clara, no WhatsApp (98) 2055-0116, e pela Central de Atendimento 116, com ligação gratuita. Os serviços também podem ser acessados pelo site www.equatorialenergia.com.br.

Durante a semana do Natal, as unidades presenciais de atendimento funcionam até o dia 24 de dezembro, das 8h às 12h, com retorno das atividades na sexta-feira, 26 de dezembro, em horário normal. No período de Ano Novo, o atendimento presencial segue até a quarta-feira, dia 31, também das 8h às 12h, sendo retomado normalmente na sexta-feira, 2 de janeiro.

Mobilização popular reúne milhares de pessoas em Caxias após decisão da Justiça Eleitoral

Uma mobilização popular reuniu milhares de pessoas na Avenida Santos Dumont, em Caxias, ao longo desta semana. O ato ocorreu após uma decisão da Justiça Eleitoral envolvendo o prefeito Gentil Neto e o vice-prefeito Eugênio Coutinho.

Segundo os organizadores, mais de 10 mil pessoas participaram da manifestação, que contou com a presença de apoiadores, lideranças comunitárias, representantes políticos e moradores de diversos bairros do município. Durante o ato, os participantes se concentraram na Avenida Santos Dumont, portando cartazes e realizando manifestações de forma pacífica.

A mobilização teve como principal pauta a demonstração pública de posicionamento em relação ao cenário político atual do município. Durante o evento, também foi destacada a informação de que a decisão judicial ainda não é definitiva e que o processo segue em tramitação, com possibilidade de recurso às instâncias superiores da Justiça Eleitoral.

Conforme previsto na legislação eleitoral, enquanto não houver decisão final, Gentil Neto permanece no exercício do cargo de prefeito, assim como Eugênio Coutinho segue atuando como vice-prefeito, assegurando a continuidade administrativa do município.

O ato transcorreu de forma organizada e sem registros de incidentes, reunindo diferentes segmentos da sociedade. A manifestação evidenciou a participação popular no debate político local e a atenção da população aos desdobramentos do processo judicial em curso.

Ao final, a mobilização refletiu um momento de engajamento cívico, com a cidade acompanhando os próximos passos da Justiça e a manutenção das atividades administrativas do município.

Desconto irregular do subsídio da 1001 pela Prefeitura põe cidade em novo risco de greve de ônibus

Garagem da empresa 1001, cujos trabalhadores ameaçaram entrar em greve novamente por falta de pagamento de salários e do 13º

O desconto efetuado irregularmente pela Prefeitura de São Luís referente ao subsídio da empresa 1001 por causa da greve realizada pelos trabalhadores, em novembro deste ano, está estrangulando a empresa, que pode enfrentar nova greve, já informada pela categoria, segundo fontes.

O subsídio representa 30% da tarifa e os constantes descontos irregulares deve trazer o sistema ao colapso até o início do ano.

O prefeito Eduardo Braide, vem, reiteradamente, descumprindo decisões judiciais, causando prejuízos às empresas e ao sistema de trânsito.

Uma delas foi do Juiz Titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, Douglas Martins, que determinou que a Prefeitura de São Luís apresentasse, em um prazo de 10 dias, a memória detalhada do cálculo das tarifas e subsídios dos contratos de concessão, mas, até o momento, isso não foi feito.

Agora, o Município descumpre decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trecho da Lei Complementar nº 07/2025, sancionada pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide, que autoriza a Prefeitura a reter valores das empresas de transporte público para cobrir os custos de contratação de carros por aplicativo durante paralisações dos rodoviários. Em apenas 10 dias, a Prefeitura pagou cerca R$ 9 milhões a empresa de transporte por aplicativo, dinheiro até superior ao que devia por um mês às empresas de ônibus.

Para o ministro, a legislação municipal não definiu critérios claros e não assegurou às empresas o direito de se defender antes de terem os recursos retidos. Pela decisão do STF, a Prefeitura está proibida de usar os repasses ou subsídios destinados às empresas de ônibus para pagar os serviços de aplicativo até que o mérito da questão seja julgado.

A questão, agora, é que a Prefeitura ainda não devolveu à 1001 os valores retidos indevidamente e a empresa não tem como pagar o 13° dos seus funcionários, que já estão programando nova greve.

Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina

Iracema Vale, governador Brandão, ministro Alexandre Padilha e outras autoridades no ato de descerramento da placa inaugural do HRT

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta terça-feira (23), da inauguração do Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade da Região Tocantina (HRT), em Imperatriz. A nova unidade de saúde chega para fortalecer a rede estadual e descentralizar o atendimento especializado no Sul do Maranhão.

O evento contou com a presença do governador Carlos Brandão; dos ministros Alexandre Padilha(Saúde) e André (Esportes); do prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral; do secretário de Saúde, Tiago Fernandes; dos deputados estaduais Antônio Pereira, Janaína e Keke Teixeira, entre outras autoridades.

Autoridades participam do ato de descerramenro da placa inaugural do Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade da Região Tocantina

A presidente da Alema, Iracema Vale, destacou a importância estratégica do novo hospital para a região.
“Eu diria que é o melhor presente de Natal de todos os tempos para Imperatriz e para toda a Região Tocantina. A nova unidade é uma demonstração de cuidado, de amor e de zelo pelo povo maranhense. Percebemos aqui a alta qualidade dos equipamentos, da construção e dos profissionais. É uma unidade de acolhimento e um instrumento importante para salvar vidas”, afirmou Iracema Vale.

Estrutura e atendimento

O novo hospital aumentou a oferta de leitos críticos. No ato, o governador Carlos Brandão detalhou a ampliação da capacidade de atendimento da unidade, que recebeu investimentos para suporte de casos graves.

Iracema Vale visita as instalações do novo hospital, acompanhada pelo governador Brandão, pelo prefeito Rildo Amaral, de ministros de Estado, entre outras autoridades

“O HRT foi planejado para oferecer atendimento integral e seguro, com estrutura de ponta e equipes especializadas. É, realmente, um hospital muito grande e preparado para altas demandas”, disse o governador, acrescentando ainda que a unidade oferta 153 leitos, sendo 30 de UTI distribuídos em três alas (duas adultas e uma pediátrica) à disposição da população.

A excelência da estrutura hospitalar também foi enfatizada pelo ministro de Saúde Alexandre Padilha, que classificou a unidade como referência nacional. “Pode até existir estrutura e equipamentos iguais aos que vi aqui, mas melhor não tem no Brasil para o povo de Imperatriz, para a população maranhense”, afirmou Padilha.

Deportação: PF prende, em São Luís, irlandês investigado por morte de criança de 3 anos em seu país

Suspeito de homicídio na Irlanda estava em situação migratória irregular no Brasil; ação contou com cooperação policial internacional

São Luís-MA – A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira (23/12), um cidadão irlandês, em São Luís/MA para fins de deportação.

O deportando é suspeito do homicídio de uma criança de três anos de idade na Irlanda e encontrava-se no Brasil em situação migratória irregular. A prisão é resultado de ações de cooperação policial internacional entre a Polícia Federal, por meio da Superintendência da Polícia Federal no Maranhão e da Diretoria de Cooperação Internacional, com atuação das Adidâncias na Colômbia e no Reino Unido, e a Polícia Nacional Irlandesa.

O processo de deportação segue em trâmite e o deportando será devolvido à Irlanda, em que deverá responder pelas acusações de homicídio.

Deputado Wellington questiona pregão de R$ 6,1 milhões após compra de apenas 7 veículos em Pirapemas

Wellington informou que já está reunindo documentos e relatos para cobrar esclarecimentos dos responsáveis e encaminhar o caso aos órgãos de controle

O deputado estadual Wellington denunciou possíveis irregularidades em um pregão eletrônico realizado pela Prefeitura de Pirapemas, orçado em R$ 6,1 milhões, destinado à aquisição de 41 veículos. Segundo informações recebidas pelo parlamentar, apenas sete veículos teriam sido efetivamente adquiridos, o que levanta dúvidas sobre a destinação do restante dos recursos públicos previstos no certame.

Diante da gravidade das denúncias, o deputado informou que já está reunindo documentos e relatos para cobrar esclarecimentos dos responsáveis e encaminhar o caso aos órgãos de controle. Para Wellington, a situação exige total transparência e responsabilidade na aplicação do dinheiro público, especialmente em um município que enfrenta diversas demandas em áreas essenciais.

“Recebemos denúncias graves sobre esse pregão milionário. Foram R$ 6,1 milhões destinados à compra de 41 veículos, mas apenas sete foram comprados. A pergunta que não quer calar é: onde foi parar o restante desse dinheiro? Meu mandato é atuante e não se omite diante de indícios de irregularidades. Já estamos adotando as providências necessárias para cobrar explicações, transparência e respeito ao dinheiro do povo. Quem administra recursos públicos tem o dever de prestar contas à população, e Pirapemas merece respeito”, afirmou o deputado.

Assista ao vídeo:

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima