Oxygeni Hub oferece curso de programação para jovens do ensino médio e universitários, no Ceuma Renascença

A Oxygeni Hub, agência de inovação, tecnologia e empreendedorismo da Universidade Ceuma, oferece o curso de programação para jovens do ensino médio e universitários. As inscrições estão abertas e as aulas terão início em março, no Campus Renascença, com metodologia voltada ao aprendizado prático e às necessidades reais do mercado.

O curso ofertado pela Oxygeni Hub será ministrado em parceria com a Incode Tech School, escola de tecnologia ficada em ensinar programação de forma prática, acessível e alinhada ao mercado.

Abaixo, informações sobre o curso.

  • Apenas 3 meses
  • ⁠100% prático e mão na massa!
  • ⁠No Oxygeni HUB – Universidade Ceuma
  • ⁠Início em março
  • Curso de extensão – 48h

Valores:

  • Alunos do 3º ano do ensino médio: 6x R$ 149,99
  • Público em geral: 6x R$ 199,99

Inscrições/informações:
https://incode-tech-school.com.br.

Multidão confirma tradição do Gentil Folia em sua 9ª edição em Caxias

O prefeito Gentil Neto, o ex-prefeito e secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Fábio Gentil, e as deputadas Amanda Gentil e Daniella na 9ª edição do Gentil Folia, em Caxias

O clima de Carnaval já tomou conta de Caxias, e uma das maiores provas disso foi o sucesso de mais uma edição do tradicional Gentil Folia, que neste ano chegou à sua 9ª realização arrastando uma verdadeira multidão na praça do Acaraú. O bloco, que se consolidou como um dos mais aguardados do período momesco caxiense, mantém viva uma tradição iniciada pelo saudoso líder político Zé Gentil, cuja memória segue celebrada a cada ano pelos foliões.

Com muita animação, cores e alegria, o Gentil Folia reuniu famílias, jovens e visitantes em um percurso marcado por música, dança e espírito festivo. O bloco já se tornou símbolo do Carnaval de Caxias e, mais do que festa, representa um momento de encontro popular e celebração cultural.

Entre os participantes da folia estiveram importantes lideranças políticas da região, como o prefeito Gentil Neto, o secretário de Estado Fábio Gentil e as deputadas Amanda Gentil e Daniella, que acompanharam de perto a energia contagiante dos foliões. A presença das autoridades mostra o caráter tradicional e familiar do evento, que a cada ano amplia sua dimensão e participação popular.

Multidão participou do 9º Gentil Folia, em clima de animação e com total tranquilidade

O Gentil Folia já é considerado uma grande prévia do que será o Carnaval na avenida, servindo como termômetro da festa que movimenta a economia local, aquece o comércio informal e fortalece o turismo na cidade. Barracas, ambulantes e empreendedores aproveitaram a grande concentração de público para garantir renda extra durante o período festivo.

Outro tradicional bloco da cidade, o Bloco das bonecas, no seu percurso passou pelo Bloco do Gentil Folia, o que abrilhantou ainda mais o dia de carnaval.

Ao completar nove edições, o bloco reafirma sua importância no calendário cultural de Caxias e consolida o legado de Zé Gentil, mantendo viva a tradição carnavalesca que une gerações e enche as ruas de alegria. Com o sucesso deste ano, a expectativa agora se volta para os próximos dias de festa na Avenida Alexandre Costa, que prometem manter o mesmo ritmo de animação e participação popular.

Prefeito Dr. Julinho prestigia segundo dia de Carnaval no Circuito Alesandra Santos, em Ribamar

O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, marcou presença no segundo dia oficial de folia do município, neste domingo (15), no Circuito Alesandra Santos. Acompanhado de secretários municipais e populares, o gestor percorreu o trajeto da festa, que reuniu uma grande multidão em um ambiente de paz, alegria e respeito à diversidade cultural.

Durante o evento, Dr. Julinho destacou a importância de manter viva a tradição carnavalesca da cidade e elogiou a organização do evento. “É uma alegria imensa ver nosso povo nas ruas, celebrando com harmonia e resgatando a essência do Carnaval. Estamos aqui para fortalecer a cultura local e garantir que todos possam aproveitar com segurança e dignidade”, afirmou o prefeito durante o percurso.

O público pôde conferir apresentações de blocos tradicionais que são patrimônio da cidade, como o Bloquinho Infantil, que encantou as famílias, e o tradicional Xerinho de Xeriz, que arrastou foliões de todas as idades.

A festa continuou animada seguida por uma sequência de grandes atrações que exaltaram a cultura afro-brasileira e a diversidade musical. O Afro Didara subiu ao circuito, abrindo caminho para o Bloco Afro Aruanda, que emocionou o público com seus ritmos e performances.

O segundo dia de Carnaval no Circuito Alesandra Santos reafirmou São José de Ribamar como um dos destinos mais vibrantes da folia no Maranhão, unindo tradição, inovação e a força da cultura popular. A festa continua nos próximos dias com mais atrações e blocos no circuito da cidade.

2ª noite do Carnaval de Caxias arrasta multidão à avenida e impulsiona a economia local

A segunda noite do Carnaval de Caxias 2026 confirmou o sucesso da festa e levou uma verdadeira multidão de foliões à Avenida Alexandre Costa, que mais uma vez se transformou no grande corredor da alegria. Com uma programação vibrante, diversidade musical e forte presença do público, o clima foi de celebração do início ao fim.

O grande destaque da noite foi o cantor Kanalha, que subiu ao trio e arrastou a multidão com um repertório contagiante, colocando os foliões para cantar e dançar em coro. A apresentação foi um dos pontos altos da programação e consolidou a segunda noite como uma das mais animadas do Carnaval deste ano.

Além da alegria nas ruas, o Carnaval também tem refletido diretamente na economia local. Ambulantes, barraqueiros, vendedores informais, bares, restaurantes e comerciantes da região registraram aumento significativo nas vendas, aproveitando o grande fluxo de pessoas no circuito da festa. O movimento intenso mostra que o Carnaval de Caxias, além de promover cultura e lazer, também gera renda e oportunidades para centenas de famílias.

A organização e a segurança do evento, já elogiadas na abertura, permaneceram como marcas da festa, garantindo que milhares de pessoas pudessem curtir a programação com tranquilidade. Famílias, jovens e visitantes lotaram a avenida em mais uma noite que entra para a história do Carnaval caxiense como sinônimo de alegria, cultura e desenvolvimento econômico.

2ª edição do Banho de Axé consolida tradição e fortalece cultura afro-brasileira em Paço do Lumiar

A 2ª edição do Banho de Axé de Paço do Lumiar foi um grande sucesso e marcou mais um capítulo histórico na valorização das tradições afro-brasileiras no município. O evento foi organizado de forma conjunta pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), por meio da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos, pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude (SEMCEJ), pelo Departamento de Igualdade Racial, pela Liga Opiar e pela Prefeitura de Paço do Lumiar, que atuaram de maneira integrada na coordenação e realização da programação. Realizado na última sexta-feira, 13, o Banho de Axé reuniu povos de terreiro, comunidades tradicionais e a população em geral em uma grande celebração de fé, resistência e identidade cultural.

O cortejo saiu em desfile pela Avenida 13, no Maiobão, reunindo diversas manifestações culturais, e teve seu encerramento no Viva Maiobão, em um momento de forte emoção, música e espiritualidade. O trajeto foi marcado por cantos, danças e expressões que traduzem a força da ancestralidade e o orgulho das raízes afro-brasileiras presentes no município.

Durante o evento, o público prestigiou apresentações de Blocos Afro, Tambor de Crioula, Capoeira e a energia contagiante da Bateria da Turma da Mangueira, além do show especial do cantor Fernando de Iemanjá, que agradeceu o convite e celebrou a experiência de participar da festa. “Foi uma honra imensa participar do Banho de Axé aqui em Paço do Lumiar. A energia desse povo é incrível, é um evento que respeita, valoriza e fortalece a nossa cultura e espiritualidade. Agradeço de coração à Prefeitura pelo convite e pelo carinho com os povos de terreiro”, destacou o artista.

Representando os povos de terreiro, Pai Itaparandy ressaltou a importância do apoio institucional para o fortalecimento das tradições religiosas e culturais. “Hoje é um dia de alegria e gratidão. A gente sente o respeito e o apoio que temos recebido, e isso fortalece nossa fé, nossa cultura e nossa luta por reconhecimento. O Banho de Axé é resistência, é ancestralidade viva.”

O chefe do Departamento de Igualdade Racial, Diego Duarte, também enfatizou o compromisso da gestão municipal com as políticas de promoção da igualdade racial e o fortalecimento das religiões de matriz africana. “O evento mostrou mais uma vez que a gestão está ao lado do povo de matriz africana. O Banho de Axé é um ato de força, luz, organização e fé. O Maiobão recebeu a cultura preta com sua ancestralidade viva, ocupando as ruas com dignidade, respeito e celebração. Seguiremos trabalhando para garantir políticas públicas que valorizem nossa história e combatam qualquer forma de intolerância.”

Já o secretário adjunto de Cultura, Ribamar Neto, celebrou o crescimento da festa e destacou as parcerias que têm fortalecido o evento, entre elas o apoio do Governo do Estado do Maranhão. “Em apenas um ano, o Banho de Axé cresceu muito e se consolidou como uma das maiores celebrações culturais do nosso município. E no próximo ano, com certeza, será ainda maior.”

Além das apresentações culturais, o evento reforçou a importância do combate à intolerância religiosa e da promoção do respeito entre diferentes crenças e tradições. O Banho de Axé se firma como um espaço de diálogo, inclusão e valorização da diversidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e plural.

Com forte participação popular e ampla representatividade das comunidades tradicionais, o Banho de Axé reafirma Paço do Lumiar como um território de diversidade, fé e resistência cultural, fortalecendo as tradições afro-brasileiras e promovendo o respeito entre todos os povos. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), por meio da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos, tem desempenhado papel fundamental na consolidação desse processo no município, estruturando políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial, ao enfrentamento da intolerância religiosa e à valorização das comunidades tradicionais, garantindo que ações como o Banho de Axé se tornem parte permanente do calendário cultural e institucional de Paço do Lumiar.

Parque, colégios, restaurante e mais: Segov realiza entregas em seis cidades maranhenses

Colégio Militar Municipal Tiradentes entregue para fortalecer a educação


Na primeira quinzena de fevereiro, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), realizou importantes entregas em diversas regiões do território maranhense, fortalecendo diversos setores, da tecnologia à educação, segurança e garantia de direitos.

Ao todo, sete municípios receberam entregas da Segov, com equipamentos que vão desde restaurantes populares a colégio militar, parque, Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA), quadras, Estação Tech, entre outros.

No Oeste Maranhense, foi realizada a requalificação do Parque Ambiental de Açailândia, que contou com pintura geral dos espaços, revitalização das pistas de ciclismo e caminhada, manutenção das quadras, playground e academia, reforma do prédio administrativo, banheiros e quiosques, além de nova iluminação, entre outros serviços.

Nos municípios de Buriticupu e Nova Colinas, foram implantadas unidades do Colégio Militar Tiradentes. Ainda em Nova Colinas, também foi inaugurado um Restaurante Popular e entregue dois SSAA – um na sede da cidade e outro no povoado Verde. Já no Sul do Maranhão, São João do Paraíso contou a inauguração de um Restaurante Popular.

Nesta semana, São Luís e São Domingos do Maranhão também receberam importantes obras. Na capital maranhense, por exemplo, foi na área do esporte: a inauguração da quadra poliesportiva do Centro de Ensino Maria do Socorro Almeida.

Um dos restaurantes populares inaugurados pelo Governo do Estado, por meio da Segov

Já em São Domingos do Maranhão, foram quatro ações: a entrega da Estação Tech, de um ginásio com quadra poliesportiva no povoado Bacupari e de dois veículos por meio do programa Coopera Maranhão, para as secretarias municipais de Assistência Social e Educação.

Para o secretário de governo, Márcio Machado, as ações reforçam a atuação assertiva do Governo do Maranhão em focar no desenvolvimento do estado e nos índices educacionais e sociais de cada município.

“O ano de 2026 começou já bastante produtivo, com entregas importantes em diversas regiões do nosso estado, garantindo assistência, direitos e novas perspectivas para milhares de cidadãos maranhenses. Continuaremos com nosso trabalho feito com excelência, sempre tendo a população como foco principal das nossas atividades”, analisou Márcio Machado.

Programa “Luz Para Todos” avança na região Noroeste do Maranhão com ampliação do acesso à energia

Com investimento de R$ 67 milhões, iniciativa viabilizará quase 1,8 mil novas ligações na região

A parceria entre a Equatorial Maranhão e o Governo Federal, por meio do Programa Luz para Todos, segue promovendo avanços significativos no Maranhão, incluindo novas etapas de expansão na região noroeste do estado. A iniciativa tem o objetivo de levar energia elétrica a comunidades rurais e áreas remotas, garantindo mais dignidade, segurança, desenvolvimento e qualidade de vida à população.

Na Região Noroeste, estão sendo investidos R$ 67 milhões para a ampliação da rede elétrica e a realização de 1.792 novas ligações, beneficiando diretamente milhares de famílias. As obras contemplam a construção de redes de distribuição, instalação de postes e transformadores, além da conexão das unidades consumidoras ao sistema elétrico em municípios como Pinheiro, Turiaçu, Bequimão, Centro do Guilherme, Cândido Mendes, Porto Rico do Maranhão e Olinda Nova do Maranhão.

De acordo com o Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Josenilson Monteiro, a parceria com o Governo Federal leva mais que energia às comunidades. “Com essa iniciativa, reforçamos nosso compromisso em levar energia elétrica de qualidade a todos os municípios do estado. Além disso, por meio do Programa Luz para Todos, conseguimos promover a cidadania e a inclusão energética, beneficiando especialmente famílias de comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas que, até então, não tinham acesso a esse serviço essencial”, ressaltou Josenilson Monteiro.

Impacto em todo o Maranhão

O Programa Luz para Todos conta com o apoio do Governo do Estado e das prefeituras municipais e prevê um investimento total de R$ 720 milhões no Maranhão, com a realização de 19.047 novas ligações e a construção de 10 mil quilômetros de rede elétrica. A iniciativa contempla todos os municípios maranhenses, inclusive áreas de difícil acesso, com obras já em andamento em diversas localidades e conclusão prevista para os próximos dois anos.

Atualmente, a Equatorial Maranhão atende mais de 2,9 milhões de clientes em todo o estado, assegurando o fornecimento de energia elétrica com qualidade, segurança e confiabilidade para residências, comércios, indústrias, serviços públicos e atividades produtivas. Onde a luz chega, também chega mais segurança, conforto e novas oportunidades de desenvolvimento econômico para toda a região.

Grupo Equatorial lança campanha de Carnaval “Bloquinho VC+ Seguro”

O Grupo Equatorial lançou nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, a campanha de Carnaval “Bloquinho VC+ Seguro”, uma ação voltada para reforçar orientações de segurança, ampliar a conscientização e fortalecer a proximidade com os clientes durante o período festivo.

Com linguagem leve e educativa, a campanha apresenta um vídeo institucional nas redes sociais e uma série de conteúdos digitais com dicas de segurança para foliões em todo o país. A iniciativa busca alertar a população sobre cuidados essenciais com a rede elétrica, manuseio de equipamentos, uso correto da energia e prevenção de acidentes em ambientes com grande circulação de pessoas.

Como ação complementar, o Grupo Equatorial também preparou a playlist temática “Bloco VC+ Seguro” no Spotify, conectando a marca ao clima do Carnaval de maneira descontraída e alinhada ao público. A playlist está disponível neste link: https://open.spotify.com/playlist/0UUvJoYYkQ3um5TdQwVZwG?si=4Bm2aQWcRlOEhUanOhWtIA

A campanha reforça o Plano de Operação de Carnaval do Grupo Equatorial, trazendo estratégias de informação voltadas à prevenção, orientação de segurança e cuidado da população nos sete estados onde a empresa atua. A iniciativa reforça o compromisso do Grupo com a responsabilidade, cuidado e proximidade com a sociedade, especialmente em períodos de grande movimentação e celebrações.

Ao unir informação, educação e engajamento, o “Bloquinho VC+ Seguro” evidencia o compromisso do Grupo Equatorial em informar e conscientizar a população sobre cuidados fundamentais com a energia, contribuindo para um Carnaval seguro e responsável.

Primeira-dama de São Félix de Balsas se envolve em confusão e é acusada de ameaçar servidores durante Carnaval

O Carnaval de São Félix de Balsas, realizado com recursos do Governo do Estado do Maranhão, na gestão do governador Carlos Brandão, terminou em polêmica após um episódio envolvendo a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Adenisa Martins Nunes.

De acordo com vídeo e relatos de pessoas que estavam no local, a secretária teria se exaltado ao perceber a baixa presença de público no evento. Testemunhas afirmam que ela teria usado palavras ofensivas em meio à frustração com o resultado da festa.

Ainda segundo os relatos, funcionários contratados para atuar na organização teriam sido advertidos de forma dura, com menção à possibilidade de demissão caso não comparecessem ao trabalho na segunda-feira seguinte.

A situação gerou forte repercussão entre moradores e servidores, principalmente pelo fato de se tratar de um evento custeado com recursos públicos.

Repercussão

A postura atribuída à secretária provocou debates nas redes sociais e levantou questionamentos sobre a condução de autoridades em momentos de crise.

O exercício de cargo público exige responsabilidade, equilíbrio e respeito, especialmente quando envolve servidores e a população.

Até o momento, não houve manifestação oficial da secretária sobre o episódio.

O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Assista ao vídeo:

Foragidos são presos após flagrados pelo sistema de reconhecimento facial da Avenida Litorânea, em São Luís

Com o suporte do sistema de reconhecimento facial da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), três foragidos da Justiça maranhense foram presos no circuito da Avenida Litorânea, em São Luís, durante as primeiras noites de programação do Carnaval. Todos estavam com mandado de prisão em aberto e foram flagrados e identificados assim que acessaram a área do circuito.

Duas prisões ocorreram na sexta-feira (13), noite de abertura da festa. A primeira foi de um homem com mandado expedido por débito de pensão alimentícia. No momento em que foi identificado pelas câmeras, um alerta foi emitido para a central de videomonitoramento, que acionou as equipes em campo. Com apoio de drones, foi realizado o acompanhamento tático até a abordagem e prisão pela Polícia Militar do Maranhão. O suspeito ainda tentou fugir ao perceber que estava sendo monitorado, mas foi rapidamente capturado.

Ainda na sexta-feira, foi preso um investigado por homicídio praticado em julho do ano passado, no bairro Floresta, no município de Turilândia. Na ocasião, a vítima, Marcos Vinícius Saraiva Costa, foi surpreendida por disparos de arma de fogo efetuados pelo suspeito e um comparsa.

Já neste sábado (14), por volta de 15h, uma mulher condenada por roubo também foi identificada pelas câmeras de reconhecimento facial e presa. Contra ela havia mandado expedido pela 2ª Vara de Execuções Penais de São Luís, determinando a captura e imediata condução ao sistema prisional em razão do descumprimento das regras do regime semiaberto. Após as prisões, os três foram conduzidos para a unidade da Polícia Civil instalada no circuito e colocados à disposição da Justiça.

O uso de câmeras com reconhecimento facial integra as ações Segurança Pública do Maranhão para prevenir e coibir ações criminosas nos circuitos oficiais do Carnaval.

Uma base avançada do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) foi instalada na Avenida Litorânea para garantir suporte em tempo real às ações em todos os circuitos oficiais de São Luís. Somente na Avenida Litorânea, em São Luís, estão em operação 35 câmeras com reconhecimento facial, permitindo identificação rápida de suspeitos e maior eficiência na prevenção e repressão de crimes.

O monitoramento conta ainda com drones, inclusive com câmeras termais, e patrulhamento aéreo do CTA ampliando o campo de visão e a capacidade de resposta a qualquer ocorrência.

Operação Carnaval 2026

Mais de 8 mil agentes das forças estadual de segurança pública estão mobilizados para garantir a paz e a tranquilidade nos circuitos oficiais da festa em todo o Maranhão.

A operação reúne efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial, Inteligência, Centro Tático Aéreo (CTA), Força Estadual e Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

Estão sendo empregadas ainda cerca de 700 viaturas, entre carros e motocicletas, além de quatro aeronaves, de quatro bases operacionais do CTA, que realizam sobrevoos contínuos para patrulhamento, monitoramento e apoio às equipes em terra, especialmente em áreas de grande concentração de público.

O planejamento e ação inclui ainda forte aparato tecnológico, com câmeras de videomonitoramento com reconhecimento facial, drones e aeronaves. Tudo isso, sem comprometer a rotina de policiamento nos bairros, tanto na Grande Ilha, que engloba as cidades de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, bem como nos municípios no interior do estado.

Na capital, o reforço contará com mais de 4 mil policiais e bombeiros, atuando nos circuitos da Avenida Litorânea (circuito Vem Pro Mar), Centro, Madre Deus, Passarela do Samba e Anel Viário, entre os dias de 19 a 22 de fevereiro.

Na Avenida Litorânea (Vem pro Mar), principal palco do Carnaval do Maranhão, há controle de acesso para evitar a entrada de armas, além de torres de observação da Polícia Militar ao longo do circuito.

A Polícia Civil terá base instalada no circuito Vem Pro Mar, com reforço de efetivo para atuação preventiva e policiais infiltrados na multidão para coibir ações de quadrilhas de furto de celular.

Lei Seca

Durante todo o período do Carnaval, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) vai intensificar a fiscalização e garantia da Lei Seca. Barreiras fixas e volantes estão sendo montadas nas principais avenidas e rodovias da Grande Ilha, durante o dia e à noite, para coibir a condução sob efeito de álcool, o excesso de velocidade e prevenir acidentes.

Canais de emergência

190 – Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciops)

193 – Corpo de Bombeiros Militar

181 – Disque-Denúncia Maranhão
App Salve Maria Maranhão – para casos de violência contra a mulher

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima