Governador Carlos Brandão acompanha buscas por crianças desaparecidas em Bacabal

O governador Carlos Brandão esteve, nessa sexta-feira (9), no município de Bacabal, no Quilombo São Sebastião dos Pretos, para prestar solidariedade às famílias das crianças desaparecidas. Na ocasião, acompanhou de perto o trabalho das equipes mobilizadas nas buscas pelos irmãos Ágatha Isabelly, de seis anos, e Michael, de quatro anos.

Durante a agenda, Brandão também visitou Kauã, de oito anos, a primeira criança localizada, que está internada no Hospital Municipal, onde recebe acompanhamento médico e psicológico. O governador agradeceu o empenho das forças de segurança estaduais e municipais, além da mobilização solidária da população local, que tem se voluntariado para auxiliar nas buscas.

Foi mobilizado todo o aparato do sistema de segurança pública, com mais de 400 homens e mulheres das forças estaduais e municipais, incluindo Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, CTA, Cosar, bombeiros voluntários e equipes da Prefeitura. As operações contam com helicópteros, cães farejadores e drones equipados com tecnologia capaz de identificar pessoas pelo calor, permitindo varreduras em áreas de mata fechada.

Brandão anunciou também o reforço das operações com a integração do Exército Brasileiro e do Batalhão Ambiental, ampliando o suporte técnico e operacional às equipes que já atuam na região.

Fundador do Grupo Ceuma, Mauro Fecury, recebe pesquisador britânico-americano para encontro sobre ciência, educação e gerações

Mauro Fecury com o cientista britânico-americano Glen Norman Barber e o ex-deputado estadual Fábio Braga

O fundador do Grupo Educacional Ceuma, Mauro Fecury, recebeu, em sua sala, o cientista britânico-americano Glen Norman Barber, pesquisador de renome internacional e referência nos estudos sobre imunologia, especialmente pelo descobrimento do sensor STING (Stimulator of Interferon Genes), com impacto direto no desenvolvimento de novas terapias contra o câncer e doenças autoimunes.

A visita contou ainda com a presença do conselheiro de educação e diretor educacional Fábio Braga e do acadêmico de Medicina João Carlos, simbolizando o encontro de diferentes gerações: o pioneirismo e a visão de futuro de Mauro Fecury, o protagonismo internacional de Glen Barber e a energia transformadora da juventude representada por Fábio Braga e João Carlos.

O momento reforça o compromisso do Grupo Ceuma em ser ponte entre tradição, ciência e inovação, aproximando o Maranhão de grandes nomes da pesquisa mundial e fortalecendo sua missão na formação de excelência em saúde e educação.

Muito além das quatro linhas: Formação de futuros cidadãos na Escolinha de Futebol CTM

Projeto social desenvolvido no Pindaí, em São José de Ribamar, já iniciou treinos de 2026

A temporada de treinos da Escolinha de Futebol CTM já foi iniciada, após breve recesso de fim de ano

Em tempos em que telas disputam a atenção das crianças minuto a minuto e o sedentarismo se impõe como um desafio silencioso à saúde física e mental dos jovens, o futebol segue sendo um poderoso instrumento de transformação social.

No bairro do Pindaí e adjacências, em São José de Ribamar, a Escolinha de Futebol CTM é prova viva de que o esporte, quando bem orientado, vai muito além da formação de craques: ajuda a construir cidadãos de bem, com valores sólidos e perspectivas de futuro. E o mais importante, tem ajudado a manter crianças e jovens bem longe das drogas, que são comuns na região de alta vulnerabilidade social.

Mantido com patrocínio do Grupo Potiguar e do Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, o projeto social desenvolvido pela Comunidade Terapêutica do Maranhão / CTM atua diretamente na base da formação infantil e juvenil. Ali, a bola não é apenas um objeto de lazer, mas uma ferramenta pedagógica. Cada treino carrega lições que ultrapassam o campo: disciplina, ética, respeito às diferenças, trabalho em equipe e responsabilidade.

“O futebol ensina a ganhar e a perder, a ouvir o outro, a respeitar regras e a entender que ninguém vence sozinho”, costumam destacar educadores e treinadores que atuam em projetos sociais esportivos. Na CTM, esse aprendizado é reforçado diariamente. O compromisso com a escola, por exemplo, é condição essencial para a permanência das crianças e adolescentes no projeto, criando um ciclo virtuoso em que esporte e educação caminham juntos.

Temporada de treinos de 2026 já iniciada

Após um breve recesso de fim ano, os treinos semanais já foram retomados e a bola está rolando forte na sede da CTM.

“Nossos treinos já iniciaram e esperamos uma excelente temporada nesse ano de 2026. Somos muitos gratos aos nossos patrocinadores, Grupo Potiguar e Governo do Estado, através da SEDEL; que nos ajudam a viabilizar os treinos semanais às terças e quintas, de manhã e a tarde e aos sábados pela manhã. A cada temporada sentimos que os valores repassados em campo dão frutos importantes, e ficamos fellizes em receber os comentários das famílias, elogiando o comportamento dos nossos alunos, que melhoram a cada temporada. Isso para nós é o maior incentivo – saber que estamos tendo sucesso em formar cidadãos de bem e combater as drogas e a criminalidade através do esporte” decalara o Coordenador do Projeto Édison Lages.

Prática desportiva melhora a qualidade de vida

Além do impacto social, os benefícios físicos e cognitivos da prática do futebol são amplamente reconhecidos. Estudos indicam que a atividade física regular melhora a oxigenação do cérebro, contribui para o desenvolvimento da memória, da concentração e do raciocínio lógico — fatores fundamentais para o desempenho escolar.

Criada em 2017, a Escolinha de Futebol CTM beneficia 120 jovens, de 7 e 17 anos, nas categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15 com patrocínio da Potiguar e do Governo do estado / SEDEL, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte

Em um cenário marcado pelo uso excessivo de celulares, videogames e redes sociais, iniciativas como a da Escolinha de Futebol CTM surgem como um contraponto saudável, estimulando o movimento, o convívio social e o equilíbrio emocional de crianças e jovens.

O futebol, por sua própria dinâmica, favorece a socialização e a inclusão. No campo, diferenças sociais, culturais ou econômicas perdem espaço para o espírito coletivo. Cada passe, cada jogada construída em conjunto reforça a ideia de pertencimento e cooperação — valores essenciais para a vida em comunidade.

Ao apoiar a Escolinha de Futebol CTM, o Grupo Potiguar e Governo do Maranhão não investem apenas em esporte, mas em desenvolvimento humano. Investem na prevenção da evasão escolar, no combate ao sedentarismo e na formação de uma geração mais saudável, disciplinada e consciente de seu papel na sociedade.

O som da bola rolando no campo do CTM ecoa como um lembrete poderoso: o esporte ainda é um dos caminhos mais eficazes para educar, incluir e transformar. E, na Escolinha de Futebol CTM, cada treino é um passo a mais na construção de futuros que vão muito além do placar final. Os maiores gols acontecem diariamente, e são bem longe do campo.

Sobre o projeto social

Criada em 2017, a Escolinha de Futebol CTM atende hoje cerca de 120 jovens, de 7 e 17 anos, divididos nas categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15; moradores do bairro do Pindaí e adjacências, em São José de Ribamar.

A proposta do projeto vai além dos fundamentos esportivos. A CTM mantém um acompanhamento psicossocial e pedagógico constante junto aos alunos, envolvendo psicólogos, pedagogos e educadores físicos.

As atividades do projeto social também englobam as famílias dos atletas, e incluem palestras, campanhas educativas, reforço escolar e aconselhamento familiar — sempre com foco na prevenção ao uso de drogas e no fortalecimento dos laços comunitários.

Prefeitura de Buriticupu é condenada a apresentar cronograma de concurso público em 90 dias

Após um pedido de cumprimento de sentença protocolado pela 1ª Promotoria de Justiça de Buriticupu, a Justiça determinou, nesta quinta-feira, 8, que o Município apresente, no prazo máximo de 90 dias, cronograma detalhado e definitivo para a realização de concurso público. O documento deverá ter a previsão de publicação do edital, fases avaliativas, homologação do resultado e nomeações.

Em agosto de 2019 foi proferida decisão liminar que determinou ao Município de Buriticupu a substituição de servidores temporários por aprovados em concurso público, além da abstenção de novas contratações irregulares, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. A liminar foi confirmada em 7 de setembro de 2020 e alterada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que determinou a realização de concurso público para todos os cargos vagos que não tivessem sido providos por falta de aprovados e excedentes do último certame, realizado em 2022, no prazo de 12 meses.

Apesar de notificado em janeiro de 2023, o Município não cumpriu a decisão. Além disso, a Prefeitura de Buriticupu continuou realizando contratações temporárias para atividades permanentes e previsíveis, como o magistério da educação básica.

Uma denúncia recebida pela Ouvidoria do MPMA e investigada pela Promotoria demonstrou que candidatos aprovados em processo seletivo realizado em 2024 foram contratados para cargos em comissão. “A nomeação de dezenas de candidatos aprovados em processo seletivo para cargos em comissão constitui flagrante desvio de finalidade e forte indício de preterição arbitrária dos demais classificados”, apontou o promotor de justiça Felipe Augusto Rotondo.

A decisão do último dia 8, assinada pelo juiz Moisés Souza de Sá, também determinou prazo de 30 dias para que o Município comprove documentalmente o cumprimento do decreto municipal n° 035/2024. Para isso, deverá apresentar a relação nominal dos servidores, com indicação da função, data de admissão e de rescisão; atos formais de desligamento e declaração atualizada de inexistência de novas contratações temporárias para funções de natureza permanente.

Caso haja servidores nessa situação, deverão ser indicados os vínculos existentes de forma detalhada e os respectivos fundamentos legais. No mesmo prazo, a Prefeitura deverá apresentar o cálculo discriminado do valor devido a título de multa desde o fim do prazo de 12 meses contados a partir da decisão do TJMA.

Satélite produzido pela UFMA e apoiado pela AEB será lançado na Índia nessa segunda-feira (12)

Nanossatélites desenvolvidos pela Universidade Federal do Maranhão e pela Ideia Space já estão integrados ao foguete PSLV-C62 e farão parte de missão com aplicações em segurança marítima e educação espacial

Nanossatélite Aldebaran-I. Divulgação: UFMA.

O nanossatélite Aldebaran-I, desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com apoio institucional e financeiro da Agência Espacial Brasileira (AEB), tem lançamento previsto para o dia 12 de janeiro, a partir da base indiana Satish Dhawan Space Centre, a bordo do foguete PSLV-C62. 

O equipamento já se encontra integrado ao veículo lançador e pronto para a missão, que colocará em órbita uma constelação multifuncional de satélites liderada pela startup brasileira Ideia Space/AlltoSpace, que inclui outros quatro satélites: Orbital Temple, EduSat-1, Galaxy Explorer e UaiSat.

O Aldebaran-I foi desenvolvido por pesquisadores e estudantes do curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA e integra uma iniciativa do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) 2022–2031, coordenado pela AEB, que estimula o desenvolvimento de nanossatélites acadêmicos, de baixo custo e alta relevância social. Especificamente, o projeto faz parte do Programa de Nanossatélites Acadêmicos, que visa capacitar recursos humanos em temáticas relacionadas à Engenharia Espacial, e fomentar projetos em parceria com universidades e escolas no País.

Foguete PSLV-C62 na base indiana Satish Dhawan Space Centre.

Tecnicamente classificado como um cubesat padrão 1U, com formato cúbico e 10 centímetros de lado, o Aldebaran-I tem foco em aplicações estratégicas, como segurança marítima, localização de embarcações de pequeno porte e monitoramento ambiental. O satélite poderá apoiar autoridades costeiras em missões de busca e resgate de embarcações pesqueiras em situação de risco no mar e também poderá ser empregado na localização de queimadas, por meio do uso de plataformas de coleta de dados ambientais.

Saiba mais aqui.

Com atuação nacional, Plataforma E+ consolida ações de sustentabilidade e responsabilidade social do Grupo Equatorial

Resultados conquistados nos últimos 4 anos reforçam educação ambiental, capacitação profissional e eficiência energética em todo o país

Da troca de geladeiras antigas por modelos mais econômicos até ações educativas, sustentáveis e de qualificação profissional. Desde 2022, a Plataforma E+, iniciativa do Grupo Equatorial que reúne projetos de sustentabilidade, responsabilidade social e eficiência energética, traz impacto positivo na vida de mais de 600 mil pessoas nos sete estados em que a empresa atua: Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul.

De acordo com Júlio Mendes, Executivo da área de Eficiência Energética do Grupo Equatorial, as ações são estruturadas com foco em educação, desenvolvimento social, geração de oportunidades e o uso consciente da energia elétrica. “A Plataforma E+ traduz o compromisso do Grupo Equatorial com a transformação social através do consumo consciente da energia elétrica, gerando menor impacto ambiental em nossas áreas de concessão. Os resultados refletem histórias de vidas e comunidades transformadas. Já percorremos uma longa jornada e continuaremos para que possamos alcançar cada vez mais pessoas através dos nossos projetos”, destaca Júlio.

Um dos principais pilares da plataforma é o E+ Educação, voltado para ações educativas sobre consumo consciente e sustentabilidade. Nos últimos 4 anos, o projeto já soma 353 mil ações realizadas, alcançando estudantes, professores e comunidades, com atividades que estimulam a mudança de hábitos.

A plataforma também se destaca pelas ações de sustentabilidade ambiental por meio do E+ Reciclagem. Desde 2022, a iniciativa já recolheu 5,5 milhões de toneladas de resíduos, que deixaram de ser descartados de forma inadequada no meio ambiente. Como incentivo, os clientes participantes receberam R$ 2,3 milhões em bônus nas contas de energia, evitando emissões equivalentes a 194 mil quilos de CO₂ e contribuindo diretamente para a redução dos impactos ambientais.

Já o E+ Profissional tem como objetivo ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, por meio da capacitação técnica e profissionalizante. De 2022 a 2025, 17,9 mil pessoas já foram beneficiadas, com a formação de 1.194 turmas, contribuindo para a geração de emprego, renda e o fortalecimento da economia local.

Neste mesmo período, em eficiência energética, os resultados também são significativos. Foram substituídas 50,4 mil geladeiras antigas por modelos novos e mais eficientes, reduzindo o consumo de energia das famílias beneficiadas. Além disso, houve a troca de 1,1 milhão de lâmpadas por versões de LED que ajudou a diminuir o desperdício e os custos com a conta de luz.
Outro destaque é o projeto E+ Luzes nas Cidades, que já instalou 36,3 mil novos pontos de iluminação, promovendo mais segurança, bem-estar e qualidade de vida nos espaços urbanos.

“Os números representam o impacto positivo na vida de milhares de famílias que tiveram suas vidas transformadas seja com ações educativas, seja por certificados adquiridos para o início de uma nova carreira ou com a economia gerada por meio das ações de eficiência energética”, conclui Júlio Mendes.

Estado brasileiro indeniza em mais de R$ 22 milhões comunidades quilombolas de Alcântara por violações de direitos humanos

Recursos executados pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania decorrem de sentenças da Corte Interamericana e reafirmam o compromisso do país com memória, justiça e reparação

Comunidade quilombola afetada pela instalação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) pelo governo brasileiro

urante o ano de 2025, o Estado brasileiro destinou mais de R$ 33,6 milhões ao pagamento de indenizações a vítimas e familiares de graves violações de direitos humanos reconhecidas em sentenças da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH). A maior parte do valor foi direcionado a comunidades quilombolas do município de Alcântara, que vivem um conflito histórico após a instalação da uma base aeroespacial nos seus territórios, na década de 80 do século passado.

A execução dos pagamentos foi coordenada pela Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), reafirmando o compromisso do país com o cumprimento de suas obrigações internacionais no que diz respeito à reparação.

Somente no último ano, por meio da Coordenação-Geral de Sistemas Internacionais de Direitos Humanos, foram pagos R$ 33.687.368,86 em indenizações decorrentes de sentenças proferidas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos

Reparação coletiva

O pagamento de R$ 22,29 milhões em compensação coletiva a 171 comunidades quilombolas do município de Alcântara, no Maranhão, é uma das principais ações em 2025. A decisão reconheceu a responsabilidade internacional do Estado brasileiro por violações aos direitos à propriedade coletiva, à livre circulação e à residência, além da existência de discriminação estrutural e falhas na proteção judicial.

O valor corresponde à indenização fixada pela Corte Interamericana para financiamento de projetos comunitários nas áreas de educação, moradia, acesso à água potável e eletricidade, infraestrutura agrícola e saneamento básico, consolidando uma medida central de reparação coletiva.

Compromisso com memória, justiça e reparação

Entre 2023 e 2025, o Estado brasileiro destinou mais de R$ 77,1 milhões ao pagamento de indenizações determinadas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. As ações de articulação institucional, busca ativa de beneficiários e cooperação para definição de herdeiros reforçam o compromisso do país com a promoção da verdade, da memória, da justiça e da reparação, além do fortalecimento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos.

Reparação integral

A Corte Interamericana adota o princípio da reparação integral, previsto no artigo 63.1 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, segundo o qual a indenização deve buscar, sempre que possível, a restituição plena dos direitos violados. Em razão da natureza irreversível de muitas violações, as sentenças estabelecem compensações financeiras destinadas a mitigar os danos materiais e imateriais sofridos pelas vítimas.

Prefeito e primeira-dama de Turilândia ficam em silêncio em oitiva realizada pelo Gaeco

O prefeito de Turilândia, Paulo Curió, e a primeira-dama, Eva Curió, preferiram ficar em silencio na oitiva realizada pelo MPMA

O Ministério Público do Maranhão, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), informa que, nesta sexta-feira, 9, foram encerradas as oitivas de todos os 21 investigados que estão presos em decorrência da Operação Tântalo II. Compareceram para depor o prefeito Paulo Curió e a primeira-dama, Eva Curió, que exerceram o direito de permanecer em silêncio quando confrontados com perguntas.

José Paulo Dantas Silva Neto (prefeito) e Eva Maria Oliveira Cutrim Dantas (primeira-dama) chegaram a comparecer à Sala de Depoimentos do Gaeco para depor, na última terça-feira (6), mas tiveram as audiências adiadas para esta sexta-feira, 9, a pedido da defesa. Mesmo com o adiamento, o casal preferiu ficar calado diante dos questionamentos formulados na oitiva.

As audiências foram iniciadas na segunda-feira, 5, quando compareceram à Sala de Depoimentos do Gaeco, acompanhados de seus advogados, os investigados Eustáquio Diego Fabiano Campos (médico), Clementina de Jesus Pinheiro Oliveira (pregoeira), Gerusa de Fátima Nogueira Lopes (chefe do Setor de Compras), Wandson Jonath Barros (contador), Janaina Soares Lima (ex-vice-prefeita), Marlon de Jesus Arouche Serrão (empresário). Na ocasião, os advogados de Clementina de Jesus Pinheiro Oliveira também requereram o adiamento do depoimento, que foi remarcado para esta sexta-feira, 9.

Na quarta-feira, 7, compareceram Tanya Karla Cardoso Mendes Mendonça (vice-prefeita) e Hyan Alfredo Araújo Mendonça Silva (empresário).

Os depoimentos tiveram sequência na quinta-feira, 8, quando compareceram à Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Helena os vereadores: José Ribamar Sampaio; Mizael Brito Soares; Nadianne Judith Vieira Reis; Daniel Barbosa Silva; Savio Araujo e Araujo; Jose Luis Araujo Diniz; Gilmar Carlos Gomes Araujo; Josias Froes; Carla Regina Pereira Chagas; Inailce Nogueira Lopes e Valdemar Barbosa. Eles foram ouvidos pelos Promotores de Justiça integrantes do Gaeco por meio de videoconferência.

Exceção

O Ministério Público do Maranhão informa ainda que, com exceção de Gerusa de Fátima Nogueira Lopes, que respondeu a algumas perguntas dos integrantes do Gaeco, os demais investigados utilizaram o direito de permanecerem em silêncio.

Após o encerramento das oitivas dos investigados presos, o Gaeco vai analisar todo o material apreendido e os elementos de provas decorrentes das demais cautelares deferidas pelo Poder Judiciário, ouvir os demais investigados e concluir o Processo de Investigação Criminal (PIC) com eventual oferecimento da denúncia.

CDL São Luís anuncia vencedores da campanha Natal Show de Prêmios

Sorteio ocorreu na última terça-feira (6) na sede da entidade no centro de São Luís

O presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, com membros da diretoria, representantes de entidades empresariais, parceiros e apoiadores da campanha

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL-São Luís) realizou na manhã desta terça-feira (6), em sua sede no centro da cidade, o sorteio da campanha Natal Show de Prêmios, que movimentou o varejo durante as festas de fim de ano, período mais importante para o setor, gerando quase R$ 200 milhões em vendas na região metropolitana da capital e na cidade de Pinheiro. O principal prêmio, um carro zero quilômetro, saiu para um consumidor de São Luís. O sorteio teve transmissão ao vivo pelo canal da entidade no Youtube.

A ação mobilizou o comércio local nos últimos meses e incentivou os consumidores a realizarem suas compras nas lojas participantes da promoção. Em 2025, 951 lojas participaram da campanha contra 870 em 2024, representando um crescimento de 10% entre um período e outro.

Conduzido pelo presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, o sorteio reuniu membros da diretoria da entidade, representantes da Fecomércio, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio do Maranhão (SEINC), Banco do Nordeste, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL-MA), CIELO, CDL Pinheiro e demais parceiros e apoiadores da campanha.

Há oito anos como apoiador da iniciativa, o superintendente do Banco do Nordeste no Maranhão, Isaque Nascimento, parabenizou a CDL São Luís por mais uma edição exitosa.  Para ele, a campanha contribui para o crescimento da economia do estado. Do mesmo pensamento compartilha a secretária adjunta da SEINC, Luzia Rezende. “É uma campanha que gera renda, arrecadação, que retorna para a população em forma de serviços”, apontou. O representante da Fecomércio, Max Medeiros, também reforçou que a campanha é importante não apenas para o comércio, mas para todo o estado.

O presidente Fábio Ribeiro no momento do sorteio dos prêmios da campanha de Natal da CDL São Luís

O presidente da CDL de Pinheiro, Vanderlei Pinheiro, que pelo segundo ano participa da campanha, disse que o crescimento no número de lojas participantes, ano a ano, “mostra a credibilidade da campanha”. Quem também comemorou o aumento no número de lojistas na edição do ano passado foi o representante da Novo Mundo.com, Ivan Malta. “Ficamos felizes em ver o número maior de participantes este ano, o que mostra a força da campanha, que é, sem dúvidas, um divisor de águas para os lojistas e uma forma de presentearmos os nossos clientes”, disse.

A 8ª Campanha Natal Show de Prêmios foi realizada na região metropolitana de São Luís e na cidade de Pinheiro e teve os seguintes ganhadores:

MOTO HONDA POP 110 CC 2025\2026

GILMARA COSTA SOARES (BRASIL LOJAS/PINHEIRO)

DENISSON MARQUES ARAÚJO (POTIGUAR FORQUILHA)

SMART TV 50″

MYRELA MAURA SAMPAIO (POTIGUAR)

ALANA DA SILVA BEZERRA (POTIGUAR MAIOBÃO)

 PEDRO PEREIRA GUALTER (POTIGUAR COHAFUMA)

KAREN CHRISTINE DE LIMA SILVA (SHOW DE BEBÊ)

BRENDA RIBEIRO CAMPOS (POTIGUAR FORQUILHA)

AUTOMÓVEL 0 KM FIAT MOBI 2025\2026

CLAUDIO HENRIQUE TRINTA DOS SANTOS (POTIGUAR CAMINHO DA BOIADA)

Bazar do São Luís Shopping marca a temporada de liquidações de início de ano

Evento acontece de 8 a 11 de janeiro e volta às aulas amplia a busca por oportunidades no shopping

São Luís Shopping realiza bazar com produtos a preços promocionais

O São Luís Shopping inicia 2026 com sua tradicional temporada de liquidações. Entre os dias 8 e 11 de janeiro, o Bazar do shopping reunirá uma variedade de produtos, incluindo moda, acessórios, itens de decoração e utilidades domésticas, com descontos que chegam a 70%. A ação oferece aos consumidores a oportunidade de renovar itens  e aproveitar ofertas logo no início do ano.

A iniciativa acompanha um movimento comum no varejo brasileiro no começo do ano, quando as lojas buscam renovar estoques e estimular o consumo após o período de festas. Esse tipo de ação contribui para manter o fluxo de clientes nas lojas físicas e fortalecer o comércio em um momento estratégico para o setor.

De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), em parceria com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), os shoppings do Nordeste encerraram o período natalino de 2025 com crescimento de 1,1% nas vendas em relação ao ano anterior. No cenário nacional, o setor movimentou cerca de R$ 6 bilhões, reforçando o protagonismo dos shopping centers nas compras de fim de ano e sua relevância como um dos principais canais de consumo do país. Os dados se referem ao período entre 19 e 25 de dezembro.

“O nosso bazar já virou uma tradição e é uma alternativa que encontramos para manter as vendas aquecidas após o bom desempenho do final do ano”, destaca o gerente de marketing do São Luís Shopping, Igor Quartin. 

Volta às aulas impulsiona procura por ofertas

O bazar também surge como uma alternativa atrativa para famílias que se preparam para a volta às aulas. Com a necessidade de organizar materiais e outros itens para a rotina escolar, o evento se torna um aliado importante na busca por economia e praticidade.

Além de beneficiar os consumidores, ações como essa ajudam a manter o ritmo positivo do varejo e reforçam a confiança do setor, que segue apostando em estratégias promocionais para estimular as vendas e fortalecer sua presença junto ao público.

Sobre o São Luís Shopping

O São Luís Shopping inaugurado no dia 20 de novembro de 1999 possui 55.319,39m²ABL, 2 pavimentos, 232 operações, 45 quiosques, 2 praças de alimentação, 3 parques de diversão, 2.400 vagas de estacionamento e 10 salas de cinema sendo 07 salas convencionais e 03 salas vips, academia e demais serviços que atendem as necessidades dos nossos clientes. O São Luís Shopping desempenha um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico da região através da geração de 170 postos de empregos diretos e 1.650 postos indiretos.

Visite: www.saoluisshopping.com

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima