Daniel Matos
29 de novembro de 2025
Nenhum comentário
Modelo de pistola furtada por desconhecidos de dentro de carro de investigador da Seic na Avenida Litorânea
A Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública instaurou processo administrativo disciplinar para apurar responsabilidade de um investigador da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) sobre o furto de uma pistola Taurus .40 acautelada ao referido policial civil. A arma de fogo foi subtraída na Avenida Litorânea, na noite de 18 de novembro de 2023. A portaria referente à investigação foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 17.
De acordo com a investigação preliminar, que relata eventual responsabilidade disciplinar do servidor, a arma de fogo, com um carregador municiado, foi subtraída por desconhecidos do interior do veículo de propriedade do policial civil na orla marítima de São Luís.
Para apurar os fatos e a suposta infração administrativa praticada pelo investigado foram designados a delegada Ludimila de Jesus Pimenta da Cruz (presidente), o escrivão Edmilson Miranda de Oliveira e o investigador de Polícia Civil Herbert de Jesus Rodrigues.
Assina o ato o corregedor-geral do Sistema Estadual de Segurança Pública, Nordman Ribeiro.
Confira a portaria que instaurou o processo administrativo disciplinar:
Daniel Matos
29 de novembro de 2025
Nenhum comentário
O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses CONLAGOS) alcançou mais um importante avanço no apoio técnico a consorciados. Foram elaboradas e apresentadas propostas técnicas de Iluminação Pública em LED para 14 municípios, dentro da Chamada Pública 01/2025 do Procel Reluz, programa federal de incentivo à eficiência energética. Os municípios que apresentaram e estão com projetos em análise são:
Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Lagoa Grande do Maranhão, Matinha, Matões do Norte, Olho d’Água das Cunhãs, Peri Mirim, Pindaré-Mirim, Pio XII, São Bento, São João Batista, Satubinha, Vitória do Mearim e Vitorino Freire. Cada proposta foi desenvolvida com rigor técnico, observando todas as diretrizes do edital com vistas à captação de recursos do programa para substituição e modernização do parque de iluminação pública. O objetivo é promover cidades mais iluminadas, seguras, sustentáveis e com maior eficiência no consumo de energia.
O presidente do consórcio, José Martinho dos Santos Barros, destacou que esse apoio reforça a capacidade técnica do CONLAGOS em entregar soluções concretas aos municípios.
“O Projeto RELUZ representa mais que modernização — é organização, inovação e compromisso real com o desenvolvimento das nossas cidades”, frisou José Martinho. O CONLAGOS mantém-se à disposição dos municípios e reafirma seu papel de liderança regional na execução de projetos estruturantes, fortalecendo a política de eficiência energética e contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população.
Daniel Matos
28 de novembro de 2025
Nenhum comentário
Orleans Brandão foi aclamado presidente estadual do MDB durante convenção estadual do partido, no Ceprama
Cerca de 15 mil pessoas – prefeitos, vereadores, deputados, ex-prefeitos, ex-vereadores emedebistas e lideranças políticas de vários partidos – lotaram o Ceprama nesta sexta-feira (28), na Convenção Estadual do MDB. No encontro que reuniu caravanas de todas as regiões do Maranhão, Orleans Brandão foi eleito presidente estadual do MDB e vai conduzir o partido nas eleições de 2026.
“Este é um dos momentos mais importantes da minha trajetória. Estou muito feliz por ter o reconhecimento de tantos prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e ex-vereadores, lideranças dos municípios de todo o Maranhão. Vê-los aqui me enche de orgulho, pois juventude para mim é combustível para trabalhar pelos maranhenses. É isso que temos feito todos os dias”, discursou Orleans Brandão, ao ser anunciado presidente estadual do MDB.
A presença de 132 prefeitos, 115 vice-prefeitos, 729 vereadores e outras lideranças políticas de 182 municípios mostraram a força política da Convenção Estadual do MDB. Partido de destaque nacional, o MDB no Maranhão foi fortalecido nas últimas eleições sob o comando de Marcus Brandão, que fez questão de destacar a confiança em seu sucessor. “Nosso partido passou de sete para 37 prefeitos eleitos em 2024, além de dezenas de vice-prefeitos e vereadores. Orleans já mostrou sua capacidade de gestão e depois do governador é hoje quem mais conhece o Maranhão. Ele está preparado para essa missão”, afirmou.
A presença de 132 prefeitos, 115 vice-prefeitos, 729 vereadores e outras lideranças políticas de 182 municípios mostraram a força política da Convenção Estadual do MDB
Assim como o ex-preisdente José Sarney e a deputada federal Roseana Sarney, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, também fez questão de enviar sua mensagem a Orleans Brandão: “O MDB do Maranhão vive um novo tempo, de crescimento no presente e de olho no futuro. O jovem Orleans mostra que teremos um futuro extraordinário pela frente: eleger a maior bancada de deputados estaduais e federais, e o próximo governador do Maranhão”.
A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, destacou o tamanho do prestígio de Orleans Brandão ao citar nominalmente os outros 20 deputados estaduais presentes na convenção. E o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Roberto Costa, declarou com firmeza: “O MDB hoje afirma ao Maranhão e para São Luís que quer a continuidade do grande trabalho realizado pelo governo Carlos Brandão, ao eleger Orleans como nosso presidente”.
A convenção contou ainda com a participação dos deputados federais Isnaldo Bulhões, líder da bancada do MDB na Câmara Federal, e Yuri do Paredão, que representaram a direção nacional do partido.
Daniel Matos
28 de novembro de 2025
Nenhum comentário
Por Natalino Salgado*
Hoje, 28 de novembro, cumprem-se cinquenta anos da morte de Érico Verissimo, um dos romancistas centrais da literatura brasileira, cuja obra atravessou gerações e permanece viva como um espelho lúcido e sensível de nossa identidade coletiva.
Autor de clássicos como O Tempo e o Vento, Incidente em Antares e Clarissa, Verissimo edificou universos ficcionais que revelam, de modo simultaneamente épico e íntimo, tanto a saga histórica do Rio Grande do Sul quanto os dilemas universais da condição humana. Em suas páginas, o tempo deixa de ser mera sucessão cronológica e se converte em memória, herança e destino — um fio que costura vidas, séculos e imaginários.
O Tempo e o Vento ultrapassa o estatuto de narrativa: é uma verdadeira epopeia da formação brasileira, lembrando-nos que somos feitos de raízes profundas, movimentos incessantes e lutas que atravessam gerações. Já em Incidente em Antares, Verissimo ousa transgredir as fronteiras entre realismo e fantasia, devolvendo voz aos mortos para instaurar uma crítica mordaz às hipocrisias sociais, às estruturas de poder e à persistente desigualdade.
Sua literatura distingue-se pela ironia elegante, pela crítica social aguda e pela ternura com que ilumina personagens aparentemente comuns, concedendo-lhes rara densidade humana e notável profundidade moral. Ler Verissimo é compreender que a história do Brasil não reside apenas nos anais oficiais, mas também na ficção que, ao revelar-nos como povo, expõe nossas contradições, esperanças e fragilidades.
Cinco décadas após sua partida, celebramos não a ausência, mas a permanência fecunda de sua palavra. Como escreveu em O Senhor Embaixador:
“A memória é o único paraíso do qual não podemos ser expulsos.”
Que, neste cinquentenário, voltemos a suas obras para reencontrar nelas o Brasil que fomos, o que somos e o que ainda podemos ser.
*Escritor, ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e membro da Academia Maranhense de Letras (AML)
Daniel Matos
28 de novembro de 2025
Nenhum comentário
Projeto “Mulheres que Empreendem” está com inscrições abertas até 28 de novembro para impulsionar negócios locais liderados por mulheres
O projeto oferece qualificação gratuita, com foco na ampliação de oportunidades, fortalecimento de negócios liderados por mulheres e geração de renda nos territórios atendidos
São Luís (MA), 19 de novembro de 2025 – No mês dedicado ao Empreendedorismo Feminino, a Alumar reafirma seu compromisso com a promoção da autonomia econômica das mulheres, por meio de iniciativas que fortalecem seus negócios e ampliam oportunidades. Um dos destaques atualmente é o projeto “Mulheres que Empreendem”, da Rede Nave, que está com inscrições abertas até 28 de novembro, por meio do link: https://bit.ly/3LPubKQ.
A iniciativa recebeu mais de R$ 180 mil, por meio do Programa de Apoio a Projetos Locais 2025 do Instituto Alcoa e vai selecionar 70 mulheres, maiores de 18 anos, prioritariamente residentes das comunidades: Pedrinhas, Coqueiro, Maruai, Taim, Vila Cabral Miranda, Vila Embratel, Anjo da Guarda, Vila Maranhão, Centro, Liberdade e Rio Grande.
“Investir no potencial empreendedor das mulheres é impulsionar o desenvolvimento econômico e social das comunidades. Essa transformação vai além dos resultados do negócio: trata-se de promover autonomia, fortalecer lideranças e ampliar oportunidades reais para quem representa a base das estruturas familiares e comunitárias”, destaca Bruno Furquim, gerente de Performance Social da Alumar.
O projeto oferece qualificação gratuita, com foco na ampliação de oportunidades, fortalecimento de negócios liderados por mulheres e geração de renda nos territórios atendidos. A jornada formativa inclui oficinas, mentorias e atividades práticas, pensadas para apoiar quem já empreende ou deseja transformar ideias em negócios. Além disso, a Alumar também realizou o projeto “Mulheres Empreendedoras”, que qualificou as integrantes da Feirinha da Gente, evento que ocorre semanalmente na rodoviária externa da Alumar, com vendas de produtos de empreendedores locais. As participantes receberam uma formação com temas essenciais para impulsionar seus negócios, como perfil da mulher empreendedora, planejamento financeiro e gestão, comunicação com o cliente, além de estratégias para divulgação, vendas e aumento de rendimento.
Outra iniciativa foi o projeto Mulheres + Renda, do Instituto Asta, com apoio do Instituto Alcoa, em que 40 mulheres de comunidades vizinhas à Alumar participaram de oficinas práticas para produção de absorventes reutilizáveis. Além de receberem insumos, elas foram contratadas para produzir essas peças, que posteriormente foram doadas às comunidades. Essa experiência abriu novas possibilidades de geração de renda e empreendedorismo.
Complementando essas ações, todos os cursos profissionalizantes que são promovidos pela Alumar, em parceria com o Instituto Alcoa e diversas instituições, como SENAI, Instituto Somos Todos Marianas e Centro Artístico e Operário Maranhense (CAOM), contam com a forte presença feminina, inspiradas pela possibilidade de se profissionalizar em uma nova atividade e empreender nesta profissão. Sobre a Alumar
O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 86% de seus funcionários são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.
O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio. Sobre o Instituto Alcoa
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA) – a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.
Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Daniel Matos
28 de novembro de 2025
Nenhum comentário
Quatro esquipes convidadas disputarão, neste sábado (29), no ginásio da Universidade Ceuma, Campus Renascença, a Copa Dr. Mauro Fecury de Basquete Feminino. As partidas terão início às 14h, em mais uma grandiosa competição esportiva apoiada pelo Grupo Educacional Ceuma, que homenageia um dos grandes nomes do esporte maranhense e incentivador de diversas modalidades.
Disputarão a Copa Dr. Mauro Fecury de Basquete Adulto Feminino as seguintes equipes: AABB, APCEF, BBC e LOTUS.
Daniel Matos
28 de novembro de 2025
Nenhum comentário
Ex-gestor do município foi condenado por improbidade e deve ressarcir o valor desviado, originalmente destinado à construção de escola
O ex-prefeito de São Francisco do Brejão Alexandre Araújo dos Santos foi por desvio de mais de R$ 646 mil do FNDE junto com laranja e empreiteira
O Ministério Público Federal (MPF) obteve decisão judicial que condenou o ex-prefeito de São Francisco do Brejão (MA) Alexandre Araújo dos Santos, um homem que atuava como ‘laranja’ e a empresa Ribeirão Empreendimentos e Construções por improbidade administrativa. A sentença determinou o ressarcimento integral do dano causado aos cofres públicos, no valor de R$ 646.388,13, em razão do desvio de recursos federais destinados à construção de uma escola de educação infantil.
A ação foi ajuizada pelo MPF em decorrência de irregularidades na execução do Termo de Cooperação PAC nº 201872/2011, firmado entre o município e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A quantia de R$ 646.388,13 foi repassada ao município, mas a escola não foi construída. O FNDE atestou a paralisação da obra com percentual de execução mínimo, variando entre 0% e 1,99%, e o saldo da conta bancária criada especificamente para receber o convênio foi zerado.
O MPF sustentou que Alexandre teria orquestrado o desvio ao permitir transferências da conta do programa para outras contas da prefeitura e, posteriormente, para terceiros, incluindo a transferência para um dos condenados, que atuava como ‘laranja’, recebendo grandes quantias em sua conta pessoal, mas sem justificativa legal. Além disso, a empresa Ribeirão Empreendimentos e Construções recebeu indevidamente R$ 89.258,06 da conta do convênio, embora a empresa realmente contratada para fazer a obra, por meio da licitação, fosse outra.
Transações irregulares – A Justiça Federal reconheceu o ex-prefeito como responsável pelo desvio das verbas e a participação dos demais condenados no ato de improbidade. Os documentos do processo mostram que a transferência do dinheiro do convênio para outras contas da prefeitura e pagamentos sem relação com a obra demonstram intenção de usar os recursos de maneira irregular. Também foi apontada a omissão do ex-gestor na fiscalização e a ausência de qualquer medida para reverter a situação.
Além de condenar Alexandre Araújo dos Santos e um particular ao ressarcimento integral do dano ao erário, no valor de R$ 646.388,13, a Justiça também determinou a suspensão dos direitos políticos dos dois pelo prazo de oito anos, o pagamento de multa civil equivalente ao valor do dano e a proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de oito anos. O ex-prefeito também terá seu nome incluído no Cadastro Nacional de Condenados por Improbidade Administrativa.
Por fim, a empresa foi condenada a pagar multa civil equivalente ao valor do dano (R$ 89.258,06), além da proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de oito anos. Os valores obtidos pela condenação, incluindo o ressarcimento e a multa civil, serão destinados ao FNDE.
Daniel Matos
28 de novembro de 2025
Nenhum comentário
Line-up apresenta Zeca Baleiro e Nando Reis e revelações como Joyce Alane que brilharão nos dias 6 e 7 de dezembro em São Luís
O Festival de Natal Equatorial é uma iniciativa da Equatorial Maranhão, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Novo Traço e apoio da Prefeitura de São Luís
São Luís – O Festival de Natal Equatorial chega à quarta edição presenteando o Maranhão no palco montado na Praça Maria Aragão, em São Luís, com grandes estrelas da música maranhense e brasileira nos dias 6 e 7 de dezembro, a partir das 19h.
O Festival, que já faz parte do calendário cultural da cidade, consagrado e referenciado pelo público, contará, mais uma vez, com uma programação plural, democrática e totalmente gratuita.
A grande festa apresenta nomes consagrados, como Zeca Baleiro, Nando Reis e Joyce Alane, e também os talentos ludovicenses como Os Tropix e a Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale com participação de Djalma Chaves, os djs Felix, Sereia e Adriano Sound, além da banda Alquimia Tropical, de Teresina.
O Festival de Natal Equatorial é uma iniciativa da Equatorial Maranhão, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Novo Traço e apoio da Prefeitura de São Luís.
1º dia – Quem abre o evento no sábado, 6 de dezembro, a partir das 19h é o DJ Félix, seguido pela Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale que terá a participação do cantor maranhense Djalma Chaves.
Logo depois quem sobe ao palco é a talentosa cantora e compositora pernambucana Joyce Alane, consolidada pela sua identidade artística na cena local e nacional, mesclando referências da música de raízes pernambucanas com a canção brasileira contemporânea e uma estética pop acessível, o que a projetou como um dos nomes mais promissores de sua geração. Em 2023, sua parceria “Idiota Raiz (Deixa Ir)”, com João Gomes, rendeu indicação ao Prêmio Multishow (categoria Brasil), expandindo seu alcance para novas plateias.
O amadurecimento artístico se refletiu em trabalhos autorais que aprofundam suas raízes e ambições, culminando na indicação ao Grammy Latino de 2025, na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, com o álbum Casa Coração.
Quem fecha a noite do primeiro dia da 4ª edição do Festival de Natal Equatorial é o talentoso cantor, compositor e produtor maranhense Zeca Baleiro, que se tornou um dos artistas mais singulares da música brasileira contemporânea e já tem música em parceria com Joyce Alane.
Dono de um timbre inconfundível e de uma escrita que combina lirismo, humor, ironia e crônica do cotidiano, Baleiro construiu uma obra que transita entre a MPB, o pop, o rock, o reggae maranhense (marca forte de sua terra), o forró, o samba, o bolero e a canção latino-americana.
2º dia – Já no domingo, 7 de dezembro, quem abre a programação são os Dj’s Sereia e Adriano Sound seguidos por Os Tropix, uma das revelações da música maranhense que convida a banda Alquimia Tropical, de Teresina (PI) formada por Aivilis Amorim, Maria Medeiros e Monise Borges, no projeto que nasceu com o desejo de homenagear grandes vozes femininas da MPB, como Gal Costa, Elis Regina, Rita Lee e Maria Bethânia reafirmando a força da música feita por mulheres e coroando com intensidade, emoção e um repertório especial que celebra a memória e a presença dessas artistas que mudaram a forma de sentir a música.
O Festival encerra com um dos letristas mais reconhecidos da música brasileira contemporânea, Nando Reis, dono de um estilo, que combina poesia confessional, crônica do cotidiano e humor sutil com bases de rock, pop, folk e MPB.
Como compositor, Nando tem um catálogo vasto de canções populares gravadas por ele e por grandes intérpretes. Sua parceria musical com Cássia Eller rendeu clássicos como O Segundo Sol, All Star, Relicário e Luz dos Olhos. Com Samuel Rosa (Skank), compôs êxitos como Resposta e Dois Rios. Entre seus próprios hits, destacam-se Por Onde Andei, Sou Dela e Pra Você Guardei o Amor (dueto que se tornou onipresente em trilhas e celebrações).
Para Sérvio Túlio, presidente da Equatorial Maranhão, o Festival de Natal é mais do que uma celebração do espírito natalino; é um momento mais que especial: “Encerrar este ano tão significativo levando boas energias e música de qualidade para famílias maranhenses em um evento gratuito e inclusivo é motivo de grande orgulho. O Natal Equatorial é muito mais que um festival, é uma celebração da cultura e fomenta a economia criativa e gera oportunidades, reforçando o compromisso do Grupo Equatorial com o Maranhão”, destaca o presidente.
“Para a Novo Traço é uma honra realizar esse festival pelo quarto ano seguido, trazendo tantos artistas renomados nas edições anteriores com Silva, Dilsinho, Barão Vermelho, Seu Jorge, Melim, Vitor Kley, Maria Gadu e Gilsons, para tocar gratuitamente para o público, além de promover artistas maranhenses com carreiras consolidadas e em ascensão. É um privilégio atender a Equatorial Maranhão, que presenteia o público e seus clientes, na forma de cultura gratuita, o que tem total sinergia com a nossa visão corporativa. Desde 2022, o Festival de Natal Equatorial tem reunido grandes artistas que fizeram história e emocionaram o público. Cada edição trouxe momentos únicos, consolidando o festival como um dos eventos culturais mais esperados do nosso Natal”, destaca o Sócio-Fundador e Diretor de criação da Novo Traço, Rafaello Ramundo.
Sobre a Equatorial Maranhão
A Equatorial Maranhão é uma das empresas do Grupo Equatorial. Atende a mais de 2,8 milhões de clientes em todos os 217 municípios maranhenses. Com 21 anos de atuação no Maranhão, a empresa desempenha um papel estratégico no desenvolvimento econômico e social do estado, garantindo o fornecimento de energia de forma segura e sustentável.
Além de sua missão no setor energético, a Equatorial Maranhão é amplamente reconhecida por seu compromisso com a responsabilidade social e cultural. A empresa promove iniciativas que vão desde projetos de inclusão social e sustentabilidade até ações que valorizam a cultura local. Essas ações reforçam a conexão da Equatorial com a comunidade, evidenciando seu papel como agente transformador e parceiro no desenvolvimento do Estado.
Sobre Novo Traço
Novo Traço é uma agência de live marketing cultural que transforma eventos em experiências memoráveis. Com curadoria artística refinada e execução estratégica, conecta marcas, pessoas e territórios por meio da cultura, da música e do pertencimento. Sob a liderança de Rafaello Ramundo, cria narrativas que emocionam e impactam — do palco à sociedade.
Serviço
Evento: Festival de Natal da Equatorial Maranhão – 4ª edição
Datas: 6 e 7 de dezembro de 2025
Local: São Luís – Praça Maria Aragão
Entrada: Gratuita e aberto ao público
Programação:
DIA 06/12 – Sábado
18h – DJ Felix
19h – Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale e Djalma Chaves
Daniel Matos
28 de novembro de 2025
Nenhum comentário
São 85,1 mil vagas formais criadas em outubro em todo o país. Desde janeiro de 2023, saldo é de 4,9 milhões. Dados do Novo Caged foram divulgados nesta quinta (27) pelo Governo do Brasil
O Brasil chegou ao patamar de 1,8 milhão de empregos com carteira assinada gerados em dez meses de 2025, entre janeiro e outubro (Foto: Vitor Vasconcelos/Secom-PR)
O Maranhão registrou a abertura de 3.293 empregos com carteira assinada em outubro e chegou ao saldo de 33.874 novos postos formais no acumulado dos dez primeiros meses de 2025. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta quinta-feira, 27 de novembro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
O estado maranhense apresentou desempenho positivo em quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas avaliados. O destaque foi o setor de Serviços, que gerou 1.728 novos postos. Na sequência aparecem Comércio (975), Construção (441) e Agropecuária (309). O setor da Indústria foi o único com resultado negativo, com -160 postos.
As novas vagas com carteira assinada geradas em outubro no Maranhão foram ocupadas, em sua maioria, por pessoas do sexo feminino, responsáveis pelo ingresso em 1.779 postos, contra 1.514 vagas ocupadas pelos homens. Pessoas com ensino médio completo foram as principais atendidas, com 3.257 postos no estado maranhense. Jovens entre 18 e 24 anos formam o grupo com maior saldo de vagas no estado em outubro: 2.179.
MUNICÍPIOS – A capital, São Luís, foi o município maranhense com melhor saldo em outubro, com 2.644 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 335,6 mil empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no estado no mês aparecem Santa Luzia do Paruá (185), Balsas (161) e Bacabal (113).
Veja os dados de outubro do Novo Caged, divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego
NACIONAL – O Brasil alcançou o patamar de 1,8 milhão de empregos com carteira assinada entre janeiro e outubro de 2025, com saldos positivos nas 27 Unidades da Federação e em todos os grandes grupamentos econômicos no período. O resultado elevou o número total de vínculos formais ativos ao recorde de 48,99 milhões no país. Desde janeiro de 2023, início da atual gestão do Governo do Brasil, já são 4,9 milhões de vagas formais criadas.
Em outubro, o saldo ficou positivo em 85.147 postos formais de trabalho, resultado de 2.271.460 admissões e 2.186.313 desligamentos. Em 21 UFs, o saldo foi positivo. O salário médio real de admissão no Brasil foi de R$ 2.304,31, aumento de R$ 17,28 (+0,8%) em comparação com o valor de setembro.
SERVIÇOS EM ALTA – Entre os grupamentos setoriais, o destaque em outubro ficou com Serviços, que liderou a geração de vagas, com 82.436 postos formais de saldo. Em seguida aparece o Comércio, com 25.592 novos empregos. A Construção (-2.875), a Agropecuária (-9.917) e a Indústria (-10.092) registraram saldos negativos.
Daniel Matos
28 de novembro de 2025
Nenhum comentário
O visionário empresário Rodolfo Almeida, que se divide entre Lisboa e São Luís; virá a São Luís lançar um inovador produto voltado para o turismo com sua mais nova empresa, a produtora de conteúdos digitais InfoVills
O empresário maranhense Rodolfo Almeida parte para novos desafios além da área da saúde onde já atua; com a criação da InfoVills, sua produtora de conteúdos digitais e físicos voltados para o ambiente online.
Fundada em 2025, a empresa tem sede em Lisboa e nasce com a proposta de elevar o padrão de qualidade do mercado digital, transformando ideias em projetos de alto impacto.
Rodolfo Almeida possui uma sólida trajetória em negócios inovadores, tendo fundado empresas de destaque como SuperClínica, PersonalGroup e o Grupo Safecare. Agora, com a InfoVills, o empresário amplia sua atuação para o universo da educação, conteúdo e empreendedorismo digital.
Diferente de uma simples produtora de infoprodutos, a InfoVills opera com uma abordagem completa e estratégica: identifica oportunidades de mercado, seleciona especialistas, produz conteúdos com excelência técnica e criativa e desenvolve estratégias de vendas orientadas para resultados reais.
A empresa tem foco nos mercados lusófonos — especialmente Portugal, Brasil e Angola. Na próxima semana, em São Luís, será lançado um grande projeto da InfoVills voltado para implementar as experiências de viagens: uma plataforma de turismo, que terá os Lençóis Maranhenses como destino inaugural.
A força da InfoVills está em sua equipe multicultural, reunindo profissionais especializados em diferentes países e formando times sob medida para cada projeto. Essa diversidade permite excelência em todas as etapas — do conteúdo ao design, do audiovisual ao marketing, do copywriting à tecnologia.
“A InfoVills acredita que o conhecimento, quando bem estruturado e apresentado de forma profissional, tem o poder de transformar vidas, negócios e mercados” destaca Rodolfo Almeida.
Comentários