Vazamento na adutora do Italuís interrompe abastecimento de água em 90 bairros da capital

Adutora do Sistema Italuís está em manutenção após vazamento

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) informa que o Sistema de Abastecimento de Água Italuís terá sua operação temporariamente interrompida nesta quinta-feira (8), a partir das 06h, o que causou a interrupção do abastecimento de água em cerca de 90 bairros de São Luís. A medida é necessária para a realização de uma intervenção técnica corretiva, com o objetivo de sanar um vazamento identificado na adutora.

Equipes operacionais já estão mobilizadas e iniciarão os trabalhos atuando com celeridade para garantir a integridade do sistema de abastecimento da capital.

A previsão é que o serviço seja concluído até às 18h do mesmo dia, com a normalização do abastecimento ocorrendo de forma gradativa em até 48 horas. A Companhia reforça que, mesmo após o restabelecimento do sistema, podem ocorrer oscilações pontuais na pressão da rede, especialmente em áreas mais elevadas ou em extremidades, durante o período de pressurização.

Abaixo, a lista de bairros afetados:

Área atingida: Alemanha, Alto da Esperança, Alto da Vitória, Angelim Velho, Anjo da Guarda, Apeadouro, Apicum, Areinha, Bairro de Fátima, Barreto, Belira, Bequimão, Bom Fim, Bom Milagre, Camboa, Caratatiua, Centro, Cohajoly, Cohama, Coheb do Sacavém, Cond. Fit Vivare II, Cond. Villagio Esperança, Conj. Angelim, Conjunto Boa Morada, Conjunto Vinhais, Coreia de Baixo, Coreia de Cima, Coroado, Cutim, Diamante, Fé em Deus, Filipinho, Floresta, Fumacê, Gancharia, Ipase de Cima, Ipase de Baixo, Jardim de Alah, Jardim Libanês, Jardim SM I, Jardim SM II, João Paulo, Jordoa, Liberdade, Lira, Madre Deus, Maranhão Novo, Monte Castelo, Olho D’Água, Parque Amazonas, Parque dos Nobres, Parque Pindorama, Parte do Habitacional Turu, Planalto Vinhais I, Radional, Recanto Vinhais, Redenção, Res. Marfim I, Resid. Ecovillagio, Resid. São Domingos I, Residencial Esperança, Residencial Jaqueira, Residencial Vinhais II, Residencial Vinhais III, Retiro Natal, Rio Anil, Sacavém, Santa Cruz, Santo Antônio, São Raimundo, Sítio do Meio, Sítio Leal, Túnel do Sacavém, Vera Cruz, Vila Ariri, Vila Bessa, Vila Fialho, Vila Ivar Saldanha, Vila Mauro Fecury I, Vila Mauro Fecury II, Vila Nova, Vila Palmeira, Vila Passos, Vila São Luís, Vila Verde, Villagio do Angelim, Vinhais Velho, Vivendas da Cohama.

Segue a nota da Caema:

Justiça obriga Estado do Maranhão a garantir acessibilidade na Estrada de Ribamar

Sentença aponta trecho compreendido entre o Condomínio Vitória e o Shopping Pátio Norte

Vista aérea da MA-201, mais conhecida como Estrada de Ribamar (Crédito: Google Earth)

Decisão da Justiça obrigou o Estado do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SINFRA) a providenciar, no prazo de 120 dias, o Projeto Executivo de Acessibilidade da Estrada de Ribamar (Rodovia MA-201, no trecho compreendido entre o Condomínio Vitória e o Shopping Pátio Norte. 

Esse projeto deve detalhar todas as intervenções necessárias para tornar o trecho da Estrada de Ribamar acessível, seguindo todas as determinações e normas técnicas brasileiras, especialmente a ABNT NBR 9050:2020 e as diretrizes de sinalização sonora do Conselho Nacional de Trânsito, para sinalização de semáforo sonora.  

O Estado do Maranhão deve iniciar as obras no prazo máximo de 60 dias após a aprovação do Projeto Executivo pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos e concluir em dois anos, a contar da data de início da execução dos trabalhos. 

ETAPAS DA OBRA

Na sentença, o juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara, estabeleceu que a execução da obra deve ser feita em duas etapas. A primeira etapa (50%) deve ser concluída em até um ano e a segunda etapa (50% restante), ao final de dois anos. E ficou fixada multa diária no valor de R$ 10 mil no caso de atraso no cumprimento da ordem judicial.

O Estado deverá apresentar, ainda, a cada seis meses, relatórios circunstanciados à Vara e ao Ministério Público, demonstrando o andamento físico e financeiro da obra, e a conformidade com os padrões de acessibilidade. 

Ao considerar a complexidade e a extensão da Rodovia MA 201, o juiz estabeleceu que a decisão deverá ser cumprida de forma estruturada para permitir o planejamento e a alocação de recursos pelo Executivo “sem causar desequilíbrio abrupto nas contas públicas”. 

PARECER TÉCNICO DE ACESSIBILIDADE

Conforme Parecer Técnico de Acessibilidade juntado ao processo constatou a falta de rebaixos de calçadas, rampas com inclinação irregular, pisos instáveis e falta de sinalização sonora, tornando o local inacessível.

A situação existe desde a denúncia inicial em 2018 e se confirmou em 2024, representando  uma inação abusiva e inconstitucional por parte do Poder Público, que se mostra negligente em garantir direitos fundamentais em uma área de sua responsabilidade precípua, informou a sentença judicial.

“O direito de locomoção, de participação social e o direito à segurança física do cidadão com deficiência estão sendo sistematicamente violados pela inércia do Estado”, afirmou o juiz no texto.

PROCESSO ESTRUTURAL

Na análise da questão, Douglas Martins considerou que a proposta do Ministério Público – de adoção de um modelo de processo estrutural e de execução progressiva – demonstra ser a solução mais adequada, por garantir a efetividade do direito fundamental de forma sustentável e planejada.

A solução judicial, diz a sentença, deve reconhecer essa natureza e buscar uma implementação progressiva e coordenada, em colaboração com o planejamento administrativo. 

A fixação de um cronograma escalonado e coerente com os ciclos orçamentários (anual e plurianual), como sugerido pelo Ministério Público, atende ao artigo 22 da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, “pois reconhece as dificuldades logísticas e financeiras da execução de uma obra de infraestrutura de grande extensão, mas impede que essas dificuldades sirvam de justificativa para a inércia eterna”. 

Urologista do HSE alerta para cuidados urgentes com a saúde dos rins após excessos

Consumo elevado de álcool, refrigerantes e alimentos gordurosos no Natal e no Réveillon sobrecarregam rins e bexiga

O médico Antônio Minervino, urologista d HSE – HSLZ dá dicas sobre saúde renal e de como fazer um detox saudável nesse início de ano

O calendário vira, as promessas se renovam, mas o corpo ainda sente os impactos das celebrações de fim de ano. Entre ceias fartas, bebidas alcoólicas em excesso e longas horas fora da rotina, rins e sistema urinário costumam ser alguns dos órgãos mais afetados — de forma silenciosa.

Para especialistas, o início do ano é um momento-chave para retomar cuidados básicos e prevenir problemas que podem se agravar ao longo dos meses.

Segundo o urologista Dr. Antônio Minervino, do HSE – HSLZ / Hospital do Servidor Estadual, o consumo elevado de álcool, refrigerantes e alimentos ricos em gordura, sal e açúcar, típico do Natal e do Réveillon, impõe uma sobrecarga importante aos rins.

“O álcool tem efeito diurético e favorece a desidratação. Já os refrigerantes e alimentos ultraprocessados aumentam a concentração da urina e podem contribuir para inflamações, infecções urinárias e formação de cálculos renais”, explica.

Durante as festas, é comum que a ingestão de água seja substituída por bebidas alcoólicas ou açucaradas, o que compromete o equilíbrio do organismo.

“Os rins dependem diretamente de uma boa hidratação para filtrar toxinas e manter o funcionamento adequado. Quando isso não acontece, o risco de complicações aumenta”, afirma Minervino.

Hidratação é prioridade no pós-festas

A principal recomendação para quem deseja “desintoxicar” o organismo após os excessos é simples — e frequentemente negligenciada: beber água.

“Manter uma hidratação regular ao longo do dia ajuda a diluir a urina, reduz a sobrecarga renal e facilita a eliminação de substâncias prejudiciais ao corpo”, diz o médico. A orientação geral é consumir água mesmo sem sede, especialmente em dias quentes ou após consumo de álcool.

Além da água, chás naturais sem açúcar e água aromatizada com frutas podem ajudar, desde que não substituam completamente a ingestão hídrica adequada.

Alimentação mais leve e natural

Outro ponto de atenção no início do ano é a alimentação. Para o urologista, reduzir o consumo de sódio, gorduras saturadas e produtos ultraprocessados é essencial para a saúde renal — e para o organismo como um todo.

“O excesso de sal contribui para a retenção de líquidos e aumento da pressão arterial, fatores que afetam diretamente os rins”, alerta.

A recomendação é priorizar frutas, verduras, legumes, grãos integrais e proteínas magras. Alimentos ricos em fibras ajudam no funcionamento intestinal e no controle metabólico, enquanto frutas com alto teor de água auxiliam na hidratação.

Atenção aos sinais do corpo

Alterações urinárias não devem ser ignoradas, sobretudo após períodos de excessos. Ardência ao urinar, dor lombar, aumento da frequência urinária, urina muito escura ou com odor forte são sinais de alerta.

“Muitas doenças urológicas começam de forma discreta. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de tratamento simples e eficaz”, ressalta Dr. Antônio Minervino.

Ele destaca ainda que pessoas com histórico de cálculos renais, infecções urinárias recorrentes, hipertensão ou diabetes devem ter atenção redobrada nesse período e manter acompanhamento médico regular.

Saúde renal e bem-estar geral

Para além dos rins, o início do ano é uma oportunidade estratégica para reorganizar a rotina e investir em saúde preventiva. Sono de qualidade, prática regular de atividade física e controle do estresse são aliados importantes do sistema urinário e cardiovascular.

“Cuidar dos rins é cuidar da saúde como um todo. Pequenas mudanças no começo do ano — como beber mais água, comer melhor e fazer exames de rotina — podem evitar problemas graves no futuro”, conclui o urologista do HSE – HSLZ.

Em um momento marcado por resoluções e recomeços, ouvir os sinais do corpo e adotar hábitos mais saudáveis pode ser o primeiro passo para um ano com mais qualidade de vida — e menos surpresas indesejadas.

Férias seguras: Equatorial Maranhão reforça cuidados com a energia elétrica para quem vai viajar

Distribuidora orienta sobre medidas simples para manter a residência segura e prevenir acidentes durante o período de férias

O período de férias escolares costuma ser marcado pelo aumento das viagens e pela ausência prolongada dos moradores em suas residências. Atenta a esse cenário, a Equatorial Maranhão reforça o alerta à população sobre a importância de adotar cuidados básicos com a energia elétrica antes de sair de casa, contribuindo para a prevenção de acidentes, a preservação dos equipamentos e a segurança das famílias.

Antes de viajar, a principal recomendação é retirar da tomada todos os equipamentos que não serão utilizados, como televisores, micro-ondas, computadores e outros aparelhos eletrônicos. Além de reduzir o consumo de energia, essa medida diminui significativamente o risco de curtos-circuitos, danos aos equipamentos e até mesmo incêndios.

O Executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, destaca que atitudes simples e responsáveis fazem toda a diferença. “É importante manter ligados apenas os equipamentos essenciais, como geladeiras, que devem estar conectadas a tomadas adequadas e em boas condições. O uso de benjamins, conhecidos como ‘T’, extensões ou adaptações improvisadas deve ser evitado, pois pode provocar sobrecarga elétrica e aumentar o risco de acidentes”, informou Gabriel.

Cuidados simples com a energia elétrica para garantir mais segurança:

  • Mantenha a geladeira em funcionamento no modo de intensidade mínima, assegurando a conservação adequada dos alimentos sem desperdício de energia;
  • Evite deixar lâmpadas acesas em ambientes vazios e priorize o uso de lâmpadas de LED, que são mais econômicas, consomem menos energia e possuem vida útil até 15 vezes maior que as lâmpadas fluorescentes.
  • Avalie a possibilidade de desligar circuitos do disjuntor que não precisam funcionar durante sua ausência.

“A segurança deve ser prioridade em qualquer época do ano, mas durante as férias os riscos aumentam devido às residências ficarem vazias por mais tempo. Seguir orientações simples pode evitar acidentes com energia. Em caso de ocorrências envolvendo a rede elétrica ou situações de risco, a população deve entrar em contato com a Equatorial Maranhão por meio dos canais oficiais de atendimento, que funcionam 24 horas por dia”, reforçou Gabriel.

A Distribuidora ressalta que, com atitudes simples e conscientes, é possível aproveitar o período de férias com mais tranquilidade, segurança e economia, garantindo momentos de lazer sem preocupações.

Movimento “Vc + Seguro”

Essas orientações fazem parte do movimento “Vc + Seguro”, iniciativa da Equatorial Maranhão que promove a conscientização sobre o uso seguro da energia elétrica e reforça o compromisso da Distribuidora com a segurança e o bem-estar da população.

Gaeco apoiará grupo de combate à influência de organizações criminosas nas eleições no Maranhão

GT vai elaborar estudos e definir estratégia de atuação, em diálogo com Gaecos e núcleos de inteligência

O Ministério Público (MP) Eleitoral contará, este ano, com um grupo de trabalho (GTs) voltado a combater a influência de organizações criminosas nas eleições. O GT entrou em funcionamento no dia 1º e tem vigência até 31 de outubro de 2027. A força-tarefa também atuará no Maranhão, com participação de procuradores regionais eleitorais e apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Em outubro, mais de 150 milhões de brasileiros vão às urnas, em todo o país, para escolher presidente, governadores, deputados e senadores para representá-los. Cabe ao Ministério Público acompanhar todas as etapas do processo eleitoral, para evitar abusos e garantir a escolha livre dos eleitores.

O Grupo de Trabalho de Combate ao Crime Organizado no Âmbito Eleitoral será composto por quatro procuradores regionais eleitorais e dois membros auxiliares da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE). Eles serão responsáveis por elaborar estudos e um plano de ação para nortear o trabalho do Ministério Público em todo o país.

Confira aqui a portaria que instituiu o grupo de trabalho.

O objetivo é evitar a infiltração de organizações criminosas no processo eleitoral, que tem atuado em diversos estados brasileiros para corromper agentes públicos e comprometer a legitimidade do Estado e a execução de políticas públicas.

Apoio dos Gaecos

Caberá ao grupo prestar apoio aos promotores e procuradores, levantar informações e estreitar o diálogo com os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos) e os Núcleos de Inteligência dos Ministérios Públicos Federal, dos Estados e do Distrito Federal e Territórios. Esse trabalho coordenado está previsto na Resolução nº 297/2024, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O GT também será responsável por acompanhar a jurisprudência e as normas eleitorais sobre o tema, podendo elaborar notas técnicas e opinar sobre eventuais mudanças normativas.

Os procuradores de diversos estados têm demonstrado preocupação com denúncias recebidas e noticiadas pela imprensa sobre a interferência de milícias e do crime organizado nas disputas eleitorais pelo Brasil. Nas últimas eleições, o MP Eleitoral conseguiu barrar na Justiça o registro de candidatos a vereador em Belford Roxo e em Niterói, ambos no estado do Rio de Janeiro, por envolvimento dos políticos com grupos criminosos. Isso porque tanto a Constituição Federal quanto a Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/1995) impedem a candidatura de pessoas ou partidos políticos envolvidos com organizações paramilitares.

Grupo Gentil reúne líderes em Caxias para fortalecer projeto eleitoral

O prefeito Gentil Neto e o líder político Fábio Gentil reuniram vereadores e outras lideranças do grupo para alinhar a estratégia para a eleição de outubro

Lideranças do grupo Gentil se reuniram, em Caxias, nessa terça-feira (6), para alinhar estratégia visando à disputa eleitoral de outubro. O diálogo teve como foco principal o apoio ao projeto de reeleição da deputada federal Amanda Gentil (PP) e da deputada estadual Daniella (PSB). Também foi discutido o fortalecimento das pré-candidaturas da Federação PV/PT/PC do B, que integram a aliança e reafirmaram o compromisso de contribuir para mais uma vitória expressiva nas urnas.

Presentes à reunião, o prefeito Gentil Neto e o ex-prefeito, secretário de Estado de Agricultura e Pecuária e líder político, Fábio Gentil, conclamaram os aliados a marchar juntos e levar ao povo a mensagem do grupo, responsável por grandiosas conquistas para Caxias em quase uma década à frente da gestão municipal.

Pré-candidatos da Federação PV/PT/PC do B também dialogaram com Fábio Gentil e Gentil Neto e reafirmaram o compromisso de marchar juntos rumo a mais uma vitória nas urnas

A reunião foi marcada por otimismo e pela vontade de fazer muito mais pelos caxienses. Com respaldo de sobra para conduzir o grupo a mais um resultado eleitoral positivo, Gentil Neto e Fábio Gentil destacaram a importância de cada um dos aliados para o êxito do projeto, que tende ganhar ainda mais força, com adesões de outras lideranças e crescente apoio popular.

Com união, sensibilidade e conhecimento profundo das necessidades do povo, o grupo Gentil segue firme e confiante no reconhecimento dos eleitores ao trabalho enficiente e incansável que mudou a realidade de Caixas e serve de exemplo para todo o Maranhão.

Maranhão gerou 73,7 mil empregos com carteira assinada entre janeiro de 2023 e novembro de 2025

Todos os cinco grandes grupos de atividades econômicas registraram saldo positivo no Maranhão no período. Em todo o país, foram criados mais de 5 milhões de empregos formais desde o início de 2023

O Brasil superou a marca de 5 milhões de empregos com carteira assinada desde 2023 – Foto: Secom / PR

O estado do Maranhão gerou 73.758 empregos formais entre o início de 2023 e novembro de 2025, contribuindo para que o Brasil superasse, no período, a marca histórica de 5 milhões de novos vínculos com carteira assinada em todo o país. Os dados do Novo Caged foram divulgados no final de dezembro pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Com isso, o estoque de vínculos formais no estado passou de 620.885 no final de 2022 para 694.643 em novembro de 2025 – no 11º mês do ano passado, o saldo ficou positivo em 2.414 vagas.

Todos os cinco grandes grupos de atividades econômicas pesquisadas registraram saldo positivo no Maranhão no acumulado de 2023 até novembro de 2025. O setor de Serviços foi o que mais gerou empregos formais, tendo aberto 31.350 vagas. Em seguida aparecem o Comércio, com 24.862 postos; a Indústria, que gerou 8.279 vínculos; a Construção (7.030) e a Agropecuária (2.237).

MUNICÍPIOS – A capital, São Luís, foi o município maranhense com maior saldo de empregos formais entre o início de 2023 e novembro de 2025, tendo gerado 31.571 novos empregos com carteiras assinadas. Em seguida aparecem Imperatriz, com saldo de 6.080 vínculos, Balsas, com saldo de 3.328, e Timon, com saldo de 3.022.

GÊNERO – No recorte por gênero, a maior parte dos empregos com carteira assinada gerados no Maranhão entre 2023 e novembro de 2025 foi ocupada por homens: 42.911 No período, as mulheres foram responsáveis por ocupar 30.847 empregos.

FAIXA ETÁRIA E INSTRUÇÃO – No que diz respeito à faixa etária, a maior parte dos postos gerados no Maranhão entre 2023 e novembro de 2025 foi ocupada por jovens de 18 a 24 anos, que preencheram 67.498 novos empregos formais. Na análise sobre grau de instrução, a maioria dos vínculos no estado no período foi ocupada por pessoas com ensino médio completo, que preencheram 67.959 postos.

Saiba mais aqui.

Medida Certa: Universidade Ceuma abre incrições para programa de combate ao sedentarismo e cuidados com a saúde

A Universidade Ceuma lança a melhor oportunidade de cuidar da saúde por meio da atividade física. Em tempos de estabelecimento de metas para 2026, a instituição de ensino oferece grande chance de fortalecer corpo e mente para garantir melhor rendimento em todas as áreas da vida.

Se a atividade física está entre as metas para os próximos 12 meses, a Universidade Ceuma oferece a melhor oportunidade: Medida Certa 2026.1, que chega para transformar o ano com atividades orientadas, integração e saúde de verdade!

🗓️ Cronograma:

Studio Fitness: 12/01 a 10/07/2026;
Demais modalidades: 09/02 a 10/07/2026.

E o melhor: valores promocionais garantidos até 20 de janeiro de 2026!

Comece o ano com foco, energia e hábitos que vão te acompanhar o ano inteiro!

Não deixe para depois, 2026 merece ser o seu ano mais saudável e ativo!

Inscreva-se aqui e venha fazer parte dessa mudança!

Sobre o Medida Certa

O Programa Medida Certa é uma iniciativa da Universidade Ceuma de combate ao sedentarismo e promoção de saúde, oportunizando aos seus alunos, funcionários e comunidade em geral, a prática esportiva orientada com aproveitamento de seu tempo ocioso dentro da própria Universidade.

A prática esportiva de cunho educacional promove a integração entre seus praticantes e contribui para o seu desenvolvimento integral, sob os aspectos físicos, psíquicos, afetivos e sociais, promovendo saúde e possibilitando a absorção de hábitos de vida saudáveis.

O Programa conta com a oferta de diversas modalidades orientadas por profissionais e monitores do Curso de Educação Física e tem duração aproximada de 5 (cinco) meses.

Período das atividades:

Início – 12/01/2026 (Studio Fitness) e 09/02/2026 (demais modalidades);

Término (todas as modalidades) – 10/07/2026

As inscrições são válidas para cada modalidade e quantidade de vezes na semana, conforme estão descritas no ato da inscrição.

IMPORTANTE: a idade mínima para participação no programa é de 14 anos.

Chuvas irregulares ameaçam produção agrícola no Maranhão, diz INMET

Janeiro: Como será o clima no Brasil?

A previsão climática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indica irregularidade na distribuição das chuvas sobre o território brasileiro no mês de janeiro de 2026. O prognóstico é, em certo grau, preocupante para o Maranhão, especialmente no que se refere à produção agrícola, cuja produção está ameaçada pelo prognóstico de menos chuvas em parte do território do estado.

São previstos volumes de chuva acima da média (tons em azul na Figura 1a) abrangendo a Região Norte, o oeste da Região Centro-Oeste e estendendo-se até a Região Sul. Em contrapartida, áreas do centro-sul da Região Nordeste, do centro-norte da Região Sudeste e da porção leste do Centro-Oeste, devem registrar chuvas abaixo da média (tons em amarelo na Figura 1).

Para a Região Nordeste, prevê-se chuva abaixo da média histórica de janeiro em praticamente toda a Bahia, centro-sul do Piauí, na região central do Maranhão e no oeste de Pernambuco. Por outro lado, chuvas acima da média histórica são previstas em áreas isoladas da Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí e Maranhão.

Possíveis impactos nas culturas agrícolas

Na Região Nordeste, a irregularidade das chuvas deve impor desafios importantes à agricultura. Em áreas com previsão de chuva abaixo da média, como Bahia, centro-sul do Piauí, centro do Maranhão e oeste de Pernambuco, o déficit hídrico associado a temperaturas acima da média pode comprometer a semeadura e o desenvolvimento das lavouras de sequeiro, como milho e feijão, sobretudo nas fases reprodutivas. Por outro lado, nas áreas com chuvas acima da média, especialmente na faixa litorânea e em estados como Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, as condições tendem a ser mais favoráveis ao desenvolvimento das culturas e à fruticultura irrigada.

Temperatura

Na Região Nordeste, a previsão é de temperaturas acima da média em todos os estados, principalmente na Bahia, Piauí e sul do Maranhão. Destaque para o sul do Piauí, onde é previsto um aumento médio acima de 1 °C. Nas demais áreas, a previsão indica temperaturas dentro da média.

Saiba mais aqui.

Com apoio do Sebrae, empreendedora de Presidente Dutra (MA) triplica faturamento e reposiciona negócio

Consultoria Sebrae ajudou a empreendedora Patrycia Silva a reorganizar a gestão, sair do prejuízo e expandir a atuação para novos municípios

Patrycia Silva exibe com orgulho o carro-chefe do seu negócio: pão de forma artesanal (Fotos: arquivo pessoal)

Para o Sebrae Maranhão, o ano de 2025 foi marcado pela realização de grandes ações e eventos estratégicos voltados ao fortalecimento do empreendedorismo no estado. As iniciativas contribuíram para que a procura pelos serviços do Sebrae em todo o Maranhão alcançasse um marco histórico de mais de 1 milhão de atendimentos, reforçando o compromisso da instituição no desenvolvimento dos pequenos negócios.

Dentro desse universo de atendimentos, está a história da empreendedora de Presidente Dutra, Patrycia Silva, que, por meio da Consultoria Sebrae, conseguiu sair do vermelho e triplicar o seu faturamento à frente da Quipão pães artesanais. 

“Quando eu procurei o Sebrae eu estava vivendo a pior fase como empreendedora e achava que já tinha chegado ao meu limite. Sempre acreditei que tinha um bom produto, mas não é fácil entrar em um mercado depois de ter feito escolhas que não trouxeram os resultados esperados”, explica Silva.

Para ajudar pequenos negócios como o da Patrycia, o Sebrae tem ampliado ações de capacitação, consultorias e ferramentas voltadas à educação financeira dos empreendedores, reforçando que planejar, acompanhar números e tomar decisões com base em dados, são fatores decisivos para reduzir o fechamento dos negócios e promover a sustentabilidade empresarial.

Trajetória – Morando, à época, em Barra do Corda, e diante do fechamento do comércio por causa da pandemia, Patrycia viu na venda de pão de hambúrguer uma alternativa para garantir a sobrevivência da sua padaria. A oportunidade, no entanto, também foi percebida por outros empreendedores que buscavam maneiras para manter os seus negócios em pé. 

Além de Presidente Dutra, os produtos da Quipão são vendidos para mais de 7 municípios

Após perceber que a maior saída dos seus produtos estava em Presidente Dutra, a empreendedora decidiu se mudar para o município e visualizou, na produção de pão de forma, uma nova possibilidade de crescimento.

“Aqui em Presidente Dutra consegui, de fato, me desenvolver, abri a nossa empresa, e a vender pão de forma. Cheguei a uma receita que torna o meu pão diferenciado. Trabalhamos com um antimofo internacional, que garante maior durabilidade ao produto, e se tornou um diferencial competitivo de mercado”, destaca Patrycia.

Apesar do potencial, os resultados iniciais não saíram tão bem como o esperado. Logo o negócio começou a operar no negativo, com baixo controle financeiro, dificuldades na precificação e vendas instáveis. Foi nesse momento que a empreendedora buscou o apoio do Sebrae. Com a consultoria, Patrycia passou a rever os processos de gestão e a fortalecer a autoconfiança.

“Quando eu procurei o Sebrae, eu achava que eu só precisava de mais clientes, mas eu encontrei muito mais do que isso. Eu reencontrei a confiança que tinha perdido e a direção certa para ir além do que eu imaginava. O Sebrae me ajudou a realizar o sonho que todo empreendedor tem: ser reconhecido pela sua empresa. Aqui em Presidente Dutra, poucos sabem o meu nome, mas sabem que eu sou a empreendedora da Quipão”, celebra.

Novos rumos – O impacto da consultoria foi imediato. A Quipão saiu do prejuízo e passou a operar no positivo, registrando aumento nas vendas e mais segurança na tomada de decisões. Atualmente, o empreendimento produz pães de forma, de hambúrguer e de cachorro-quente, atendendo supermercados, conveniências, hamburguerias e lanchonetes de sete municípios do estado, além de Presidente Dutra.

Empreendedora celebra ao lado da família o sucesso do negócio

“Começamos a responder às orientações da consultoria Sebrae, focando no aumento do faturamento para quitar as nossas dívidas. E encerramos o último trimestre de 2025 sem conseguir dar conta de tanta demanda. Conseguimos não só liquidar as nossas contas, mas também a gerir o nosso negócio, organizar melhor a equipe e triplicar o nosso faturamento. Tudo isso, a gente aprendeu na prática”, ressalta Patrycia.

Mulheres no comando – Segundo a Unidade de Inteligência de Dados do Sebrae Maranhão e a Receita Federal, 2025 encerrou com 321.225 sócios de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) ativas no estado. Desse total, 41,7% são lideradas por mulheres, o equivalente a 134,001 empreendedoras. 

A maior concentração está no setor do comércio com 66.086 mulheres (46,4%), seguido por Serviços, com 63.017 (44,3%) e Indústria, com 8.963 mulheres (6,3%).

“Meu sonho é consolidar a marca, construir o nosso espaço físico, adquirir novos maquinários para ampliar a produção e contratar mais funcionários. Temos clientes agendados, aguardando atendimento até março e, ainda em 2026, queremos levar a Quipão para o estado do Piauí”, finalizou a empreendedora. 

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima