Universidade Ceuma lança curso de tecnologia com dupla diplomação e certificações especiais para o mercado de trabalho

Primeira graduação no espaço do novo Oxygeni HUB formará alunos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Engenharia de Software (ES); além dos diplomas, alunos receberão oito certificações intermediárias e mais de 30 nanocertificações

A Universidade CEUMA, por meio de seu centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (Oxygeni HUB), anuncia o lançamento de um novo curso superior de tecnologia que representa hoje um dos maiores diferenciais formativos do setor tecnológico no Brasil.

Com foco em inteligência artificial, programação, machine learning, ciência de dados e desenvolvimento de software, a iniciativa oferece aos alunos a oportunidade única de concluir a graduação com dois diplomas superiores — Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Engenharia de Software (ES) — além de um conjunto robusto de oito certificações intermediárias e 30 nanocertificações alinhadas às demandas do mercado de trabalho.

O novo curso conta com infraestrutura acadêmica completa e utiliza a metodologia da INCODE Tech School, dentro dos ambientes inovadores do Oxygeni HUB, espaço projetado para integrar educação, tecnologia, pesquisa e ecossistema empresarial. A formação foi estruturada para que, ao longo da jornada acadêmica, os estudantes obtenham as 8 certificações intermediárias e mais de 30 nanocertificações, cada uma com valor prático no currículo e reconhecida pelo mercado. Essa configuração torna o curso um dos poucos no país capaz de proporcionar dois diplomas de curso superior com múltiplos reconhecimentos técnicos e práticos durante a formação.

“O modelo de aprendizagem do curso aproxima o estudante do ambiente profissional real, conectando teoria e prática desde o início”, afirma Cristina Nitz, reitora da CEUMA, reforçando que a formação prepara profissionais para atuar em tecnologia, inovação e desenvolvimento de soluções digitais, com o objetivo de proporcionar aos alunos ampla empregabilidade.

Conexão com empresas e experiência prática desde o início

Uma das características mais destacadas do curso é a colaboração com empresas parceiras (aqui poderíamos citar o nome de algumas empresas parceiras), que propõem projetos e desafios que os alunos desenvolvem durante o percurso acadêmico. Essa conexão não apenas permite aplicar os conhecimentos em situações reais, mas também abre portas para oportunidades de trabalho, ainda durante o curso, além da ampliação de rede profissional.

Inscrições abertas

Os interessados em ingressar no novo curso de tecnologia da CEUMA podem realizar sua inscrição por meio da landpage do curso (ads.ceuma.br), local onde também podem encontrar mais informações sobre o curso. Há vagas para os períodos matutino e vespertino.

PF destrói cerca de 70 mil pés de maconha em terra indígena no Maranhão

Operação Carcará incinera meia tonelada da droga pronta para consumo

Policiais federais incineram milhares de pés de maconha durante a Operação Carcará

São Luís-MA – A Polícia Federal realizou, entre os dias 24 e 26/1, a Operação Carcará, que visa combater o plantio ilegal de maconha na terra indígena em Grajaú/MA.

Helicóptero da Polícia Federal em área de plantio de maconha no interior do Maranhão

Ao todo, foram destruídos cerca de 70 mil pés de maconha. Além disso, foram localizadas e incineradas aproximadamente meia tonelada da droga pronta para o consumo.

Brandão dialoga com petistas que integram seu governo e “dinistas” preveem adesões usando nome de Lula

Governador Carlos Brandão reuniu petistas com cargos na gestão estadual no Palácio dos Leões

O governador Carlos Brandão (sem partido) reuniu um grupo de filiados petistas que integram o sua gestão para um diálogo no Palácio dos Leões. O encontro, segundo o chefe do Poder Executivo estadual, teve como objetivo alinhar ações e fortalecer programas voltados ao desenvolvimento do Maranhão. O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas e pré-candidato ao governo, Orleans Brandão (MDB), também participou da reunião.

O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, também dialogou com lideranças do PT no encontro

Assuntos administrativos à parte, o encontro com os membros do PT com cargos de alto escalão na gestão estadual reafirmou a intenção de Brandão de contar com essa ala de apoiadores do presidente Lula em seu projeto político para 2026. Qual seja: eleger Orleans o seu sucessor, em outubro.

Petistas aliados ao governo reafirmaram apoio ao projeto político de Carlos Brandão de eleger Orleans seu sucessor

“Excelente diálogo com as forças que compõem o Partido dos Trabalhadores no Maranhão. Vamos continuar avançando em pautas fundamentais para o nosso estado. Seguimos alinhando ações e fortalecendo programas como o Tô Conectado, Educação de Verdade e obras estruturantes que impulsionam o desenvolvimento e melhoram a vida das pessoas”, registrou Brandão nas redes sociais.

Oposição “dinista” resiste

Também nesta segunda-feira, um grupo de líderes da oposição, apelidados no meio político de “dinistas”, se reuniu em um almoço para reafirmar o projeto de disputar o pleito majoritário contra o Palácio dos Leões, tendo como candidato a governador o atual vice, Felipe Camarão.

“Dinistas” se reuniram em almoço para fortalecer projeto eleitoral da oposição

No encontro, os oposicionistas não só reforçaram a articulação para concorrer à sucessão estadual, como previram adesões ao grupo.

“Almoço de união e força para 2026. Em breve, teremos mais gente no time. Muito mais gente. É o verdadeiro time do Lula no Maranhão”, publicou Camarão em seus perfis nas redes sociais.

Deputado Wellington formaliza pedido de reajuste acima de 15% a professores do Estado

Parlamentar protocolou, na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, proposta de reposição salarial à categoria superior ao piso nacional

Deputado Wellington do Curso protocolou, na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, pedido de reajuste salarial a professores do Estado superior ao piso nacional

O deputado estadual Wellington do Curso protocolou oficialmente, nesta segunda-feira (26), indicação e ofício ao Governo do Estado solicitando o reajuste salarial dos professores da rede estadual de ensino no Maranhão, com percentual acima de 15%.

O parlamentar ressaltou que a valorização do magistério é uma pauta central e permanente do meu mandato, afirmando que educação de qualidade começa com respeito a quem está todos os dias em sala de aula, formando cidadãos e construindo o futuro do nosso estado.

Wellington também fez questão de reconhecer boas iniciativas, como a registrada em São Luís, onde o prefeito Eduardo Braide concedeu reajuste de 16% aos professores da rede municipal, percentual superior ao anunciado pelo Governo Federal, que foi de 5,4%, demonstrando sensibilidade e compromisso com a valorização dos profissionais da educação. “É exatamente esse patamar de respeito que estamos cobrando para os professores da rede estadual, com reajuste superior a 15%, frisou.

O deputado reafirmou que o seu mandato atua com coerência e responsabilidade, cobrando quando é preciso, mas também elogiando quando há acertos. “Professor é a base de qualquer política educacional séria e precisa ser valorizado com salário digno, diálogo e condições adequadas de trabalho”, defendeu.

Wellington do Curso se comprometeu a seguir firme na cobrança por medidas concretas, reforçando que educação transforma vidas e constrói o futuro.

Assista ao vídeo:

Governador Carlos Brandão anuncia queda de 27% dos casos de feminicídio no Maranhão

O governador Carlos Brandão informou a redução dos casos de feminicídio no Maranhão em 2025, enquanto no resto do Brasil esse tipo de crime aumentou

O governador Carlos Brandão anunciou a queda significativa dos casos de feminicídio no Maranhão, ano passado, e atribuiu o resultado positivo ao trabalho continuo das forças de segurança pública na prevenção e combate a esse tipo de crime. Brandão destacou o desempenho favorável do estado em relação ao cenário nacional, que contabilizou alta nas ocorrências de feminicídio no mesmo período. Confira:

Começamos a semana informando que, em 2025, o Maranhão reduziu em 27% os casos de feminicídio, enquanto o cenário nacional registrou aumento.

Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo de prevenção, investigação e proteção, com delegacias especializadas, ampliação da rede de acolhimento, patrulhas Maria da Penha e apoio às vítimas e às famílias.

Ainda há muito a avançar, mas seguimos firmes no combate à violência contra a mulher.

Assista ao vídeo:

Transporte público de São Luís vive crise estrutural e omissões da SMTT

Maurício Itapary acumula as secretarias municipais de Trânsito e Transportes e de Cultura

Sem quaisquer perspectivas concretas de melhoria no sistema de transporte público de São Luís e da Região Metropolitana, a situação se agrava para usuários, empresários e segmentos econômicos ligados ao setor. O problema vem sendo potencializado, principalmente, pela falta de diálogo por parte da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), atualmente comandada pelo secretário Maurício Itapary, que caiu de paraquedas na pasta desde março de 2025. Amigo do prefeito Eduardo Braide, Maurício Itapary também acumula a pasta da Secretaria Municipal de Cultura.

Há pouco menos de dois meses, este blog teve acesso ao relatório da própria Controladoria-Geral do Município (CGM), realizado em 2023, no sistema de transporte público de São Luís, que apontou uma série de falhas e omissões da Gestão Itapary. Desde que assumiu a pasta da SMTT, o silêncio e a falta aparente de gerenciamento das questões relacionadas ao trânsito tem travado várias negociações com o setor.

Crise estrutural

A crise é considerada estrutural em todo o País e vem provocando perda contínua de passageiros ao longo da última década, reflexo direto da falta de investimentos, infraestrutura adequada entre outros.

O cenário do transporte público, envolve várias vertentes que parece simples, mas quando o assunto é ‘transporte de massa’, o negócio é muito mais sério, pois precisa além de um seleto preparo técnico, muito diálogo e coerência. Compõem o cenário, hoje caótico, usuários, SMTT, empresários, rodoviários e inclusive o prefeito de São Luís, Eduardo Braide. Segundo fontes ligadas a este blog, o “clima de guerra” está cada vez maior, já que não há diálogo institucionalizado, tampouco disposição para a construção de consensos.

EEste blog também apurou que, segundo fontes ligadas ao setor, a atual gestão da SMTT tem se mantido distante das discussões técnicas e operacionais, ignorando propostas e estudos que poderiam contribuir para a reestruturação do sistema e para o exercício mais eficiente das atribuições da pasta.

Relatório da CGM

Com base em relatório da própria auditoria da Controladoria Geral do Município (CGM), os problemas do transporte coletivo em São Luís se agravam ainda mais pela falta de conhecimento técnico específico sobre o setor e, sobretudo, pela inexistência de uma mesa permanente de negociação. O resultado é o aumento da insatisfação popular com a qualidade do serviço, a imprevisibilidade de linhas e horários, além da insegurança quanto ao futuro do sistema.

Custos de tarifas

Outra questão que permeia o setor é a tarifa cobrada dos usuários. Enquanto diversas capitais brasileiras iniciaram 2026 com reajustes nos valores das passagens, São Luís segue na contramão e mantém a menor tarifa entre as capitais do país, atualmente fixada em R$ 4,20. O valor contrasta com cidades como Florianópolis, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, onde as tarifas ultrapassam os R$ 5,00 e, em alguns casos, se aproximam de R$ 8,00.

Levantamento com base em anúncios oficiais das prefeituras aponta que Florianópolis passou a cobrar R$ 7,70; Belo Horizonte reajustou para R$ 6,25; São Paulo e Rio de Janeiro elevaram as tarifas para R$ 5,30 e R$ 5,00, respectivamente. Fortaleza também aplicou aumento significativo, fixando a passagem em R$ 5,40.

Em São Luís, apesar da tarifa permanecer abaixo da média nacional, o sistema enfrenta desafios históricos, como a falta de uma política consistente de subsídios, deficiência na integração tarifária, problemas de infraestrutura e falta de investimentos na melhoria da qualidade do serviço.

Para o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET), a manutenção de uma tarifa baixa sem contrapartida do poder público compromete a sustentabilidade financeira do sistema e penaliza diretamente empresas e trabalhadores do setor.

O comparativo nacional reforça que o usuário ludovicense paga menos para se deslocar do que moradores da maioria das grandes cidades brasileiras, porém, convive com um serviço instável e com poucas garantias de continuidade e qualidade.

O cenário reacende o debate sobre os modelos de financiamento do transporte público no país. Em outras capitais, os reajustes foram justificados pelo aumento dos custos operacionais, pela inflação e pela queda no número de passageiros, levando as prefeituras a repassarem parte desse impacto diretamente ao usuário.

Para 2026, a discussão segue aberta e tem como principal desafio equilibrar tarifas acessíveis com a sustentabilidade do sistema. Em meio aos aumentos generalizados no Brasil, São Luís aparece como um dos poucos exemplos onde a passagem permanece abaixo da média nacional, mas sem que haja, até o momento, um plano claro da SMTT ou diálogo efetivo com o SET para garantir a sobrevivência e a melhoria do transporte público na capital maranhense.

Inscrições abertas para o ProUni com vagas na Universidade Ceuma, em diversos cursos

O Prouni chegou chegando, e se eu fosse você, não perdia tempo, hein! As inscrições já estão abertas e essa pode ser a sua oportunidade de dar o primeiro passo rumo à tão sonhada graduação.

Na Universidade Ceuma oferece uma formação que vai além da sala de aula, com ensino de qualidade e experiências que preparam para o mercado de trabalho desde a graduação.

As inscrições estão abertas até o dia 29 de janeiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O Prouni reconhece seu potencial e a Universidade Ceuma transforma isso em profissão.

Ações Alusivas à Campanha Janeiro Branco no Hospital do Servidor Estadual

Um convite ao cuidado com a saúde mental

Grupo que abordou o tema “Estigma em saúde mental: porque ainda é difícil pedir ajuda?” com a gestora do Núcleo de Gente e Gestão do HSE Chrystiane Vasconcelos na programação do Janeiro Branco do Hospital do Servidor Estadual (HSE – HSLZ)

Criada para estimular a reflexão sobre a saúde mental logo no início do ano, a campanha Janeiro Branco vem se consolidando como um dos mais importantes movimentos de conscientização no Brasil.

Em um período tradicionalmente associado a metas, recomeços e cobranças pessoais, a iniciativa propõe uma pausa necessária: olhar para dentro, falar sobre emoções e reforçar que cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo.

A campanha surgiu em 2014, idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a partir da percepção de que o início do ano poderia simbolizar uma “folha em branco” para que as pessoas repensassem hábitos, relações e, sobretudo, sua saúde emocional.

Desde então, o Janeiro Branco ganhou adesão nacional, envolvendo profissionais de saúde, instituições públicas e privadas, empresas, escolas e organizações da sociedade civil.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam o Brasil entre os países com maiores índices de ansiedade no mundo, reforçando a urgência do debate.

Nesse contexto, é fundamental promover ações de escuta, informação, prevenção e acolhimento no ambiente de trabalho e contribuir não apenas para o bem-estar dos colaboradores, mas também para a melhoria do clima organizacional, da produtividade e da qualidade das relações profissionais. E é exatamente essa a proposta do Hospital do Servidor Estadual (HSE – HSLZ).

As rodas de conversas sobre saúde mental são momentos importantes de conscientização sobre saúde mental e acolhimento dos profissionais multidisciplinares da saúde que atuam no HSE

Especialmente no setor da saúde, onde os profissionais lidam diariamente com pressão emocional, sobrecarga e situações de alta complexidade, o cuidado com a saúde mental torna-se mais que estratégico.

Ações do Janeiro Branco no HSE-HSLZ

Alinhado aos princípios do Janeiro Branco, o Hospital do Servidor Estadual (HSE – HSLZ) está promovendo, ao longo do mês, uma série de ações voltadas ao bem-estar e à saúde mental dos seus profissionais multidisciplinares.

A iniciativa é da Diretoria Geral, em parceria com o Núcleo de Gente e Gestão (NGG), e conta com o apoio das áreas SESMT e NEP.

“Em ambientes hospitalares, cuidar da mente dos profissionais é tão importante quanto cuidar dos pacientes. Um colaborador emocionalmente saudável entrega mais com mais empatia e segurança. E de uma certa forma, falar sobre essa saúde mental nas empresas, é quebrar o silêncio que adoece. A gente precisa, precisamos de escuta, acolhimento e espaços seguros para lidar com emoções sem julgamento” reforça a gestora do Núcleo de Gente e Gestão (NGG) Chrystiane Vasconcelos.

Entre as ações previstas estão a realização de plantões psicológicos e rodas de conversas, oferecidas aos profissionais da instituição e conduzidas por voluntários da UNDB. A primeira roda de conversa ocorreu no dia 22 de Janeiro, com o tema “Estigma em saúde mental: porque ainda é difícil pedir ajuda?”, e contou com participação dos psicólogos hospitalares atuantes no hospital, membros do Núcleo de Gente e Gestão do HSE e colaboradores, em sua maioria, do atendimento ao público.

A psicóloga Liane Milhomem Maranhão será a palestrante convidada que vai falar sobre saúde mental, autocuidado e estratégias para lidar com os desafios emocionais no cotidiano profissional na área de saúde

A segunda roda de conversa está prevista para o dia 30 de Janeiro e propõe a questão: “O que podemos fazer hoje pela nossa saúde mental?”

Outra atividade já confirmada para o dia 27 de janeiro, às 14h, no auditório do hospital, é a realização de uma palestra ministrada pela psicóloga Liane Milhomem Maranhão. O encontro tem como objetivo ampliar o diálogo sobre saúde mental, autocuidado e estratégias para lidar com os desafios emocionais no cotidiano profissional na área de saúde.

“Mais do que uma campanha, o Janeiro Branco se consolida como um chamado permanente à responsabilidade individual e institucional. Falar sobre saúde mental salva vidas, fortalece relações e constrói ambientes mais saudáveis para todos” declara o Diretor Geral do HSE Plínio Túzzolo.

Pré-Carnaval de Santa Helena vai ferver com Romim Mahta, Bruno Shinoda e outras atrações

Contagem regressiva para a abertura da programação do pré-Carnaval de Santa Helena, que mais uma vez terá uma das melhores temporadas de folia da Baixada Maranhense, com realização do prefeito Joãozinho Pavão e equipe. A atração mais esperada é o cantor Romim Mahta, um dos grandes artistas do forró, consagrado em nível nacional. Ele se apresentará no dia 8 de fevereiro, domingo magro de Carnaval, às 17h, na Ponta d’Areia, e promete um show inesquecível.

Em cima do trio XLOVE, Romim Mahta cantará os principais sucessos da sua carreira, como Duas Almas Gêmeas, Cachorrão de Rua, Sexo Perfeito, Ela e a Amiga Dela, entre outros hits. O público aguarda com expectativa a apresentação do artista, famoso pela vibração e pelo clima contagiante em cima do palco.

A programação também terá DJ Sócrates e a banda Explode Aê, que injetarão nos foliões uma dose extra de alegria.

Para aquecer o público em Santa Helena nas prévias de Carnaval, o cantor Bruno Shinoda fará show no próximo domingo, 1º de fevereiro. O artista maranhense é figura carimbada em grandes eventos musicais e na temporada de folia sempre se destaca entre as grandes atrações. Com voz potente e performance eletrizante, Shinoda agitará o público e deixará todos com gosto de quero mais.

Com total alegria, organização e segurança, o pré-Carnaval de Santa Helena é, sem dúvida, uma das melhores opções de folia da região. Será, com certeza, uma festa grandiosa, preparada com todo capricho por uma gestão comprometida em realizar grandiosas ações e fazer história.

Assista ao vídeo:

Com patrocínio do Curso Wellington, encontro de ciclistas promove inclusão por meio da educação e do esporte

O professor e deputado estadual Wellington do Curso marcou presença no evento e reafirmou seu apoio ao ciclismo

Foi realizado neste domingo (25), em São Luís, o 2º Encontrão de Ciclistas do Maranhão, um grande evento organizado pelo Instituto Bike. O evento reuniu praticantes de ciclismo de diversas cidades do estado. A iniciativa contou com o patrocínio do Curso Wellington, que serviu como alojamento para os participantes desde a véspera.

Nas primeiras horas da manhã, os ciclistas foram recepcionados com café da manhã e concentração na Praça Deodoro, onde aconteceram sorteios de bicicletas, premiações em dinheiro e diversos brindes, marcando o início da programação, com muita animação.

Em seguida, os participantes percorreram as principais ruas de São Luís, encerrando o trajeto na Avenida Litorânea. No local, foi oferecido um almoço especial, com feijoada, churrasco e música ao vivo, celebrando a chegada dos ciclistas vindos de cidades como Barreirinhas, Chapadinha, além da região metropolitana – Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa – e também da capital.

O evento reforçou a força do ciclismo como ferramenta de integração, saúde e inclusão social. Parabéns ao Instituto Bike pela excelente organização e a todos os ciclistas que fizeram deste encontro um verdadeiro sucesso.

Presente ao encontro, o professor e deputado estadual Wellington do Curso agradeceu a confiança e reafirmou o seu compromisso, como parlamentar, de seguir defendendo e lutando pela inclusão por meio da educação, do esporte e do ciclismo. “Estamos juntos! Vamos para cima!”.

Assista ao vídeo:

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima