Notas rápidas sobre o Camarote Stage para você ficar por dentro da folia

Neste domingo (8), o palco Stage recebe os cantores Herton RA e Guto Ximenes, a partir das 14h; acompanhe todos os detalhes e atualizações sobre a maior varanda do Circuito Vem Pro Mar

FULL PASS STAGE

Na compra do Full Pass Stage, ou melhor, o passaporte para os cinco dias de Carnaval (13, 14, 15, 16 e 17/02). Você recebe automaticamente o acesso para o último dia do pré-carnaval (08/02).

VENDA INDIVIDUAL

Já quem deseja escolher apenas um dia para pular o Carnaval no Camarote Stage, pode adquirir a sua camisa individual para qualquer data.

Créditos / Fotos: Ativa Produtora 

COMPROU, LEVOU DO PRÉ-CARNAVAL!

Somente no ponto de venda da Loja 4Mãos Store (São Luís Shopping), quem comprar o seu acesso ao Camarote Stage, referente ao dia 08/02, recebe na hora a sua camisa.

ENTREGA DE CAMISAS DO PRÉ-CARNAVAL

Já quem aderiu a compra antecipadamente. Pode retirar a sua camisa do dia 08/02, também na Loja 4Mãos Store (São Luís Shopping). De segunda a sábado, das 10h às 22h e no domingo, apenas na Bilheteria do Camarote, a partir das 13h.

COMO COMPRAR?

Para adquirir o acesso é possível acessar o site da Bilheteria Digital (https://www.bilheteriadigital.com/camarotestage), ou sem taxa na 4Mãos Store (São Luís Shopping) ou na Loja Noroeste (Maiobão).

A MAIOR VARANDA DO CIRCUITO

Consolidado e aprovado pelo público e crítica, o Camarote Stage tem a maior varanda do Circuito, a parada praticamente oficial dos principais artistas e com interação. Além disso, registra marcas consolidadas que transformam o Stage em um ambiente de vivência, conforto e experiência sensorial, pensado para quem busca viver o Carnaval com mais intensidade e qualidade.

ATIVAÇÕES DE MARCAS

A 4Mãos Entretenimento, responsável pelo Camarote, organiza diversas ativações com marcas conceituadas. Estão confirmadas: Baly, Amstel, Pilão, 7K, Noroeste, Credishop, O Boticário, Leapmotor – Original, Donna Concept, Açaí Sunset e MYL Barbearia Clinic.

ATRAÇÕES DO PALCO STAGE

A programação do palco Stage inicia às 14h com o cantor Herton RA, Guto Ximenes e DJ Rogério Mix.

ATRAÇÕES DO TRIO-ELÉTRICO

Estão confirmados o cantor Henry Freitas, Rafa e Pipo Marques e Nattanzinho Lima. Já os artistas locais são: Jeydson Araújo, Jhonny Boy, Os Tropix e Fabrícia e Banda. 

Ricardo Duailibe é o presidente eleito do TJMA para o biênio 2026-2028

Também foram eleitos os desembargadores Gervásio Santos (vice-presidente), Gonçalo Sousa (corregedor-geral da Justiça) e a desembargadora Angela Salazar (corregedora-geral do Foro Extrajudicial)

O atual presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho, deixará o comando da corte

O Tribunal de Justiça do Maranhão definiu, nesta quarta-feira (4/2), por meio de votação de desembargadores e desembargadoras, a Mesa Diretora do Judiciário estadual para o biênio 2026-2028. Foi eleito para o cargo de presidente o desembargador Ricardo Duailibe. Para os demais cargos, foram eleitos os desembargadores Gervásio Santos (vice-presidente), José Gonçalo de Sousa (corregedor-geral da Justiça) e a desembargadora Angela Salazar (corregedora-geral do Foro Extrajudicial).

A eleição de ocupantes dos cargos para o próximo biênio, conduzida pelo presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, ocorreu de forma híbrida (presencial e videoconferência), em sessão plenária administrativa. O magistrado parabenizou os três desembargadores eleitos e a desembargadora eleita.

Acabou a eleição, o trabalho continua. Todo mundo está preparado, todo mundo pronto. Eu fico muito feliz em poder conduzir essa eleição de forma pacífica, de forma regimental. Então, eu estou torcendo para que dê tudo certo, e eles vão ter um grande apoiador, porque eu vou apoiar qualquer política que seja feita em todos os níveis da Presidência, Vice-presidência, Corregedoria da Justiça, Corregedoria do Foro Extrajudicial e o Eleitoral”, destacou Froz Sobrinho”.

A contagem dos votos, com a presença de candidatos e candidatas, foi conduzida pelo decano da Corte, desembargador Bayma Araújo. De acordo com o Regimento Interno do TJMA, a posse dos eleitos e da eleita será realizada em sessão solene do Plenário, na última sexta-feira útil do mês de abril.

O presidente eleito do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe, assumirá o cargo na última sexta-feira útil de abril

Na votação para presidente, o desembargador Ricardo Duailibe foi eleito com 19 votos, contra 14 votos do desembargador José Luiz Almeida. O futuro presidente disse que anunciará as metas da gestão 2026-2028, depois que formar sua equipe de trabalho. Atual presidente da Coordenação de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJMA, Ricardo Duailibe se define como agregador. 

“Eu vou ser o presidente de todos os 33 desembargadores. Eu sempre fui conhecido como agregador e essa vai ser minha principal função. Então, todos os meus projetos serão visando isso: unir a Corte”, prometeu Duailibe, citando o quórum total de votantes na eleição e agradecendo pela conquista”.

O presidente eleito disse que manterá a linha de atuação da atual gestão em relação à proteção das pessoas mais necessitadas. Afirmou que nunca o Tribunal se aproximou tanto da população, principalmente a mais carente, com uma Justiça atuante.

Antes da votação, os candidatos fizeram uma breve exposição de suas trajetórias e dos motivos que os levaram a concorrer ao cargo. 

DIRETRIZES

O presidente eleito citou como principais diretrizes para a futura gestão: tratar o TJMA como órgão colegiado, em tarefa coletiva, guiada por princípios transparentes e democráticos; organização da infraestrutura com ponto central nos recursos humanos, observando a transparência, a responsabilidade fiscal e social da Corte, com condições para valorização profissional e contínua capacitação de magistrados/as e servidores/as.

Para o cargo de vice-presidente foi eleito o desembargador Gervásio Santos

Duailibe também destacou a necessidade de canalizar mais recursos para a Escola Superior da Magistratura (Esmam). Sob o ângulo operacional, afirmou que o TJMA continuará alinhado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com foco na celeridade e produtividade. Disse que a instituição seguirá agilizando processos por meio do uso da tecnologia. Acrescentou que tudo será feito com uma gestão orçamentária responsável, transparente e eficiente, mantendo estreito relacionamento institucional com os poderes Executivo e Legislativo, porém guardando a independência da Corte.

DEMAIS ELEIÇÕES

Para o cargo de vice-presidente, o desembargador Gervásio Santos foi o vencedor, com 19 votos, enquanto o desembargador Tyrone Silva obteve 14 votos. O magistrado eleito destacou o que considera fundamental para exercer a vice-presidência: atuar conjuntamente com o presidente eleito, desembargador Ricardo Duailibe, e toda a Mesa Diretora. Ele também reforçou o compromisso em aprofundar o trabalho que vem sendo construído, a fim de fortalecer e melhor servir o Judiciário maranhense.

“Nós precisamos ter o compromisso de melhorar sempre os nossos serviços, aprofundar e dar continuidade ao bom trabalho que vem sendo feito em determinadas áreas e ter a consciência de que, passada a eleição, nosso dever é fortalecer o Judiciário, garantir a unidade da Corte e permitir que possamos efetivamente prestar um bom serviço para a sociedade maranhense”, afirmou.

O desembargador José Gonçalo de Sousa foi eleito para o cargo de corregedor-geral da Justiça com 20 votos, ficando à frente do desembargador Raimundo Barros, com 13 votos. Juiz de carreira há 34 anos, com trajetória marcada pela atuação em cidades do interior, o magistrado destacou em seu discurso a importância de aproximar o Judiciário das pessoas e de fortalecer o primeiro grau de jurisdição. 

Ele ressaltou que a Corregedoria da Justiça deve atuar de forma preventiva e pedagógica, buscando maior celeridade nos processos e ampliando o alcance social das ações do Tribunal de Justiça, a exemplo do que tem sido feito pelo atual presidente, Froz Sobrinho.

O desembargador José Gonçalo de Sousa foi eleito para o cargo de corregedor-geral da Justiça

Meu foco sempre foi e sempre será as pessoas. Quer seja na magistratura, com meus colegas, quer seja a população. Quando estive à frente do TRE-MA, nossas ações foram voltadas a facilitar e melhorar a vida das pessoas, e esse será também o propósito na Corregedoria. Pretendemos conversar com os colegas, enfrentar os gargalos, para conferir maior celeridade à Justiça, que hoje não se resume apenas a processos, mas também a iniciativas sociais que levam dignidade e acesso completo à cidadania”, pontuou.

Por fim, para o recebeu 18 votos, enquanto a desembargadora Sônia Amaral obteve 15 votos. A desembargadora eleita falou que sua gestão será pautada pela integridade moral, ética e uma atuação humanizada, transparente e dialógica, que busca modernizar e integrar as atividades cartorárias em todo o estado para garantir a efetividade da Justiça e o exercício da cidadania. 

Ela apresentou o plano de ações focado em eixos estratégicos que priorizam a capacitação técnica, a governança fundiária, a erradicação do sub-registro civil, a modernização tecnológica, política de fiscalização qualitativa, educação registral e governança dialogada e participativa. A magistrada enfatiza que sua fiscalização terá caráter pedagógico e colaborativo, visando a inclusão social de populações vulneráveis — como indígenas e quilombolas — e a digitalização do acervo, garantindo continuidade aos projetos atuais, enquanto promove um Judiciário mais ágil, sustentável e acessível a todos os maranhenses.

Nós vamos intensificar campanhas de conscientização, de sensibilização, no sentido de enfrentarmos e sub-registro civil. Essa é a nossa bandeira principal, porque a partir da emissão do registro civil do cidadão, ele realmente passa a exercer a cidadania de forma plena, acesso às políticas públicas e demais benefícios”, frisou Angela Salazar.

Os três desembargadores vencedores e a desembargadora vencedora foram proclamados eleitos e eleita pelo presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, que declarou estar disposto a concluir o mandato com as metas cumpridas.

A desembargadora Angela Salazar foi eleita para o cargo de corregedora-geral do Foro Extrajudicial

“De forma positiva, a gente vai encerrar o mandato, com toda certeza, concluindo aquilo que a gente se comprometeu, principalmente nas questões dos níveis da ampliação de acesso, com mais Pontos de Inclusão Social (PIDs), mais juízes/as nas comarcas, mais servidores/as nas comarcas, mais fóruns – fazer com que a sociedade busque o Judiciário em todos os rincões do Maranhão. Também o investimento em tecnologia, que a gente tem feito também, para poder facilitar a questão dos trabalhos judiciais, também o trabalho do extrajudicial e a questão da sustentabilidade”, finalizou o atual presidente.

OUVIDORA E DIRETOR DO FÓRUM

Logo depois que foram definidos os nomes da Mesa Diretora para o próximo biênio, o futuro corregedor-geral da Justiça, José Gonçalo de Sousa, indicou o juiz Marcelo Oka para o cargo de diretor do Fórum de São Luís, nome aprovado pela unanimidade de integrantes da Corte.

O presidente eleito do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe, indicou para o cargo de ouvidora do Judiciário maranhense a desembargadora Márcia Chaves e, para o cargo de ouvidor substituto o desembargador Raimundo Neris.

FICCO/MA deflagra operação contra lideranças de facção criminosa no Maranhão e em outros estados

Ação integrada cumpre mandados de prisão, de busca e apreensão e de sequestro de bens no MA, no PA e no PE, para desarticular organização criminosa com atuação interestadual

. A operação ocorre nos municípios de São Luís/MA, de São José de Ribamar/MA, de Chapadinha/MA, de Mata Roma/MA, de Belém/PA e de Recife/PE

São Luís-MA – A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/MA) deflagrou, nesta quarta-feira (4/2), a Operação Descenso II, com o objetivo de desarticular núcleos de liderança de uma facção criminosa atuante no estado do Maranhão, com conexões nos estados de Pernambuco e do Pará.

A investigação é desdobramento da Operação Descenso, deflagrada pela FICCO/MA em junho de 2025. A operação ocorre nos municípios de São Luís/MA, de São José de Ribamar/MA, de Chapadinha/MA, de Mata Roma/MA, de Belém/PA e de Recife/PE.

Estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e 1 mandado de sequestro de bens.

Participaram da operação integrantes da FICCO/PA, da FICCO/PE, do 16º Batalhão de Polícia Militar do Maranhão, da Delegacia Regional da Polícia Civil de Chapadinha/MA, da Força Estadual Integrada de Segurança Pública – FEISP/SSP/MA –  e do Grupo Resposta Tática da Polícia Civil do Maranhão.

Entre os alvos, estão pessoas suspeitas de ocupar cargos de liderança na organização criminosa, responsáveis por manter a ordem interna, por aplicar punições, por gerir recursos financeiros e por viabilizar o transporte de armas e drogas entre cidades e estados.

Após paralisação momentânea, TRT convoca reunião emergencial com SET e Sindicato dos Rodoviários

Trabalhadores rodoviários impediram ônibus de seguir viagem nas imediações do Terminal de Integração da Praia Grande

Diante da ocorrência de uma paralisação momentânea dos motoristas de ônibus, ocorrida na manhã desta quarta-feira (4/2) na capital São Luís, o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, convocou, em caráter emergencial, uma reunião com os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Maranhão (STTREMA) e do Sindicado das Empresas de Transporte (SET).

Imediatamente à convocação do magistrado, a paralisação foi encerrada. Ressalte-se que, na tarde de ontem (terça-feira, 3/2), após audiência de conciliação na sede do TRT-16, foi acordado o fim da greve dos rodoviários do sistema semiurbano.

Permanece agendada para amanhã (quinta-feira, 5/2), às 9h, na sede do TRT-16, nova audiência de conciliação, visando a novas tratativas e solução para o fim da greve dos rodoviários do sistema urbano.

Iracema Vale anuncia filiação ao MDB

A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, comunicou sua filiação ao MDB

Por meio de nota pública, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, anunciou sua filiação ao MDB. A deputada estadual atribuiu a decisão à necessidade de regularização da atuação parlamentar e para a composição de blocos e comissões, de modo a assegurar a plena estabilidade da atuação em seu mandato.

Segue a nota divulgada pela deputada Iracema Vale:

Diante da decisão do Partido Socialista Brasileiro (PSB), informo que, para a regularização da atuação parlamentar e para a formação de bancadas, blocos e comissões, procedi, de maneira honrosa, à minha filiação ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Tal providência tem por finalidade assegurar a plena estabilidade da atuação parlamentar, enquanto aguardo, com serenidade e respeito, as definições do nosso grupo político, liderado pelo governador Carlos Brandão, responsável por avanços históricos em nosso Estado, notadamente na melhoria das condições de vida da população e na atenção prioritária aos que mais necessitam, bem como, com igual respeito, as deliberações das agremiações que integram esta unidade popular e democrática.

Com fé, serenidade e esperança, reafirmo que não recuarei um milímetro do meu compromisso com o povo do Maranhão. Sigo firme em meus ideais, renovando diariamente minha disposição para a defesa intransigente da democracia e para a contribuição ativa em um projeto coletivo de desenvolvimento, com avanços sociais, guiado pelos valores da justiça, da união e do trabalho constante por um futuro melhor para o nosso povo.

São Luís, 4 de fevereiro de 2026.

Iracema Vale
Deputada Estadual

Telhado de escola entregue por Braide há menos de um ano desaba

Telhado do pátio da UEB Vila Tiradentes desabou e o que restou foram apenas escombros da estrutura recém-inaugurada

O telhado da Unidade de Ensino Básico Vila Tiradentes, na Vila Maranhão, entregue há menos de um ano pelo prefeito Eduardo Braide (PSD), após ampla reforma, desabou, na manhã desta quarta-feira (4), e por pouco não ocorreu uma tragédia. Mesmo sem chuva, a cobertura do pátio da escola foi ao chão, e o que restou foram escombros de uma estrutura inaugurada com toda pompa e circunstância.

A reforma da UEB Vila Tiradentes foi inaugurada em abril de 2025. O próprio Braide fez questão de entregar pessoalmente a obra (assista ao segundo vídeo, abaixo), com direito a postagem de vídeo nas redes sociais e à espetacularização midiática de sempre.

Na ocasião da entrega, Braide percorreu cada espaço da unidade de ensino infantil, conversou com professores, mães, andou de mãos dadas com crianças e até pediu merenda. Ao encerrar a visita, ele teceu os habituais autoelogios diante da câmera, como se não estivesse, tão somente, cumprindo sua obrigação.

Resta saber se o prefeito voltará à escola para testemunhar o estrago causado por seu serviço mal-feito, se solidarizar à comunidade e determinar medidas para sanar os danos.

Assista aos vídeos:

Deputado Wellington volta a cobrar do Estado reajuste dos professores e policiais

Wellington fez uma comparação com a política adotada em São Luís, onde o prefeito Eduardo Braide concedeu reajuste de 16% aos professores da rede municipal, enquanto, no âmbito estadual, ainda não houve a aplicação do percentual mínimo previsto em lei

Nesta terça-feira (03), o deputado estadual Wellington do Curso voltou a cobrar do Governo do Estado o reajuste salarial dos professores da rede estadual, reafirmando seu compromisso com a valorização da educação e dos profissionais que atuam diariamente em sala de aula. O parlamentar destacou também a necessidade de reajuste para os policiais e bombeiros.

Durante o pronunciamento, Wellington fez uma comparação com a política adotada em São Luís, onde o prefeito Eduardo Braide concedeu reajuste de 16% aos professores da rede municipal, enquanto, no âmbito estadual, ainda não houve a aplicação do percentual mínimo previsto em lei.

“Sou professor, conheço a realidade da sala de aula e sei o quanto essa categoria é historicamente desvalorizada. Enquanto em São Luís os professores municipais tiveram um reajuste de 16%, o Governo do Estado não concedeu sequer o reajuste previsto na Lei do Piso Nacional do Magistério, que é de 5,4%. Professor precisa ser respeitado, valorizado e ter seus direitos garantidos. Meu mandato é, e sempre será, em defesa dos professores e da educação pública de qualidade. E destacamos também a necessidade de reajuste para os nossos policiais e bombeiros. Relembro, inclusive, que esse ano o Estado do Goiais reajustou o salário dos policiais militares em 25,6%. A nossa luta pela campanha salarial e valorização começou. Vamos pra cima. Reajuste já!” Destacou o deputado Wellington.

Maranhão é incluído em pacote de R$ 2,5 bilhões do Governo Federal para renovação da frota de ônibus

Recursos têm como objetivo melhorar a qualidade de vida da população, modernizar o transporte coletivo e reduzir as emissões de poluentes nas cidades brasileiras

Investimentos do Novo PAC somam mais de R$ 2,5 bilhões para projetos de mobilidade urbana e renovação da frota de transporte público em diferentes regiões do país (Foto: Divulgação)

O Governo do Brasil, por meio do Ministério das Cidades (MCid), anunciou novos investimentos do Novo PAC, que somam mais de R$ 2,5 bilhões, para projetos de mobilidade urbana e renovação da frota de transporte público em diferentes regiões do país. O Maranhão é um dos estados incluídos no pacote, algo bem sugestivo em tempos de greve do transporte público e de múltiplos transtornos causados por esse tipo de paralisação. Os recursos têm como objetivo melhorar a qualidade de vida da população, modernizar o transporte coletivo e reduzir as emissões de poluentes nas cidades brasileiras.

Segundo o secretário nacional de Mobilidade Urbana do MCid, Denis Andia, os investimentos representam um avanço integrado na política de transporte público. “Nosso objetivo é que a infraestrutura seja um meio para se chegar a um transporte público de qualidade, com mais conforto, segurança e agilidade para a população. A renovação da frota complementa essa visão, garantindo que os veículos que circulam em nossas cidades sejam modernos, eficientes e sustentáveis, melhorando a experiência do usuário e contribuindo para um futuro mais verde”, afirma.

Nosso objetivo é que a infraestrutura seja um meio para se chegar a um transporte público de qualidade, com mais conforto, segurança e agilidade para a população. A renovação da frota complementa essa visão, garantindo que os veículos que circulam em nossas cidades sejam modernos, eficientes e sustentáveis, melhorando a experiência do usuário e contribuindo para um futuro mais verde”
Denis Andia
Secretário nacional de Mobilidade Urbana do MCid

OBRAS DE INFRAESTRUTURA — Quatro propostas foram habilitadas para receber investimentos de mais de R$ 459 milhões em obras de infraestrutura voltadas à mobilidade urbana. As iniciativas vão impactar diretamente a fluidez e a eficiência do transporte coletivo, beneficiando os municípios de Anápolis (GO), Imperatriz (MA), Campina Grande (PB) e Nossa Senhora do Socorro (SE).

As obras incluem a construção e requalificação de terminais, implantação de corredores exclusivos para o transporte coletivo, expansão de ciclovias, modernização de abrigos de passageiros e a implantação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).

RENOVAÇÃO DE FROTA — Já na frente de renovação de frota, foram habilitadas 14 propostas, com investimento aproximado de R$ 2,06 bilhões. A iniciativa prevê a substituição de veículos antigos por modelos mais modernos, eficientes e menos poluentes, reforçando a agenda de descarbonização do transporte público no Brasil. 

Entre os entes beneficiados estão Ilhéus (BA), Estado da Bahia, Anápolis (GO), Duque de Caxias (RJ), Angra dos Reis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Teresópolis (RJ), Estado do Maranhão, João Pessoa (PB), Guarulhos (SP), Porto Seguro (BA), Jequié (BA) e Maricá (RJ). As cidades vão receber ônibus elétricos e veículos com tecnologia Euro 6, que reduzem significativamente a emissão de gases poluentes.

Com essas ações, o Governo do Brasil, por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob/MCid), reforça seu papel na construção de cidades mais inclusivas, acessíveis e sustentáveis. Os investimentos do Novo PAC consolidam o transporte público como um eixo estratégico para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do país.

Onde estão Ágatha e Allan? Bacabal completa 30 dias de espera e esperança

Maranhão registra mais de mil casos de pessoas desaparecidas

Os irmãos Allan Michael, de 4 anos, e Agatha Isabelly, de 6, desapareceram há um mês, em Bacabal

O mistério em torno do desaparecimento dos irmãos Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4 anos, completa 30 dias nesta quarta-feira (4) ainda sem respostas. O caso, que segue comovendo a cidade de Bacabal, o Maranhão e o Brasil, teve início no dia 4 de janeiro, quando três crianças desapareceram enquanto brincavam no quilombo de São Sebastião dos Pretos, na zona rural do município no interior do Maranhão.

Anderson Kauã (8), primo de Ágatha e Allan, foi localizado com vida e em segurança três dias após o desaparecimento, mas o paradeiro dos irmãos permanece uma incógnita. A Polícia Civil do Maranhão, com o apoio de equipes especializadas e cães farejadores, tem concentrado esforços em perícias e buscas em áreas rurais de difícil acesso. Durante este primeiro mês, as investigações reuniram mais de 500 pessoas na mata, entre policiais militares e civis, bombeiros e até o Exército, além de equipes de voluntários. Recentemente, a polícia também descartou pistas falsas que sugeriam que os irmãos teriam sido vistos em São Paulo.

A dor vivida em Bacabal é parte de uma triste estatística: só no Maranhão, foram 1.182 casos de pessoas desaparecidas em 2025. Desses, 318 envolveram crianças e adolescentes. Já no cenário nacional, o Brasil registrou 84.760 desaparecidos em 2025, uma média de 232 casos por dia. Cerca de 30% dessas ocorrências são relacionadas a menores de idade.

AGILIDADE

Em casos de desaparecimento, a agilidade é o fator determinante, conforme explica a assistente social e professora do curso de Serviço Social da Estácio, Enaire Sousa. “Antes de qualquer coisa, é importante romper com a crença de que há necessidade de se esperar que o desaparecimento complete 24 horas. A lei e as orientações da polícia no Brasil dizem que você deve informar o desaparecimento o quanto antes”, explica.

O registro imediato do boletim de ocorrência também é fundamental. “Ao fazer esse registro, é importante repassar as informações mais exatas possíveis referentes à criança, com descrição física completa, idade, altura, peso, cor dos olhos, cabelo, roupas que usava no momento em que sumiu, locais frequentados e a última localização conhecida”, detalha a professora, que recomenda também que uma foto recente da criança seja apresentada às autoridades, para ajudar nas buscas.

Além da busca física, o desaparecimento de uma criança exige a atuação de uma rede de proteção integrada. “Esse é um evento que traz impactos sociais profundos para a família. Precisa haver atuação conjunta e contínua de equipes de assistência social, saúde, educação e justiça junto à família”, afirma Enaire. Ela alerta ainda para erros que podem comprometer as buscas, como a divulgação desorganizada em redes sociais. No caso de Bacabal, essa prática tem resultado em golpes e notícias falsas, o que tem agravado o sofrimento da família.

Enquanto a comunidade mantém sua rede de apoio e vigília, os números de emergência oficiais como o 190 (Polícia Militar) e o 181 (Disque Denúncia) seguem abertos. Qualquer informação sobre Ágatha e Allan pode ser a peça que falta para encerrar esse ciclo de espera e trazer o alento necessário aos corações que esperam há exatamente um mês por notícias.

BRK firma parceria com a UFMA para transformar lodo em fonte de energia sustentável

O Gerente de Operação da BRK, Jefferson de Paulo,.e a Diretora da BRK Maranhão, Sandra Leal, com o Reitor da UFMA, Prof. Fernando Carvalho

No dia 30 de janeiro de 2026, a BRK, concessionária de saneamento dos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar e a Universidade Federal do Maranhão, assinaram o Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PD&I para um projeto que visa o reaproveitamento do lodo produzido nas Estações de Tratamento de Esgoto.

A partir dessa parceria, serão realizados estudos de avaliação e viabilidade técnica, ambiental e econômica sobre uso do lodo de ETE como fonte energética alternativa, possibilitando sua aplicação como biocombustível sólido em caldeiras industriais.

O projeto será desenvolvido ao longo de 12 meses, em regime de cooperação técnica e científica, e contará com a parceria da empresa Lavare Gestão de Têxteis S.A. para a realização dos testes-piloto.

Representantes da BRK Maranhão e da Universidade Federal do Maranhão celebrando o acordo institucional entre as duas instituições

“Este projeto tem como essência a pesquisa aplicada, onde será estudado o uso do lodo como potencial fonte de energia, diminuindo custos de operação e destinando os resíduos para uso sustentável, proporcionando uma economia operacional e de mitigação de efeito de gases estufa, com a substituição de combustíveis e prospecção de novos produtos”, afirma o Prof. Harvey Velez, Coordenador do Curso de Engenharia Química da UFMA.

A proposta está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e reforça o compromisso da BRK com a inovação, a sustentabilidade e o fortalecimento de parcerias com instituições de pesquisa. Além de benefícios ambientais, o projeto também poderá gerar ganhos econômicos relevantes e servir como modelo replicável para outras unidades da companhia.

Para o reitor Fernando Carvalho, parcerias como essa contribuem para o desenvolvimento do estado. “A Universidade está sempre disposta a caminhar junto com as empresas, com o objetivo de promover a inovação e desenvolver a ciência e a tecnologia no Maranhão”, completa o reitor.

A Diretora da BRK MA Sandra Leal e o Reotor da UFMA Prof. Fernando Carvalho assiando o Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PD&I

Esta iniciativa representa um avanço estratégico na busca por soluções que integrem eficiência operacional, responsabilidade ambiental e desenvolvimento tecnológico, consolidando o papel da empresa como agente de transformação no setor de saneamento.

“É motivo de muita alegria para a BRK firmar parceria com a UFMA, instituição responsável pelo desenvolvimento de projetos e pesquisas que estão alinhados com nossos propósitos e valores.

Juntos, vamos avançar significativamente na busca por soluções ambientalmente adequadas e eficientes do ponto de vista operacional e econômico”, encerra Sandra Leal, Diretora de Concessão da BRK no Maranhão.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima