NOITE DE PREMIAÇÕES E DE INCENTIVO AOS ATLETAS MARANHENSES

0comentário

A 19ª EDIÇÃO DO TROFÉU MIRANTE CONTOU COM O PATROCÍNIO DA EQUATORIAL MARANHÃO

Zé Jorge Soares e Carlos Afonso Melo da Equatorial Maranhão entre a atleta de Mesa de Tênis Paola Morais vencedora do Troféu Mirante

O Troféu Mirante, conhecido como Oscar do Esporte Maranhense, foi realizado nesta quinta-feira (14), no Teatro Arthur Azevedo. O tema da cerimônia foi “Maranhão nas Olimpíadas”, em homenagem aos atletas maranhenses que estarão nos jogos de Paris 2024. Foram premiados esportistas de 28 modalidades, além do “Atleta do Ano”, escolhidos por votação popular on-line e por júri técnico.

Criada para dar mais visibilidade ao esporte amador e reconhecer os atletas que foram destaque em suas respectivas modalidades, a premiação conta com o patrocínio da Equatorial Maranhão e do Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.


O evento foi aberto pelo presidente do Conselho Deliberativo do Grupo Mirante, Fernando Sarney, que destacou a importância do momento, além de agradecer aos patrocinadores e a toda a equipe que faz a premiação acontecer. “O Troféu Mirante representa a história do esporte no Maranhão. Também é um reconhecimento ao talento e a garra dos nossos atletas. Sou muito grato à Equatorial Maranhão por incentivar o esporte em várias modalidades e por ser essa parceira sempre presente do Troféu Mirante”, declarou.


O diretor de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão, José Jorge Soares, reafirmou a importância que a companhia dá ao esporte e aos atletas maranhenses.
“No nome da nossa empresa está a palavra energia. E, por meio do apoio ao esporte e ao Troféu Mirante, a empresa transfere essa energia aos atletas maranhenses. Nenhum esportista de elite consegue chegar aos bons resultados sem um patrocínio efetivo. Esse suporte que a Equatorial vem dando ajuda na formação desses atletas que, ao se destacarem, também têm suas vidas e a de suas famílias transformadas para melhor”, ressaltou o diretor da Equatorial.

Destaque para a atleta Paola Morais do Projeto Social do Fórum Jaracaty patrocinado pela Equatorial Maranhão vencedora do Troféu Mirante na modalidade de Mesa de Tênis

Entre os premiados da noite, estava Paola Morais, de 16 anos, mesatenista. Ela integra o projeto social Fórum Jaracaty, que conta com o patrocínio da Equatorial Maranhão na missão de fomentar o esporte e a educação entre jovens em situação de vulnerabilidade social. “Ganhar esse troféu foi muito importante para mim porque veio coroar anos de muito treino, sacrifícios e dedicação ao tênis de mesa. Sou muito grata à Equatorial pelo patrocínio, sem o qual ficaria difícil seguir treinando, competindo e crescendo tanto nessa modalidade”, agradeceu a atleta, que sonha em representar o Brasil em uma Olimpíada no futuro.


Carlos Afonso Melo, superintendente de Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão, lembrou dos projetos sociais voltados para o esporte, que são incentivados pela Distribuidora. “A Equatorial acredita muito nos projetos sociais voltados para o esporte, que ajudam a desenvolver e revelar grandes atletas, que talvez não tivessem oportunidade sem esse patrocínio. Mas, acima de tudo, o esporte é importante para a formação de bons cidadãos e, por isso, incentivamos o esporte e a formação de atletas”, completou Carlos Afonso.

sem comentário »

SEDEPE promoveu evento sobre saúde pública com o médico Raul Cutait

0comentário
O médico Raul Cutait, o Diretor Geral do Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ) Plínio Tuzzolo, o anfitrião Sec. José Reinaldo Tavares e José Domingues Neto, Sup. da SEDEPE no evento sobre saúde pública

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE) promoveu um fórum de debates com a presença do renomado médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Dr. Raul Cutait. O objetivo do encontro foi discutir soluções para promover mais eficiência no sistema de saúde pública do estado.

Raul Cutait, reconhecido especialista em Gestão Pública e Gestão de Processos na área da Saúde, ex-Secretário de Saúde de São Paulo e uma das figuras mais proeminentes da medicina contemporânea no Brasil, compartilhou conhecimentos valiosos durante as discussões. Dentre os temas abordados, destacaram-se a necessidade de reduzir custos e explorar as possibilidades de otimização digital por meio da Telemedicina e do uso da Inteligência Artificial.

O médico também destacou a complexidade da situação atual da saúde no Brasil, e reforçou a necessidade de investimentos em inovação, tecnologias e contratação de profissionais especializados.

O palestrante convidado Dr. Cuitait (centro) com a equipe técnica e convidados da SEDEPE no evento que discutiu a inovação em saúde pública

Participaram da reunião além do promotor do evento secretário José Reinaldo Tavares e a equipe técnica da SEDEPE, a Dra. Helena Dualibe, Secretária Extraordinária de Políticas para as Comunidades e outras autoridades ligadas à saúde. Do Grupo Mercúrio foram convidados especiais o Diretor Geral do Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ) Plínio Tuzzolo e Vinícius Braid, Conselheiro e Diretor do Laboratório Lacmar.

“Nos sentimos honrados com esse convite que nos proporcionou um debate riquíssimo sobre saúde pública com esse grande expert no tema e na medicina em geral que é o Dr. Raul Cutait. Nós do Grupo Mercúrio, responsáveis pela gestão do Hospital do Servidor Estadual e o Laboratório Lacmar, temos como missão o compromisso com a saúde de qualidade e parabenizamos o Sec. José Reinaldo Tavares e sua equipe pela iniciativa” declarou o Dir. Geral do HSE- HSLZ Plínio Tuzzolo.

sem comentário »

NOVA LOJA POTIGUAR NO MAIOBÃO

0comentário
FOTO – DIVULGAÇÃO: Família Potiguar: Fabíola Brasil, D. Raimundinha e Sr. Vieira Brasil, fundador da empresa e Marcelo Brasil, Pres. do Grupo Potiguar

Nesse sábado (16) o Grupo Potiguar inaugura sua décima loja, localizada na Estrada de Ribamar, N.02 no Maiobão, no município de Paço do Lumiar.

A nova unidade está gerando mais de 20 novos empregos diretos, e vem trazer mais comodidade aos clientes daquela região, que não precisam mais se deslocar até São Luís para aproveitar todos os produtos e promoções do Grupo Potiguar.

A Potiguar, que também está presente nas cidades de São Luís, Imperatriz, Bacabal e Santa Inês tem se destacado por oferecer um mix completo de produtos como materiais de construção, utensílios de casa, artigos de decoração e produtos para o lar em geral. A empresa é reconhecida por manter os melhores preços e a alta qualidade no amplo mix de produtos, além de marcas registradas que a diferenciam no mercado.

A nova loja Potiguar do Maiobão funciona de segunda à sexta, das 08h às 18h e aos sábados das 08h às 13h.

sem comentário »

Criação, Produção e Autogestão são temas de oficina gratuita do grupo Xama Teatro; inscrições abertas

1comentário

Ministrada por Nádia Ethel, a oficina “Criação + Produção = Autogestão” será realizada nos dias 18, 19 e 20 de março, no Teatro Xama

A dramaturga, produtora e roteirista Nádia Ethel – Foto – Divulgação

Possibilitar que o público possa participar e, também, criar projetos cênicos são os objetivos centrais da oficina “Criação + Produção = Autogestão”, outro destaque da programação especial de comemoração dos 15 anos de atividade do grupo maranhense Xama Teatro, o projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias”, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal.

Ministrada pela produtora Nádia Ethel, a oficina visa introduzir o público a participar de projetos cênicos, assim como ensiná-lo na criação, produção e gestão de maneira autônoma.

“Nossa proposta é buscar compartilhar formas específicas de autogestão para materializar produções cênicas. Para isso, iremos partilhar bibliografia e problematizar experiências, que nos ajudem a refletir criticamente e, assim, potencializar as novas estratégias de produção de projetos cênicos”, destaca Nádia Ethel.

A oficina “Criação + Produção = Autogestão” será realizada entre os dias 18 e 20 de março, das 9h às 12h, no Teatro Xama (localizado na Rua das Esmeraldas, nº3, quadra 1, no bairro do Araçagy). Os ingressos podem ser retirados neste link: https://www.sympla.com.br/evento/oficina-criacao-producao-autogestao-nadia-ethel-sao-luis/2368951.

A programação especial do projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias” ocorrerá ao longo do primeiro semestre de 2024 – em março, as ações ocorrerão em São Luís; no mês de abril, em Belém; já em maio, serão realizadas em Fortaleza.

Todos os ingressos podem ser retirados gratuitamente, por meio do link: https://www.sympla.com.br/produtor/xamateatro.

São Luís, Belém e Fortaleza

Na segunda semana do projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias”, além da oficina “Criação + Produção = Autogestão”, São Luís também terá sessões dos espetáculos “A Vagabunda – Revista de Uma Mulher Só”, no dia 21 de março, no Teatro Xama; e da peça “A Carroça é Nossa”, no dia 22 de março, no VIVA Vila Luizão – ambos serão às 20h. A temporada na capital maranhense contará, ainda, com Narração de Histórias no dia 23 de março, às 18h, também no Teatro Xama.

Já nas cidades de Belém e Fortaleza, a temporada especial do projeto ocorrerá, respectivamente, nos meses de abril e maio. Em Belém, toda a programação será realizada entre os dias 4 e 11 de abril, tanto na Casa de Artes Cênicas do Sesc, localizada no Boulevard Castilhos França, 722, quanto no Teatro Waldemar Henrique, localizado na Avenida Pres. Vargas, 645, Campina.

No mês de maio, em Fortaleza, as ações formativas, assim como os espetáculos e a narração de histórias começam a partir do dia 9, com temporada aberta até o dia 17 na cidade. Serão palcos da programação: o Porto Iracema das Artes, na Rua Dragão do Mar, 160; e no Dragão do Mar, na Rua Dragão do Mar, 81 – ambos na Praia de Iracema.

SERVIÇO

O QUÊ: oficina “Criação + Produção = Autogestão”, do projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias”, do grupo Xama Teatro, em São Luís;

QUANDO: nos dias 18, 19 e 20 de março, das 9h às 12h;

ONDE: no Teatro Xama, localizado na Rua das Esmeraldas, nº3, quadra 1, Araçagy;

Contatos – Assessoria de Comunicação: (98) 99968-2033 – Gustavo Sampaio.

INGRESSOS:

·         Gratuitos – reservas no Sympla:

·        Oficina “Criação + Produção = Autogestão” – ingressos gratuitos aqui: https://www.sympla.com.br/evento/oficina-criacao-producao-autogestao-nadia-ethel-sao-luis/2368951.

Redes do Grupo Xama Teatro:

• Instagram: https://www.instagram.com/xamateatro/

• YouTube: https://www.youtube.com/user/XAMATEATRO

• Facebook: https://www.facebook.com/xamateatro

• Blog: https://xamateatro.blogspot.com/

•Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/2aFTWNhqwMl8lEUW1yNcBx

1 comentário »

JANTAR EM HOMENAGEM ÀS MULHERES NA VILLA DO VINHO BISTRÔ

0comentário

Na última sexta – feira, Dia Internacional da Mulher (08), a Villa do Vinho Bistrô estava com casa cheia, no jantar especial preparado especialmente para comemorar as conquistas femininas.

O restaurante comandado por Werther Bandeira ofereceu de presente às clientes um pocket show da cantora Janete Rocha, uma das vozes mais apreciadas da atual cena musical maranhense.

Entre brindes especiais e a culinária contemporânea da casa, mulheres e profissionais celebraram em grande estilo essa data sempre especial por representar conquistas históricas.

sem comentário »

Homem é obrigado a usar tornozeleira após descumprir medida protetiva

0comentário
Tornozeleira foi colocada em homem que descumpriu medida protetiva

Em audiência de oitiva de medida protetiva realizada nesta quinta-feira, 14, na Casa da Mulher Brasileira, um homem de 43 anos, que descumpriu medida protetiva, foi obrigado pela Justiça a usar tornozeleira eletrônica. Representou o MPMA a titular da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher de São Luís, Selma Regina Martins.

Anteriormente, a ex-companheira do agressor relatou ter sofrido várias violências de natureza sexual, moral e psicológica ao longo do relacionamento. Também afirmou que o ex-companheiro recentemente tentou alugar para terceiros a casa em que ela mora com os filhos.

Durante a audiência, o homem cometeu desacato, conforme decisão da Justiça.

Além do uso da tornozeleira, foram decididas, entre outras providências, a prorrogação das medidas protetivas de urgência pelo prazo de 180 dias; a inclusão da medida de proibição de aproximação da casa e do local de trabalho da ex-companheira; a permanência da requerente e dos filhos no imóvel em que estão atualmente até que a questão seja decidida no juízo de família; o encaminhamento da mulher para programas oficiais de proteção, inclusive com acompanhamento psicológico para ela e os filhos, nos termos da Lei Maria da Penha.

sem comentário »

Nefrologista alerta para os riscos da Doença Renal Crônica odestaca a prevenção como melhor caminho para enfrentá-la

0comentário

Médica reforça que a saúde renal comprometida tem um impacto significativo na saúde global de um indivíduo


Segundo a Sociedade Internacional de Nefrologia, estima-se que atualmente há mais de 850 milhões de pessoas no mundo com doença renal crônica, ou seja, 11% da população mundial. A Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade. No Brasil, a estimativa é de que mais de dez milhões de pessoas tenham a doença. A nefrologista e professora do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Marília Moreira, fala sobre a doença e alerta para os cuidados, prevenção e fatores de risco.

A médica explica que as doenças renais têm um impacto significativo na saúde global de um indivíduo. “Os rins filtram o sangue várias vezes ao dia, removendo impurezas e toxinas geradas pelo organismo, pela dieta e por substâncias externas, como medicamentos. Além disso, regulam a quantidade de água, controlam os níveis de sais no corpo, mantêm o equilíbrio ácido-base, regulam a pressão arterial, produzem hormônios essenciais para a produção de células vermelhas do sangue e ativam a vitamina D, crucial para a saúde dos ossos e do organismo como um todo”.

“Quando a saúde renal está comprometida, todo o nosso organismo sofre. O coração sofre pelo acúmulo de água, com o aumento da pressão arterial, com arritmias pelo desequilíbrio nos sais e ácidos do corpo; o pulmão sofre por acúmulo de água; o cérebro devido às toxinas aumentadas; o trato gastrointestinal, com manifestações como náuseas, vômitos, falta de apetite; os ossos são comprometidos; os pacientes apresentam anemia, alterações na imunidade, maior risco de sangramento; etc”, complementa.

Sintomas

Segundo a nefrologista, a doença renal crônica costuma ser muito silenciosa, apresentando sintomas já em uma fase mais avançada. “Quando o paciente começa a ter sintomas da doença renal crônica, em geral, eles já são secundários às suas complicações. O paciente pode apresentar fraqueza, indisposição, cansaço, redução do apetite, náuseas, vômitos, sonolência, redução do volume urinário, presença de sangue na urina, urina com muita espuma, inchaço pelo corpo, falta de ar, pressão arterial elevada, entre outros. O ideal é que todos, principalmente, os pacientes de risco para doença renal, façam acompanhamento médico e exames regularmente, para ter diagnóstico mais precoce”, ressalta.

Fatores de risco

A médica expõe e chama a atenção para alguns fatores de risco importantes. “Os principais fatores de risco são: Hipertensão Arterial, Diabetes, Obesidade, tabagismo, doença cardiovascular (história de infarto, AVC, aterosclerose – placas de gordura nas artérias), idade avançada, história familiar de doença renal, doenças autoimunes (como Lúpus), alteração em exame de urina, alterações na estrutura do trato urinário. Ao tratar essas condições, podemos promover uma saúde renal significativamente melhor”, destaca.

Dieta, estilo de vida e prevenção

Moreira também ressalta que a dieta e o estilo de vida têm papel importantíssimo na saúde, fazem parte das principais medidas para prevenir a doença renal, e quando instalada, são essenciais no seu tratamento. “Para manter a saúde dos rins, devemos manter uma alimentação com pouco sal, uma ingestão adequada de água (para pessoas saudáveis, pelo menos 35 ml/Kg/dia), evitar exageros com proteína de origem animal, principalmente carne vermelha, comer frutas e verduras regularmente, evitar refrigerantes, bebidas alcoólicas e alimentos processados, controlar a gordura na alimentação. Também é importante não fumar, fazer atividade física regularmente e manter o peso controlado”, enfatiza.

Dia Mundial do Rim

O Dia Mundial do Rim, celebrado em 14 de março, desempenha um papel fundamental na sensibilização sobre a importância da saúde renal. A médica destaca a relevância da conscientização sobre a doença.

“O Dia Mundial do Rim foi instituído em 2006 pela Sociedade Internacional de Nefrologia com o propósito de conscientizar sobre a importância dos rins e da prevenção das doenças renais. É celebrado globalmente na mesma data por meio de uma variedade de atividades que engajam a população, visando promover os cuidados com a saúde renal, a realização de exames e o diagnóstico precoce. Este ano, o tema do Dia Mundial do Rim no Brasil é “Saúde dos rins e exame de creatinina para todos – porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”, pontua.

“Dessa forma, é reforçada a importância de que todos lembrem da saúde renal e que seja feito o exame de creatinina no sangue (principal exame para avaliar função renal) como um direito de todos. Pois a doença renal crônica é silenciosa e a maioria dos pacientes portadores desconhecem que a possui, e a dosagem da creatinina é uma forma barata e acessível para um diagnóstico precoce e início do tratamento”, complementa e finaliza a nefrologista Marília Moreira.

sem comentário »

BRK disponibiliza relatório anual de qualidade da água 2023

0comentário

Informativo assegura a potabilidade da água que chega às torneiras dos imóveis e está disponível no site da concessionária para todos os clientes

FOTO – DIVULGAÇÃO: A BRK Ambiental preza pela qualidade e segurança de seus clientes, e disponibiliza o seu relatório anual de qualidade da água pelo site https://brkambiental.com.br/relatorio

A BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto em Paço do Lumiar e São José de Ribamar, disponibiliza todos os anos o Relatório Anual de Qualidade da Água, que atesta a potabilidade do recurso hídrico distribuído à população. Os clientes podem acessar o site https://brkambiental.com.br/relatorio e conferir o relatório da sua cidade.

O relatório atende ao Decreto Federal 5.440, de 4 de maio de 2005, e ao anexo XX da Portaria da Consolidação nº 05/2017, alterado pelas portarias GM/MS nº 888 e nº 2472, que estabelecem definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água.

A BRK monitora em tempo real e por meio de análises laboratoriais se a água tratada está dentro dos padrões legais de conformidade, assegurando que o recurso retirado dos mananciais recebeu o adequado tratamento.  Para isso, a concessionária envolve profissionais qualificados e segue uma metodologia moderna.

O informativo digital, disponível no site da concessionária, descreve o processo de distribuição de água potável desde a captação no manancial até o cavalete dos imóveis, além de detalhar os números relativos ao controle de qualidade para a melhoria contínua do processo. Dessa forma, os moradores de Paço do Lumiar e São José de Ribamar podem conhecer a origem e entender como é realizado o tratamento da água que consomem.

As análises da qualidade da água dos municípios atendidos pela BRK são realizadas em laboratório próprio da companhia ou em outros contratados, que atendam aos requisitos para laboratórios expressos na Portaria GMMS 888/2021. A BRK reporta os resultados de análise ao Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), que é um repositório de informações técnicas aberto à consulta pública. A concessionária controla os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez, pH, dentre outros) e microbiológicos da água.

O Relatório de Qualidade da Água pode ser acessado nesta página: https://brkambiental.com.br/relatorio

SOBRE A BRK

A BRK é uma das maiores empresas privadas de saneamento básico no Brasil, presente em 13 estados, beneficiando 16 milhões de pessoas. Mais de 100 cidades já contam os serviços da companhia, que é a plataforma de saneamento da Brookfield, empresa canadense que está no país desde 1899. Além da diversificação geográfica, a BRK conta com um amplo portfólio de concessões. Isso oferece à empresa uma visão sobre as necessidades de investimentos e os desafios que cada região do país enfrenta para ampliar a oferta de serviços de água e esgoto.

Para a companhia, o saneamento básico é a chave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e tem grande potencial de impacto positivo em áreas como a saúde e a educação. Por isso, a BRK e seus acionistas estão comprometidos com um modelo de gestão ESG (da sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), incorporando esta estratégia à tomada de decisões da companhia e à prestação de serviços. A empresa tem também um compromisso com a Diversidade e a Inclusão, sendo signatária do Pacto Global da ONU e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEP’s).

sem comentário »

Davi Hermes defenderá o Brasil em Mundial na Turquia

0comentário

Nadador maranhense está confirmado no Trisome Games, competição internacional que ocorre entre 19 e 26 de março, na cidade de Antalya

O nadador maranhense Davi Hermes foi convocado para a disputa do Trisome Games. (Divulgação)

Nome de destaque no esporte maranhense, o nadador Davi Hermes vive a expectativa por uma das competições mais importantes da temporada de 2024. Davi, que é atleta da Viva Água e conta com os patrocínios do governo do Estado e da Potiguar por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, foi convocado pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) para representar o país na disputa do Trisome Games 2024, que será realizado entre os dias 19 e 26 de março, em Antalya, na Turquia.

“Emoção total.Muito feliz por ser convocado para a Seleção Brasileira que irá para o 2º Trisome Games, evento multiesportivo que reunirá campeonatos mundiais de seis modalidades. Só tenho a agradecer à CBDI, à Viva Água, ao governo do Estado e à Potiguar por todo apoio e incentivo. Partiu, Turquia!”, afirmou Davi.

Davi Hermes dá os seus primeiros passos na temporada depois de emplacar vários títulos e medalhas no cenário nacional da natação paralímpica em 2023. Em dezembro, o atleta da Viva Água foi um dos destaques da Copa Brasil de Natação Down CBDI 2023, onde conquistou duas medalhas de ouro nas provas dos 50m e 100m borboleta, além de faturar uma prata e um bronze.

Já no Meeting Brasileiro de Natação, realizado em agosto, Davi Hermes faturou o ouro nas provas dos 100m borboleta e 200m borboleta, garantiu a medalha de prata nos 50m borboleta e foi quarto colocado na disputa dos 50m nado livre. O atleta maranhense também fez os melhores tempos da carreira nos 50m nado livre, 50m borboleta e 100m borboleta, resultados que reforçam a sua evolução na natação paralímpica brasileira.

Davi Hermes também colecionou títulos nas disputas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e do Campeonato Brasileiro de Natação CBDI 2023. O atleta da Viva Água conquistou cinco medalhas de ouro nos JUBs, vencendo as provas de 50m, 100m e 200m livre, além dos 50m e 100m borboleta, ajudando a Universidade Ceuma a conquistar o terceiro lugar no quadro de medalhas da natação paradesportiva da competição. Já no Brasileiro CBDI, Davi levou três ouros – com direito à conquista do tetracampeonato nas provas dos 50m e 100m borboleta e do tricampeonato nos 200m borboleta –, e uma prata nos 50m livre.

Também em 2023, Davi Hermes ganhou dois ouros no Campeonato Maranhense de Natação de Inverno – Troféu João Vitor Caldas, conquistou três medalhas de ouro nas provas dos 50m borboleta, 200m borboleta e 400m livre no Torneio Início, competição promovida pela Federação Maranhense de Desportos Aquáticos (FMDA), e garantiu três medalhas no Torneio Grão-Pará da Amizade Master de Natação, com uma prata nos 50m borboleta e dois bronzes nas disputas dos 50m livre e 100m borboleta.

sem comentário »

CEST FIRMA CONVÊNIO PARA DESCONTOS COM O SINEPE/MA PARA A PÓS-GRADUAÇÃO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

0comentário

CEST firma convênio com o SINEPE/MA para descontos na Pós-Graduação em Atendimento Educacional Especializado

FOTO – CONVÊNIOS: Reunidos na assinatura de convênio entre CEST e SINEPE/MA: Profa. Eliseth Sarges (CAEE Eney Santana); Profa. Líssia Dias, Vice-Reitora e Ass. Jurídica do CEST Dra. Conceição Melo Rolim; o Pres. do SINEPE/MA Paulino Rodrigues e a Reitora do CEST Profa. Maria de Nazareth Mendes

 O Centro Universitário Santa Terezinha – Cest acaba de firmar um novo convênio de descontos, desta vez com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão – SINEPE/MA. O objetivo da parceria é oferecer aos conveniados benefícios em forma de desconto de 10% nas mensalidades do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado do CEST.

O Curso tem por objetivo capacitar profissionais da educação para a utilização de práticas pedagógicas que deem a devida atenção à diversidade de alunos que necessitam de Educação Especial. O foco está em contribuir para a promoção de uma educação inclusiva, proporcionando conhecimentos sobre as diferentes deficiências a fim de tornar os profissionais aptos a identificar dificuldades dos seus alunos e propondo métodos pedagógicos adequados para a aquisição da aprendizagem e o desenvolvimento motor, cognitivo, intelectual, cultural e social, respeitando as diferenças e atendendo às necessidades individuais dos educandos.

O desconto abrange ainda os familiares dos conveniados, com desconto adicional ao segundo e demais integrantes da família que tiverem interesse em ingressar na Pós-Graduação.

O convênio foi celebrado entre a Profa. Maria de Nazareth Mendes, Reitora do CEST, e o Presidente do SINEPE/MA, Prof. Paulino Delmar Rodrigues Pereira. Estiveram presentes ainda a Dra. Maria da Conceição Lima Melo Rolim, Vice-Reitora e Assessora Jurídica do CEST, a Profa. Líssia Dias, Coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação, e a Profa. Eliseth Sarges, Coordenadora do CAEE Eney Santana.

Para ter acesso ao benefício basta apresentar em nosso setor financeiro documento que comprove filiação à instituição parceira, como contracheque ou carteirinha de associado. Em caso de desconto para o membro da família, é necessário apresentar documento que comprove o parentesco.

O novo convênio visa a ampliar o número de empresas conveniadas e estreitar o relacionamento do CEST com as Instituições Parceiras, estendendo mais benefícios aos colaboradores daquelas instituições e seus familiares. Para acessar a lista completa de instituições conveniadas basta clicar em: cest.edu.br/convênios

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/marciohenrique/wp-admin/
Twitter Facebook RSS