Bolsonaro exonera Gustavo Bebianno após ministro vazar áudios privados do presidente, diz SBT

0comentário

Bebianno teria vazado áudios privados de Bolsonaro para veículos de imprensa (Arquivo/Agência Brasil)

Segundo o jornal SBT Brasil, o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, será exonerado na segunda-feira do cargo.

E se a reforma da Previdência não for aprovada?

De acordo com a notícia, o presidente da República, Jair Bolsonaro, optou por demitir Bebianno após uma reunião com outros ministros.

O ministro teria vazado áudios privados de Bolsonaro para veículos de imprensa, o que irritou o presidente.

“Não é comigo”

Bebianno, divulgou ontem uma nota de esclarecimento negando que tenha cometido irregularidades no repasso de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, no ano passado, para candidatas do PSL. Bebianno afirmou que mantém o compromisso com o combate à corrupção.

“Reitero meu incondicional compromisso com meu país, com a ética, com o combate à corrupção e com a verdade acima de tudo”, disse o ministro na nota.

A Polícia Federal apura a denúncia de que os recursos do fundo seriam destinados a candidatas “laranjas” em Pernambuco. Bebianno era presidente do partido durante a campanha eleitoral. “Reafirmo que não fui responsável pela definição das candidatas de Pernambuco que foram beneficiadas por recursos oriundos do PSL Nacional”, afirmou.

Fonte: Money Times

sem comentário »

Troca de lâmpadas em Governador Nunes Freire

0comentário

 A troca proporciona mais economia na conta de energia

As lâmpadas de LED são sustentáveis e muito mais econômica. Por isso, por meio do Projeto Consumo Consciente, a Cemar vai realizar troca de lâmpadas comuns (incandescente e fluorescentes) por lâmpadas de LED no município de Governador Nunes Freire, nos dias 18,19 e 20 de fevereiro.

A ação será realizada na Praça da Cultura, no centro da Cidade de Governador Nunes Freire, no dia 18 das 14h às 18h, 19 e 20, das08hàs 12h e das 14h às 18h.

Como realizar a troca?

  • Comparecer ao ponto de troca com o RG, CPF e fatura de energia quitada (precisa estar em dia para poder participar);
  • Levar até 5 lâmpadas em funcionamento para a troca;
  • O titular da conta ou parente de primeiro grau precisa comparecer ao local indicado (em casos de casas alugadas, o inquilino pode trocar desde que mostre o contrato de aluguel);

Aproveite essa oportunidade! Só em Janeiro de 2019, foram trocadas mais de 8.090 lâmpadas em diversas cidades do Maranhão.  Para mais informações acompanhe as redes sociais e o site da Cemar para verificar as próximas cidades.

Assessoria de Imprensa da Cemar

sem comentário »

Prefeitura de São Luís e população se unem em ação de limpeza no bairro Radional e adjacências

0comentário

Durante a ação moradores contribuíram com o trabalho levando para as equipes de limpeza os chamados resíduos volumosos; o trabalho integra a política de gestão de resíduos sólidos do prefeito Edivaldo e acontece no bairro até este sábado (16) reforçando o trabalho de coleta diária feita na região


Prefeitura de São Luís combate descarte irregular com grande ação de Limpeza no bairro Radional e entorno

A manhã desta sexta-feira (15) foi voltada para intensificar os serviços de limpeza urbana em São Luís. A Prefeitura realizou o Bota-Fora Bairro Radional. A ação se estendeu também aos bairros Vila Radional, Santa Cruz, Vera Cruz e Divinéia, esta última, uma comunidade da região. Durante a ação, foram recolhidos os chamados resíduos volumosos – eletrodomésticos que não funcionam, pneus, móveis fora de uso, entulhos e outros pelas ruas do bairro. A comunidade aprovou a iniciativa que tem sido levada a vários bairros da capital e faz parte da política de gestão dos resíduos sólidos que vem sendo colocada em prática pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Ação será encerrada neste sábado (16) com apresentação do Cidadão Limpeza Cidade Beleza.

O objetivo do bota-fora foi combater a formação de pontos de descarte irregular de resíduos sólidos pelos bairros, garantindo a limpeza da região e evitando o surgimento de focos de proliferação de insetos vetores de doenças como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Outro objetivo da ação foi conscientizar a população acerca da importância do descarte correto de resíduos sólidos e o uso dos Ecopontos.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, informou que o bota-fora é uma oportunidade de aproximar a população do serviço de limpeza urbana. “Durante o bota-fora, além de fazer o recolhimento porta a porta daqueles resíduos que não são removidos durante a coleta domiciliar, a gente tem a oportunidade de conversar mais de perto com a população, conhecer as peculiaridades do bairro e com isso melhorar o serviço de limpeza urbana”, disse.

APROVAÇÃO DA COMUNIDADE

Os moradores do bairro Radional e demais localidades atendidos aprovaram a ação da Prefeitura de São Luís. José Diniz aproveitou para descartar tudo que estava acumulado em casa. Móveis fora de uso, eletrodomésticos com defeito e até as obsoletas fitas cassetes. “Eu estava com tudo isto guardado aqui em casa. Muita coisa no quintal. Agora pude me livrar e o melhor, sabendo que terão o destino correto”, disse.

Já José Carlos Melo Pereira afirmou que entende a importância do descarte correto do resíduo sólido domiciliar porque já teve problemas de saúde decorrentes do mau-hábito. “Eu já tive dengue e sei que o mosquito se reproduz em pontos de descarte irregular que se tornam criadouros, por isso, na minha casa temos todo o cuidado de descartar o lixo da forma certa”, contou.

MOBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE

Para mobilizar a comunidade foi realizada uma reunião na Associação Comunitária da Radional, que contou também com representantes dos demais bairros contemplados para que fosse organizado um cronograma de ações na região. A reunião resultou na intensificação dos serviços de limpeza no bairro previamente. Foram feitos os serviços de capina e roçagem das vias do bairro e a instalação de papeleiras (lixeiras) ao longo da Avenida M e Praça da Radional.

As ações de limpeza no bairro Radional e adjacências são constantes. A coleta domiciliar é feita de forma regular toda segunda, quarta e sexta no período diurno. No Santa Cruz e Vera Cruz a coleta é feita às terças, quintas e sábados no período diurno.

O poder público municipal informa também que materiais recicláveis e resíduos não coletados através do serviço de coleta convencional, como restos de construção civil e de poda e capina, devem ser descartados em um dos 11 Ecopontos já em funcionamento na capital. Os Ecopontos funcionam das 7h às 19h, de segunda-feira a sábado. Os Ecopontos ficam localizados no Parque Amazonas, Bequimão, Angelim, Habitacional Turu, Jardim Renascença, Residencial Esperança, Jardim América, Cidade Operária, São Francisco, Anil e São Raimundo.

ENCERRAMENTO

A programação do bota-fora será encerrada neste sábado (16), a partir das 8h, quando as equipes continuarão a recolher os resíduos sólidos e as equipes de educação ambiental do Comitê Gestor de Limpeza Urbana e o Cidadão Limpeza Cidade Beleza estarão visitando as casas, informando os moradores sobre os prejuízos para a saúde pública e meio ambiente decorrentes do descarte irregular de resíduos sólidos nas vias públicas. A ação também vai incentivar o uso dos Ecopontos.

sem comentário »

MARANHÃO NO CONSELHO DE ÉTICA & DISCIPLINA DA CONAJE

0comentário
88ª Assembleia Geral Ordinária da CONAJE em Brasília, na qual o advogado Marcelo Lobato foi eleito membro do novo Conselho de Ética e Disciplina da entidade.

Marcelo Masso Filho, Pres. da CONAJE Nacional / Confederação Nacional dos Jovens Empresários , comandou em Brasília a 88ª Assembleia Geral Ordinária da entidade no último dia 14 de fevereiro.

Na reunião que contou com representantes de todos os Estados que integram a CONAJE, entre outras deliberações, foi eleito o novo quadro do Conselho de Ética e Disciplina para o biênio de 2019/2020. E a boa notícia é que o Maranhão conta com uma representante de peso nesse Conselho, o advogado Marcelo Lobato, que já atuava como consultor jurídico da AJE-MA / Associação do Jovens Empresários do Maranhão.

Sócio do renomado escritório Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro & Scaff Advogados em São Luís; Dr. Marcelo Lobato se destacou no assessoramento jurídico da entidade no Maranhão e merecidamente foi convidado a compor o quadro do Conselho de Ética e Disciplina da  Confederação Nacional dos Jovens Empresários.

sem comentário »

Prefeitura altera trânsito e orienta condutores durante prévias carnavalescas nos fins de semana

0comentário

Para garantir mobilidade urbana e segurança tanto de foliões quanto de motoristas, a gestão municipal organizou o fluxo do trânsito e do transporte na área do Centro da cidade, onde ocorrem as festividades carnavalescas


Prefeitura altera trânsito e orienta condutores durante prévias carnavalescas nos fins de semana

Como vem fazendo desde o dia 2 de fevereiro, a Prefeitura de São Luís realizará, neste fim de semana, mais uma operação para orientar os condutores durante as prévias carnavalescas. Organizado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), o trabalho de interdição no Centro visa garantir a mobilidade urbana, a manutenção do transporte coletivo e o espaço para a realização dos eventos. A mudança no trânsito acontece aos sábados (dias 16 e 23), das 14h às 20h e altera as rotas dos ônibus e demais veículos que descem para a Praça Maria Aragão utilizando a Rua Rio Branco. Já nos domingos (17 e 24) o entorno da Praça Benedito Leite, onde ocorre a Feirinha São Luís, também será interditado.

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, explica que um dos objetivos da operação é também orientar os condutores. “Além da interdição das vias atuamos com agentes de trânsito com apoio de viaturas para orientar os condutores durante a mudança ao longo desse período de prévias carnavalescas”, diz o titular da SMTT.

Com a alteração, aos sábados, os ônibus que, após passarem pela Deodoro, desciam a Rua Rio Branco serão direcionados à Avenida Gomes de Castro e deverão fazer o retorno na Embratel em direção ao Parque do Bom Menino, pela Avenida Alexandre de Moura. Para chegar ao Terminal da Praia Grande, na Avenida Beira-Mar, os condutores deverão seguir pela Avenida Senador Vitorino Freire, na Areinha, em direção ao Ceprama e à rotatória da Fonte do Bispo.

Os condutores que desejarem seguir em direção ao São Francisco devem pegar a Avenida Beira-Mar, pelo Viva Cidadão até o retorno semaforizado de onde serão direcionados pelos agentes para a Ponte São Francisco, considerando que a área da RFFSA estará interditada. Já o acesso à Ponte Bandeira Tribuzzi poderá ser realizado pelo Anel Viário.

Para interditar a área da Beira-Mar, equipes da SMTT bloqueiam locais como a saída da Avenida Quarto Centenário, a descida da Ponte Bandeira Tribuzzi que dá acesso à avenida Beira-Mar e à Rua Barão de Itapary, e a Avenida Beira-Mar na saída da Camboa.

Na Rua Rio Branco, a interdição acontece no cruzamento da via com a Rua Coelho Neto (nas proximidades da clínica Cegine). Também são interditadas a Rua Jansen Muller, a Travessa Jaú e a saída da Praça do Pescador, vias que dão acesso direto à Avenida Beira-Mar. Na saída da Ponte São Francisco, o trânsito é desviado para a Avenida Beira-Mar no sentido Terminal da Praia Grande.

A programação do pré-Carnaval é realizada pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Luís. Entre as atrações da folia, o Bloco Só Safados, Bandida, Bloco da Imprensa, Bicicletinha, entre outros.

sem comentário »

Prefeitura de São Luís realiza concurso da Corte Momesca neste domingo (17)

0comentário

Neste domingo (17), será eleita a Corte Momesca do Carnaval de São Luís. O concurso, realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), escolherá Rei Momo, Rainha e as duas Princesas. A votação acontece a partir das 17h, no Largo do Desterro, na Avenida Vitorino Freire – bairro Desterro (Praça da Flor). O evento é aberto ao público, com entrada gratuita.

O reinado inicia com a coroação da Corte Momesca, logo após a Seletiva de Candidatos (avaliação artística), e termina após o encerramento das atividades carnavalescas na Passarela do Samba.

O candidato a Rei Momo, além de simpatia e samba no pé, deve pesar acima de 100 quilos, podendo também ser submetido à avaliação médica para cumprimento das exigências da função. As candidatas à Rainha classificadas em segundo e terceiro lugares, respectivamente, receberão os títulos de 1ª Princesa e 2ª Princesa do Carnaval 2019 de São Luís. A Corte Momesca eleita receberá a seguinte premiação: ao Rei Momo e Rainha do Carnaval serão pagos cinco mil reais e às duas Princesas escolhidas, a premiação será de três mil e quinhentos reais para cada uma.

Além do concurso, a programação é composta por apresentação do bloco tradicional Os Brasinhas, Escola Flor do Samba e grupo Feijoada Completa. Rei Momo, Rainha e Princesas serão anunciados ao som das baterias de escolas de samba e demais agremiações do Carnaval da cidade. Durante o mandato da Corte Momesca, eles participam de festas, desfiles, espetáculos públicos, shows, eventos ou festividades semelhantes, levando toda a alegria do Carnaval de São Luís.

sem comentário »

O bloco da segurança está na rua

0comentário

O carnaval já está chegando e durante a festividade momesca os riscos de acidentes com energia elétrica podem aumentar. Para que nada estrague os momentos de folia, alguns cuidados podem fazer a diferença. Por isso, a Cemar alerta aos organizadores de festas e ambulantes a solicitarem com antecedência as ligações provisórias.

As solicitações podem ser feitas em qualquer agencia de Atendimento da Cemar, ou postos credenciados. Os documentos necessários são: RG, CPF, a carga dos equipamentos que serão usados no local e o endereço completo de onde será realizada a festa ou evento. No caso de empresas promotoras de festas precisa apresentar o CNPJ. A Cemar orienta ainda para que os promotores de festa e ambulantes não deixem para fazer a solicitação de última hora, pois o prazo para pedidos de ligações provisórias é de 5 dias de antecedência do evento, e a Companhia tem o prazo de 72h para executar o serviço. 

Fique atento aos padrões de segurança do seu evento e para o prazo de solicitação de ligações provisórias, assim você garante um carnaval animado e seguro para todos.

Assessoria de Imprensa Cemar

sem comentário »

A ESCOLA DO FUTURO QUE JÁ É REALIDADE NO DOM BOSCO

0comentário
Nas metodologias ativas adotadas pelo Dom Bosco os alunos são seres ativos no processo de ensino – aprendizagem.

Após um grande investimento em pesquisas, viagens e intercâmbios internacionais com o que há de ponta na educação contemporânea, o Colégio Dom Bosco acaba de implantar o conceito de uma “Escola Exponencial” e, antes mesmo de inaugurar as novas instalações que representam esse concepção de escola do futuro, o semestre letivo de 2019 já começou com novidades na proposta pedagógica.

Seis componentes impulsionam esse conceito para uma aprendizagem mais moderna: a Educação por Competências, Mentoring; Projetos Exponenciais; DNA Empreendedor e Business, Singapore Math e o LabMaker, além dos já consolidados projetos de alfabetização com a ópera, os cases, a leitura crítica e investigativa e o foco em resultados.  

Entre os diferenciais da metodologia utilizada no Dom Bosco, destacam-se: O processo de ensino-aprendizagem é focado no protagonismo do aluno e suas experiências; adoção de ferramentas interativas e tecnologias digitais de ponta; e as metodologias ativas, como os projetos interdisciplinares, design thinking e a sala de aula invertida.

Os estudantes do Dom Bosco são expostos a um trabalho de metacognição que habilita cada aluno a conhecer e refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem; identificando e trabalhando erros e acertos, pontos fortes e fracos. Ao adotar rotinas do pensamento, baseadas em procedimentos desenvolvidos pela Universidade de Harvard (EUA), o Dom Bosco estimula os aprendizes a serem pensadores mais críticos e futuramente, profissionais prontos a atuar em mercados inovadores e mutantes, que estão em constante disrupção.

sem comentário »

“Chá da tarde” reúne empresárias no lançamento de mais uma novidade do Spazio Mateus

0comentário
Cel. PM Augusta (Patrulha Maria da Penha), Chef Luciano Rosa e Rhafisa Sekeff

Bolos, salgados, doces, sodas e até o famoso e recém-lançado espumante Spazio: foi em meio a todas essas delícias que o Spazio Mateus lançou, na última quarta-feira (13), o espaço “Chá da tarde”, no Mateus Cohama. Durante quase quatro horas, os convidados desfrutaram do ambiente aconchegante e refinado, onde rolou muita conversa boa.

O espaço, voltado para reuniões e encontros, contou com a participação do Grupo de Mulheres do Brasil, que reúne empresárias de vários segmentos de todo o país. Mensalmente essas mulheres se encontram para discutir e propor ações em temas ligados à educação, empreendedorismo, direitos das mulheres e projetos sociais.

Durante o chá, as mais de 30 mulheres ouviram a palestra da Coronel Augusta, que é coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, comando criado para garantir que mulheres com medidas protetivas sejam resguardadas no Maranhão. A Coronel Augusta contou como é a vida de uma mulher que tem a patente de Coronel, além de destacar a luta e o combate à violência contra mulheres.

O primeiro “Chá da tarde” teve também como palestrante a consultora de marketing do Grupo Mateus, Rhafisa Sekeff, que orientou as empresárias sobre a importância do uso correto das redes sociais para expandir o negócio. Ela indicou como escolher a plataforma mais eficaz para tipos específicos de empreendimentos.

Ao fim da reunião, o grupo de mulheres experimentou um rondelli de ricota com peito de peru ao molho branco, preparado especialmente pelo Chef Executivo do Atelier Don’Anna, Luciano Rosa, também responsável por toda a gastronomia do Grupo Mateus. O prato refinado e saboroso deixou um gostinho de “quero mais” entre todas as convidadas, que já garantiram participação nos próximos encontros.

Cerca de 30 empresárias do Maranhão se reuniram no primeiro Chá da Tarde do Spazio Mateus
sem comentário »

Prefeitura de São Luís inicia montagem da Passarela do Samba no Anel Viário

0comentário

Estrutura onde ocorrerá os desfiles das agremiações carnavalescas começou a ser erguida esta semana; programação da passarela começa na sexta-feira (1º) e segue até Quarta-Feira de Cinzas (6)


Passarela do Samba começou a ser erguida no Anel Viário

A Prefeitura de São Luís deu início nesta semana à montagem da estrutura da Passarela do Samba, no Anel Viário. O trabalho integra o conjunto de ação que a Prefeitura de São Luís, em parceria com o Governo do Estado, promove para assegurar a realização do Carnaval com grande sucesso de público, garantindo organização, segurança e conforto aos brincantes. No espaço da Passarela acontecem os concursos de blocos tradicionais, escolas de samba, blocos organizados, blocos afros e tribos de índios.

Este ano a estrutura será ampliada em relação aos anos anteriores com o acréscimo de mais 15 frisas ao conjunto de espaços destinados ao público. A estrutura da Passarela do Samba ocupa uma extensão de 200 metros de pista com seis arquibancadas montadas ao longo da avenida com capacidade para receber até 10 mil pessoas.

O número de camarotes será o mesmo do ano passado: 26, cada um com capacidade para até 20 pessoas, além do espaço institucional para acolher até 140 pessoas. A estrutura da passarela conta ainda com sete cabines destinadas aos jurados, além de espaço com acessibilidade destinado a pessoas com mobilidade reduzida e idosos.

Nas imediações da passarela também serão instalados banheiros químicos, central de atendimento de urgência para casos de saúde, barracas de bebidas e comidas em seu entorno e área de concentração de agremiações.

A abertura oficial do espaço acontece na sexta (1º de março) e a programação se estende até a Quarta-Feira de Cinzas (6 de março). “Nós estamos com o cronograma de montagem da Passarela do Samba em dia. A previsão é de grande participação da população no Carnaval de Passarela 2019, com preocupação especial com as pessoas com deficiência, dificuldade de locomoção e idosos. Este ano, teremos 500 lugares na área preferencial da Passarela, quatro cuidadores e quatro intérpretes de Libras nos cinco dias de evento, além de campanhas que serão realizadas no local para a garantia e valorização dos direitos destes cidadãos”, disse o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

Paralelamente à montagem da estrutura metálica, a Prefeitura trabalha com a colocação das torres de iluminação exclusivamente instaladas para atender às necessidades do evento. Em conjunto, estas torres garantem iluminação em torno de 185kW de potência. A execução da montagem de iluminação é da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Nas proximidades do circuito do destile das agremiações carnavalescas, a Semosp realiza requalificação asfáltica das vias.

ACESSIBILIDADE

Com a finalidade de garantir acesso a todos os públicos no Carnaval de Passarela, a Prefeitura de São Luís vai promover acessibilidade a pessoas com baixa mobilidade e também idosos. Para a Passarela do Samba, foi estabelecida uma parceria com o Projeto Travessia, realizado pela Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (Mob), que vai oferecer transporte especial gratuito para pessoas com deficiência, usuária de cadeira de rodas. O serviço vai levar 15 cadeirantes por dia durante os dias do Carnaval. Cada van do Travessia comporta quatro cadeirantes, quatro acompanhantes e dois deficientes visuais.

Para os idosos, a Prefeitura vai reforçar as ações para a valorização deste público. Na Passarela do Samba serão destinados 500 lugares na área preferencial e ainda quatro cuidadores e quatro intérpretes de libras nos dias de evento, além de campanhas que serão realizadas no local para a garantia e valorização dos direitos destes cidadãos.

PROGRAMAÇÃO

Na terça-feira (12), a Prefeitura de São Luís divulgou a programação oficial da Passarela do Samba. Na sexta-feira (1º de março), a partir das 18h, a festa começa com apresentações de tambor de crioula na Tenda do Tambor. Também às 18h acontece desfile das tribos de índios e de blocos tradicionais do Grupo B, a partir das 20h.

No sábado (2), a partir das 18h, se apresentam grupos de tambor de crioula na Tenda do Tambor. As tribos de índios e os blocos tradicionais do Grupo A fecham a noite. Já no domingo (3), a partir das 18h, se apresentam grupos de tambor de crioula na Tenda do Tambor. Às 18h30, desfilam os blocos organizados e logo depois, se apresentam alegorias e turmas de samba. Neste dia também começam os desfiles das escolas de samba.

Na segunda-feira (4), a partir das 18h, se apresentam grupos de tambor de crioula e blocos organizados, seguidos pelas turmas de samba. Logo após escolas de samba encerram a noite.

A terça-feira (5), último dia de desfiles na Passarela, tem apresentações de tambor de crioula, blocos afro e o encerramento oficial com o Baile Popular do Blocão do Bicho. Na Quarta-Feira de Cinzas (6), às 14h, será a apuração dos concursos realizados na Passarela do Samba, com local ainda a definir. A programação completa pode ser acessada no site da Prefeitura (http://agenciasaoluis.com.br/noticia/23013/)

sem comentário »