Sérgio Frota e Ranilton de Oliveira não são indiciados na Operação Cartola

0comentário

O dirigente do Tricolor apareceu nas escutas em uma conversa gravada, Zezinho do Botafogo ligou para o Frota para tentar manipular a arbitragem do jogo entre Botafogo (PB) e Altos

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) denunciou à 4a Vara Criminal de João Pessoa 17 pessoas acusadas de integrar uma organização criminosa no âmbito dos órgãos e instituições que desempenhavam os principais papéis no gerenciamento do futebol paraibano, na quarta-feira (20). Elas são acusadas de praticar vários crimes para manipular resultados de jogos, beneficiando, com isso, dirigentes de times, funcionários da Federação Paraibana de Futebol (FPF), da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol e do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF). O Ministério Público também pugnou pela destituição de todos os réus que ocuparem cargos nas entidades, FPF, da Comissão de Árbitros e no TJDF. O presidente Sampaio Corrêa, Sérgio Frota, foi citado. O dirigente do Tricolor apareceu nas escutas em uma conversa gravada, Zezinho do Botafogo ligou para o Frota para tentar manipular a arbitragem do jogo entre Botafogo (PB) e Altos (PI), pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Porém, o mandatário do Tricolor e o árbitro Ranilton Oliveira não foram indiciados.

Logo que sou da acusação Sérgio Frota negou as acusações e disse que não participou de nenhum esquema e que é contra corrupção no futebol. “Que interesse eu teria no jogo Botafogo (PB) e Altos (PI)? Tenho muitos defeitos, mas não sou corrupto. Se tivesse que comprar um juiz teria comprado no jogo Sampaio Corrêa x Ponte Preta, que, com a eliminação, perdemos R$ 1,8 milhão. Se eu tivesse influência em arbitragem, o Sampaio não teria terminado em sexto lugar no Campeonato Maranhense. A verdade prevaleceu”, afirmou.

Zezinho pediu ao deputado Sérgio Frota o nome do juiz, que seria do Maranhão. Em um determinado momento, Zezinho passa o telefone para Breno e eles conversam rapidamente. O deputado pede que a conversa continue de noite e diz que vai resolver o problema. A partida em questão foi vencida pelo Belo pelo placar de 1 x 0. O árbitro do jogo foi o maranhense, da cidade de Imperatriz, como o próprio deputado fala no telefonema, Ranilton Oliveira. “Eu atendo todos dirigentes de clube. O Zezinho me ligou e eu estava na Assembleia [Legislativa], quando estou em plenário não converso com ninguém e disse que “à noite eu resolvo”. Faço isso, com todos vocês jornalistas. No sentido, que à noite eu falaria com ele e não que iria manipular arbitragem. Eu não tenho o telefone de Ranilton Oliveira, muito pelo contrário uma vez o critiquei por ter marcado um pênalti contra o Sampaio, que na minha opinião não foi”, tudo não passou de especulação.

O presidente do da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do Maranhão (CEAF-MA), Marcelo Filho, por meio de redes sociais se manifestou sobre a arbitragem de Ranilton Oliveira. “Assisti o jogo e não vi nada de extraordinário. O Ranilton Oliveira apitou corretamente. Eu o conheço e posso garantir que é uma pessoa integra e a verdade foi comprovada”, comentou.

As investigações tiveram origem em um inquérito instaurado pela Delegacia de Defraudações de João Pessoa sobre supostos desvios de valores nas prestações de contas da FPF. De acordo com o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), do MPPB, o controle e a manipulação de jogos e resultados se dava há pelo menos d10 anos por parte de dirigentes da FPF, de integrantes da Comissão de Árbitros, além da participação da presidência e da procuradoria do TJDF. Nesse período, várias denúncias foram arquivadas, sem que tivessem sido apuradas. O objetivo principal da organização era obter vantagens econômica, política e associativa.

O esquema

Os 17 denunciados pelo MPPB incorreram nos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica e crimes contra o futebol (Estatuto do Torcedor).

As investigações apontam que a Orcrim se dividiu em núcleos (gestores/líderes; supervisores e logística), com atribuições distintas que, após praticar os crimes principais (a manipulação dos resultados das partidas de futebol), utilizavam-se de influência política e social, para praticar diversos outros delitos subsidiários, que eram imprescindíveis para o sucesso da empreitada criminosa, como a utilização de documentos falsos, a intimidação de testemunhas, a ocultação e destruição de provas, entre outros. Os resultados dessas ações geravam elevados desvios econômicos, prejuízos financeiros e prejuízos que também atingiam a esfera moral da sociedade, com o descrédito no futebol paraibano.

A manipulação dos resultados das partidas de futebol se dava através de fraudes nos sorteios dos árbitros escalados, direcionando os juízes que integravam a Orcrim para atuarem nas partidas cujos resultados interessavam ao grupo criminoso. As fraudes também ocorriam durante a arbitragem dos jogos para beneficiar algumas equipes.

A denúncia na íntegra está no site www.mppb.mp.br.

Os denunciados

1. Amadeu Rodrigues da Silva Júnior

2. Breno Morais Almeida

3. Leonaldo dos Santos Silva

4. Marinaldo Roberto de Barros

5. José Renato Albuquerque Soares

6. Severino José de Lemos

7. Genildo Januário da Silva

8. Adeilson Carmo Sales de Souza

9. Antônio Carlos da Rocha

10. Antônio Umbelino de Santana

11. Eder Caxias Meneses

12. Francisco de Assis da Costa Santiago

13. João Bosco Sátiro da Nóbrega

14. José Maria de Lucena Netto

15. Tarcísio José de Souza

16. Josiel Ferreira da Silva

17. José Araújo da Penha

sem comentário »

Prefeito Edivaldo vistoria pavimentação na Estiva; obras do Asfalto na Rua estão aceleradas

0comentário

No bairro, a Prefeitura está recuperando vias deterioradas e pavimentando ruas que ainda não são asfaltadas; obras vão transformar a realidade dos moradores da área promovendo mais mobilidade e qualidade vida para a população

Prefeito Edivaldo vistoria pavimentação na Estiva; obras do Asfalto na Rua estão aceleradas

O prefeito Edivaldo vistoriou, na manhã desta quinta-feira (21), os serviços do programa Asfalto na Rua, na Estiva, zona rural de São Luís. Iniciado na terça-feira (19), o trabalho vai transformar a realidade dos moradores da área, promovendo o avanço das políticas públicas e o desenvolvimento urbano da área. Os serviços integram os investimentos realizados pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), para a melhoria da infraestrutura da cidade.

“Estamos atendendo a uma reivindicação antiga da população. Com planejamento, conseguimos trazer essa importante obra para a Estiva. Faço questão de acompanhar de perto a execução dos trabalhos e conversar com os moradores do bairro”, disse o prefeito destacando que este é mais um investimento da gestão na melhoria da infraestrutura dos bairros. “Com o programa Asfalto na Rua, estamos avançando por toda a cidade, alcançando também a zona rural”, completou Edivaldo.

No bairro, a Prefeitura está recuperando, por meio do programa Asfalto na Rua, vias deterioradas e pavimentando ruas que ainda não são asfaltadas. Para isso, estão sendo executados também serviços de terraplanagem. As primeiras vias da localidade a serem beneficiadas foram a Rua do Mangueirão, a Rua São Pedro e a Travessa São Pedro, onde já foi concluído o trabalho de recapeamento asfáltico.

A nova frente de trabalho do programa de requalificação asfáltica irá beneficiar dezenas de ruas da região. Entre elas estão a Rua do Meio I e II, Rua da Ponte, Rua da Praça União, Rua do Barreiro, Rua São Benedito, Rua Nova, Travessa São Pedro, Rua São Pedro, Rua Emiliano Macieira, Rua Maria da Graça, Rua do Bacuri I e II, Rua Nossa Senhora da Conceição, Rua da Cerâmica, Rua Nova, entre outras.

MOBILIDADE

A ação visa também a melhoria da mobilidade na região. “Esse programa vai promover o desenvolvimento urbano dos bairros do município, melhorando a qualidade de vida da população, os acessos, a circulação dos veículos e a interligação de bairros que estavam há décadas esperando por esse benefício que está sendo promovido pelo prefeito Edivaldo”, disse o titular da Semosp, Antonio Araújo.

Moradores do bairro comemoram a chegada dos serviços. “A gente vive uma realidade muito difícil. Muitas ruas estão intrafegáveis. Agora, com esse trabalho, a nossa vontade é de que tudo melhore. Estamos muito felizes com esse serviço muito importante para nós”, destacou Albertina França, 46 anos, dos quais cerca de 40 já foram vividos no bairro Estiva.

O morador do bairro e presidente do Centro Social e Produtivo da Zona Rural, Kléber Castro, destaca que a população está há mais de 20 anos a espera dessa requalificação viária. “Para nossa comunidade a chegada da pavimentação asfáltica é um marco. O prefeito Edivaldo está cumprindo uma promessa que fez quando esteve aqui da última vez. Aqui nós temos problemas com buracos nas ruas, lama, alagamentos, e essa obra que o prefeito está fazendo na Estiva vai nos tirar de um aperto muito grande”, disse.

ASFALTO NA RUA

O programa Asfalto na Rua, que tem recursos oriundos do Tesouro Municipal, tem contemplado dezenas de bairros da cidade com nova pavimentação. A iniciativa soma-se ao conjunto de obras de urbanização executados na primeira gestão do prefeito Edivaldo, quando foram pavimentadas centenas de vias. Por meio do programa já foram beneficiados bairros como Anjo da Guarda, Gancharia, Cohaserma, Bela Vista, Primavera, Parque Shalon, Jardim São Cristóvão, João de Deus, São Bernardo, Parque Athenas, Residencial Paraíso, Coroadinho, entre outros.

sem comentário »

ARRASTA PET: A FESTA JUNINA MAIS “AUNIMADA” DO MARANHÃO

0comentário

Depois de ter dado a largada para as festas juninas no Maranhão, o Rio Anil Shopping recebe, no próximo sábado, 23, uma turma muito animada para brincar o São João: os animais de estimação de quem ama se divertir com o mascote preferido.

A festa, comandada pela Terra Zoo do Rio Anil, será das 14h às 20h e vai ser repleta de atrações para alegrar a família inteira. Festa junina que se preze tem que ter o tradicional concurso do Rei e da Rainha Caipira, e o Arrasta Pet já tem candidatos cheios de charme para disputar o título.

Atrações

Já imaginou uma quadrilha pet? Cães e cadelas, lado a lado, vão dançar como se estivessem na roça mesmo. Como a festa é para a família inteira se divertir, também vai ter apresentação folclórica tradicional.

No Pet Park, espaço de sobra para os amiguinhos de quatro patas se explorarem os circuitos que eles adoram desbravar. A Barraca do “Lambeijo” promete fazer sucesso com todo carinho distribuído pelos animais de estimação.

Se a vontade de se deliciar bater, várias organizações que cuidam da causa animal vão se reunir para vender comidas típicas e, de quebra, arrecadar recursos para usar nas ações.

Adoção

Quem quiser aproveitar a festa para conhecer um novo amor pet vai ter a oportunidade de adotar um gatinho ou uma gatinha. Para fazer a adoção, é preciso ter mais de 18 anos e apresentar documento pessoal com foto e comprovante de residência. Além disso, os protetores de animais da ONG também farão uma entrevista para saber se a pessoa interessada pode mesmo ter e cuidar de um bichano.

SERVIÇO

O QUE: Arrasta Pet – Festa junina dos animais de estimação

QUANDO: Sábado, 23, das 14h às 20h

ONDE: Rio Anil Shopping – Terra Zoo

sem comentário »

EDUCAR PARA TRANSFORMAR: INSTITUTO MRV PRORROGA INSCRIÇÕES

0comentário

Prazo para projetos sociais de oito regiões do país se inscreverem segue até o dia 28 de junho

O Instituto MRV prorrogou o prazo para inscrições à quarta edição do programa Educar para Transformar, que irá selecionar projetos sociais de oito regiões do país. A nova data limite para a inscrição é 28 de junho e o edital com os detalhes do chamamento público pode ser acessado no site do instituto (www.institutomrv.com.br/pt/edital).

Com o mote “Para educar e transformar, é só começar”, esta etapa do programa irá selecionar projetos em regiões dos municípios de Cajamar (SP), Canoas (RS), Cuiabá (MT), Eusébio/Fortaleza (CE), Londrina (PR), Manaus (AM), Ribeirão Preto (SP), além de Pirituba, na zona oeste de São Paulo. São eletivos para o programa projetos desenvolvidos por instituições sem fins lucrativos, com pelo menos um ano de existência, e por pessoas físicas maiores de 18 anos das regiões contempladas nesta edição.

Os projetos devem ter como público-alvo crianças, adolescentes ou jovens com idade até 24 anos. Durante quatro meses, cada projeto irá receber um aporte financeiro, além de capacitação dos organizadores pela equipe do Instituto MRV para desenvolvimento das ações contempladas.

Sobre o Instituto MRV

Para a MRV Engenharia, investir em responsabilidade social é tão importante quanto garantir o sonho da casa própria para milhares de brasileiros. Por isso, a companhia fundou em 2014 o Instituto MRV, organização sem fins lucrativos, voltada para promoção da transformação social do país por meio da educação. Somente em 2017, foram investidos mais de R$5,6 milhões em projetos como a Chamada Pública de Projetos, Criança Esperança, Programa Miguilim, Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, Projeto Querubins, e muitos outros. Além disso, o Instituto também é responsável pelo incentivo ao voluntariado junto aos mais de 20 mil colaboradores da construtora. Saiba mais em www.institutomrv.com.br.Mais informações:[email protected]

sem comentário »

DIA DE CONTROLE DA ASMA

0comentário

Doença comum preocupa autoridades de saúde no Brasil

Um dia inteiro para falar, explicar e conscientizar a população sobre a asma. É assim, há anos, que pacientes da doença e profissionais da saúde especializados na patologia celebram o Dia Mundial de Controle da Asma. “Por ser uma doença comum, há uma tendência de boa parte da população encarar a asma como uma doença qualquer e não buscar informações sobre tratamento correto, o que é um equívoco, contra o qual todos lutamos”, ressalta a pneumologista Maria Eugênia Filgueiras, do Hapvida Saúde.

Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, cerca de 11% da população brasileira tem asma, doença genética – o paciente recebe de algum familiar o componente genético – e, portanto, incurável. “Em contato com fatores naturais, do meio ambiente, a pessoa passa a adquirir uma inflamação das vias aéreas e desenvolve os sintomas da asma”, explica a médica.

Apesar de não ter cura e de exigir cuidado constante, a doença tem tratamento. “A pessoa pode ter uma vida absolutamente normal, mas é preciso controle frequente. A doença não está controlada por vários motivos, mas, principalmente, por falta de informação e falta de acesso a medicamentos, embora o governo já disponibilize gratuitamente alguns medicamentos”, destaca Maria Eugênia.

Crises

As crises de asma são caracterizadas por vários sintomas, mas o principal deles é a redução ou até mesmo o fechamento do fluxo de ar. O tratamento é bastante eficaz e pode reduzir muito a chance do paciente desenvolver as crises. O problema é que, pela falta de importância que o tema tem na sociedade, ainda é grande a quantidade de mortes causadas por crises de asma no Brasil.

“Estudos que foram feitos no Brasil com pacientes que morreram com crise de asma demonstram que um dos principais motivos foi a falta de informação sobre tratamento e medicamentos, que não são usados de forma correta. A média é de 3 pessoas mortas por dia vítimas de crises de asma no Brasil”, revela a especialista.

Agravamentos

Geralmente, quem sofre de asma também tende a conviver com outra doença inflamatória, a rinite, igualmente frequente e preocupante. Estudos da Associação Brasileira de Pneumologia demonstram que a rinite atinge cerca de 35% da população brasileira e mundial. E, aproximadamente, 80% dos asmáticos sofrem com rinite.

Rinite alérgica se caracteriza por coriza, espirros em salva, coceira no nariz, obstrução nasal. A pessoa não consegue dormir direito, o sono não se aprofunda. Isso atrapalha qualquer pessoa na vida. Tem, ainda, coceira nos olhos, ouvidos e garganta.

“Pessoas que têm asma têm que tratar direito a rinite. Se não tratar direito a rinite, pode agravar a asma. Vários fatores podem piorar a situação. Por exemplo, os alérgenos, como ácaros da poeira doméstica; animais domésticos (cão e gato); restos de inseto (baratas); o bolor, que é o fungo na parede; entre outros”, lembra a média Maria Eugênia.

Outros fatores preocupantes e irritantes são o contato com produtos químicos, o tabagismo (fumaça de cigarro) e infecções virais respiratórias. “É preciso haver controle sobre isso. Na casa de um alérgico não pode entrar cigarro de jeito nenhum”, alerta a especialista, que também lembra o quanto uma simples virose, como a gripe, pode descompensar o quadro de asma. “A vacinação contra o vírus da gripe é importante. Além disso, outras doenças também devem ser combatidas, como o diabetes e a obesidade, a fim de se evitar as mortes por asma no país.

sem comentário »

Prefeitura intensifica combate ao Aedes aegypti com ações no bairro Cohafuma e entorno

0comentário

Com serviços integrados de limpeza, visitas domiciliares e ações educativas, gestão do prefeito Edivaldo tem reduzido número de casos de dengue notificados no município

Agente de saúde do município observa possíveis criadouros do mosquito durante visita domiciliar

A Prefeitura de São Luís está realizando ações de combate ao Aedes aegypti no Cohafuma e bairros adjacentes como Recanto dos Vinhais e Vila Progresso. O trabalho na área consiste em limpeza, com capina, roçagem e coleta de bagulhos volumosos; visitas domiciliares, com aplicação de larvicida e recolhimento de amostras para estudo; e ações educativas, com palestras em escolas da área. A culminância das atividades, que envolve além da Secretaria Municipal de Saúde também a Secretaria de Educação e Comitê Gestor de Limpeza Urbana, acontecerá sábado (23), na praça da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil.

A ação colocada em prátia na gestão do prefeito Edivaldo em vários bairros da cidade e que integram várias secretárias, tem apresentado resultados positivos. Nos primeiros cinco meses deste ano, houve redução de aproximadamente 50% no número de casos de dengue notificados no município, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), de janeiro até a primeira semana de junho de 2017 foram notificados 650 da doença, enquanto em 2018, no mesmo período, este número caiu para 324.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, explica a importância de ações como essas. “A Prefeitura realiza diariamente ações efetivas de combate aos focos do mosquito, mesmo assim estamos sempre reforçando pelos bairros da cidade a sensibilização da população sobre a importância da prevenção contra o Aedes aegypti, com a manutenção de hábitos simples. Essa estratégia faz a diferença e deve ser seguida todos os dias”, diz.

O objetivo do trabalho, incentivado pelo prefeito Edivaldo, é por meio de ações integradas promover a conscientização da população sobre o assunto. Além do Cohafuma e do Recanto dos Vinhais, outros bairros da cidade já receberam a ação. O trabalho já foi realizado em locais como Vinhais, Planalto Vinhais I e II e Vila Menino Jesus de Praga.

Durante as visitas domiciliares, agentes da Secretaria Municipal de Saúde orientam moradores sobre as condutas preventivas, além de verificarem o armazenamento adequado de água nos imóveis e o acúmulo em locais que podem ser criadouros do mosquito. Agentes de saúde realizam também a aplicação de larvicidas para eliminação dos focos do inseto. Durante o mutirão que acontece ao longo da semana, acontece também pelas ruas da área a nebulização espacial feita pelo carro fumacê.

Na culminância da ação, no sábado (23), além dos serviços de limpeza serão oferecidos à população serviços na área da atenção básica, como vacinação contra doenças como febre-amarela, meningite, gripe e vacinação de cães e gatos. As atividades acontecerão na praça da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil.

AÇÕES

Os serviços de limpeza urbana também serão intensificados durante a ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. A capina e roçagem já foram concluídos no Cohafuma e agora estão ocorrendo nas comunidades do entorno, como Vila Progresso e Jardim Progresso. Além disso, será feito o serviço de bota fora, que é o recolhimento do chamado entulho volumoso: móveis e eletrodomésticos sem utilidade, restos de entulho, poda e capina domésticas. A partir da sexta-feira (22) e no sábado (23) as caçambas estarão percorrendo o bairro.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca a importância da ação de combate ao mosquito em São Luís. “A ação desta semana no Cohafuma é a continuidade da campanha iniciada no Vinhais em abril e que será realizada em diversos bairros de São Luís para coibir a proliferação do mosquito. É uma ação importante para garantir a saúde pública na nossa cidade”, afirmou.

O mutirão de atividades e serviços incluem ainda a realização de palestras educativas em escolas, com teatro de bonecos. As palestras, que abordam as formas de prevenção às arboviroses e visam à conscientização dos estudantes acerca do problema, são promovidas por técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). Na área do Cofahuma, escolas como a Unidade Básica de Educação (U.E.B.) Oliveira Mata Roma participam das atividades.

sem comentário »

Atendimento da Cemar durante os jogos do Brasil

0comentário

Cemar informa sobre funcionamento dos postos ECOCEMAR e agências de atendimento

Para aproveitar esse momento de torcida e diversão, a Cemar, uma empresa que busca cada vez mais a satisfação dos seus clientes, tem realizado manutenções programadas na rede elétrica para que não tenha interrupções no fornecimento. Mas, caso precise de algum atendimento, a Companhia informa sobre o horário de funcionamento dos postos de coleta do Ecocemar, e também das agências presenciais de atendimento ao cliente no Maranhão durante os jogos do Brasil, na Copa do Mundo da Rússia.

No dia 22, sexta-feira, no jogo do Brasil X Costa Rica, as agências de atendimento presenciais e os postos de coleta do Ecocemar não funcionarão em todo o Estado durante o horário do jogo, pela manhã, retornando as atividades normais pela tarde.

 

Agências que mudarão de turno no dia 22/06:

·

·         ALTO ALEGRE DO PINDARE

·         ARARI

·         CANTANHEDE

·         GOVERNADOR EUGÊNIO BARROS

·         IGARAPÉ GRANDE

·         JOSELANDIA

·         MONÇÃO

·         SÃO BERNARDO

·         OLHO D’AGUA DAS CUNHAS

·         PENALVA

·         ARAME

·         RIACHÃO

·         BURITI BRAVO

·         BURITI DE INACIA VAZ

·         PINDARÉ MIRIM

·         POÇÃO DE PEDRAS

·         ALCÂNTARA

·         BEQUIMÃO

·         TIMBIRAS

·         HUMBERTO DE CAMPOS

·         MATINHA

·         PASTOS BONS

·         SENADOR LA ROQUE

·         SANTO ANTÔNIO DOS LOPES

·         SAO LUIZ GONZAGA DO MA

·         SAO VICENTE FERRER

·         MIRINZAL

·         MAGALHÃES DE ALMEIDA

·         MORROS

·         FORTALEZA DOS NOGUEIRAS

·         SÃO FRANCISCO DO MARANHÃO

·         SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

·         LORETO

·         SUCUPIRA DO NORTE

·         TASSO FRAGOSO

·         SÃO DOMINGOS DO AZEITÃO

 

Nos municípios abaixo as agências não abrirão no dia 22/06:

 

SÃO BERNARDO

SÃO FRANCISCO DO MARANHÃO

MATINHA

ALCÂNTARA

RAPOSA

SANTO ANTÔNIO DOS LOPES

MONÇÃO

ALTO ALEGRE DO PINDARÉ

SÃO LUÍS GONZAGA DO MARANHÃO

 

Todos os canais de atendimento foram pensados em facilitar a vida dos consumidores de energia elétrica para que tenham mais comodidade e satisfação quando precisarem dos serviços da Cemar. Assim, durante os jogos do Brasil podem buscar as seguintes opções:

– Central de Atendimento 116, que funciona 24 horas, todos os dias da semana, com ligação gratuita;

– Chat de atendimento pelo site www.cemar116.com.br;

– Para os usuários de smartphones, o aplicativo Cemar está disponível para baixar na loja do Google Play e Apple Store;

  

Assessoria de Imprensa Cemar

sem comentário »

De Teresina a São Luís: agora é a vez de Pedreiras.

0comentário

O musical João do Vale, o gênio improvável, faz sua última apresentação neste sábado (23) em Pedreiras.

Depois de passar por Teresina, Codó, Caxias, Coroatá e São Luís o famoso trem do Mestre João do Vale, para em Pedreiras para o encerramento da turnê “De Teresina a São Luís” do musical João do Vale. A bela produção que conta a história do “poeta do povo” será apresentada neste sábado (23), às 20h no Anfiteatro Dom Jacinto em Pedreiras, cidade onde nasceu o músico João do Vale.

O espetáculo é uma produção do Teatro Arthur Azevedo e tem o patrocínio da Cemar, que é uma empresa que busca ser cada vez melhor para todos os maranhenses, apoiando a arte e a cultura do nosso Estado. O musical passeia pela trajetória artística de João do Vale, abordando sua saída do Maranhão até o ápice do seu sucesso. No repertório do musical estão grandes sucessos, como ‘Pisa na Fulô’, ‘Carcará’, ‘Minha História’ e ‘Peba na Pimenta’, além de músicas de artistas importantes para trajetória do João do Vale, como Nara Leão, Alceu Valença, Maria Bethânia e Chico Buarque, que também foram incluídas no espetáculo o Gênio Improvável.

sem comentário »

Prefeitura de São Luís realiza consulta pública sobre Lei Orçamentária Anual

0comentário

Questionário está disponível no site da Prefeitura até o fim de julho; instrumento serve para que população opine sobre leis e projetos para o próximo ano

Com objetivo de garantir maior transparência e participação popular na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019, a Prefeitura de São Luís disponibiliza a consulta pública via internet. A consulta será realizada por questionário, que está disponível no Portal da Prefeitura (http://www.saoluis.ma.gov.br), onde a população poderá opinar sobre as ações e projetos a serem desenvolvidos no próximo ano. O questionário ficará disponível até o fim de julho.

“O planejamento está na fase de elaboração do projeto de orçamento e a determinação do prefeito Edivaldo é no sentido de promovermos esse processo da maneira mais participativa possível, sempre contemplando e incluindo a população”, destacou o secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), José Cursino Raposo. O gestor pontuou que a plataforma “é a forma mais moderna e prática de ouvir a população de forma abrangente e pode ser acessada a qualquer hora, inclusive no celular”.

O secretário adjunto de Planejamento e Orçamento, Raimundo Nonato Fernandes Silva, reforça que toda a estrutura de programas, ações e projetos está definida e esta “é uma oportunidade de se fazer algum tipo de adequação, fortalecer alguma ação”. As demandas de lideranças comunitárias também devem compor o projeto de lei que será encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores.

No planejamento orçamentário, deverão ser estimadas as receitas que o município espera arrecadar durante o ano, assim como fixados os gastos a serem realizados com tais recursos por secretaria e em diversas modalidades e formas. As formas de participação na elaboração do orçamento ocorrem também em audiência pública presencial na Câmara Municipal de São Luís, em data a ser definida.

A Lei Orçamentária Anual está prevista no inciso III do art. 165 da Constituição Federal. A norma deve ser elaborada de forma compatível com o Plano Plurianual (PPA) e com a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), que já estabelece metas e prioridades para cada exercício. A LOA deve ser encaminhada para o Legislativo Municipal até o dia 30 de agosto de cada ano (prazo definido na Constituição Estadual). A próxima etapa é a avaliação dos resultados do questionário, que serão feitos pelos núcleos setoriais de cada secretaria, para adequação das demandas à norma.

PARTICIPAÇÃO POPULAR

O questionário disponibilizado no portal da Prefeitura é simples e acessível, para que todos os segmentos possam participar da consulta pública. Integra a etapa de identificação com levantamento de informações sobre sexo, faixa etária, escolaridade, ocupação e local de residência.

As sugestões apresentadas por meio da consulta pública serão encaminhadas às secretarias para que os gestores façam suas propostas orçamentárias priorizando o que foi apresentado pela sociedade.

sem comentário »

MAIOR BRINQUEDO INFLÁVEL DO MUNDO CHEGA AO RIO ANIL SHOPPING

0comentário

Go Bigger fica na área externa do shopping até 15 de agosto

Considerado o maior e mais irado brinquedo inflável do mundo, o GoBigger já está armado na área externa do Rio Anil Shopping. Até o dia 15 de agosto, crianças, jovens e adultos podem se divertir em 200 metros de percursos cheios de piscina de bolinhas, cama elástica, tobogãs, túneis e corrida com obstáculos.

No brinquedo, a entrada é dividida por grupos, com horários específicos para cada faixa etária. O mais interessante é que a atração permite a diversão de famílias inteiras, o que promove interação e momentos inesquecíveis de lazer com quem mais se ama.

Ao todo, são quatro tipos diferentes de classificação: Kids, para crianças dos 7 aos 12 anos; Teens, para adolescentes que têm entre 13 e 17 anos; Grupo Adulto, para quem tem acima dos 18 anos; e Grupo Família, destinado a adultos que quiserem entrar no circuito acompanhados por jovens e crianças a partir dos 4 anos, que é a idade mínima para participar.

Os ingressos custam R$25 (individual) e R$20 (combo para grupos com 4 ou mais pessoas). Cada turma pode ficar até 40 minutos no brinquedo inflável que promete levar muita atividade física e diversão para a meninada nas férias.

SERVIÇO

O QUE: Go Bigger – Maior brinquedo inflável do mundo

ONDE: Estacionamento externo do Rio Anil Shopping

QUANDO: De 15 de junho a 15 de agosto de 2018

INGRESSOS: R$25 (individual) e R$20 (combo para grupos com 4 ou mais pessoas)

sem comentário »