6º Campeonato Maranhense de Kitesurfcomeça neste fim de semana, em São Luís

0comentário

 

Um dos eventos esportivos mais esperados do ano, finalmente chegou! Neste fim de semana, começa a 6ª edição do Campeonato Maranhense de Kitesurf. A primeira etapa da competição acontece neste sábado (21) e domingo (22), onde mais de 100 atletas vão deixar a orla da capital maranhense mais colorida e exuberante.As demais etapas do evento ocorrerão nos dias 25 e 26 de novembro e 9 e 10 de dezembro.

O megaevento esportivo, que é produzido e promovido pela Associação de Velejadores do Maranhão (AVEMA), contará com disputas de quatro downwinds, cerca de 12 regatas do grupo masculinoe oito regatas do grupo feminino, o que deixará a competição mais empolgante.

E esse evento incrível só é possível com a organização da AVEMA e apoio dos patrocinadores: Governo do Estado do Maranhão, Mateus Supermercados, Uv. Line, Shopping da Ilha, Farmárcia de Manipulação Botica, e Okp. Além da colaboração de todos os atletas e profissionais do Kitesurf da Ilha!

Segundo os organizadores do Campeonato, todos os anos há inovações no evento e, desta vez, a novidade na competição é o Twin Tip Race, do qual participarão apenas os 10 melhores colocados de cada categoria. O TTRace é um slalom com obstáculos, modalidade incluída nos jogos mundiais da Juventude.

Outra novidade é o número limitado de atletas: 114! Sendo que apenas os 10 melhores das 5 categorias irão participar da Golden Race, a maratona que definirá o Rei e a Rainha da praia.

Para participar do 6º Campeonato Maranhense de Kitesurf basta se inscrever pelo site: http://okp.com.br/campeonato-maranhense-de-kitesurf/. As inscrições poderão ser feitas até às 16h desta sexta-feira (20)  ou até completar o número total de vagas.

O esporte

O kitesurf é um esporte no qual a pessoa desliza sobre a água em uma pranchinha, sendo puxado pelo kite (pipa em inglês), o qual funciona como uma asa impulsionada pelo vento. Além de ser um esporte incrível de praticar, vale muito a pena, também, assistir as competições, que acontecem na belíssima orla de São Luís.

Sobre as modalidades do kitesurf

A Downwind é uma corrida a favor do vento, com largada na praia do Olho d’-Água, na OKP, em direção à praia de São Marcos, como portal de chegada em frente à barraca Milhas. Já a Regata Bidirecional é a corrida em circuito, contra e a favor do vento.

Segurança nas competições

Em todas as edições do Campeonato Maranhense de Kitesurf, a AVEMA sempre busca promover a segurança dos competidores. Neste ano, o evento vai contar mais uma vez com a presença do Corpo de Bombeiros,para garantir a segurança dos atletas.Além disso, todas as largadas e chegadas das regatas serão embarcadas e será obrigatório o uso do colete e do leash de segurança das pipas.

Outra novidade, é quea competição terá a mesma comissão de regata do Campeonato Brasileiro. As largadas das regatas serão sinalizadas com as bandeiras oficiais das competições nacionais, para profissionalizar os atletas. Desse modo, os competidores ficarão aptos a participarem de eventos nacionais, tendo conhecimento sobre o procedimento correto a ser seguido. Haverá, ainda, boias profissionais para as regatas, no estilo piramidal.

Veja a programação completa do Campeonato

Dia 21/10 – Sábado

Atletas à disposição da comissão de Regata às 10h na OKP (Olho D´Água)

DW largada na OKP echegada na barraca Milhas na Litorânea!

Regata bidirecional

Aproximadamente às 12h30

Milhas Litorânea

– Até 3 regatas masculina

– Até 2 regatas feminina

Dia 22/10 – Domingo

Atletas à disposição da comissão de Regata às 10:00na OKP

DW largada na OKP (Olho D´Água), chegada na barraca Milhas na Litorânea!

Regata bidirecional

Aproximadamente às 12h30

Milhas Litorânea

– Até 3 regatas masculina

– Até 2 regatas feminina

Dia 25/11 – Sábado

Atletas à disposição da comissão de Regata às 13h OKP (Olho D´Água)

DW OKP x Milhas

Regata bidirecional

Aproximadamente às 14:30

Milhas Litorânea

– Até 3 regatas masculina

– Até 2 regatas feminina

Dia 26/11 – Domingo

Atletas a disposição da comissão de Regata às 13h na OKP (Olho D´Água)

DW OKP x Milhas

Regata bidirecional

Aproximadamente às 14h30

Milhas Litorânea

– Até 3 regatas masculina

– Até 2 regatas feminina

Dia 09/12 – Sábado

TwinTipRace – TTR

Slalom bidirecional com obstáculos!

OKP

Atletas à disposição da comissão de Regata às 11h na OKP!

Sorteio das baterias com os cabeças de chave.

(cabeças de chave = os que estiverem em 1º lugar de suas categorias)

Dia 10/12 – Domingo

Golden Race

Atletas à disposição da comissão de Regata às 12h na OKP (Olho D´Água).

– Feminino saída da OKP até a Praia do Meio.

– Masculino até a Toca do trovão!

Nesta edição do campeonato maranhense, haverá um quadro de aviso oficial das competições, sendo que os resultados serão divulgados cerca de 1 hora depois das provas concluídas. O quadro de avisos estará fixado na Barraca Milhas.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site:http://okp.com.br/programacao-6o-campeonato-maranhense-de-kitesurf/.

sem comentário »

Prefeitura de São Luís participa de missão maranhense na China onde assina acordo de cooperação

0comentário

Missão maranhense assina acordo de cooperação com a universidade de Hubei, na China

Depois de passar pela França, onde foram assinados acordos de cooperação técnica com a cidade de Saint-Malo, a equipe maranhense composta por representantes da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado chega à China onde também cumpre uma vasta agenda de intercâmbio. A mais recente foi a assinatura de um memorando de entendimento com a Universidade de Hubei, na cidade de Whuan, em um encontro esta semana.O termo de cooperação assinado favorece a área de humanas, principalmente em turismo, educação e cultura. O vice-prefeito Julio Pinheiro representa o prefeito Edivaldo na missão.

“A missão está sendo muito positiva para as cidades envolvidas, estabelecendo trocas e parcerias importantes para a ciência, para a pesquisa, à cultura, ao turismo, o que vai contribuir em desenvolvimento para o nosso estado do Maranhão e para a cidade de São Luís”, ressaltou o vice-prefeito, Julio Pinheiro.

No encontro com a Universidade de Hubei, além do vice-prefeito de São Luís, participaram o reitor da universidade chinesa, Xiong Jianmin, e sua equipe; a secretária de Turismo de São Luís, Socorro Araújo; a secretária municipal de Articulação, Ana Paula Rodrigues; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, e o pró-reitor de Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão, Alan Kardec.

Foram tratados vários temas, entre os quais a instalação do Instituto Confúcio em São Luís, assunto que já vem sendo abordado pela Prefeitura com a China desde 2016. Outros assuntos tratados foram a cooperação entre as universidades que funcionam em São Luís (estadual e federal) e a Universidade de Hubei, sobre a mobilidade acadêmica, na qual professores e estudantes de São Luís possam ir para a China, assim como professores e estudantes chineses possam vir para São Luís.

Segundo o presidente da Fapema, Alex Oliveira, foi um momento ímpar a assinatura de um memorando de entendimento entre as universidades. “Esse memorando vai abrir uma série de possibilidades para os pesquisadores do Maranhão, especialmente nas áreas de Letras, Turismo e Agricultura Familiar. Há um grande entusiasmo da universidade chinesa que já desenvolve parceria com o Brasil, com estudos sobre a cultura brasileira, o que vai permitir uma grande aproximação com o Maranhão. Há também interesse no planejamento de ações de turismo, com vários enfoques como a economia criativa”, disse Alex Oliveira.

“Foi importante essa troca de informações. São Luís é patrimônio da humanidade e esse nosso produto cultural será conhecido aqui na China, destacando o turismo como desenvolvimento econômico e possibilidade de crescimento da nossa cidade”, ressaltou a secretária de Turismo de São Luís, Socorro Araújo.

Para Ana Paula Rodrigues, a demonstração do interesse em instalar o Instituto Confúcio em São Luís foi um dos temas mais relevantes. “A parceria já acontece com êxito com Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo, prestando grandes serviços ao Brasil. Sendo implantado em São Luís, será muito importante para o desenvolvimento da nossa cidade”, frisou a secretária.

Segundo o pró-reitor da UFMA, Alan Kardec, a Fapema já está com edital aberto para que alunos possam se inscrever e participar do programa “Cidadão do Mundo – Estágio Internacional”. Por meio do edital, estudantes de graduação em qualquer área podem pleitear um auxílio da Fapema para apoio a projetos, podendo passar até três meses na China, desenvolvendo suas pesquisas. “O governo do Estado está investindo R$ 700 mil reais no edital e com isso vai abrir muitas portas para os nossos alunos. O mesmo edital permite que alunos de mestrado e doutorado possam pleitear essa mobilidade acadêmica internacional, assim como professores pesquisadores dos programas de pós-graduação”, ressaltou Alan Kardec.

sem comentário »

Começa hoje entrega dos kits do Passeio Pedala São Luís

0comentário

 

 

 

Os kits do 5º Passeio Ciclístico Pedala São Luís serão entregues hoje (das 10h às 22h) e amanhã (das 10h às 17h), no Golden Shopping, no Calhau. O evento, promovido pela TV Mirante, será realizado no domingo, a partir das 7h. O percurso será de 12 km, com largada e chegada no Golden Shopping, no Calhau.

Para receber a camisa, o participante deverá apresentar documento de identificação com foto e comprovante de pagamento da inscrição. O passeio será realizado entre as avenidas Avicenia (em frente ao Golden Shopping) e Litorânea, e contará com 500 inscritos. Para maior segurança, a coordenação orienta que todos os atletas usem equipamentos básicos de segurança: capacete, luva e sinalizador.

O objetivo da TV Mirante com o passeio é incentivar a prática esportiva, principalmente o ciclismo, que tem crescido em São Luís, e valorizar a utilização dos espaços públicos da cidade. Na concentração do evento será montada pela comissão organizadora uma estrutura para oferecer todo o suporte necessário aos participantes, com hidratação, kits de frutas, atendimento médico, aulão de ginástica, bicicletário e oficina.

Durante todo o percurso, os ciclistas serão acompanhados por batedores da Polícia Militar, carro de apoio, ambulância, van climatizada e oficina de bicicletas para garantir a segurança e o bem-estar dos participantes.

Como não terá caráter competitivo, o Pedala, São Luís está configurado apenas como passeio, um evento voltado para a família, crianças (a partir de 10 anos), jovens e adultos.

O Pedala São Luís vai contar com o concurso da bicicleta mais enfeitada. O objetivo é incentivar e animar ainda mais o evento. O vencedor vai ser escolhido pelos próprios participantes do evento, no final do passeio. O prêmio é uma superbike.

SERVIÇO

5º Passeio Ciclístico Pedala São Luís

Data: domingo

Horário: concentração às 6h

Largada: 7h

Tempo médio do passeio: 3 horas

Local: Av. Avicenia (em frente ao Golden Shopping)

Percurso: 12 km

Data da entrega das camisas: hoje (das 10h às 22h) e amanhã (das 10h às 17h), no Golden Shopping, no Calhau

Número de participantes: 500

sem comentário »

Programa Reviva encanta público em mais uma edição do Roteiro Reggae, no Centro Histórico

0comentário

Programa Reviva encanta público em mais uma edição do Roteiro Reggae, no Centro Histórico

O Roteiro Reggae dessa quarta-feira (18) levou música às ruas do Centro Histórico de São Luís encantando dezenas de apaixonados pelo ritmo jamaicano. O evento integra o programa Reviva, da Prefeitura de São Luís, realizado por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e envolveu homens, mulheres, casais e famílias que curtiram o som e puderam aprender um pouco mais sobre a relação entre o reggae e a capital do Maranhão.

As músicas do DJ Frank Wailler animaram o público, que também recebeu informações sobre os espaços do Centro da cidade que guardam referências do estilo musical, a exemplo do salão de beleza afro, bares especializados no gênero musical, espaços em que funcionaram antigos clubes, entre outros. O guia especializado Wagner Vale foi o responsável pelas informações.

Essa é justamente a intenção do evento, como ressalta a titular da Setur, Socorro Araújo. “Nós temos lindas manifestações culturais e não podemos deixar de incentivar nenhuma delas. Os ludovicenses precisam saber mais sobre a cidade, e os turistas adoram, logo, o roteiro é atrativo para todos”, afirmou a secretária.

Léa Maria Sousa, vendedora, acompanhou o percurso que partiu da praça Benedito Leite e seguiu pela ruas da Palma, do Giz, da Estrela, da Alfândega, Portugal, becos da Pacotilha e Catarina Mina, Praça da Faustina, sendo finalizado na Rua Trapiche. “Eu gosto do ritmo e hoje trouxe o meu filho para acompanhar o passeio e saber, desde pequeno, a história da nossa cultura e da nossa cidade”, explicou Léa Sousa.

Durante a rota, turistas como o curitibano Ailton Paulo dançaram e aproveitaram o evento. Além do DJ e do guia, dois grupos de dança ensinaram coreografias aos presentes. “Eu vim a passeio com a minha namorada, e quando vimos que teria essa programação combinamos de participar na mesma hora. E foi muito bom ver eventos como esse acontecendo nesse lugar tão bonito”, disse o servidor público.

ROTEIRO REGGAE

Esse passeio pelas ruas de São Luís passa por locais no Centro Histórico que tenham identificação com o estilo musical que deu a São Luís o título de “Jamaica Brasileira”. Um guia especializado conduz os visitantes aos lugares que foram representativos para a história do reggae, com apresentação de grupo de dança do ritmo.

O Roteiro Reggae faz parte do programa Reviva, que também realiza o Passeio Serenata (com a próxima edição no dia 25), e o Sarau Histórico (com a próxima edição no dia 17 de novembro).

sem comentário »

FÓRUM JARACATY DE OLHO NAS MEDALHAS DO ESTADUAL DE TÊNIS DE MESA

0comentário

 

O projeto Ações Esportivas Fórum Jaracaty está um agito só por conta da disputa da 2ª Etapa do Circuito Maranhense de Tênis de Mesa nesse sábado (21/outubro). O local dos jogos volta a ser a AABB. A partir das 8h os mesatenistas entram na luta por medalhas. Com um número maior de participantes, a expectativa é de uma melhor participação no evento.

Otimismo é o que não falta ao professor Antônio Buraco: “Nossa equipe está mais numerosa e isso aumenta nossa chance de pontuar mais. Medalhas são importantes e um grande incentivo. Mas nesse primeiro momento a experiência de competição é o que conta para nós, que somos uma equipe nova em todos os sentidos. Será nossa segunda competição do ano, depois de um longo período de treinamento”.

Participam do evento 20 mesatenistas do Fórum Jaracaty, projeto incentivado pela Sedel, por meio do patrocínio da Cemar. Sete a mais que na 1ª Etapa do Circuito.

As categorias em disputa no Circuito serão Pré-Mirim, Mirim, Infantil, Juvenil, Adulto, Sênior e Veteranos.

sem comentário »

Prefeitura leva 50ª edição ‘Todos por São Luís’ ao Residencial Paraíso nos 20 anos do bairro

0comentário

Prefeitura leva 50ª edição ‘Todos por São Luís’ ao Residencial Paraíso nos 20 anos do bairro

 

A Prefeitura leva neste sábado (21) a 50ª edição do ‘Todos por São Luís’ ao Residencial Paraíso. O bairro, que está completando 20 anos de fundação, terá uma grande ação do programa inteiramente dedicada ao atendimento social à população local e de áreas adjacentes. A ação terá início às 8h no pátio da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Residencial Paraíso, com a oferta de diversos serviços nas áreas da saúde, educação, arte, cultura, segurança alimentar, esporte e lazer, entre outros atividades que acontecem até às 14h.

A primeira-dama de São Luís, Camila Holanda, que é coordenadora geral do programa, avaliou positivamente os resultados que o projeto tem alcançado em todas as edições realizadas. “Chegamos à edição de número 50 desse programa de grande alcance social, que deu muito certo e que muito nos orgulha em executá-lo em benefício da população. O prefeito Edivaldo tem muito carinho por essa ação porque, além levar importantes benefícios socioassistenciais aos moradores, também representa uma forma de aproximar a sua gestão da comunidade, permitindo-lhe conversar com as pessoas, ouvir seus anseios em relação à administração municipal e, dessa forma, atender melhor as demandas da população”, afirmou Camila Holanda.

As ações do programa ‘Todos por São Luís’, no Residencial Paraíso, estão sendo realizadas desde segunda-feira (16), beneficiando moradores também de bairros próximos como Piancó, Vila Embratel, Residencial Resende, entre outros da área.

Os moradores estão tendo a oportunidade de participar de oficinas de customização de panos de prato; reutilização de garrafas PET para confecção de chaveiros; confecção de bonecas de pano, origami e oficinas de gaiolas em E.V.A. Estão sendo ofertados ainda cursos de culinária para reaproveitamento integral dos alimentos, além de oficinas de Chefes Mirins; de comidas típicas maranhenses, confecção de bombons regionais, entre outras atividades na área.

Também como parte das ações do ‘Todos por São Luís’ no Residencial Paraíso estão sendo realizadas palestras com informações sobre enfrentamento à violência contra as mulheres, Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio; e rodas de conversa abordando temas relacionados ao meio ambiente e a importância do relacionamento harmônico entre o homem e a natureza.

Na culminância do programa, no sábado (21), além do atendimento na área da saúde, com a oferta de consultas médicas em diversas especialidades e outros serviços de saúde, será realizada ainda uma diversificada programação voltada para a criançada, nos espaços destinados às atividades de recreação, lazer e artes. Também na culminância, a população poderá participar de oficinas de arranjos florais, decoração de tiaras, confecção de agendas, confecção de sacolas de presente, porta-retrato, porta-treco, porta-toalha, entre outras oficinas.

OBRAS

O Residencial Paraíso, onde será realiza a 50ª edição do ‘Todos por São Luís’, é um dos bairros beneficiados com obras de infraestrutura urbana executadas pela Prefeitura de São Luís, por meio do programa municipal “Asfalto na Rua”.

No bairro estão sendo realizados serviços de terraplenagem, drenagem superficial e de pavimentação asfáltica em diversas vias. Entre as ruas beneficiadas pelo projeto estão a Airton Senna, Palmares, Nova Vista, Babaçu, Travessa do Poço e Lírio do Vale. Serão contempladas, ainda, as ruas 28 de Abril, Diamantina, Topázio, Marfim, Esmeralda, Duque de Caxias, Carlos Magno e a Travessa Canarinho.

sem comentário »

Sérgio Frota concorrerá a mais um mandato como presidente do Sampaio Corrêa

0comentário

O deputado estadual Sérgio Frota confirmou que será candidato mais um mandato como presidente do Sampaio Corrêa. No cargo há 10 anos, ele é o dirigente com mais conquistas da história do clube. O edital com data da eleição e inscrição das chapas para os conselhos deliberativo, fiscal e diretor, para o biênio 2018/19, será publicado amanhã.

Após completar 10 anos à frente da Bolívia Querida, Sérgio Frota chegou a pensar em encerrar o seu ciclo na presidência, mas as alegrias que teve em 2017 acenderam novamente a chama de comandar o seu time de coração por mais um biênio. “Realmente estava disposto a não disputar a reeleição. No entanto, esse grupo, a comissão técnica, e até mesmo o apelo de muitos torcedores, foram fundamentais para me revigorar e despertar novamente o meu brilho nos olhos. Ainda posso contribuir bastante com o crescimento do Sampaio. Vou disputar a reeleição, dentro de um processo democrático legal, e espero ter essa honra de seguir no comando da nossa Bolívia por mais um mandato”, afirmou.

Em 10 anos como presidente do Sampaio, Sérgio Frota conquistou três acesso em divisões do Brasileirão. O Tricolor subiu da Série D para a Série C em 2012, com direito a título invicto e da Série C para a Série B em 2013. Sem falar que a Bolívia Querida, com ele acumula 12 títulos: cinco estaduais, três Taça das Cidade de São Luís, duas Copas União, uma Supercopa do Maranhão e uma Série D. Houve ainda o vice da Série C em 2013. Sob a gestão do atual presidente, o Tubarão também garantiu a tríplice coroa em 2012 com Estadual, Copa União e Série D.

Além de um 2018 de conquistas, Sérgio Frota vislumbra estruturar ainda mais a sede e transformar o Sampaio em um clube de referência também estrutural. “Trabalhamos focados no planejamento, e, além do sucesso dentro das quatro linhas, estamos projetando melhorias no CT, que já passa por obras, e em breve pode se tornar um local atrativo para nossos sócios e visitantes. Um ambiente com área de lazer e espaço para que todos se sintam à vontade e com o orgulho de ser boliviano pulsando no peito”, declarou.

sem comentário »

Beleza e profissionalismo agora em um só lugar

0comentário

O Studium , comandado pela empresária e hairstylist Jaqueline Mendes, agora oferece serviços apenas na unidade da Cohama, onde reúne seus  melhores profissionais

O Studium Jaqueline Mendes, um dos mais completos centros de beleza do Maranhão, concentra agora seus melhores profissionais em único endereço. Para melhor atender à clientela, a empresária e hairstylist Jaqueline Mendes comanda agora apenas a unidade da Cohama, com atendimento de domingo a domingo e agendamento por telefone.

“Isto significa que aglutinamos os nossos serviços em um único espaço, visando reforçar o nosso projeto, sempre pautado em melhor atender ao cliente, que para nós está em primeiro lugar”, destaca Jaqueline Mendes, que está presencialmente na unidade sempre de terça-feira a sábado.

Reunindo os melhores profissionais da área da beleza e com um portfólio grifado por atualizações constantes, o Studium se destaca pela modernidade e profissionalismo de sua equipe, tendo à frente uma das mais renomadas profissionais nessa área no Maranhão, sempre antenada com o que há de mais atual nesse mercado, no Brasil e no mundo.

Contatos para agendamento: (98) 3246-3429/98821-9365

sem comentário »

CEAF sorteia arbitragem para jogos da semifinal da Série B Maranhense 2017

0comentário

A comissão estadual de arbitragem de futebol do Maranhão ( CEAF-MA), sorteou nesta quarta-feira (18), a arbitragem para os jogos da fase semifinal, do Campeonato Maranhense da Série B. As partidas serão realizadas  no sábado (21)  às 16h.

No estádio Correão na cidade de Bacabal, o BEC enfrenta o Expressinho, com arbitragem de Ronildo Alves dos Santos Vilar, com as assistências de Ivanildo Gonçalves da Silva e Valderi Sousa Carvalho. O quarto árbitro será José Franciel  Vieira Ericeira.

Na cidade de Pinheiro, no estádio Costa Rodrigues, o PAC encara o Timon Esporte Clube. A partida terá arbitragem de  Paulo José Souza Mourão, com as assistências de Elson Araujo da Silva e Edna Cristina Santos Ferreira. O quarto árbitro será Ronald Silva Pereira.

sem comentário »

Prefeitura de São Luís entrega kits esportivos a crianças atendidas pelo “Movimento e Resgate”

0comentário

Prefeitura de São Luís entrega mil Kits esportivos a crianças atendidas pelo ″Movimento e Resgate″

A Prefeitura de São Luís entregou na tarde desta quarta-feira (18), no Parque Bom Menino, 30 kits esportivos beneficiando crianças atendidas em escolinhas do projeto “Movimentos e Resgate”. O projeto, que atende mais de três mil crianças, executado pela Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), é um estímulo ao esporte e promoção do lazer e cidadania para centenas de crianças de bairros onde há vulnerabilidade social.

Os kits esportivos são compostos por itens para a prática de futebol, handebol, basquete, futsal, vôlei, capoeira e atletismo – bolas, redes, equipagens completas com meia, colete, calça e camisa.

“É uma satisfação poder dar a esses meninos e meninas a chance de praticar um esporte, que significa muito além de uma atividade física. Eles ocupam o tempo com algo construtivo e amanhã podem ser esportistas destacados no cenário maranhense. O projeto criado pela gestão do prefeito Edivaldo garante cidadania e ajuda a despertar talentos”, pontuou o secretário municipal de Desporto e Lazer (Sedel), Rommeo Ammin.

O projeto, segundo destacou o professor de futsal Silas Câmaras Silva, tem uma função importante em manter estes jovens na escola e representar alternativa de lazer, para que se distanciem de coisas ruins. “Parabéns à Prefeitura por manter vivo este projeto”, enfatizou o professor de futsal que ensina uma turma de cerca de 40 jovens.

A estudante Kassandra Borges, 14 anos, é uma das novas integrantes da turma e disse estar feliz em participar da ação. “Estou gostando bastante. Era um esporte que eu sempre gostei, mas não tinha oportunidade de praticar e no projeto eu estou conseguindo realizar esse sonho”, pontuou.

Para o instrutor de futebol, Raimundo Ferreira, o apoio da gestão é fundamental para a continuidade do trabalho. “Com as devidas condições de participar o aluno se esforça, se compromete mais e pode vim a se tornar um grande atleta”, disse ele, que tem turma com crianças a partir dos cinco anos. Um destes é o pequeno Bruno Barbosa, cinco anos, que está na turma há pouco mais de um mês. Ele disse que está “gostando do esporte” e quer ser “um jogador de futebol”.

Outras 10 escolas do bairro Fumacê receberam os kits esportivos distribuídos cerca de 500 jovens, na última terça-feira (17). E nesta quinta-feira (19), mais 900 jovens do bairro Cohab vão receber os equipamentos.

ESTÍMULO AO ESPORTE

O projeto “Movimento e Resgate” é voltado para crianças e adolescentes da rede pública de ensino municipal, que moram em bairros com vulnerabilidade social e baixa renda, além de pessoas com deficiência. No conjunto de atividades estão ações educativas, esportivas, culturais e de lazer.

O projeto é realizado em cerca de 70 núcleos de esportes, sendo oito na zona rural. Os instrutores são membros da própria comunidade. Na lista de esportes que disponibiliza está o futebol, futsal, handebol, basquete, voleibol, judô, capoeira e karatê. As oficinas esportivas são realizadas três vezes por semana.

sem comentário »