Hospital do Câncer Aldenora Bello inaugura primeira fase da expansão do setor de Radioterapia

0comentário

A Fundação Antonio Dino, que mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello, realizará nesta quarta-feira, 22 de janeiro às 9h a inauguração do primeiro ACELERADOR LINEAR do projeto de expansão do novo setor de Radioterapia da instituição. A obra foi iniciada em 2015.

Atualmente o Hospital atende mensalmente, para tratamento na Radioterapia, cerca de 200 pacientes distribuídos em dois aparelhos que trabalham em sua capacidade máxima, sendo um acelerador linear e uma bomba de cobalto.

Com o novo aparelho funcionando, o tempo de espera na fila, que hoje pode chegar a 12 meses, deve diminuir para, aproximadamente, 10 meses. “É uma tarefa árdua zerar a fila da radioterapia no SUS do Maranhão. Trabalhamos diuturnamente para que isso aconteça. Nós da FAD entendemos que câncer tem pressa, assim, muito em breve estaremos entregando um complexo com mais dois aparelhos. Assim o Hospital do Câncer Aldenora Bello será o maior centro de atendimento SUS de radioterapia do Norte/Nordeste”, afirmou Antonio Dino Tavares vice presidente da Fundação Antonio Dino.

Antonio Dino Tavares comentou ainda que a entrega desse novo aparelho só foi possível graças ao convênio para auxílio de custeio, firmado com o Governo do Estado do Maranhão, que possibilitou a compra deste primeiro equipamento. Outras parceiras foram firmadas e, breve, entregaremos mais dois equipamentos de Radioterapia, além de uma Ressonância Magnética. O detalhe é que tudo será voltado para atendimento ao SUS. Muitas novidades ainda virão este ano. Os pacientes SUS merecem o melhor e estamos trabalhando para que isso aconteça.

Entenda: Radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes que servem para destruir ou impedir que as células do tumor aumentem. Essas radiações não são visíveis e durante a aplicação o paciente não sente dor.

A Bomba de Cobalto foi o primeiro aparelho do Estado no tratamento da doença. Adquirido em 1975, continua funcionando 18 horas por dia, de segunda a sábado e atende cerca de 100 pacientes por mês.  O Acelerador Linear é bem mais moderno, por muitos anos estes foram os únicos aparelhos a atender pacientes do SUS, e possui capacidade de atendimento similar ao da Bomba de Cobalto, com capacidade para atender até 100 pacientes mensais. Funcionando 18 horas, 6 dias na semana, já está 15 anos em utilização.  O ideal seria que, cada aparelho, funcionasse 12 horas. “Utilizamos o aparelho em sua capacidade máxima a fim de que a fila de espera diminua e que mais pacientes sejam atendidos” afirma Silvia Feitosa coordenadora do serviço de radiologia do HCAB. “Com o novo aparelho poderemos diminuir o tempo de espera na fila e atender ainda mais pacientes”, concluiu a médica.

“A fila de espera no tratamento de radioterapia é de mais de 1200 pacientes  e hoje dura cerca de um ano. Precisamos sempre da ajuda do governo e sociedade a fim de que todos os serviços do Hospital estejam acessíveis à população. Com a expansão do tratamento da radioterapia poderemos atender mais pacientes e diminuir a fila e o sofrimento de muitos. Aqui, cada doação significa muito para nós!”, comentou Enide Jorge Dino, 92 anos,  presidente da Fundação Antonio Dino.

Referência no combate ao câncer no Maranhão, A Fundação Antonio Dino é uma Instituição sem fins lucrativos, que busca constantemente melhorias na qualidade do tratamento oncológico.  O novo prédio da radioterapia foi iniciado em abril de 2015, sendo localizado ao lado do prédio atual do HCAB, e entregará  3 novos locais com capacidade para abrigar os novos equipamentos. O projeto estrutural e arquitetônico dos novos locais são construções complexas com várias especificações exigidas pelo Ministério da Saúde e pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, como isolamento de radiação e sala adequada para o pré-tratamento.

A inauguração do aparelho de radioterapia ocorrerá nesta quarta-feira às nove da manhã no prédio de expansão da radioterapia do HCAB.

Serviço:

Inauguração primeira fase da expansão do setor de Radioterapia

Data: 22.01

Hora:9h

Local: prédio ao lado do Hospital do Câncer Aldenora Bello

Contato para entrevistas: Enide Dino – presidente da Fundação Antonio Dino

                                    Antonio Dino Tavares – vice presidente da Fundação Antonio Dino e um dos diretores do Hospital do Câncer Aldenora Bello

                                    Silvia Feitosa coordenadora do serviço de radiologia do HCAB                

A Fundação Antonio Dino

Fundação Antonio Dino é uma instituição filantrópica que atua na luta contra o câncer no Maranhão, desde dezembro de 1976. Fundada por Enide Moreira Lima Jorge Dino, a partir da união entre a Liga Maranhense e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, após o falecimento do Dr. Antonio Jorge Dino, um dos precursores da luta contra o câncer no Maranhão.

A Fundação mantém diversas atividades de combate ao câncer no Maranhão, entre elas:

– O Hospital do Câncer Aldenora Bello: hospital de referência no tratamento Oncológico no Maranhão;

– As Casas de Apoio: casas que hospedam pacientes vindos do interior do Estado e de outras localidades, possibilitando a realização de tratamento adequado com sua estadia próxima ao hospital;

Já são 40 anos de serviços prestados à população maranhense, aliado ao trabalho voluntário e colaboração da comunidade e empresas parceiras que ajudam no combate ao câncer no estado.

O Hospital do Câncer Aldenora Bello

Hospital do Câncer Aldenora Bello (HCAB) é a principal unidade mantida pela Fundação Antonio Dino, cujo foco é o tratamento do câncer. Foi fundado em 1958 após a doação do terreno pela então primeira dama do Estado, a Sra. Aldenora Bello, e continua sendo o serviço de referência em oncologia no Maranhão há mais de 50 anos.

O HCAB oferece assistência multidisciplinar aos seus pacientes e familiares, visando o tratamento adequado, qualidade de vida e bem-estar de todos os seus usuários. Os atendimentos aos pacientes são realizados através de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) em mais de 80% dos casos. Os demais atendimentos são realizados através de convênios com planos de saúde, atendimentos particulares e atendimentos filantrópicos.

A manutenção das atividades do HCAB e demais ações promovidas pela Fundação Antonio Dino torna-se possível através da complementação do seu custeio por meio de doações realizadas por pessoas físicas e jurídicas, captadas através do trabalho do serviço de telemarketing institucional,doações espontâneas e parcerias institucionais.

sem comentário »

Le Romantique Studio será reinaugurado em São Luís

0comentário

Comandado pela especialista em cores Paula Guimarães, o empreendimento do Cohajap destaca-se pelo profissionalismo da equipe, atendimento personalizado e pelo uso de produtos importados, além de uma linha própria de cosméticos veganos

São Luís – A empresária Paula Guimarães vai reinaugurar, no próximo dia 30 de janeiro, às 18h, no bairro Cohajap, o Le Romantique Studio, empreendimento que está fazendo a diferença na área da beleza em São Luís. Com dez anos de existência, o espaço ganhou uma nova identidade visual, um site e segue investindo no atendimento personalizado.

O Le Romantique Studio oferece diversos serviços e tem como carros-chefes os procedimentos relacionados a cores e tratamentos, inclusive terapia capilar, adotando um modelo de atendimento nova-iorquino. Entre outros itens, destaca-se pela equipe especializada e pelo ambiente aconchegante, dentro do estilo shabby chic, com um toque de romantismo francês.

“As nossas cores são personalizadas e para cada cliente desenvolvemos uma fórmula específica, de acordo com as características de cada pessoa. Fazemos sempre uma avaliação prévia antes de aplicar as químicas para, dessa maneira, montar um perfil individual baseado em um histórico capilar”, explica Paula Guimarães, que é colorista profissional com formação nos Estados Unidos.

Ela explica que o atendimento é feito via agendamento, primando pela pontualidade e garantindo, consequentemente, um trabalho focado e 100% personalizado. O estúdio trabalha com produtos importados e técnicas diferenciadas, como mechas e ruivos sem descolorir. “Além disso, dispomos de uma linha, também personalizada, de cosméticos veganos”, acrescenta Paula Guimarães, que também tem formação em fotografia e maquiagem.

Visagismo – Desde que abriu as portas, a empresária tem recebido inúmeros elogios das clientes pelo profissionalismo da equipe, que faz jus ao selo de qualidade Le Romantique Studio. Um dos pontos fortes é o visagismo, introduzido recentemente no Brasil e que é um de seus diferenciais. Paula Guimarães é especialista nessa arte.

O visagismo leva em consideração vários fatores, como formato do rosto, cor da pele, feições e, também, a personalidade e atividade profissional, para identificar os pontos que valorizam a beleza e entram em congruência com determinado estilo de vida. O termo deriva da palavra francesa “visage”, que significa rosto. “Ou seja, é a arte de criar uma imagem pessoal autêntica de acordo com as características físicas”, resume Paula Guimarães.

O Le Romantique Studio está localizado na Rua Seis, Quadra 08, número 17, bairro Cohajap, próximo à escola Portal do Saber. O atendimento acontece de terça-feira a sábado, das 9h às 19h, com agendamento. Os telefones são (98) 98142-9920 e 3302-5800. Mais informações sobre o empreendimento também podem ser adquiridas no Instagram (@leromantiquestudio) e por meio do site leromantique.com.br.

Serviço: O quê Reinauguração do Le Romantique Studio / Quando: Dia 30 de janeiro, às 18h / Onde: Rua Seis, Quadra 08, número 17, bairro Cohajap, próximo à escola Portal do Saber / Mais informações e agendamentos: (98) 98142-9920 e 3302-5800.

sem comentário »

Médica maranhense em Paris

0comentário

Dentro dos princípios fundamentais do Código de Ética Médica, compete ao médico aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício do paciente.

Nesse intuito, a médica, natural de São Luís (MA), especialista em tricologia, Dra. Natássia Weba é uma das participantes do maior Congresso Internacional de Dermatologia Estética do Mundo, o Neauvia at IMCAS World Congress, nos próximos dias 30, 31 de janeiro e 1º de fevereiro. O evento acontece em Paris (França).

Natássia aproveita a ponte aérea para fazer uma parada antes em Genebra – Suíça, dia 26, e conhecer de perto a fabricação dos ácidos hialurônicos na Fábrica Vivacy. Produtos que ela utiliza no Centro de Medicina do Cabelo e Estética Natássia Weba (Av. Presidente Juscelino Kubitschek, q. 10, n. 18, Quintas do Calhau).

A bela médica realinhou sua agenda e usou as redes sociais para avisar sobre o atendimento intenso, com protocolo e promoções especiais, que fará para seus pacientes essa semana, por conta desse compromisso.

sem comentário »

CURSO “BURN PERFECT” COM GIOVANNA KAADI (GO)

0comentário
FOTO – DIVULGAÇÃO: A fisioterapeuta goiana Giovanna Kaadi que vem a São Luís para ministrar curso sobre a terapia “Burn Perfect” na Cosmobeauty

A Cosmobeauty vai sediar no próximo domingo (26.01) um curso voltado para profissionais de estética interessados em aprender a técnica do “Burn Perfect”, um dos métodos mais eficientes na redução de medidas e tonificação muscular; e que consegue atingir camadas de tecido com o maior nível de concentração de gordura, como barriga, braços, cintura e coxas.

Quem vai ministrar o curso é a renomada fisioterapeuta goiana Giovanna Kaadi, especialista em Dermatofuncional e Biologia Celular e Molecular. Ela é pesquisadora e mentora do método “Burn Perfect”.

A massagem “Burn Perfect” é uma técnica  que ´promove  a queima de gordura e a desintoxicação do organismo através da perda de líquidos e fluidos acumulados no corpo.O Método faz uso de um conjunto de técnicas como o ultrassom cavitacional, Manta Térmica além de dermocosméticos nanovetorizados e técnicas de massagem. Atraves  do Burn Perfect e possível perder 10 cm e 1 kilo(ou mais) desde a primeira sessão!

 Os benefícios da técnica são muitos e logo visíveis já na primeira sessão: Remodelamento corporal; redução de celulite, tonifica os músculos, melhora a flacidez da pele e ajuda na redução de medidas, em especial da circunferência abdominal.

As vagas são limitadas. Mais informações pelos fones (98) 3227 5250 ou 98708 1625. A loja da Cosmobeauty fica na Av. Colares Moreira, N.1098, Lj 03 (em frente à TVN), no São Francisco.

sem comentário »

Aquecimento na cozinha causou princípio de incêndio no Hiper Mateus Renascença; loja funciona normalmente hoje

0comentário

Em nota encaminhada aos meios de comunicação, o Grupo Mateus esclareceu que o princípio de incêndio ocorrido no Hiper Renascença, na noite de domingo, foi provocado por um aquecimento na cozinha. Os danos, de acordo com a nota, foram apenas materiais.

Apesar do susto provocado nas pessoas que estavam na loja no momento do incidente e dos prejuízos causados às estruturas atingidas pelo foco de incêndio, a loja funciona normalmente nesta segunda-feira (20), garantiu o Grupo Mateus.

sem comentário »

Alunos e professores da Universidade Ceuma ganham prêmio de honra ao mérito no III Simpósio Internacional Nordestino de Neurociências, Nutrição e Desenvolvimento Humano

0comentário
Acadêmicos e professores da Universidade Ceuma exibem premiações conquistadas no simpósio internacional

Alunos e docentes recebem prêmio de honra ao mérito no III Simpósio Internacional Nordestino em Neurociências, Nutrição e Desenvolvimento Humano (NeuroNutri 2019 – Nutricion, Brain and Behavior), realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O destaque foi o trabalho intitulado “Impactos da constituição alimentar em condições de contaminação ocupacional por pesticidas”,da acadêmica do curso de Biomedicina Ylana Silva, sob orientação da profa. Dra. Eliza Lacerda.

Outro ponto positivo foi a entrega da medalha Prof. Octávio de Freitas, de melhor pôster, para o trabalho intitulado
“Avaliação dos distúrbios gastrointestinais e alergias alimentares em crianças autistas de São Luís – MA”, da egressa de Nutrição Gracielle Cristina Lima Pereira, sob orientação da profa. Ma. Adrielle Zagmignan.

O prêmio é mais uma conquista que desmonnstra a excelência da Universidade Ceuma ao aplicar na prática os conhecimentos repassados aos acadêmicos em sala de aula. Também é uma prova inconteste da eficiência da preparação dos estudantes para o ingresso no concorrido mercado de trabalho.

sem comentário »

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO MA PROMOVE TALK PARA ASSOCIADOS NESTA QUARTA-FEIRA, 22, COM A PRESENÇA DO ECONOMISTA E PROFESSOR DOUTOR FELIPE MACEDO HOLANDA

0comentário

Nesta quarta-feira, 22 de janeiro, após reunião de plenária, a Associação Comercial do Maranhão, trabalhando no desenvolvimento de competências, promove mais um evento voltado para os seus associados. Quem estará no auditório da entidade para um talk com a plateiaé o economista e professor doutor Felipe Macedo de Holanda que vai falar sobre “Cenários Econômicos para 2020”. O objetivo do evento é abordar, logo no início deste ano, as perspectivas da economia local, possíveis cenários e avanços a partir de indicadores macroeconômicos e fatores que podem influir em mudanças nesse cenário.

Em tempo: no comando da ACM para o triênio 2020-2022, o novo presidente Cristiano Barroso Fernandes colocou como prioridade reuniões semanais com os diretores da casa para a definição de estratégias importantes para o empresariado maranhense. As plenárias acontecem às quartas-feiras, às 19h e, entre as novidades, a entidade abre suas portas para que seus associados também participem desses encontros.

Sobre Felipe Macedo de Holanda

Graduado em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (1990), graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1991), Mestre em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (1997) e Doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2017). Atualmente, é professor Adjunto do Dept. de Economia da Universidade Federal do Maranhão, tendo ingressado nos quadros da Instituição em 2002.

sem comentário »

A saúde de São Luís está entregue ao caos

0comentário

São Luís entregue ao descaso. A Câmara de São Luís tem 31 vereadores e nenhum ingressa com una Ação Civil Pública ou popular em favor do povo. Estarão todos juntos e misturados comendo as migalhas do prefeito e não fazem nada diante do caos na Saúde.

Enquanto Edivaldo Torra dinheiro em propaganda, vereadores fingem não ver o que está acontecendo no Hospital da Criança. As crianças lá estão vão pedir ajuda pedirão socorro a quem?

E caos não se resume apenas ao Hospital da Criança, o quadro é o mesmo nos Socorrão I e Socorrão II, onde os pacientes se acumulam nos corredores.

Somos nós que os elegemos, por isso, devemos cobrar atitude. Por os vereadores fazerem pouco caso não ajudam em nada.

A amizade entre prefeito e vereadores cria uma espécie de cegueira coletiva na Câmara. Ninguém vê nada, ouve nada é muito menos fala.

Vamos fazer campanha pra Edivaldo Holanda consultar seus filhos no Hospital da Criança.

A gestão de Edivaldo Holanda se resume a colocar asfalto “Sonrisal”, que na primeira chuva vai embora até a faixa de pedestre.

O Terminal de Integração da Praia Grande, na Avenida Vitorino Freire, no Centro de São Luís, começou em meados do ano passado parcialmente interditado. Duas plataformas não estão funcionando por risco desabamento e até incêndio, segundo auto de infração da Defesa Civil. O consórcio chegou a recorrer, mas a Justiça manteve a decisão.

A decisão inicial era de interditar o terminal por completo, mas depois de um pedido da Prefeitura de São Luís, a Defesa Civil emitiu novo laudo que autoriza o funcionamento parcial do local. Assim, apenas duas das quatro plataformas estão em funcionamento.

Informação: Fernanda de Carvalho da Silva

sem comentário »

Aeroporto de Imperatriz encerra 2019 com alta na movimentação de passageiros

0comentário

O Aeroporto de Imperatriz/Prefeito Renato Moreira (MA) registrou alta na movimentação de passageiros. Foram 338.623 viajantes em 2019, número 18,6% maior que o aferido em 2018, que teve 285.370 embarques e desembarques realizados. Já o fluxo de aeronaves cresceu 4,4%, com 5.077 operações de pousos e decolagens, contra os 4.862 voos comerciais computados no ano anterior.

Para o superintendente do terminal, Manoel de Brito, os dados refletem a vocação turística da região, já que a localização do Aeroporto de Imperatriz é favorável para atender também a destinos próximos, como o Parque Nacional da Chapada das Mesas, em Carolina”, pontuou.

O gestor acrescenta ainda que a expectativa para este ano também é de crescimento. “Estamos sempre em busca de novos voos, a fim de aumentar a conectividade de Imperatriz por meio do transporte aéreo. Em fevereiro, a Azul aumentará o número de frequências para São Luís, que passarão a ser diárias. Já a Latam, a partir de 29 de março, vai ampliar de 7 para 14 as rotas semanais entre Imperatriz-Guarulhos”, destacou.

Localizado a cinco quilômetros do centro, o aeroporto maranhense tem capacidade para receber até 2,1 milhões de passageiros por ano. Operam regularmente no terminal quatro voos de duas companhias aéreas: Azul e Latam. As rotas interligam Imperatriz a destinos, como Brasília (DF), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Recife (PE) e Guarulhos (SP), além de conexões.

Rede Infraero

Entre 2018 e 2019, o fluxo de passageiros permaneceu estável nos 54 aeroportos que compunham a rede Infraero até dezembro. Ao todo, passaram pelos terminais da empresa 83,9 milhões de viajantes, ante os 84,1 milhões de 2018, o que representa uma queda de 0,2%.

De acordo com o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros, a estabilidade no número de passageiros que passaram pelos aeroportos da empresa demonstra a resiliência da economia brasileira e a importância da consolidação de políticas públicas para o setor.

“No ano passado, problemas, como a falência de uma importante companhia aérea brasileira, impactaram na oferta de voos. Por outro lado, uma série de medidas, como a abertura de 100% capital estrangeiro para aéreas, redução do ICMS do querosene de aviação, e até melhorias na infraestrutura dos aeroportos, diminuíram tais reflexos”, avaliou Paes de Barros.

Para os próximos anos, a expectativa é de que o mercado brasileiro de aviação siga a tendência e cresça duas vezes o valor do PIB, disse o presidente da Infraero. Segundo ele, o cenário aponta para mais de 200 milhões de passageiros em 2025, ante os 120 milhões, atualmente. “Por isso, ao mesmo tempo que trabalha para cumprir as determinações do Governo Federal, de conceder todos os aeroportos da Rede Infraero à iniciativa privada, a empresa estará focada no desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária regional, que representa um grande gargalo na interiorização do modal aéreo no Brasil”, afirmou.

sem comentário »

Braide vai costurando apoios do segmento evangélico para sua campanha

0comentário

O deputado federal Eduardo Braide (Podemos) mostra que tem buscado praticar a política da boa vizinhança e arregimentar para o seu lado uma vizinhança ruidosa e importante na costura política para a corrida sucessória à Prefeitura de São Luís, nas eleições de outubro deste ano.
O parlamentar tem alinhavado apoios do segmento evangélico mais conservador, fatia de peso no bolo somatório de votos nas urnas. Católico fervoroso, Braide tem dado demonstrações de que pretende fazer uma campanha diversificada, atuando em várias frentes de batalha, na busca pelo eleitorado da capital.
No último dia 15, o deputado esteve prestigiando solenidade alusiva aos 98 anos de fundação da Assembleia de Deus em São Luís, ao lado de lideranças evangélicas como o presidente e todo-poderoso, Pastor Coutinho.

sem comentário »