AJUDE SUA TV A ENCONTRAR OS CANAIS DIGITAIS

0comentário

Detalhe do Kit Seja Digital.

REALIZAR O PROCESSO DE BUSCA DE CANAIS É INDISPENSÁVEL PARA TER ACESSO A TODOS OS CANAIS DISPONÍVEIS NA SUA REGIÃO

O Brasil está passando por um importante processo de modernização. O sinal analógico de TV será desligado em São Luís e em outras 9 cidades no próximo dia 28 de março de 2018. Para que a população possa assistir todos os canais digitais, a Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável por operacionalizar essa mudança, alerta sobre a importância de realizar a busca de canais. Este é um processo indispensável, pois os canais digitais não aparecem automaticamente nos televisores.

Quando os canais de TV aberta passam a ser transmitidos pelo sinal digital, eles ganham um novo número. Por exemplo, se o sinal analógico é transmitido no canal 2, com o sinal digital ele passará a ser 2.1. Mas para captar o sinal digital, além da antena digital e do conversor – para os televisores fabricados antes de 2010 -, é necessário realizar a busca de canais.

O processo é simples:

”    acesse o menu pelo controle remoto da TV ou do conversor;

”    encontre a opção que mais se assemelha a “busca de canais” – em alguns televisores chama-se busca automática, em outros o nome é ressintonia ou programação de canais;

”    daí em diante, siga as orientações da tela.

Ao final deste processo, o televisor terá encontrado todos os canais digitais disponíveis em sua região e exibirá a programação com imagem e som de cinema.

Sobre a Seja Digital

 

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

sem comentário »

“ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO” EM GUIMARÃES

0comentário

O PROJETO, QUE JÁ PERCORREU VÁRIAS CIDADES NO ESTADO, PROMOVERÁ UMA REEDUCAÇÃO GASTRONÔMICA PARA OS MORADORES DE GUIMARÃES

O curso “Alimentação e Nutrição” é um projeto da Cemar em parceria com o SESI, e faz parte das atividades do programa Energia Profissional Cemar.

O objetivo é viabilizar para as comunidades  o conhecimento e aprendizado sobre alimentação saudável, bem como, ensiná-las a fazerem pratos nutritivos, reutilizando alimentos de fácil acesso e que normalmente são desperdiçados. Nos dias 22 e 23 de fevereiro, o município que receberá o curso é Guimarães (MA).

Ao todo serão 100 vagas, divididas em quatro turmas. Duas turmas no primeiro dia e duas no segundo dia de curso. Participe, é gratuito!

SERVIÇO / CURSO DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM GUIMARÃES

Dias do Curso: 22 e 23 de fevereiro

Horário: Das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Local do curso: Ginásio Rubem Texeira Goulard – Av. Emilio Abib – Centro – Guimarães (MA).

Inscrições: No local do curso.

sem comentário »

Sindicato dos Jornalista firma convênio com a Sul América Seguros

0comentário

Participaram do evento os jornalistas Mário Reis. Uziel Azoubel, Carlos Nina, Antônio Nelson Faria e Luiz Pedro.

Na segunda-feira pela manhã, na sede do Sindicato dos Jornalistas, na Casa do Trabalhador, no Calhau, foi assinado convênio entre a entidade e a empresa Sul América Seguros, para viabilizar Plano de Saúde para os jornalistas seus associados.
sem comentário »

O Estúdio Lord Ink Tattoo Studio e Bar realiza promoção especial para tatuagens minimalistas (8 cm) e frases (10 cm) ao preço de R$ 150,00

0comentário

 

O Estúdio Lord Ink Tattoo Studio e Bar vai dar uma “forcinha” para quem deseja fazer um desenho no corpo. Nos próximos dias, o estúdio, no MAC Center, loja 15, no bairro da Cohama, fará uma ação promocional especial. Pelo valor de R$ 150 (cem e cinquenta reais), o cliente poderá receber uma tatuagem minimalista (até 8 cm) ou uma frase (até 10 com).

O atendimento será realizado por ordem de chegada e apenas poderá ser realizada uma tatuagem por pessoa.

O Lord Ink Tatto Studio e Bar, que traz um novo conceito de tatuagem, além de um espaço para fazer tatuagens e colocação de piercing com qualidade e conforto, um bar para curtir com os amigos enquanto aguarda para ser atendido e, ainda, um espaço destinado às crianças.

O Lord Ink Tatto Studio e Bar trabalha com artistas consagrados. Para começar, o time é formado por: Illan Nast e Rony Louseiro. O espaço permite até que três tatuadores trabalhem simultaneamente. Todos os matérias utilizados são importados.

Em um ambiente climatizado, o Lord Ink Tatto Studio e Bar, atende todos os estilos de clientes, com uma equipe especializada e técnicas de modificação corporal para todos os gostos.

Com materiais 100% descartáveis, registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e aprovação do Centro de Vigilância Sanitária de São Luís, o estúdio funciona no mesmo horário do MAC Center: segunda a sábado, das 10 às 22 horas, domingos e feriados, das 14 às 20 horas.

sem comentário »

Charge do dia!

0comentário

sem comentário »

‘Todos por São Luís’ inicia programação da semana com oficinas na região da Cidade Olímpica

0comentário

Participantes da Oficina de Origami aprendem sobre dobraduras de papel durane a 57ª edição do ‘Todos por São Luís’

 

A comunidade da área Cidade Olímpica está sendo contemplada com as ações do programa ‘Todos por São Luís’. A iniciativa reúne mais de 30 atividades entre cursos, oficinas, palestras, exposições educativas e atendimentos de assistência social e saúde básica alcançando milhares de moradores. Esta é a 57ª edição do evento, que iniciou nesta segunda-feira (19) e terá culminância no sábado (24), a partir das 8h, no Bloco C, do bairro Cidade Olímpica. O programa é realizado pela Prefeitura de São Luís, sob a coordenação da primeira-dama Camila Holanda com participação das secretarias municipais e apoio de parceiros.

O ‘Todos por São Luís’ vai oferecer aprendizado, geração de renda e diversas outras oportunidades aos moradores dos bairros Cidade Olímpica, Residencial José Reinaldo Tavares, Vila Sarney Costa, Vila Nestor e Vila Sapinho. A programação é organizada a partir de reuniões com a comunidade. “O ‘Todos por São Luís’ vem se consolidando como importante canal de diálogo entre a Prefeitura e as comunidades e, dessa forma o prefeito Edivaldo constrói uma gestão com base na transparência e na participação das pessoas”, reforça a primeira-dama Camila Holanda.

Durante toda a semana, as equipes da Prefeitura visitam as comunidades nos bairros incluídos na edição e promovem uma série de atividades. Entre as capacitações oferecidas estão panificação, doces e salgados; preparação para concursos: dicas e orientações; e confecções de bombons regionais. Ainda, cursos de comida típica maranhense, confecção de bonecas, customização de roupas e confecção de sacolas para presentes e outros produtos artesanais.

Na tarde desta segunda-feira (19), foi realizada a Oficina de Origami, na 3ª Companhia de Polícia Militar. A técnica se dá por meio de dobras, sem cortes ou uso de cola, para dar forma a objetos e seres. “Esta arte não é apenas uma simples atividade de lazer, mas, uma forma de interagir e de treinar a mente. Durante as aulas, as pessoas descontraem e aguçam a criatividade, o raciocínio, a concentração e a especialização visual”, explica Maria da Conceição Fernandes, que ministra a oficina.

Ainda na segunda-feira, a comunidade do bairro aproveitou para aprender mais na oficina culinária com dicas de reaproveitamento de alimentos; e para a criançada, a oficina Chefe Mirins, que ensinou a fazer pratos saudáveis e sobre os nutrientes dos alimentos. “A oficina conscientiza a criança para se alimentar melhor e ensina como preparar receitas bem práticas e fáceis com as frutas. A participação sempre é muito boa”, enfatiza a nutricionista da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Mariana Ribeiro. Ações de embelezamento com limpeza de pele e maquiagem estão incluídas no conjunto de atividades.

A lista de cursos e oficinas inclui decoração de garrafas, porta retrato com palito de picolé, porta treco, porta toalha, porta recado, decoração de tiaras, fabricação de agenda, porta celular, chaveiro; customização de panos de prato, de comidas típicas e bombons regionais. A comunidade terá ainda informações sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres, Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio, entre outras ações.

SAÚDE

Os serviços de saúde são os mais procurados pela população durante as ações do ‘Todos por São Luís’. O público tem a oportunidade de realizar consultas com clínico geral, ginecologista, odontólogo, pediatra, fisioterapeuta e oftalmologista somando 11 especialidades médicas.

Aplicação de flúor, aferição de pressão, teste de glicemia, preventivo, vacinação para adulto e HPV também estão incluídos. Dependendo do caso, o atendido será encaminhado para consultas mais especializadas. Medicamentos de farmácia básica e emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) estão disponíveis.

No cronograma de ações ainda, atendimentos de assistência social, promoção de oficinas e exposições educativas sobre diversas doenças, além da vacinação humana e animal. O público vai poder se informar sobre o vírus da dengue e conhecer mais na exposição de exemplares de insetos e moluscos.

Banneres sobre leishmaniose, esquistossomose, malária e doenças de chagas, além de informações sobre qualidade da água para consumo humano também constam do ciclo de atividades. A programação conta ainda com ações educativas, as equipes orientam sobre vírus da dengue e métodos de prevenção.

 

sem comentário »

MRV ENGENHARIA PLANTA 1 MILHÃO DE ÁRVORES

0comentário

FOTO – MARCOS PERON: Há oito anos a ação de plantio de árvores realizada pela MRV Engenharia é exemplo de sustentabilidade.

 

Foi reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e consequentemente com a saúde e bem-estar das comunidades onde atua que a MRV Engenharia chegou a marca de 1 milhão de árvores plantadas, após oito anos do início da iniciativa. Toda essa quantidade de mudas representa cerca de 550.000 mil toneladas de CO2 que foram removidos da atmosfera, contribuindo, assim, para o meio ambiente e com a qualidade de vida no planeta. A quantidade equivale a mesma emissão de CO2 liberado no ambiente por um carro ao rodar 529.679.622 km, distância suficiente para realizar 94.976 viagens entre o Oiapoque ao Chuí.

Esta ação é fruto das diretrizes de responsabilidade social e ambiental da companhia. Nos locais que receberam os plantios, a construtora seguiu as orientações das diretrizes governamentais e secretarias de meio ambiente, privilegiando o uso de espécies nativas e adequadas ao clima e solo das cidades onde ocorreu o plantio. “O plantio das árvores é um trabalho contínuo que vem transformando a realidade das cidades onde atuamos e contribuindo com toda a comunidade. Chegar a 1 milhão de árvores plantadas representa um marco para o trabalho que desenvolvemos em prol da sustentabilidade”, informou o gestor executivo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) da MRV, José Luiz Esteves da Fonseca.

No Nordeste foram quase 96 mil. A preocupação e o cuidado com o meio ambiente vão além do plantio e somam se a outras ações, também desenvolvidas pela companhia, que garantem a qualidade de vida para as gerações atuais e futuras, pois a empresa acredita que intervir no meio ambiente, preservando-o, recuperando-o e gerando harmonia no entorno, deve fazer parte do seu dia a dia.

sem comentário »

Equipamento da Prefeitura de São Luís, Galeria Trapiche inicia curso de olaria

0comentário

No curso, alunos aprendem as técnicas para moldar argila

Trabalhar a habilidade com as mãos para criar formas e objetos com argila é o que os participantes irão aprender durante três meses no curso de Olaria em Formas e Objetos, na Galeria Trapiche, equipamento municipal de cultura. A ação faz parte do projeto Ateliê Trapiche e está com inscrições abertas até a terça-feira (20), data em que se inicia o curso. As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, na Galeria, que fica localizada na Praia Grande, em frente ao Terminal de Integração.

Os interessados devem se inscrever pelo o e-mail [email protected], enviando os seguintes dados: nome completo, idade, telefone. As vagas são limitadas e o investimento é 30,00. Após as 15 vagas preenchidas, caso haja procura, será aberta uma lista de espera. Pode participar qualquer pessoa a partir dos 14 anos, tendo experiência com olaria ou não. O material será disponibilizado pela Galeria e os participantes levam suas peças produzidas para casa ao final do curso.

“Nós, como equipamento municipal de cultura, contribuímos para a formação de novos artistas na cidade e tornamos este espaço público, disponível para ser habitado pela sociedade. O Ateliê Trapiche é um dos projetos permanentes que dinamizam este espaço, nos tornando um ponto de encontro de artistas, em que o público não vem apenas observar uma exposição, mas vem desenvolver seus trabalhos dentro da Galeria”, ressaltou Camila Grimaldi, diretora da Galeria Trapiche.

O facilitador será Uiran Oliveira, que traz em seu currículo mais de 25 anos de trabalho com argila. “Durante o curso, os alunos irão aprender ou exercitar as habilidades com argila. É uma atividade profissional, pois todos sairão com bagagem e poderão até utilizar como fonte de renda. Trabalharemos a olaria de formas e os objetos feitos com a argila. Na oportunidade, também faremos uma oficina de torno para dar formas aos objetos e ornamentar as peças, produzindo uma obra completa. Os três meses serão todos práticos, mas com explicações teóricas daquilo que está sendo executado”, destacou o professor.

A Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento de cultura da Prefeitura de São Luís, fica localizada na Avenida Senador Vitorino Freire, s/n – Centro (em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande), aberta para visitações de segunda a sexta, das 14h às 19h.

SAIBA MAIS – UIRAN OLIVEIRA

Desde criança, Uiran Oliveira observava as marcas no chão formadas com a argila natural e disso nasceu a vontade de trabalhar com olaria, inspirando também seu trabalho intitulado ‘Terroada’. Ao longo dos anos, desenvolveu trabalhos mais voltados ao social, envolvendo a comunidade. Foi professor de cerâmica durante 12 anos e explanou o projeto Oficinas de Criação, com exposições em vários locais como a Casa do Maranhão, Morada Histórica, Sesc Deodoro, dentre outros.

Também no Sesc, deu início ao projeto “Mãos que Transformam” de arte educação inclusiva, com alunos cegos – realizou três exposições individuais: “Terroada” – 2003, “Com Tato Visual” – 2004 e “Noturno: Passaredo e Formas” – 2009. Recebeu por três vezes premiação no Concurso de Arte Efêmera da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Já participou na Europa de duas feiras internacionais (2001/2002 – Milão, na Itália e 2005/2006 – Hamburgo e Frankfurt, na Alemanha). Também participou da 10ª Feira do Livro de São Luís, com a exposição “Sonhando Crianças”, que reunia trabalhos desenvolvidos na comunidade do bairro Novo Angelim. Atualmente desenvolve a função de coordenador de montagem da Galeria Trapiche.

sem comentário »

OSCAR DA LUTA 2017: Definidos os melhores lutadores do ano de 2017

0comentário

Evento ocorreu na praça de alimentação do São Luís Shopping

SÃO LUÍS – Praça lotada para premiar os melhores lutadores do ano de 2017. Neste sábado (17), na Praça de Alimentação do São Luís Shopping, a Federação Maranhense de Jiu Jitsu Profissional consagrou, com o Oscar da Luta Maranhense, os atletas com melhores atuações no ano passado. Ao todo, 28 lutadores de diversas modalidades foram premiados, além de equipes esportivas, empresas e personalidades incentivadoras do esporte. O evento foi organizado por André Bradar e Maré Alta Comunicação.

Esta foi a quarta edição do evento que surgiu da ausência de eventos de lutas e da necessidade de valorização do atleta, como explica André Bradar, idealizador e organizador do evento. “Quando eu vim de Curitiba, cheguei sem intenção nenhuma de mexer com luta. Comecei a treinar nas academias e percebi um talento absurdo dos atletas daqui. Conheci o Welington nós nos juntamos, ele no Jiu-jitsu e eu no MMA e já exportamos muitos atletas. Aí começamos a fazer eventos de alto nível de valorização do atleta, como é feito lá fora. Mesmo assim, nós queríamos fazer mais pelos atletas. Muitos são amadores que não vivem disso. Mas pelo menos uma vez por ano, tem um reconhecimento público de que o esforço dele valeu a pena”, explicou.

 

No evento, foi anunciado para o mês de junho a realização de um dos maiores eventos esportivos de luta do Brasil, o IMORTAL FC 9ª Edição na capital maranhense.  “Foi um convite do próprio IMORTAL eles viram a qualidade dos eventos de MMA que a gente produz. Eles falaram ‘A gente quer ir para São Luís e quer que vocês toquem esse projeto. Vocês demonstraram muito organização e competência e não estão devendo nada para outros eventos nacionais’. Então surgiu daí. Hoje estou com a Maré Alta e organizaremos o primeiro evento nacional de MMA da história do Maranhão”, contou André Bradar.

 

Foram premiados – Atletas Revelações: MMA – Claudenilson Nunes (Chute Boxe – Team Cardoso); Muay Thai – Yuri Ribeiro (Thai unit); K1 Amador – Janderson Alicate (Chute Boxe); Boxe Amador – Daniel Braga (Team Cadoso); Melhor Striker Pró – Dominique (Ottam); Melhor Atleta de MMA – Altamiro de Jesus (TFT); Melhor Atleta Juvenil – Lucas Reenam (Carlson).

Melhores lutas: K1 Amador – Jackson (Fúria Combat) x Nunes (New Talent; Boxe Amador – Altamiro x James (Américo Team); MMA Amador; Erick (Carlson) x Vitor (TFT); Dominique x Bryan (BFC); MMA Pró – Ferreira x Jhon Allan (BFC). Performance do ano: João Carvalho (TFT).

Nocautes: Muay Thai – Yuri Ribeiro (Confere 4); MMA Amador – Louro (Confere 5); K1 amador – André Macedo (Confere 6); Vitor Nunes (Confere 5); Finalização MMA Pró – Jucinaldo Pelé (BFC); Finalização MMA amador – Maxsuel (New Talent); Nocaute MMA Pró – Joelson MAC Pao (Impacto Fight). Destaques Nacionais e internacionais: Nacionais – Taigro Urso e Eloy Duarte; Internacionais – Yuri Ribeiro, Max Castelo Branco e Bernardo Leite. Treinadores do ano: MMA – Handerson Martins (TFT); Muay Thai – Emanoel (OTTAM); K1 – Delson (ASDAM).

Foram premiados ainda os melhores de 2017 no Jiu-Jítsu: Infantil Feminino – Ester Beatriz (Dojo James Adler), Emanuelly Vitória (Zenith BJJ), Lara Isabelly (Zenith BJJ). Infantil Masculino – Dyego Guilherme (Zenith BJJ), Luciano Lima (Berg JJ), Deyvid Gustavo (Zenith BJJ). Infantil Feminino – Andressa Raquel (Guigo JJ), Patrícia Souza (Zenith BJJ), Nívea Maria Borges (Dojo James Adler. Infanto Masculino – Felipe Camara (Zenith BJJ), Diego Santos Cruz (Dojo James Adler), Jose Manuel (Dojo James Adler). Juvenil Feminino – Camilly Silva (Zenith BJJ), Giovana Couto (Guigo JJ), Vivian Rocha (Zenith BJJ). Juvenil Masculino – Alessandro Barbosa (Zenith BJJ), Ronilson Muniz (Martins JJ). Emanuel Lobo (Zenith BJJ). Feminino Branca – Nathalia Mendes (Zenith BJJ), Patrícia Sousa (Zenith BJJ), Camilly (Zenith BJJ). Feminino Graduadas – Jéssica Oliveira (GF Team), Izaura Vieira (Zenith BJJ), Milena Nascimento (Zenith BJJ).

 Faixas –Branca – Luís Fernando (Zenith BJJ), Renan Abreu (Zenith BJJ), Rubens Marcos (Dojo James Adler). Azul – Bruno Ribeiro (Guigo JJ), Leornardo (Zenith BJJ), Germano Claudiano (Zenith BJJ). Roxa –Raul Pires (Zenith BJJ). Robson Mota (GF Team), Eduardo Araújo (Zenith BJJ). Marrom – Alef Brito (Zenith BJJ), Dower Cruz (Dojo James Adler), João Victor Nunes (Guigo JJ). Preto – Herly Trindade (Zenith BJJ), Ronaldo Brito Frazão (Koral Fight Team), Edvander Prudente (Zenith BJJ).

sem comentário »

JUDOCA PEDRO VICTOR & COPA SP

0comentário

FOTO – DIVULGAÇÃO: O judoca maranhense Pedro Victor Rezende, na foto com o empresário José Gonçalves, do Centro Elétrico, empresa patrocinadora do judoca.

Enquanto muitos jovens de sua idade curtiram o Carnaval viajando ou caindo na folia, o premiado judoca maranhense Pedro Victor Rezende se dedica com afinco aos treinos, visando importantes competições que vai enfrentar nos próximos meses,  a exemplo da Copa São Paulo, que vai disputar em março próximo na capital paulista.

Atleta de alto desempenho, patrocinado pelo Centro Elétrico e pelo Governo do Estado do MA, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, a vida de Pedro Rezende é focada em disciplina e muito treinamento, seguindo as orientações do seu mestre Emílio Moreira.

Recém chegado de Pindamonhangaba (SP), onde esteve treinando com grandes judocas brasileiros, a convite da Seleção Brasileira de Judô, Pedro Rezende divide sua rotina entre treinos para as futuras provas e as ações do projeto social “Pedro Campeão”.

sem comentário »