SEXTA SOLIDÁRIA COM COLETA DE SANGUE EM MASSA NA MATERNIDADE NATUS LUMINE

0comentário

O Coordenador da III Campanha do Grupo Mercúrio, Plínio Tuzzolo, com sua equipe que estará a postos junto à unidade móvel do Hemomar na sede da Maternidade Natus Lumine no Olho D´Água.

Ação faz parte da III Campanha de Doação de Sangue do Grupo Mercúrio em prol do Hemomar

Está sendo realizada com muito sucesso a “III Campanha de Doação de Sangue” do Grupo Mercúrio, uma holding formada por 10 empresas da área da saúde que pela terceira vez mobiliza todos os seus colaboradores e parceiros em prol do ato de salvar vidas. A campanha vai durar até o dia 31 de agosto e a meta é arrecadar cerca de mil bolsas de sangue.

E nessa sexta – feira (17.08) acontece a “sexta solidária” com uma ação de coleta de sangue em massa com colaboradores e pessoas da comunidade que se engajaram na campanha. As coletas acontecem das 9h às 17h na sede da Maternidade Natus Lumine no Olho D´Água. Na maternidade em que nascem vidas, nessa sexta também será um local onde se ajuda a “salvar vidas em risco”!

No local está montada uma unidade móvel do Hemomar, que estará com sua equipe a postos para fazer a triagem dos doadores seguida da coleta de mais bolsas de sangue que, com certeza, serão impactantes para aumentar os estoques de sangue do Hemomar que estão bem abaixo do que é considerado seguro. Com a proximidade do fim de ano, a demanda de pacientes oriundos de acidentes e cirurgias de emergência que precisam de sangue sempre aumenta, e sem estoque suficiente, o Hemomar trabalha em situação crítica.

Plínio Tuzollo é o  coordenador da campanha e diretor do Hospital São Luís / HSLZ, e está otimista com os resultados que serão alcançados até o dia 31 de agosto. Ele convida a população a se engajar nessa força tarefa em prol da vida.

“Todos podemos precisar de sangue um dia, o importante é reunirmos nesse momento o maior número de doadores pois os estoques do Hemomar estão baixos e precisam da nossa solidariedade. Quem puder ir até a sede da Maternidade Natus Lumine no Olho D´Água nessa sexta até às 17H poderá doar lá, ou depois, basta ir até a unidade do Hemomar e se apresentar como doador da campanha do Grupo Mercúrio. Nosso esforço não é apenas para arrecadarmos o maior número de bolsas de sangue até o final desse mês, mas irmos além, e quem sabe, ajudarmos a criar uma cultura de doação permanente de sangue entre as pessoa das comunidade”, disse Tuzzolo.

sem comentário »

ARENA ALEGRIA ENCERRA SUPERANDO EXPECTATIVAS

0comentário

A realizadora do projeto Arena Alegria Cássia Melo (Grupo Oito) entre os produtores do evento Jorge Bavu e Thiago Muniz, felizes com o sucesso da primeira edição

O projeto Arena Alegria teve saldo mais positivo nessa sua primeira edição, patrocinada pela Cemar via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

De julho a agosto, por onde passou o Arena arrastou uma multidão de crianças àvidas para desfrutar da proposta da produtora Cássia Melo (Grupo Oito) autora do projeto, que era democratizar para toda a garotada da Ilha o brincar com arte e ter acesso à uma programação cultural infantil em locais de fácil acesso e ocupando espaços públicos como praças e parques que na verdade, tem como principal função a de integrar o cidadão de forma inclusiva, social e culturalmente .

Com público médio de quase dez mil crianças participantes em 5 finais sábados consecutivos, o Arena Alegria se despediu do público no último sábado na área do estacionamento do estádio Castelão, onde aconteceu a última etapa da itinerância do projeto; sempre tendo como atrações o coletivo “O Circo Tá Na Praça”, a Banda Vagalumes e seu show musical e a Cia. Cambalhotas de Teatro com o espetáculo de bonés “Os Saltimbancos”. Outro ponto que chamou a atenção de todos foi a qualidade da produção, a pontualidade das apresentações, e a bela estrutura montada com cadeiras e banheiros químicos para dar mais conforto ao público, segurança, e a qualidade de palco, som e luz para os artistas.

De parabéns Cássia Melo, que deu o exemplo de como utilizar a verba pública oriunda de projetos incentivados por empresas via Lei Estadual de Cultura, presenteando o público infantil com a melhor estrutura e um projeto de lazer, arte e cultura que já deixou saudade e a certeza de que novas edições virão em breve, pelo menos se depender da aprovação do público.

sem comentário »

O Maranhão se destaca novamente no ranking das melhores empresas para trabalhar no Brasil

0comentário

O Presidente da Cemar Augusto Miranda com a Diretora Corporativa de Gente e Gestão da Equatorial Energia, Carla Medrado e o Presidente da Celpa Nonato Castro celebram o Destaque da Cemar como a única empresa genuinamente maranhense presente no ranking com 150 melhores empresas de todo o Brasil

A Cemar foi a única empresa genuinamente maranhense presente no ranking com 150 melhores empresas de todo o Brasil

Nesta segunda-feira (13), mais uma vez o nome no Maranhão foi destaque no cenário nacional. A ÉPOCA negócios e o Instituto Internacional Great Place to Work® (GPTW) anunciaram a lista das 150 melhores empresas para trabalhar de 2018. A cerimônia de premiação, realizada no Espaço das Américas em São Paulo, contou com a presença de mais de 1,5 mil pessoas, entre elas os principais executivos das organizações participantes. A Cemar, novamente foi destaque pelo oitavo ano consecutivo, presente na lista que aponta as 150 melhores no Brasil.

Nesse ano, a Cemar já havia sido premiada como a 1ª empresa no ranking da Great Place to Work – Maranhão. Agora, a Companhia figura novamente no cenário nacional na 21º colocação, na categoria Grandes Empresas. Apesquisa avaliou o índice de confiança dos funcionários com relação a liderança, o quanto as pessoas têm orgulho do que fazem, além do relacionamento de camaradagem entre os colegas de trabalho.

“Para nós, da Cemar, fazer parte do seleto ranking nacional das Melhores Empresas Para Trabalhar – GPTW, significa que, alicerçado em uma gestão transparente, cada colaborador está engajado e comprometido com a construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Assim, temos a certeza de que seguiremos firmes rumo ao importante propósito de sermos uma empresa cada vez melhor para a população maranhense, propiciando o desenvolvimento do nosso Estado”, comemora o Presidente da Cemar, Augusto Dantas.

MODELO DE GESTÃO – Sob a gestão da Equatorial Energia há 14 anos, a Cemar mantém as ações de desenvolvimento voltadas aos colaboradores, com o objetivo de contribuir de forma assertiva, trabalhando para ser muito melhor para seus clientes. Essas medidas também impulsionam a melhoraria do clima e a sinergia entre os colaboradores no ambiente de trabalho.

Entre as ações, destacamos a “Ênfase na Meritocracia” como um de seus principais valores e programas internos com a proposta de cuidar e de valorizar os colaboradores. Isso inclui a promoção de capacitações constantes, implantação de Gestão por Competências e Diagnóstico de Clima.

A Equatorial Energia é uma holding com atuação no setor elétrico brasileiro, que opera nos segmentos de geração, transmissão, comercialização, telecom, serviços e distribuição de energia: na Cemar – Companhia Energética do Maranhão, que pelo oitavo ano consecutivo foi reconhecida pelo institutoGPTW como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil; na Celpa – Centrais Elétricas do Pará, que está pelo segundo ano consecutivo no ranking e, agora também da Cepisa – distribuidora do Piauí, que antes era gerida pela Eletrobras.

Como mostra o estudo do Instituto Internacional Great Place to Work®, avanguarda da gestão empresarial reconhece que um modelo que tem como pilar central o investimento em pessoas é parte importante da estratégia do negócio. Diferencial este, inclusive, extremamente relevante em tempos de crise. “Gente feliz é 10% mais produtiva. Portanto, chega de ambiente tóxico. Chega de guerra corporativa. É mau negócio”. Ruy Shiozawa, presidente doGreat Place to Work®,, chamou a atenção para os novos desafios enfrentados pelas companhias. “A revolução digital está mudando tudo em gestão”.

“Permanecer no ranking da Great é motivo de muito orgulho e alegria para todos nós da Cemar e da Equatorial Energia, porque é um resultado que consolida a nossas práticas e modelo de gestão de pessoas. O nosso compromisso de construir um ambiente de trabalho cada vez melhor e com foco em gente fica ainda mais forte. Esse é o trabalho de todos que fazem parte da Cemar, com o objetivo de estender essa satisfação e ser uma empresa cada vez melhor para os maranhenses”, comemora a Diretora Corporativa de Gente e Gestão da Equatorial Energia, Carla Medrado.

Sobre a GPTW®

Esta é a uma pesquisa global de avaliação do clima organizacional e que apontou a Cemar como uma das “Melhores Empresas para Trabalhar” no Brasil. Neste ano, 2.280 empresas fizeram inscrição para participar da avaliação, um número bem acima do ano passado, quando 1.963 companhias foram inscritas.

Das 150 finalistas, as empresas foram divididas em três categorias: Grandes, com 80 empresas que têm mil funcionários ou mais; Médias Multinacionais, com 35 organizações que possuem entre 100 e 999 empregados, e Médias Nacionais, também um total de 35 empresas com número de funcionários entre 100 e 999.

sem comentário »

Ciro Nolasco fala sobre Direitos da Criança e do Adolescente na capital

0comentário

Ciro Nolasco fala sofre família.

Durante entrevista concedida a este blog, o suplente de vereador em São Luís pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC) discorre sobre sua experiência política e atuação na área da família, sobretudo em Direitos da Criança e do Adolescente na capital, avalia a crise de credibilidade das instituições brasileiras, e expõe suas opiniões sobre as eleições de 2018.
Aos 44 anos, o jornalista tem destacada atuação na comunidade Evangélica e traz, a seguir, estes temas para o centro do debate com a sua pré-candidatura:
1-    Por que você defende a família como a alternativa para enfrentar estas questões sociais?
A sociedade está estruturada sobre a família, de onde a humanidade surgiu. Nós nossos oriundos da família. Não é de hoje que a família é reconhecida como o principal e mais importante elemento social da humanidade. O equilíbrio da família é necessário para a formação e convivência dos seus membros, que são seres sociais. Agora, como a sociedade pode viver bem se a família vem sendo relegada a segundo plano, sofrendo todos os ataques e tentativas de desvalorização do seu potencial como celula mater da sociedade? O que já faço hoje em defesa da família vou ampliar com o mandato de deputado federal.
2-    Você vai lutar apenas contra as questões polêmicas que envolvem a família?
Vou defender a família de qualquer ataque como sempre fiz. Agora vejo que investir em família vai muito além das questões polêmicas. Precisamos nos unir e lutar pela valorização da família como o caminho para a formação cidadã completa, pautada em eixos que promovam a dignidade humana, tais como moradia, emprego e desenvolvimento social, incluindo saúde e educação. Os problemas sociais que enfrentamos começam na família. As drogas, a violência contra mulheres, crianças e idosos, a subversão juvenil. De onde vem tudo isso? De famílias desestruturadas, sem perspectivas, com pais desempregados, sem acesso a direitos essenciais. As políticas públicas não levam em conta a família. Atacam o efeito ao invés de serem desenvolvidas para resolver a causa.  Hoje eu milito no movimento pró-família, na rede maranhense de diálogos sobre drogas e na defesa dos direitos das crianças. Então eu sei onde está o problema. Com famílias protegidas podemos construir uma sociedade melhor e um Brasil mais feliz. Este é o meu desejo e eu vou lutar mais ainda pelas famílias.
3-    Faltam defensores da família na política maranhense?
Existe hoje muito discurso bonito e pouca atitude digna de elogios entre aqueles que falam de defesa da família, mas que não tem prática diária. Alguém só vai defender uma causa com um mandato se esta causa já fizer parte das suas atividades diárias. Precisamos levantar homens e mulheres que lutem por esta bandeira, pois as decisões  que os políticos tomam na economia, saúde, educação, cultura  refletem diretamente nas condições de vida das famílias.
4-    Por quê você decidiu disputar uma vaga na Câmara Federal?
Por acreditar que eu não posso cuidar e proteger somente da minha família. Como cristão que sou recebo essa missão para proteger mais famílias de maranhenses que estão sem representação de fato. O que me motiva é o desejo de continuar servindo às pessoas e fazendo o bem, agora numa esfera maior. A minha principal missão sempre foi fazer a diferença na vida das pessoas, ajudando a criar oportunidades. E o mandato de deputado federal vai ampliar este nosso trabalho.  Na eleição deste ano, teremos que nos posicionar, decidindo qual rumo queremos para nossa Nação, e, sobretudo, para as nossas famílias.
5-    Como você analisa o atual cenário político e qual vai ser o maior desafio dos políticos nestas eleições?
O cenário atual é de mudanças. As pessoas não se sentem representadas e desejam renovação completa. Uma pesquisa recente mostrou que 94 porcento da população não se sentem representados pela atual legislatura de Brasília. Mas a politica é o caminho para a transformação social. Agora a politicagem que tem prevalecido no Brasil, ou seja, a falta de seriedade na condução da coisa pública, isso revolta a todos nós.Isso precisa mudar. Todo mundo deseja mudança. Mas a mudança na política precisa vir acompanhada de mudança na forma de fazer politica. É necessário atuar com ética, transparência e com ações proativas voltadas para o interesse público. Ser útil aos interesses da coletividade, empenhar-se para fazer aquilo que deve ser feito. Nós temos o poder para transformar o Brasil. E como deputado federal eu quero contribuir com esta mudança.
sem comentário »

JUDOCA MARANHENSE NO TROFÉU BRASIL INTERCLUBES NO RS

0comentário

FOTO – DIVULGAÇÃO: O judoca Pedro Victor Rezende que briga por uma medalha para o MA no Troféu Brasil Interclubes de Judô em Canoas (RS) nesse final de semana

O judoca maranhense Pedro Victor Rezende está no Rio Grande do Sul para representando o Maranhão no Troféu Brasil Interclubes que está sendo disputado até domingo na cidade gaúcha de Canoas; que essa semana se transformou na capital nacional do judô, reunindo grandes judocas do país nessa competição, além das provas do Grand Prix Nacional.

O evento promovido pela Confederação Brasileira de Judô acontece na sede da Universidade Lasalle, onde o maranhense Pedro Rezende disputa um lugar no pódio na categoria “Sênior Até 100Kg” . Ele conta com o patrocínio do Centro Elétrico, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e está animado para fazer uma boa disputa e seguir medalhando em sua forte carreira orientada pelo Mestre Emílio Moreira.

Para o presidente da Federação Gaúcha de Judô, César Cação “ter atletas do mais alto nível reunidos nesse final de semana em Canoas, traz uma oportunidade e tanto para os apreciadores da modalidade conferirem de perto grandes performances no tatame”, destacou ele.

sem comentário »

Ciro Nolasco é candidato a Deputado Federal

0comentário
 
Começamos hoje uma nova etapa de nossas vidas. A candidatura para Deputado Federal pelo PTC representa o momento de apresentarmos as nossas propostas inovadoras na tentativa de resgatar a sua confiança na política. Com ética, responsabilidade e amor ao próximo, queremos inovar, inclusive na forma de fazer a campanha. Por isso, convido você para conhecer o nosso novo site. Lá você vai encontrar tudo sobre CIRO NOLASCO 3677. Biografia, propostas, depoimentos, atuação, vídeos e um blog com muitas notícias sobre a FAMÍLIA. E se quiser, ainda pode contribuir fazendo a sua doação voluntária.*
Vai lá conhecer e compartilhar com os amigos. Venha conosco fazer parte desta nova história. Obrigado pela sua atenção e apoio. #JUNTOSPELAFAMILIA
sem comentário »

VEM AÍ A DISCO CLUB

0comentário
Os DJ’s Ricardo Pacífico, Mauro e Sérgio Murilo vão dividir as pick-ups nessa sexta (17) na Malte Show
O que é bom se repete! Sexta-feira dia 17/08 tem uma nova edição da festa  DISCO CLUB na Malte Show (ao lado do Shopping do Automóvel).
Sucesso de público, a DISCO CLUB é uma festa que relembra os hits que embalaram os anos 70,80 e 90.
Essa edição será comanda pelos DJs Ricardo Pacífico, Mauro DJ e Sérgio Murilo que prometem levar a galera ao delírio, tudo isso em um ambiente seguro, climatizado e com petiscos e drinks deliciosos.
Ingressos na Quarup Tropical $30,00.
Reservas de mesa: 98155-9040
Realização: João Marcelo Produçõoes
Serviço:
O que? “Disco Club”
Onde? Malte Show (na Av. dos Holandeses, ao lado do Shopping do automóvel)
Atrações: DJs Ricardo Pacifico, Mauro DJ e Sérgio Murilo.
Horário: A partir das 22h
Quanto? R$ 30,00
Pontos de venda
Quarup Tropical Shopping
Informações e reservas de mesas:
(98) 98155-9040
sem comentário »

FMV abre inscrições para a Taça Cidade de São Luis de Voleibol

0comentário

 

A Federação Maranhense de Voleibol ( FMV), abriu inscrições para a edição da Taça Cidade de São Luis de Voleibol 2018. Nesta edição, serão disponibilizadas, oito vagas no masculino e oito  no feminino.

As equipes interessadas em participar desta competição, poderão obter maiores informações, atraves do telefone (98) 98161-1439. O valor da inscrição por equipe é de R$ 500.

De acordo com a organização da competição, a previsão é que a competição tenha seu inicio no dia 27, com encerramento no dia 08/09, dia do aniversario de São Luís. O congresso técnico, está marcado para o dia 24 às 21h30 na Casa do Vôlei na Rua do Aririzal.

sem comentário »

Grupo Ceuma inaugura em Parnaíba mais um polo de graduação no Piauí

0comentário

O presidente do Grupo Ceuma, Clovis Fecury e o prefeito de Parnaíba, mão Santa, na inauguração do polo de Ensino a Distância inaugurada na cidade piauiense

O Grupo Educacional Ceuma (MA) inaugurou, no dia do aniversário de 174 anos de Parnaíba, o Polo de Graduação Online da Universidade Ceuma no litoral piauiense. Este é o segundo polo de ensino instalado no Piauí, que chega para estreitar os laços entre os dois Estados através da oferta de 11 cursos de graduação na modalidade Educação à Distância.

Na solenidade, estiveram presentes, o presidente do Grupo Ceuma, Clóvis Fecury o vice-presidente José Azzulini, o prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Sousa (Mão Santa) e ainda secretários municipais e convidados. Em alusão ao aniversário da cidade, o prefeito Mão Santa conferiu a Mauro Fecury, membro da mantenedora e fundador do Grupo Ceuma, a Medalha do Mérito Parnaibano, que foi entregue ao filho Clovis Fecury.

O presidente do Grupo Ceuma, grato pela homenagem, enfatizou a importância do convite inicial do prefeito Mão Santa. “Este foi um desejo do prefeito Mão Santa, que há oito meses nos convidou e reivindicou a presença do Grupo Ceuma em Parnaíba. E qual era a nossa responsabilidade, para uma cidade deste tamanho, com este título dado pelo prefeito Mão Santa de ‘melhor cidade do mundo’, precisávamos fazer um produto diferenciado, moderno. Reunimos toda a equipe do Grupo Ceuma esta responsabilidade”, disse.

Em Parnaíba, a instituição atuará com um polo de educação à distância com um modelo diferenciado, com um conceito novo, que estreita cada vez mais a distância entre os alunos e a instituição. “Criamos um conceito totalmente novo, com uma infraestrutura feita com muita dedicação e este conceito que inauguramos hoje em Parnaíba é o conceito que nós vamos adotar daqui pra frente. Então, o Grupo Ceuma, nesse novo formato, nesse novo modelo, vai sair de Parnaíba para o resto do mundo”, confirmou o presidente do Grupo.

Na oportunidade da inauguração do polo no litoral piauiense, o vice-presidente do Grupo Ceuma, José Azzulini, reforçou a satisfação da expansão da instituição no Piauí. “Para o Ceuma é uma satisfação muito grande, chegamos a Parnaíba com muito orgulho. O nosso modelo que estamos implantando aqui é único dentro da nossa organização, que foi modificado para melhor, com muito mais tecnologia, que dá exatamente ao aluno um poder maior de aprendizado. É mais uma expansão que foi provocada por esta cidade, pedido do prefeito, e feliz estamos por estar aqui comemorando junto com a cidade o seu aniversário, que agora todos os anos será também o aniversário da nossa unidade junto com a cidade de Parnaíba”, confirmou.

O prefeito Mão Santa, agradeceu ao Grupo Ceuma pelo belo presente no dia do aniversário da cidade e enfatizou que será uma parceria de sucesso. “Parnaíba na sua grandeza, junto com o Grupo Ceuma, e toda a sua tecnologia com estes cursos, vai voar longe e ser luz no mundo”, finalizou.

Polo de Graduação Online oferece 11 cursos em Parnaíba

O Polo de Graduação Online do Ceuma em Parnaíba oferece desde já os cursos de Processos Gerenciais, Marketing, Logística, Gestão Pública, Gestão Financeira, Pedagogia, Letras (Língua Portuguesa), Administração, Gestão de RH, Ciências Contábeis e Gestão Ambiental.

As inscrições para o vestibular estão abertas e podem ser feitas a cada mês, de acordo com a abertura de uma nova disciplina, através do site: www.ceuma.br. “O período de inscrição acontece o ano inteiro. Nós desenvolvemos uma metodologia em que as disciplinas são ofertadas uma de cada vez e não simultaneamente, como nos cursos presenciais”, explicou o coordenador geral de EAD do Ceuma, professor Ricardo Martins.

O aluno pode focar somente no conteúdo de uma disciplina por vez, já que as mesmas são ofertadas separadamente. “Todos os meses a gente tem uma nova disciplina sendo ofertada e iniciada. Então o aluno pode fazer a sua inscrição e sua matrícula há qualquer tempo durante o ano, que automaticamente ele já inicia a sua primeira disciplina, subsequente da data que ele fez a sua matrícula para que inicie suas atividades. Para que conclua o curso é necessário que ele conclua todas as disciplinas que estão relacionadas na matriz curricular do curso que ele optou”, confirmou Martins.

Os diplomas obtidos nos cursos de graduação online valem tanto quanto o presencial. É um documento que vale para concursos públicos, busca de emprego e ingresso em pós-graduação. A informação sobre a modalidade do curso (EAD ou Presencial) não aparece no diploma. Os cursos superiores de Educação à Distância passam pelas mesmas avaliações do MEC que passam as instituições de educação presencial.

Modelo inovador deve se expandir para os novos polos do Ceuma

Em Parnaíba foi anunciado um novo modelo de Educação à Distância que será seguido nos novos polos do Grupo Ceuma pelo país. Mais tecnologia, oferta de novas plataformas, tudo com o objetivo de deixar a instituição cada vez mais próxima do aluno, mesmo se tratando do formato Educação à Distância.

O coordenador do EAD do Grupo Ceuma, professor Ricardo Martins, explica esta nova fase da instituição. “É um modelo de EAD que encurta essa distância da instituição com o aluno. ‘Seu curso é a distância, mas você não está sozinho nunca’, esse é um lema que temos na instituição. A gente busca o que tem de melhor da tecnologia para o encurtamento dessa distância, que o aluno tenha acesso a todas a etapas do processo de formação e todos os agentes que compõem esse processo. A gente lança mão das tecnologias para, justamente, encurtas essas distâncias com todas as plataformas que a gente possa ter, de áudio, de vídeo, de texto para que todos se comuniquem de uma forma dinâmica, concreta para construção da aprendizagem”, explica.

Além das aulas online, o aluno terá atividades e provas presenciais na grade curricular, e uma estrutura física de base para os seus estudos e pesquisas. “Estamos trazendo esta metodologia de graduação online contemplando outras atividades dentro do polo de apoio presencial. Aqui nós estamos aptos a cumprir todas as formalidades acadêmicas, mas também pretendemos desenvolver atividades de extensão para trazer a comunidade para dentro da universidade para discutir alguns temas que são relevantes para o estado, para a cidade, contando com talentos da própria cidade”, enfatizou Ricardo Martins.

A metodologia adotada coloca o aluno como centro do seu processo de aprendizagem, ele aprende fazendo, discutindo, com os tutores e professores sendo os mediadores desse processo. A estrutura física fica à disposição do aluno.

O horário de funcionamento do polo é de segunda a sábado. De segunda à sexta-feira o funcionamento é das 9h às 19 horas. No sábado, funciona das 8h às 18 horas. Durante a semana, o aluno terá disponíveis salas de aprendizagem virtual, onde pode vir fazer pesquisas e assistir suas aulas. “Dispomos de internet de alta velocidade para que o aluno consulte não só os materiais das disciplinas naquele momento, mas todos os materiais disponíveis na internet. Nós disponibilizamos aos nossos alunos acesso às principais bibliotecas virtuais existentes hoje no nosso país, contamos com mais de 1 milhão de títulos, nos mais diversas áreas do conhecimento, em que o aluno pode acessar e estudar”, confirmou o coordenador do EAD.

No sábado, que é o Dia D, serão realizadas as provas regimentais que acontecem ao final de cada disciplina e atividades extras, que é um projeto denominado “exercitando competências”. “Nesse projeto é onde a gente traz o aluno para discussões que são de conhecimentos gerais, mas de suporte à sua área de formação”, finalizou Martins.

sem comentário »

Prefeitura de São Luís incentiva o aleitamento materno com campanha Agosto Dourado

3comentários

Hospital da Criança é uma das unidades de saúde do município que recebe ações da campanha nacional que visa incentivar a amamentação

Mães que acompanham filhos no Hospital da Criança puderam conhecer mais sobre amamentaçãoCom a proposta de estimular o aleitamento materno, a Prefeitura de São Luís está promovendo ações de orientação e conscientização nas unidades municipais de saúde. Nesta quarta-feira (15), atividades foram realizadas no Hospital Dr. Odorico Amaral de Mattos – Hospital da Criança, unidade que atende especialmente crianças de 0 a 5 anos. A ação, que se soma as já colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo e que acontecem regularmente no hospital, é intensificada durante o mês de agosto por conta do Agosto Dourado, campanha mundial que incentiva a amamentação. Criança que se alimenta com o leite materno é mais protegido contra diversas doenças.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, acompanhou o trabalho de orientação às mães dos bebês que estão sendo atendidos na unidade de saúde. “Cuidar da criança é o maior gesto de carinho de uma mãe, e amamentar é cuidar. Essa é uma iniciativa que tem o objetivo de sensibilizar as mães e a sociedade e estimular o aleitamento materno, considerando a sua importância para a saúde do bebê”, destaca o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que coordena as ações da campanha em São Luís.

O trabalho também alcança os profissionais que atuam nas unidades de saúde. O objetivo é ampliar as informações, possibilitando que todos estejam aptos a orientar as mães acerca da importância da amamentação. “Como atendemos crianças de 0 a 5 anos, trabalhamos o ano todo com esse estímulo, mas em agosto, a proposta é enfatizar esse trabalho dentro do hospital”, ressalta a diretora geral do Hospital da Criança, Claudiana Pinheiro.

Entre as atividades de orientação esteve a distribuição de folders informativos nas enfermarias do hospital. O material aborda assuntos como a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância, bicos, chupetas e mamadeiras; cuidado à criança no primeiro ano de vida; e amamentação exclusiva, com dicas de posição para amamentar e pega da mama,aspectos importantes para a boa amamentação.

Mãe de Ana Lívia, de apenas um mês, Neilma dos Santos, 21 anos, compreendeu a importância da campanha. “É muito importante porque é para o bem da minha filha. Tem gente que não sabe o quanto é importante amamentar e o quanto o leite materno ajuda na saúde do bebê”, contou a jovem que recebeu orientações dos profissionais.

A coordenadora da Assistência Materno Infantil da Semus, Cleidimar Souza, explica que a campanha permeia toda a rede municipal de saúde. “Estamos desenvolvendo as atividades em várias unidades municipais de saúde a fim de ampliar o alcance dessa campanha que é de extrema importância. Nossa intenção é, além de sensibilizar e informar as mães, fazer com que a ação alcance profissionais de saúde e a sociedade em geral, cujo apoio à prática da amamentação é fundamental”, afirma.

A ação no Hospital da Criança foi acompanhada pela pediatra, presidente da Sociedade Maranhense de Pediatria e chefe da UTI Neonatal do Hospital Universitário (HU), Marynea Vale. “O leite materno é considerado alimento padrão ouro de qualidade. Todos nós devemos estar conscientizados do valor desse aleitamento, ação que contribui para a redução das taxas de mortalidade infantil. Aproveitamos também a campanha para incentivar a doação, que garante que não falte leite materno, especialmente aos bebê da UTI”, destaca a médica.

AGOSTO DOURADO

Para marcar a 25ª Semana Mundial da Amamentação, em 2017, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu, por meio da Lei 13.435, o Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado. O dourado faz alusão à definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês. A intenção da campanha é dar visibilidade e promover informação acerca da importância da amamentação para as crianças e também para as mães.

3 comentários »