Ministério estima remoção de cerca de 1,5 mil pacientes de Manaus

0comentário
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e o governador Wilson Lima visitaram a enfermaria de campanha e o hospital Nilton Lins

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse hoje (26) que o governo federal espera transferir do Amazonas para outros estados cerca de 1,5 mil pacientes infectados pelo novo coronavírus.

“Nosso objetivo é chegar a algo em torno de 1,5 mil pessoas removidas”, afirmou Pazuello ao participar, em Manaus, da cerimônia de reabertura do Hospital Nilton Lins para atendimento a pessoas em tratamento de covid-19. Isso é para que possamos equilibrar a demanda e a oferta por leitos em Manaus”, afirmou o ministro. Ele disse que perto de 300 pessoas já foram transportadas em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo o último balanço divulgado pelo governo do Amazonas, a lotação de hospitais públicos e privados de todo o estado em decorrência do aumento do número de casos, após as festas de fim de ano, motivou a transferência de 277 pacientes para 11 estados: Acre, Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte e para o Distrito Federal.

Ao discursar ao lado do governador do Amazonas, Wilson Lima, o ministro Pazuello disse que “o salto da contaminação” pelo novo coronavírus verificado neste início de ano é fruto de uma “situação completamente desconhecida” que fez com que o número de casos da doença quase triplicasse de forma “muito rápida”.

Segundo Pazuello, parte da situação se explica pela ação de uma nova variante do novo coronavírus. “Estamos observando que é uma cepa diferente. Mandamos todo o material coletado para a Inglaterra, para que seja estudado em Oxford, para termos uma posição exata sobre o grau de contaminação e de agressividade desta nova cepa”, destacou o ministro.

Medidas

Ao elencar medidas de enfrentamento à pandemia já implementadas no Amazonas, em conjunto com o governo estadual e prefeituras, Pazuello afirmou que a falta de oxigênio hospitalar já foi equacionada, permitindo inclusive o funcionamento de novos leitos hospitalares. Além do Hospital Nilton Lins, reaberto hoje, o governo do estado e o Ministério da Saúde vão inaugurar amanhã a enfermaria de campanha que o Exército montou na área externa do Hospital Delphina Aziz, em Manaus.

Segundo o ministro, a enfermaria com 50 leitos clínicos segue o modelo preconizado pelo SUS. “Fizemos um modelo que eu considero que é exatamente o modelo que o Ministério da Saúde preconiza. Que é desdobrar uma enfermaria de campanha em proveito de um hospital, usando a estrutura já contratada pelo hospital. Rapidamente você progride ao lado [do hospital] com uma enfermaria pronta.”

Pazuello ressaltou que as 452 mil doses de vacina contra o novo coronavírus já entregues ao governo do estado devem ser empregadas para iniciar a vacinação de indígenas aldeados; idosos que vivem em instituições de longa permanência (asilos, abrigos etc) e cerca de 87% dos profissionais de saúde do estado.

“Proporcionalmente, o Amazonas é o estado que mais recebeu doses. Além disso, em comum acordo com os demais governadores, fizemos um fundo com 5% de todas as vacinas que chegarem ao Brasil para atender a áreas mais impactadas. Com isso, a cidade de Manaus recebeu 100 mil doses de vacinas extras para atender os idosos acima de 70 anos.”

Agência Brasil

sem comentário »

Basquete Rubro-Negro tem sangue maranhense e faz virada sobre Tricolor

0comentário

A vitória do Flamengo Basquete sobre o São Paulo teve o protagonismo do maranhense Ruan Miranda na equipe. A vitória no sábado, que veio apenas no último quarto, com 28 a 10 na contagem, deu ao campeão uma vaga na Basketball Champions League Americas da próxima temporada. Em três edições do Super 8, o Rubro-Negro que era vice-campeão 2018, chega ao segundo título com três finais disputadas.

Ruan Miranda

O garoto de 19 anos, Ala-pivô e Pivô do Flamengo Basquete já há cinco anos, é maranhense do Quilombo Liberdade – celeiro de destaques no esporte. Ruanzin, carinhosamente chamado, contrasta com o gigante das quadras – colecionador de títulos – entre os mais expressivos: Campeão NBB 18/19; duas vezes campeão da Super8; vice campeão mundial; três vezes campeão carioca adulta; campeão Sub21 brasileiro e campeão Sub18 brasileiro. “Comecei treinando na escola, passei para a Seleção Maranhense, competi nos JEMs, fiquei um ano no Paulistano e tive a honra de chegar ao Flamengo onde busco aplicar meus valores, esforços e representar o Maranhão, a Liberdade, os jovens do Brasil, aspirando o sonho olímpico”, declarou Ruan Miranda.

sem comentário »

Governo é favorável à importação privada de vacinas, diz Bolsonaro

0comentário
(Brasília – DF, 26/01/2021) Palavras do Presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (16) que o governo federal apoia a iniciativa de empresários de importar, por conta própria, vacinas contra a covid-19 para imunizar seus funcionários. A afirmação ocorreu durante participação, por videoconferência, em um seminário sobre investimentos na América Latina, realizado pelo banco Credit Suisse.

“O governo federal é favorável a esse grupo de empresários para levar avante sua proposta para trazer vacina para cá, a custo zero, para o governo federal, para imunizar 33 milhões de pessoas. No que puder essa proposta ir à frente, nós estaremos estimulando porque, com 33 milhões de doses de graça, ajudaria e muito a economia e para aqueles que queiram se vacinar o façam para ficar livre do vírus”, disse Bolsonaro.

O presidente explicou que, na semana passada, o governo foi procurado por empresários para que fossem importadas 33 milhões de doses da vacina de Oxford. 

Desse total, metade seria incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS), e disponibilizada à população de acordo com os critérios do Ministério da Saúde, e a outra metade seria utilizada pelas empresas de acordo com critérios próprios. Segundo o presidente, o governo assinou uma carta de intenção favorável à medida.

“Já somos o sexto país que mais vacinou no mundo, brevemente estaremos nos primeiros lugares, para dar mais conforto à população, segurança a todos e de modo que a nossa economia não deixe de funcionar”, disse, destacando que o governo editou medida provisória, no ano passado, destinando R$ 20 bilhões para a compra de vacinas.

Atração de investimentos

Durante seu discurso, Bolsonaro reafirmou o compromisso com o teto de gastos públicos e disse que o governo quer acelerar as privatizações e reformas para incentivar e facilitar o trabalho da iniciativa privada na recuperação da economia, após a crise gerada pela pandemia de covid-19.

“Manteremos firme o compromisso com a regra do teto de despesas como âncora de sustentabilidade e credibilidade econômica. Não vamos deixar que medidas temporárias relacionadas com a crise se tornem compromissos permanentes de despesas. Nosso objetivo é passar da recuperação baseada no apoio ao consumo para um crescimento sustentado pelo dinamismo do setor privado”, disse.

Segundo o presidente, o trabalho desenvolvido pelo governo visa à atração de investimentos estrangeiros diretos, principalmente para projetos prioritários na área de infraestrutura. 

“Pretendemos acelerar os leilões de concessões e privatizações, em especial no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos, o PPI, que tem uma carteira de projetos estratégicos de longo prazo, baixo risco e com taxas de retorno atraentes e estáveis”, frisou.

Mudanças

Além disso, Bolsonaro afirmou que entende os problemas estruturais da indústria brasileira e global e disse que está empenhado em realizar mudanças nesse setor “com pensamento estratégico e redefinição de vínculos das cadeias produtivas globais”.  

A agenda de reformas no Congresso Nacional e a ascensão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) também continuam como prioridades na agenda do governo federal, segundo o presidente.

“Seguiremos defendendo a ampla concorrência, o livre comércio, a modernização do Estado, os valores democráticos e o combate implacável à corrupção. Já estamos vendo reflexos muito positivos e contamos com apoio da iniciativa privada para consolidarmos um novo ciclo de desenvolvimento e prosperidade em nosso país. Contem com nosso empenho para trilhar o caminho da abertura econômica e facilitação dos comércios e investimentos”, disse.

sem comentário »

Diretoria de Saúde da Assembleia dá continuidade às ações alusivas à campanha ‘Janeiro Branco’

0comentário
Elias Auê – Agência Assembleia

Diretoria de Saúde da Assembleia dá continuidade às ações alusivas à campanha Equipe da Diretoria de Saúde durante ação alusiva ao ‘Janeiro Branco’ em setor da Assembleia Legislativa

A Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa do Maranhão deu prosseguimento, na manhã desta terça-feira (26), à programação alusiva à campanha ‘Janeiro Branco’, direcionada a servidores de diversos setores. A campanha alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. 

A iniciativa incluiu rodas de conversa sobre o tema e atividades voltadas para o aumento da flexibilidade dos músculos, como alongamento e automassagem, que promovem o bem-estar físico e mental.  Além disso, a equipe reforçou a importância e a necessidade do autocuidado.

“As atividades estão relacionadas ao autoconhecimento. O objetivo é que as pessoas olhem para si e priorizem o que importa verdadeiramente. Por meio de vários mecanismos, como a massagem, melhora-se, consideravelmente, a qualidade de vida, liberando inúmeras substâncias que afetam a saúde mental”, esclareceu a fisioterapeuta Naiana Mousinho.

A coordenadora de Enfermagem, Katyane Vasconcelos, afirmou que, durante as atividades, percebeu o quanto as pessoas têm dificuldade de parar para desacelerar a mente. “Pedimos que parem por uns minutos para se perceberem, mas notamos o quanto isso parece difícil. Tudo que soma para o bem-estar é benefício para a nossa saúde”.Elias Auê – Agência AssembleiaForam realizadas atividades voltadas para o aumento da flexibilidade dos músculos, como alongamento e automassagemForam realizadas atividades voltadas para o aumento da flexibilidade dos músculos, como alongamento e automassagem

Avaliação

O servidor Eliezer Monteiro, da Diretoria Geral da Mesa, declarou que a experiência é válida e parabenizou os profissionais. “É impressionante como, de fato, existem pontos-chaves que, quando pressionados, ajudam a aliviar dores e equilibrar emoções. Ficamos gratos pela experiência”.

sem comentário »

Equatorial Maranhão realiza ação no bairro São Raimundo, em São Luís

0comentário

Durante toda essa semana, a Equatorial Maranhão está realizando uma ação para os moradores do bairro São Raimundo. Dentre os serviços oferecidos no bairro, está a troca de lâmpadas que ocorre de porta em porta, até a próxima sexta-feira (29). Os agentes da empresa 3E Engenharia, que é parceira da Equatorial Maranhão, está abordando os clientes para que façam a troca gratuita de lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas de LED, que representam mais economia na conta de energia. É importante ressaltar que a troca de lâmpadas só pode ser feita com as lâmpadas antigas em funcionamento.  

Já na sexta-feira (29), além desta ação de porta em porta, haverá na sede do Conselho Comunitário Sócio/Cultural do Conjunto São Raimundo, das 9h às 16h, outros serviços como Negociação de débitos; Cadastros na promoção Energia em Dia; Cadastros da Tarifa Social de Energia Elétrica (benefício concedido pelo Governo Federal às famílias de baixa renda, com descontos de até 65% na conta de energia); Troca de lâmpadas; Ações do E+ Reciclagem: o cliente poderá trocar seus resíduos recicláveis por bônus na conta de energia.  

Para participar, é necessário que o titular leve a sua última conta de energia, Identidade, CPF e o seu NIS. Caso, necessite atualizar o NIS, haverá atendimento do CRAS no local.

sem comentário »

CERTIFICAÇÃO APPLE TEACHER & DOM BOSCO

0comentário
Lorena Carreiro, Coord. de Inovação e Tecnologia Educacional do Grupo Dom Bosco

O Colégio Dom Bosco em sua proposta de Educação Exponencial faz uso de muitas soluções tecnológicas que servem de apoio para os processos desenvolvidos em sala de aula na construção de conhecimento.

E para fazer melhor uso das ferramentas tecnológicas o corpo docente da escola está sempre se reciclando nessa área. E no ano de 2020, mesmo tendo sido tão atípico e desafiador para todos, a equipe docente obteve 100% da certificação Apple Teacher. Essa conquista é um justo reconhecimento ao empenho desse time de professores e suas produções de aulas diferenciadas e repletas de metodologias ativas, tecnologia e inovação utilizando ferramentas da Apple.

O Apple Teacher é um programa de aprendizagem profissional que dá suporte e premia educadores que fazem bom uso dos produtos Apple em sala de aula, a exemplo do time de docentes do Com Bosco.

sem comentário »

Estudantes retomam sonho de ingresso no ensino superior

0comentário

Megavestibular da Estácio oferece condições especiais em diversos cursos neste início de ano

Ingressar na faculdade e construir uma carreira de sucesso é o sonho de muitos estudantes. Porém, a pandemia causada pelo Novo Coronavírus tornou esse sonho distante para boa parte da população. Para se ter ideia, a taxa de desemprego no Brasil subiu para 14,6% no trimestre julho-setembro de 2020, ante 14,4% no período junho-agosto, marcando o terceiro recorde histórico consecutivo em uma economia atingida pela pandemia, como apontou dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com objetivo de incentivar os brasileiros a não desistirem do sonho da graduação e apostarem no seu futuro profissional, a Estácio lança, nos dias 29 e 30 de janeiro, o Megavestibular que concede até 60% de bolsa durante toda a graduação. No Centro Universitário Estácio São Luís os estudantes poderão escolher entre diversas opções de cursos de graduação disponíveis. As inscrições podem ser realizadas pelo site go.estacio.br/mega, pelo telefone (98) 98883-0056 ou diretamente na sala de matrícula da instituição. O atendimento presencial no campus ocorre de acordo com as normas de segurança sanitária vigentes e o uso da máscara é obrigatório.

Com a perspectiva do início da vacinação no Brasil, muitos estudantes já se mostram confiantes para retomar os estudos e dar início à graduação. Um estudo realizado pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insight e divulgado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), no final do ano passado, já demonstrava essa tendência. O desejo de retornar aos estudos nos próximos meses foi uma das conclusões da 5ª fase do estudo “Coronavírus e Ensino Superior: o que pensam os alunos”, realizado com mais de 1.000 pessoas.

“Há uma demanda reprimida de estudantes interessados em iniciar um curso superior no primeiro semestre de 2021. Além do sonho de estudar e trabalhar em uma determinada profissão, o que também atrai estes jovens é a possibilidade de estar mais preparado para superar momentos de crise, como este em que vivemos”, é o que avalia Carla Madeira, reitora do Centro Universitário Estácio São Luís. Para ela, a educação é o instrumento que transforma vidas e o ensino superior possui um impacto significativo na carreira dos brasileiros.

Ainda neste cenário, milhares de estudantes optaram por não realizar a prova do Enem em 2021 ou não estão confiantes com os resultados, devidos às dificuldades enfrentadas para estudar em meio a pandemia. Para eles, o vestibular será a melhor opção para ingressar no ensino superior e ainda aproveitar as condições diferenciadas no período. E quem já possui uma nota do Enem também pode aproveitar os descontos do Megavestibular para o ingresso na graduação. Os cursos e modalidades que integram a campanha podem variar conforme a Unidade ou Polo de Ensino Digital escolhido.

Com diversos cursos de graduação disponíveis nas modalidades de Ensino Presencial, Semipresencial, Digital e Flex, a Estácio é reconhecida pela excelência acadêmica e compromisso com a ascensão social e a empregabilidade dos universitários que, formados, possuirão um diploma reconhecido nacionalmente. Os estudantes contam com um modelo de ensino nacionalizado e dispõem de diversos recursos acadêmicos. Antigos e novos estudantes contam ainda com o seguro educacional, que protege os alunos que tenham perdido o emprego. Totalmente sem custos, o benefício garante um crédito de até seis vezes o valor da mensalidade. Saiba mais informações em https://portal.estacio.br/seguroeducacional.  

sem comentário »

Inscrições para o Bolsa Atleta estão abertas a partir desta terça, 26.01

0comentário

Prazo termina no dia 15 de fevereiro e a novidade deste ano é a implementação de um novo sistema, que permite que todo o processo seja feito de forma online

Demandas de imprensa devem ser encaminhadas para [email protected]

A partir desta terça-feira (26.01) estão abertas as inscrições para o programa Bolsa Atleta 2021. O edital foi publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira (21.01) e o prazo de adesão segue até 15 de fevereiro.

A novidade para este ano é que os atletas farão as inscrições em um ambiente totalmente online. A inovação tecnológica implementada pela Secretaria Nacional de Alto Rendimento (SNEAR) da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania põe fim ao envio de documentação pelos Correios e pretende tornar o processo de inscrições e de acompanhamento das análises mais célere e eficiente.

Assim, a partir desta terça os atletas já podem enviar virtualmente documentos como declarações de clube e de patrocinadores direto pelo sistema. É nele também que o candidato à Bolsa Atleta deverá preencher o plano esportivo, acompanhar o andamento da análise da inscrição e verificar periodicamente a existência de pendências. Quando for publicada a lista de contemplados no Diário Oficial da União, o atleta poderá, por meio do sistema, enviar os dados bancários e assinar o termo de adesão.

“Hoje comemoramos mais um marco no processo de evolução do Bolsa Atleta”, ressalta o secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães. “A equipe da SNEAR trabalhou muito neste novo sistema, que vai tornar o processo mais ágil. A nossa expectativa é superar o número de atletas contemplados pelo último edital, quando tivemos 6.357 atletas de modalidades olímpicas e paralímpicas beneficiados”, completa o secretário.

Mais interação

Para o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Bruno Souza, o novo sistema permitirá uma maior interação entre o beneficiado e a SNEAR. “O que entregamos foi modernidade tecnológica. Em um mundo cada vez mais conectado não fazia mais sentido manter o envio físico de documentação, sendo que todo esse processo pode ser feito online. A partir de agora, as inscrições tornam-se mais rápidas, eficientes e até mesmo o nosso trabalho aqui, de análise das documentações, se tornará mais ágil”, frisa Bruno Souza.

A previsão orçamentária para o Bolsa Atleta em 2021 é de R$ 145 milhões, a maior desde 2014 e superior, inclusive, ao investimento no programa em 2016, ano dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio, que foi de R$ 143 milhões.

Passo a passo

O novo sistema do Bolsa Atleta já está ativo. Para ter acesso, todos os candidatos elegíveis devem se cadastrar no portal único do Governo Federal. Com a senha criada, o atleta terá acesso ao sistema do programa, por meio da área de Inscrições da página do Bolsa Atleta no portal do Ministério da Cidadania. Assim, ele será direcionado ao portal de acesso dos sistemas, quando deverá clicar em “Entrar com gov.br” e inserir o CPF e a senha cadastrados. Já na área restrita, poderá efetuar a inscrição e enviar a documentação necessária.

“Antes, o atleta precisava preencher um formulário e enviar pelos Correios toda a documentação prevista no edital. Se precisasse complementar algo, teria que ir aos Correios de novo. Agora, tudo é feito dentro do sistema. Ele submete a inscrição diretamente para a Secretaria Especial do Esporte. Mais do que nunca, é uma conversa entre o atleta e o Bolsa Atleta”, explica o coordenador-geral do programa, Mosiah Rodrigues.

Ele lembra ainda que o candidato deve monitorar as notificações do sistema. “Ele precisa consultar periodicamente a área restrita dele, pois toda a nossa comunicação será feita por lá, como pedidos de correção ou complemento”.

Outro cuidado é com o prazo. Até a data final de inscrições, no dia 15 de fevereiro, o atleta deve submeter o formulário mesmo que não tenha todos os documentos em mãos. “O novo sistema tem uma aba de verificação de envios, um checklist. O atleta precisa se inscrever para não perder o prazo do edital. Depois, daremos um novo prazo para a correção ou o complemento das informações”, ressalta Mosiah.

Como a Secretaria Especial do Esporte já havia anunciado em agosto do ano passado, o edital contempla, pela primeira vez, resultados esportivos de dois anos (2019 e/ou 2020), uma estratégia para que os atletas não sejam prejudicados pelos efeitos da pandemia de Covid-19.

Força do programa

O Bolsa Atleta é um dos maiores programas de patrocínio direto ao atleta do mundo e apresenta resultados fundamentais para o esporte brasileiro. Desde a criação, em 2005, já foram concedidas mais de 69,5 mil bolsas para 27 mil atletas de todo o país. O valor destinado pelo programa desde sua implantação supera a marca de R$ 1,2 bilhão.

A importância do Bolsa Atleta pode ser medida nos Jogos Rio 2016. Na edição olímpica, 77% dos 465 atletas convocados para defender o Brasil eram bolsistas. Das 19 medalhas conquistadas pelos brasileiros – a maior campanha da história -, apenas o ouro do futebol masculino não contou com bolsistas.

Já nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o Brasil teve a maior delegação da história, com 286 atletas, sendo 90,9% bolsistas. Foram 72 medalhas conquistadas, em 13 esportes diferentes: 14 ouros, 29 pratas e 29 bronzes, além de 99 finais disputadas. Todas as medalhas foram conquistadas por atletas que recebiam o apoio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

No ciclo para os Jogos de Tóquio 2020, a força do Bolsa Atleta ficou clara mais uma vez nos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Lima 2019, no Peru, o maior evento multiesportivo antes dos Jogos no Japão para os atletas brasileiros.

No Pan, o Brasil protagonizou sua melhor campanha da história. Foram 171 medalhas, sendo 55 de ouro. Com isso, o país voltou a terminar em segundo lugar no quadro de medalhas, o que não acontecia desde 1963, na edição dos Jogos realizada em São Paulo. Dos 485 atletas originalmente inscritos pelo Comitê Olímpico do Brasil para o Pan de Lima, 333 eram bolsistas. Do total de pódios conquistados, 141 vieram com atletas beneficiados pelo programa.

No Parapan, o Brasil protagonizou um resultado histórico e chegou ao topo do quadro de medalhas com 308 pódios. Foram 124 medalhas de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Do total de medalhas, 287 (93,18%) foram conquistadas por atletas contemplados pelo Bolsa Atleta.

sem comentário »

Sarney, FHC e Temer participam de ato pró-vacina a convite de Dória

0comentário

Apesar de não considerar um ato político, o governador de São Paulo convidou nesta segunda-feira, 25, os presidentes José Sarney (MDB), Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Michel Temer (MDB) para participarem de um evento a favor da vacinação contra a Covid-19 na capital paulista.

Apenas o ex-presidente FHC participou da solenidade de forma presencial, enquanto Sarney e Temer fizeram participações virtuais. Doria informou que todos os ex-presidentes vivos foram convidados ao ato.

Lula e Dilma (ambos do PT) se recusaram, alegando que iriam respeitar a fila de prioridades de imunização. Já o ex-presidente e senador Fernando Collor de Melo (PROS-AL) agradeceu o convite, mas disse que não participaria do ato pró-vacina.

sem comentário »

Secretário de Saúde confirma crescimento do número de novos casos da Covid-19 no Maranhão

0comentário

O secretário de estado da Saúde, Carlos Lula, confirmou o aumento significativo do número de casos da Covid-19 no Maranhão. O alerta foi feito na manhã desta segunda-feira, 25, em coletiva à imprensa, onde o titular da SES também anunciou que festas estão suspensas durante 14 dias no estado.

Além do Decreto baixado na última sexta-feira, 22, pelo governador Flávio Dino (PCdoB), suspendendo o Carnaval no Maranhão, o secretário ressaltou que as novas medidas passam a valer a partir desta terça-feira, 26, com a suspensão também das cirurgias eletivas.

Atualmente o Maranhão já registra 4.649 mortes pelo novo coronavírus, mais de 205 mil casos confirmados da doença, mais de 1 mil casos suspeitos e 194.212 recuperados da Covid-19.  

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/marciohenrique/wp-admin/
Twitter Facebook RSS