Comunicado da Equatorial Maranhão sobre o fornecimento da energia elétrica na região do vendaval em São Luís

0comentário

A Equatorial Maranhão  comunica que o temporal com fortes rajadas de ventos afetou severamente as redes de distribuição de energia elétrica no início da tarde da segunda-feira,13 na região do bairro Forquilha, principalmente em virtude de diversos objetos, inclusive uma torre de telefonia lançados sobre as redes de energia ao longo da Avenida Guajajaras.

Equipes de manutenção da concessionária foram mobilizadas desde o início da ocorrência para substituir oito postes quebrados e reconstruir as redes de distribuição danificadas.

Imóveis ficaram sem energia elétrica nos bairros: Forquilha, João de Deus, Cohab Anil, Cohatrac, Aurora, Planalto, Cruzeiro do Anil, Angelim, Novo Angelim e áreas adjacentes.

Por transferência de cargas (uso de redes elétricas alternativas) a energia elétrica já foi restabelecida para quase 100% dos clientes, permanecendo ainda 150 unidades consumidoras sem energia na região de maior impacto (proximidades do retorno da Forquilha).

sem comentário »

LIVE POTIGUAR “FERRAMENTAS DE MEDIÇÃO” NESSA QUARTA (15.07)

0comentário
A arquiteta da Bosch Juliana Dias é a convidada da Live Potiguar nessa quarta- feira (15.07) às 17H30

Nessa quarta – feira (15.07) às 17H30 o Grupo Potiguar promove mais uma Live com dicas e muita informação. E dessa vez o tema é “Praticidade e Rapidez com Ferramentas de Medição”. Quem vai falar sobre o tema e dar dicas poderosas é Juliana Dias, arquiteta e Business Developer da Bosch Ferramentas. Vale conferir!

Para participar da Live Potiguar basta acessar o Stories ao vivo do perfil do instagram: @potiguarhomecenter às 17H30 e conferir as dicas e recomendações dessa conceituada profissional.

sem comentário »

CDL SÃO LUÍS ORIENTA LOJISTAS

0comentário
A visita da Equipe CDL SLZ à empresa Olívio J. Fonseca, na foto com a sócia Luzia Rezende recebendo o selo de empresa que segue os protocolos do Governo do MA

Um mês após o início da retomada das atividades do comércio, a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís cotinua reforçando suas ações de suporte às empresas associadas. E agora, equipes comerciais da CDL SLZ iniciaram uma série de visitas aos centros comerciais da capital maranhense para reforçar as orientações aos lojistas sobre a importância do cumprimento dos protocolos sanitários. A iniciativa é parte da campanha “Conte com a CDL”.

       O presidente da entidade, Fábio Ribeiro, destaca a contribuição da CDL SLZ ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, através desse trabalho de conscientização sobre as medidas a serem seguidas pelo comércio para conter a disseminação do novo Coronavírus.

       Para simbolizar a importância da etiqueta respiratória, a CDL está entregando às empresas visitadas um kit com máscaras reutilizáveis, padronizadas com a logomarca da entidade, para incentivar o uso do acessório que se tornou obrigatório por decreto estadual. Além disso, a entidade está distribuindo também cartazes informativos sobre as condutas que a empresa deve seguir.

A visita da Equipe CDL SLZ à TVN, na foto com a Ger. Comercial Walquíria Pinto, que recebeu o selo de empresa que segue os protocolos do Governo do MA
sem comentário »

Na Estácio, calouros pagam meia também na graduação

0comentário

Durante o mês de julho, Vestibular on-line vai conceder descontos de 50% durante todo o curso

Os estudantes já estão acostumados a pagar meia em programações culturais como cinema, teatro e show. Agora com a campanha “Formou pagar Meia” da Estácio, os novos estudantes também terão esse benefício em mensalidades de diversos cursos de graduação, em todo país. Com o vestibular online, os calouros da Estácio garantem 50% de desconto no valor das mensalidades durante toda a graduação. As inscrições para o vestibular são gratuitas e as avaliações online poderão ser agendadas diretamente no portal da instituição em um dos horários disponíveis. Confira a programação da unidade ou polo escolhido em https://inscricoes.estacio.br.

Na Estácio São Luís, os estudantes podem optar entre diversos cursos como Arquitetura e Urbanismo, Direito, Odontologia, Comunicação, Design, entre outros, e ainda contam com o seguro educacional, que protege os alunos que tenham perdido o emprego. Totalmente sem custos, o benefício garante um crédito de até seis vezes o valor da mensalidade. Saiba mais informações em https://portal.estacio.br/seguroeducacional.

A campanha “Formou pagar Meia” ocorre durante o mês de julho e contempla cursos de graduação nas modalidades digital e presencial, que durante o período de isolamento social é ofertado por meio de aulas ministradas ao vivo em uma plataforma aprovada por 94% dos estudantes. Os benefícios são válidos para matriculados no 2º semestre de 2020 e não são cumulativos entre si nem com quaisquer outros descontos. Os candidatos aprovados no vestibular deverão confirmar a matrícula, com o pagamento referente à primeira mensalidade, até o dia 31 de julho. Todos os detalhes estão descritos no regulamento em: http://www.estacio.br/regulamentos.

Ao participar do vestibular on-line, o candidato precisa estar atento à conexão de internet e deve permanecer em um ambiente calmo que facilite a concentração. Após ler as instruções com atenção, o estudante poderá iniciar a avaliação que possui o tempo limitado em até uma hora ininterrupta.

Ingresso com a nota do ENEM

Para os candidatos que desejam ingressar no ensino superior utilizando a nota do Enem ou que planejam iniciar a segunda graduação, devem verificar as condições descritas no regulamento no site. Para o uso da nota do ENEM, o desconto varia de 55% até 100%, dependendo da pontuação obtida. Podem ingressar por essa modalidade todos os candidatos que tenham participado do Exame Nacional de 2015 até 2019.

Ao iniciar seus estudos em uma das mais respeitadas instituições de ensino do Brasil, o aluno da Estácio contará com diversas vantagens como material didático digital sem custo; um corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores; amplo acervo bibliográfico; orientação de carreira e encaminhamento para o mercado de trabalho, entre outras vantagens.

sem comentário »

POR DENTRO DO EXAME DE SOROLOGIA QUE APONTA A PRESENÇA OU NÃO DE ANTICORPOS APÓS A COVID19

0comentário
O exame de Sorologia para SARS-CoV-2 também é realizado pelo Laboratório Lacmar

LABORATÓRIO LACMAR REALIZA O EXAME INDICADO PARA SER FEITO SOMENTE APÓS A DOENÇA

O Laboratório Lacmar que realiza diversos exames em São Luís e diversas cidades maranhenses, está realizando também aquele que é o principal exame recomendado para quem já teve a Covid-19, que é o exame de sorologia para SARS-CoV-2.

O principal objetivo do exame de sorologia é identificar a presença antígenos pertencentes a vários microrganismos e de anticorpos que são desenvolvidos como resposta à presença destes agentes infecciosos no sangue do paciente. Através desse procedimento é possível identificar doenças como a Sífilis, Dengue, Herpes, HIV, Toxoplasmose e várias outras. Para pacientes da Covid-19 o exame é recomendado para detectar se o organismo desenvolveu ou não anticorpos da doença.

A sorologia é o estudo do líquido separado do sangue após coagulação do mesmo. O exame sorológico tem o objetivo de identificar dois tipos de moléculas: a IgM e a IgG. A IgM é a molécula que é formada rapidamente no corpo logo após o primeiro contato com uma infecção. Já a IgG é uma molécula que demora mais tempo para ser formada, e ela é responsável pelo impedimento da re-infecção. Funcionam como soldados especializados no reconhecimento e combate, dessa forma impedido uma nova infecção, caso o agente causador entre em contato com o corpo.

A biomédica e Gerente de Qualidade do Lacmar Vivianne Lopes esclarece: “É através desse exame que a pessoa que já teve contato com o vírus SARS-CoV-2 poderá identificar se o seu sistema imunológico produziu os anticorpos contra a doença. Como o organismo só começa a produzir anticorpos depois que a infecção está instalada, o exame é recomendado a partir do 10º dia de início dos sintomas, podendo ser feito até mais de um mês depois. Para fazer esse exame não necessita estar em jejum. Importante: Um resultado negativo não exclui a possibilidade da presença da doença e nesse caso o médico que assiste ao paciente pode solicitar exames complementares”, explica ela.

O exame de Sorologia é realizado por meio da coleta de sangue venoso do paciente, similar a outros exames laboratoriais de sangue. Na análise é feita uma reação imunológica por metodologias de processamento das amostras conhecidas como ELISA ou Quimioluminescência, que detectam e quantificam os anticorpos produzidos pelo organismo. Mas independente do resultado, indicando se a pessoa desenvolveu ou não anticorpos contra o novo Coronavírus, vale lembrar que continuam valendo todas as recomendações da OMS / Organização Mundial de Saúde: De que precisamos continuar praticando as medidas de distanciamento social; uso de máscaras e evitar aglomerações. Tudo isso pelo motivo de que a ciência ainda não pode precisar por quanto tempo essa imunidade continua presente no organismo ou ainda, se a pessoa pode ou não se re-infectar. Na dúvida portanto, vale a precaução em prol da vida.

INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS DE SOROLOGIA:

IgG e IgM negativos: Indicam que o paciente nunca teve contato com o agente causador da doença, nem por meio de vacina nem por outras contaminações.

IgG e IgM positivos: Indicam uma infecção ativa já em fase de recuperação.

IgG negativo e IgM positivo: Infecção em estágio inicial.

IgG positivo e IgM negativo: Representa uma infecção antiga, com duração de meses ou até mesmo anos. Além disso, pode indicar o sucesso da produção de anticorpos.

sem comentário »

LIVE POTIGUAR “TRANSFORMANDO AMBIENTES EXTERNOS” NESSA TERÇA (14.07)

0comentário

A arquiteta e urbanista Raquel Pflueger vai falar sobre o tema  no Instagram da Potiguar Home Center

Nessa terça – feira (14.07) às 17H o Grupo Potiguar promove mais uma Live com dicas e muita informação para quem quer construir ou reformar. E dessa vez a convidada é a arquiteta e urbanista Raquel Pflueger. Ela vai falar sobre o tema “Transformando Ambientes Externos”. Eis a oportunidade de ter muitos insights para dar aquela repaginada em uma área externa da sua casa e com isso ganhar mais qualidade de vida e um cantinho especial para curtir a vida em família de forma mais agradável e prazerosa.

Para participar da Live Potiguar basta acessar o Stories ao vivo do perfil do instagram: @potiguarhomecenter às 17H e conferir as dicas e recomendações dessa conceituada profissional.

sem comentário »

Home office agrada mais mulheres que homens, aponta pesquisa

0comentário

Apesar de pequenas interferências do quotidiano de uma casa, o home office vem apresentando resultados significativos, em especial, entre as mulheres

Casa, comida, filhos e home office. Foi o dia que ficou mais longo as horas que diminuíram? Essa tem sido a pergunta de milhares de profissionais que tiveram seu ambiente de trabalho modificado, ou melhor, trocado pela própria casa durante a pandemia causada pela novo coronavírus.

Na tradução livre, o termo significa “trabalho em casa”, mas isso não é tão fácil assim. Apesar de pequenas interferências do quotidiano de uma casa, o home office vem apresentando resultados significativos, em especial, entre as mulheres.  

Segundo um estudo feito pela Ticket, marca de benefícios de refeição e alimentação da Edenred, 82% das mulheres entrevistadas foram mais produtivas e se mostraram mais satisfeitas com o sistema de trabalho remoto, enquanto entre os homens o índice é de 76%.

Mesmo em meio às dificuldades que podem estar relacionadas ao desafio de conciliar o convívio familiar, especialmente nos lares com crianças, com as rotinas de trabalho,  54% das mulheres e mães declararam ter a sensação de completa adaptação ao sistema; 34% estão em processo de adequação; e 12% não se adaptaram até o momento, segundo o estudo. Já em relação aos homens, 52% informaram estar completamente adaptados; 32% estão em adaptação; e 16% ainda não se sentem adaptados

O desafio da adaptação

Para Midori Oshima, coordenadora do curso de administração da Estácio São Luís, o trabalho em casa é ainda mais desafiador do que o trabalho presencial. “O processo de flexibilização do home office exige muito mais disciplina. É um processo de adaptação ao seu novo ambiente de trabalho, nova forma de desempenhar a sua função, nova rotina, há uma série de fatores que contribuem para esse processo”, pontua.

Quem não sentiu dificuldade para se adaptar ao novo formato foi a coordenadora e também professora do curso de odontologia da Estácio, Nayra Vasconcelos. A dentista faz parte dos 54% das que melhor se adaptaram ao trabalho remoto. Mãe do pequeno Miguel, de 5 anos, a dentista encontrou no home office mais tempo para se dedicar ao filho e reconhece que tem sido ainda mais produtiva. “Poder participar de todos os momentos da vida do meu filho é maravilhoso. Hoje, por estarmos mais próximos todo os dias, ele está ainda mais apegado a mim e ao pai. Inclusive, cada vez que preciso sair de casa para algum compromisso é até um choro”, conta.

A aproximação com a família é uma das vantagens do home office, como explica Midori Oshima. “Estamos disponível para o trabalho, mas também estamos disponível para a família. Finalizou o trabalho não é preciso enfrentar um trânsito caótico para chegar em casa e reencontrar a família, você ganha mais tempo”, ressalta.

Segundo professora Midori Oshima, que também é mãe, um dos maiores beneficiados com o home office são os filhos. “Ficar mais tempos com os filhos é um desafio para quem precisa sair todos os dias para o trabalho, por isso, com o home office conseguimos realizar esse desejo. Eu que sou mãe, consigo passar mais tempo com meus filhos e enxergo nesse momento de trabalho uma forma de mostrar a eles o momento de trabalho e o momento de lazer. Assim eles já são disciplinados quanto ao tempo de cada coisa”, destaca. 

Como render no home office?

Por acontecer no ambiente domiciliar, o home office precisa vencer vários desafios, entre eles o gerenciamento do tempo, silêncio e as interrupções de família e amigos podem ser as principais fontes de distração. Pensando em ajudar você a ter mais produtividade durante o trabalho em casa, reunimos algumas dicas com a ajuda professora Midori Oshima. Veja:

-Gerencie seu tempo

Ao trabalhar em casa o seu tempo é o que você tem de mais precioso, por isso é fundamental que saiba usá-lo corretamente. 

-Divida seu dia 

Ficar tempo demais se dedicando a uma mesma atividade pode gerar desconcentração, cansaço e fadiga. Por isso, dividir o dia em blocos de uma hora e meia a duas horas, descansando em seguida por 15 a 20 minutos é uma forma de fugir cansaço extremo. 

-Defina pausas

As pequenas pausas de 15 minutos, não são o suficiente no home-office, assim como no trabalho “comum”. Afinal, não há como trabalhar  de forma saudável por quase dez horas sem ter uma pausa. 

-Invista nas suas condições de trabalho

Trabalhar em casa em muitos casos significa passar boa parte do tempo sentado à frente de um computador. Por isso, há necessidade de investir nos materiais que o cercam – ter uma cadeira confortável, uma boa internet, além de um computador que atenda sua necessidade, é fundamental.

-Saiba usar a tecnologia

Saber usar os recursos tecnológicos é fundamental no home office, já que sem ela o trabalho em casa não seria uma possível.

sem comentário »

Live: O medo e a dor no trabalho de parto e O parto e como se preparar

0comentário

A live, que terá como temas: O medo e a dor no trabalho de parto e O parto e como se preparar, ajudará as gestantes e as que sonham em ser mamães, vamos conversar um pouco sobre esse medo da dor e como se preparar para o parto.

Será na terça-feira (14/07) com a nossa querida @draliciak e a nossa Gisélia Vasconcelos a partir das 20h aqui no nosso instagram: @nascercomamor_slz

Você não vai perder né?

Quem tiver alguma pergunta, pode deixa aqui nos comentários que vamos responder.

sem comentário »

Equatorial Maranhão alerta para os perigos com instalações de antenas em áreas rurais

0comentário

As antenas representam um potencial risco de acidentes quando instaladas sem nenhum tipo de segurança, já que, em geral, são constituídas de material metálico e condutor de eletricidade. Na área rural, a situação é ainda mais perigosa, pois normalmente as casas são atravessadas por redes elétricas de alta-tensão. Pensando em garantir a segurança da população, a Equatorial Maranhão faz um alerta para os devidos cuidados com instalações e manutenções de antenas no meio rural.

Para que os serviços possam ocorrer de forma segura é necessário sempre muito cuidado e atenção. Segundo o levantamento do Anuário 2019 realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade (Abracopel), instalações de antenas são uma das principais causas de acidentes elétricos no Brasil. No maranhão a prática ainda é um problema, só no ano passado foram registrados 6 acidentes envolvendo esse tipo de serviço.

O técnico de segurança da Equatorial Maranhão, Marcos Túllio Conceição, destaca que para realizar de forma segura uma instalação de antena é necessário a escolha de um local distante dos fios da rede e a contratação de um profissional capacitado na área, pois qualquer descuido pode ocasionar sérios acidentes.

“Os serviços de instalações de antenas na área rural quase sempre são realizados por meio de ‘gambiarras’, por pessoas leigas com pouco conhecimento sobre eletricidade. Por isso, em caso de problemas nas antenas, o mais aconselhável é chamar um técnico especializado para realizar a instalação, assim os proprietários podem evitar dados aos equipamentos e graves acidentes, como queimaduras e a até mesmo a morte”, enfatiza o técnico de segurança.

Segundo Marco Túllio, ao manusear a antena deve-se manter distância da rede elétrica e durante a instalação não se deve de forma alguma colocar cabos sobre a rede elétrica, pois mesmo que os fios estejam encapados, a capacidade de isolamento do material pode não ser o suficiente para evitar a passagem da eletricidade, ocasionando um acidente. 

É preciso evitar também proximidade com antenas se estiver chovendo, bem como fazer manutenções quando durante tempestades e/ou ventos, pois os riscos de acidentes aumentam nessas situações, já que os ventos podem derrubar a antena e a chuva pode provocar rompimentos de fios elétricos na rede.

Em caso de acidentes – Dentro de casa a melhor forma de ajudar é desligando o disjuntor ou a chave geral. Outra dica é, não tocar na pessoa que está recebendo a descarga, o toque só é recomendado após a garantia de que a pessoa não está mais sofrendo choques elétricos, se não for possível, utiliza materiais não condutores e secos, como: madeira, plástico, panos grossos ou borracha. Para que a vítima receba os devidos cuidados é importante entrar em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – pelo número 192.

sem comentário »

É HOJE !!! Arraial Bumba Minha Casa

0comentário
O Diretor de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão, Zé Jorge Soares com José Lobato do Boi de Morros que vai ser uma das atrações do Arraial Bumba Minha Casa nessa sexta, às 20hs, live com transmissão no canal do youtube.com/Imirante.

A terceira noite do Arraial Bumba Minha Casa, que tem o patrocinado da Equatorial Maranhão, reunirá grandes atrações nessa sexta-feira (10). Apresentado pela influenciadora digital maranhense Thaynara OG e pelo locutor da Rádio Mirante, João Marcus, o arraial começa às 20h, com transmissão ao vivo pelo site www.bumbaminhacasa.com.br e pelo canal youtube.com/Imirante.

Vai ter Show com o Grupo Mesa de Bar. Além disso, os bois de Maracanã e Boi de Morros que vão abrilhantar a noite com seus sotaques diversificados. Participe do arraial sem sair de casa!

A Equatorial Maranhão, há mais de 10 anos, apoia fortemente o São João do Maranhão por meio de patrocínios, e esse ano por causa da pandemia continua o seu apoio através das lives de diversos grupos e cantores maranhenses, contribuindo assim para que o nosso São João seja tão especial, animado mesmo em casa e principalmente para promover da solidariedade.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/marciohenrique/wp-admin/
Twitter Facebook RSS