Corrida Outubro Rosa movimentará a Lagoa da Jansen neste domingo

0comentário

A Lagoa da Jansen vai ser palco, domingo,21, de um grande evento de sensibilização para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a II Corrida Outubro Rosa do Hospital São Domingos. A concentração ocorrerá na Arena de Beach Soccer às 6h e a largada, às 7h. O evento esportivo terá percursos de 5km e 10km e participação de cerca de 2 mil corredores. O evento esportivo tem o patrocínio da Farmafórmula, HRO, Ricco Alimentos, Depil Action, Café Santa Clara, Centro Elétrico, Gráfica Valle, Carmen Steffens e MedSurgery.

A competição faz parte da programação da Campanha Outubro Rosa do Hospital São Domingos, que tem como tema: “Saia na frente contra o câncer de mama”. Desde o dia 1º deste mês, o HSD realiza diversas ações para ampliar o número de pessoas atingidas pela campanha, como palestras, rodas de conversa, aulões de fitdance e zumba, distribuição de kits, oficina de turbante, adesivação de veículos e outras ações.   

A corrida terá premiação para o 1º, 2º e 3º lugares, masculino e feminino e por percurso, nas categorias especial (portadores de deficiências), geral (comunidade e colaborador do HSD) e por faixa etária. Os participantes que cumprirem o percurso no tempo-limite, receberão medalha.

Além de disseminar a mensagem da Campanha Outubro Rosa, a competição esportiva tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas como uma das formas de prevenção do câncer de mama e outros tipos bem como de obter maior qualidade de vida e saúde.  

Em todo o trajeto da competição haverá toda estrutura de apoio aos corredores, com ambulância, água e prestação de serviços (aferição de pressão arterial, teste de glicemia, atendimento com nutricionista e massagem) e o Espaço Kids (com palhaço, pula-pula, piscina de bolinhas,  algodão doce e outras brincadeiras para os filhos dos participantes, tudo com acompanhamento de monitores.

O evento também vai ter programação pra lá de animada, com aulão de zumba e alongamentos e a participação da cantora Fabricia e Banda, Bruno Martins  e a Dj Habibe.

ENTREGA DE KITS

Os inscritos na corrida poderão receber os seus kits (camisa, viseira, toalha de rosto e sacochila), na sexta-feira,19, e sábado,20, das 10h às 22h, em estande próximo à Unidade Diagnóstica do Hospital São Domingos, no Golden Shopping Calhau.

HSD Runners

A Corrida Outubro Rosa também tem um cunho solidário. Para isso, o Hospital São Domingos lançou o HSD Runners Corrida do Bem,  aplicativo que tem como objetivo o registro do percurso feito pelo participante para fins de doação. A cada km concluído, o Hospital doará R$ 2,00 para a Fundação Antônio Brunno e outras instituições assistenciais parceiras que atuam no apoio de pacientes e tratamento contra o câncer de mama no Maranhão.

Para baixar o app, basta acessar o hotsite da campanha, clicar no ícone da App Store ou Play Store e instalar o aplicativo.

SERVIÇO

O QUE: II Corrida Outubro Rosa do Hospital São DOmingos

QUANDO: 21 de outubro, domingo

HORÁRIO: 6h concentração e 7h a largada

LOCAL: Lagoa da Jansen (próximo à Arena de Beach Soccer)

sem comentário »

Prefeitura ressalta cultura da Atenas Brasileira por meio do Sarau Histórico nesta sexta-feira (19)

1comentário

Evento gratuito promovido pela gestão do prefeito Edivaldo reúne música e história para destacar as produções artísticas de poetas e escritores da capital maranhense em apresentação que inicia às 19h, na Praça Benedito Leite (Centro)

Sarau Histórico reúne turistas e moradores de São Luís em eventos promovidos pela Prefeitura de São LuísSão Luís possui inúmeros escritores e poetas que contribuíram nacionalmente para a literatura do Brasil, se destacando nesse cenário durante vários anos e, assim, conquistando o título de Atenas Brasileira. O Sarau Histórico, evento da Prefeitura de São Luís realizado por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), retratará, por meio de uma peça teatral, o auge das produções maranhenses com nomes como Artur Azevedo, Graça Aranha e Ferreira Gullar a partir das 19h, na Praça Benedito Leite (Centro). O evento é uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo e integra o Programa Reviva que inclui ainda o Passeio Serenata e Roteiro Reggae.

A companhia responsável pelas atuações será a Teoria das Artes, proporcionando uma verdadeira aula de história maranhense por meio da arte. Além disso, a noite contará ainda com muita música com o grupo Regional Atraente, que também apresentará ao público um repertório composto por músicas maranhenses.

O Sarau Histórico tem como objetivo principal propagar a cultura ludovicense aos turistas, oferecendo um evento gratuito e de qualidade, e disseminar as raízes culturais de São Luís aos próprios moradores da Ilha, para valorizar a cidade e toda a sua riqueza cultural. “Com o evento a Prefeitura atrai ludovicenses e turistas para o Centro da cidade e dar a elas um grande espetáculo, gratuito, que, além de entreter, educa a todos em uma ação que segue orientação do prefeito Edivaldo”, diz a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

O programa Reviva, do qual o Sarau faz parte, terá ainda duas edições do Passeio Serenata, nos dias 21 de novembro e 5 de dezembro, e duas edições do Sarau, nos dias 9 de novembro e 14 de dezembro.

Também fazem parte das ações de promoção da cidade realizadas pela Prefeitura o site (www.turismosaoluis.com) e os perfis nas redes sociais Facebook (Turismo São Luís), Instagram (@turismo.saoluis) e Twitter (@turismosaoluis). Nas redes sociais, os seguidores podem acompanhar fotos e vídeos sobre São Luís, tornando a cidade ainda mais procurada para viagens.

1 comentário »

Após ter o pai assassinado em chácara no Araçagi, advogada, irmã de promotor de Justiça, declara e defende voto em Bolsonaro

0comentário

Viatura do Instituto Médico Legal deia a chácara com o corpo do idoso assassinado (Foto: Paulo Soares/O Estado)

A advogada, professora universitária e doutora em Políticas Públicas Edith Ramos, que teve o pai, José Bernardino Ramos, 72 anos, assassinado em uma chácara no Araçagi, em São José de Ribamar, no último dia 10, declarou apoio ao candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) após a tragédia que abalou sua família, com ampla repercussão no Maranhão.

Edith Ramos, que é irmã do promotor de Justiça Paulo Roberto Barbosa Ramos, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Tributária, lembrou que todos os envolvidos no assassinato do seu pai tinham passagem pela polícia. Sem esconder sua revolta, ela recordou, ainda, que um dos matadores usava tornozeleira eletrônica e tinha mandado de prisão em aberto.

Ela atribuiu o crime, praticado por vingança, segundo apurou a Polícia Civil, à falência do sistema penal e prisional do país e da política equivocada e perversa dos últimos governos que estiveram no poder. “Diante disso, declaro o meu voto ao candidato Jair Bolsonaro como única esperança para uma mudança concreta nesse sistema tão perverso”, justificou.

Fonte: Blog do Daniel Matos

Assista:

sem comentário »

Adriano Sarney chama Haddad de covarde e cita Weverton e “laranja” ao rebater comentário do petista sobre eleição no Maranhão

0comentário

Adriano Sarney citou negociação de emissora no Maranhão, até hoje não esclarecida

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) reagiu com firmeza à declaração do candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, sobre o desfecho da última eleição no Maranhão. Em entrevista concedida ontem ao programa Pânico, da Rádio Jovem PAN, o presidenciável petista respondeu “graças a Deus” ao ser perguntado sobre a derrota de membros da família do ex-presidente José Sarney.

Em resposta a um tweet do blogueiro Jhon Cutrim, que reproduziu a resposta de Haddad ao Pânico, Adriano foi incisivo. “Como disse o Cid (Gomes): @Haddad_ Fernando é um babaca! Pergunto a ele quem comprou a Difusora no MA? Responde, covarde”, detonou, para em seguida postar as hashtags (palavras-chave) #HaddadNoPanico #HaddadMente #HaddadNAO.

Em outro tweet, Adriano responde, ele próprio, à indagação que fizera ao candidato petista à sucessão presidencial. “Já que o covarde do @Haddad_Fernando não responde: quem comprou o SBT no MA foi o advogado Willer Tomaz, envolvido na Lava Jato, laranja de Weverton PDT e Dino PCdoB”, escreveu, arrematando a mensagem com as hashtags #HaddadNoPanico e #HaddadArregao.

Fonte: blog do Daniel Matos

Confira:

sem comentário »

As inscrições para Pedala São Luís podem ser feitas diretamente no Golden Shopping Calhau

0comentário

A TV Mirante realizará, no dia 21 de outubro, o evento, que será realizado, na manhã deste domingo (21), e tem por objetivo acompanhar o crescimento da modalidade em São Luís

As inscrições para o 6º Passeio Ciclístico Pedala São Luís pelo pelo site: centraldacorrida.com.br/pedalasaoluis2018, encerram, mas, para quem perdeu o prazo, a partir de hoje(18), faremos inscrições no Golden Shopping Calhau, das 10h às 22h. O evento, promovido pela TM Mirante, será realizado, na manhã deste domingo (21), e tem por objetivo acompanhar o crescimento da modalidade em São Luís, incentivar a prática esportiva e valorizar a utilização dos espaços públicos da nossa cidade. Esse ano, o passeio ressaltará a importância da vida de modo geral, alertando todos para a atenção aos cuidados e manutenção da vida constante e equilibrada. O passeio, destinado a 700 participantes, terá um percurso de 12 km, pela avenida Litorânea, com saída e chegada do Golden Shopping, na avenida Avicênia, no Calhau.

As vagas são limitadas a 700 participantes e o valor da taxa de inscrição é de R$ 45,00.

A inscrição dá direito a Camisa; Sacola personalizada; Squeeze; Hidratação no local de largada/chegada e ao longo do percurso; Frutas; Sucos; Ambulância durante todo o percurso; Bicicletário; Bike-Anjos (para proteger o percurso); Caminhão oficina durante o percurso; Espaço saúde com aferição de pressão e teste de glicemia; Van climatizada, ao longo do percurso e Aquecimento com Aulão Funcional.

Na concentração do evento, será montada uma estrutura para oferecer todo o suporte necessário aos participantes: hidratação, kits de frutas, atendimento médico, aula de ginástica e bicicletário. Durante o percurso, os ciclistas serão acompanhados por batedores da Polícia Militar, carro de apoio, ambulância, van climatizada e oficina de bicicletas. Tudo para garantir a segurança e o bem-estar dos participantes. Como não terá caráter competitivo, o Pedala, São Luís está consagrado apenas como um passeio, um evento voltado para a família, crianças (a partir de 10 anos), jovens e adultos.

Entrega da camisa: As camisas para os participantes serão entregues nos dias 19 e 20 de outubro (sexta e sábado). Sendo, dia 19/10, das 10h às 22h e dia 20/10, das 10h às 17h, no Golden Shopping, Avenida Avicênia, Calhau.

Patrocinadores: Supermercados Maciel, Golden Shopping, Grande Rio Honda, Construtora Sá Cavalcante, Cup Noodles e Facial.

Apoio institucional: SESI FIEMA, Federação de Ciclismo, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar do Maranhão e demais órgãos competentes.

Quadro

Lembrando que a entrega do Kit Ciclista será realizada, também, no Golden Shopping Calhau, nos dias:

19/10 (sexta) – das 10h às 22h e

20/10 (sábado) – das 10h às 17h.

Para receber o KIT, o participante deverá apresentar o comprovante de pagamento da inscrição e documento de identificação com foto.

sem comentário »

CÂNCER DE MAMA: DO DIAGNÓSTICO AO TRATAMENTO

0comentário

O câncer que mais mata mulheres no mundo tem cura

Até o fim de 2018, devem surgir cerca de 2 mil novos casos de câncer de mama no Brasil; aproximadamente, 400 novos casos no Maranhão, a maioria, na capital, São Luís, de acordo com a estimativa do Inca – Instituto Nacional do Câncer. O dado alarmante faz pensar no quanto essa doença tem destruído vidas e famílias inteiras do redor do mundo. O câncer de mama, que atinge principalmente mulheres acima dos 40 anos, começa com um tumor na região mamária e atinge logo os ductos lactíferos e os lobos (pequenos lóbulos que formam uma rede de glândulas produtoras de leite). Esses tumores são denominados “carcinoma ductal ou lobular”Cada tumor tem um tempo de desenvolvimento e intensidade diferentes, e também pode se concentrar apenas no local de origem ou se espalhar para as demais partes do corpo, o que os médicos chamam de metástase.

O diagnóstico é feito na maioria dos casos, por meio do exame de mamografia, que é de fundamental importância e deve ser realizado uma vez ao ano por todas as mulheres acima dos 40 anos, como explica a enfermeira Stelma Sodré Pontes, que coordena o curso de Enfermagem da Faculdade Estácio São Luís “É recomendável que mulheres com 40 anos em diante realizem a mamografia anualmente. O exame radiológico dos tecidos moles das mamas permite detectar o câncer precocemente, antes que ele seja palpável ou se manifeste através de outros sinais clínicos. A detecção precoce permite que o câncer de mama seja curável em cerca de 90% dos casos”.

A especialista afirma que a desinformação e o medo de realizar o exame ainda impedem o diagnóstico precoce da doença, por isso, entidades filantrópicas, hospitais e a mídia em geral têm realizado constantemente campanhas de conscientização e estímulo à realização do autoexame, onde a mulher pode apalpar a mama com o braço estendido acima da cabeça procurando algum tipo de nódulo ou alteração. Além do autoexame, a realização da mamografia não deve ser ignorada, uma vez que, é a forma mais eficaz de detectar a doença. O exame pode ser solicitado durante as consultas ao ginecologista e feito em clínicas que disponham de mamógrafos de qualidade.

Alguns nódulos demoram anos para se tornarem palpáveis, por isso, é importante estar atenta a qualquer alteração na mama, seja cor, textura da pele ou mamilo, irritação, secreção ou dor. Ao perceber algum sinal de anormalidade, deve-se imediatamente procurar um médico, ele solicitará a mamografia e exames complementares que apresentem um diagnóstico exato do problema, quanto antes a doença for detectada, mais rápido inicia-se o tratamento, como afirma a enfermeira e professora Stelma: “O câncer de mama identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro, apresenta prognóstico mais favorável e elevado percentual de cura. As estratégias para a detecção precoce são o diagnóstico precoce (abordagem de pessoas com sinais e/ou sintomas da doença) e o rastreamento (aplicação de teste ou exame) em mulheres assintomáticas, aparentemente saudáveis, com o objetivo de identificar lesões sugestivas de câncer e encaminhar as mulheres com resultados alterados para investigação e tratamento”.

Uma vez detectado o câncer de mama, o médico solicitará uma biópsia que identificará o estágio da doença e a melhor forma de combatê-la. Os tratamentos podem ser feitos a partir de quimioterapia, radioterapia ou ainda de cirurgia, onde o especialista avalia a necessidade de retirar ou não toda a mama, processo conhecido como mastectomia. A mulher deve estar atenta a qualquer sinal de mudança na mama e procurar um médico assim que perceber algo fora do comum.

sem comentário »

WORKSHOP GRATUITO COM DICAS PARA COMBATER E EVITAR AS INFILTRAÇÕES

0comentário

FOTO – DIVULGAÇÃO: O workshop gratuito desse sábado (20.10) às 10h na loja Potiguar da Cohama será sobre Infiltrações, com dicas para evitar esse problema.

Nesse sábado (20.10) às 10h na loja Potiguar da Cohama

Com a chegada do fim do ano, a estação das chuvas e alta umidade começa em nosso estado e com ela, um grave problema se repete em muitas casas e obras, as indesejadas infiltrações em pisos e as mais comuns ainda, em paredes.

O que muitos não sabem é que além do aspecto anti – estético, as infiltrações podem provocar sérios problemas de saúde também a quem convive com as mesmas. É que na parte infiltrada há a presença de umidade e mofo; o que favorece a proliferação de bolor, um tipo de fungo que pode causar ou agravar doenças respiratórias, provocar alergias e outros incômodos.

Por isso, é preciso manter as habitações adequadamente impermeabilizadas, principalmente nos cômodos onde se dorme, para evitar a incidência do bolor e com ele a possibilidade de desenvolver alguma doença respiratória, como asma, bronquite, rinite, além de alergias. É um risco para toda a família, em especial para pessoas vulneráveis, como idosos, bebês, crianças e mulheres grávidas.

O mofo aparece nas paredes e nos pisos devido à infiltração de água. Uma solução para isso é a impermeabilização E por isso, ao executar uma impermeabilização eficaz dos pisos e das paredes, com os produtos adequados, investimos também em saúde e bem estar de toda a família. E para quem quiser saber mais sobre esse tema, o que deve ser feito e o que de fato funciona, a dica é conferir o workshop gratuito sobre Infiltrações, que será ministrado pelo consultor João Pinheiro, na loja Potiguar da Cohama. Nesse sábado (20.10) às 10H. gratuito e aberto ao público, na sala de cursos da Potiguar.

sem comentário »

Maranhense de Beach Soccer será lançado na segunda-feira (22)

0comentário

 

O Campeonato Maranhense de Beach Soccer de Seleções Municipais está de volta em grande estilo. Realizado pela Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS) com o patrocínio do governo do Estado e da Cerveja Glacial por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o torneio é um dos mais tradicionais da modalidade e promete agitar as areias dos quatro cantos do Estado a partir deste mês até o início de janeiro de 2019. O lançamento oficial da competição ocorrerá na próxima segunda-feira (22), às 20h, no Hotel Praia Mar, na Ponta d’Areia.

Para a edição deste ano, a FMBS anunciou a realização de seis etapas classificatórias, além da fase final, que reunirá as melhores seleções de todo o Maranhão. O Campeonato Maranhense de Beach Soccer terá início logo na terça-feira (23), um dia após o evento de lançamento. A cidade de Paço do Lumiar foi a escolhida para sediar a etapa de abertura.

Até dezembro, a competição estadual também passará pelas cidades de Pinheiro, Caxias, Imperatriz, Barreirinhas e Tutoia. A capital São Luís foi definida para sediar a fase final do torneio, prevista para ocorrer na primeira semana de janeiro do ano que vem.

“Temos certeza de que o Campeonato Maranhense deste ano será o melhor. Nossa expectativa é que consigamos desenvolver, mais uma vez, um beach soccer de altíssimo nível em nosso Estado para revelar talentos e fomentar o esporte em todas as regiões. Só temos que agradecer o apoio do governo do Estado e da Glacial por acreditarem no beach soccer maranhense. O torneio é mais que um evento esportivo, é uma oportunidade de crescimento da modalidade, lazer e inclusão social a centenas de jovens e adolescentes maranhenses”, afirmou Eurico Pacífico, presidente da FMBS.

Campeonato Maranhense

Em cada uma das seis etapas regionais, seis seleções estarão participando da seletiva. Isso significa que o Campeonato Maranhense de Beach Soccer deste ano contará, ao todo, com 36 equipes. Apenas os dois primeiros colocados de cada etapa se classificam para a fase final, que será disputada por 12 seleções.

“Será a grande festa do beach soccer no Maranhão. Nos últimos anos, esta competição promovida pela FMBS tornou-se um verdadeiro celeiro de talentos. Basta lembrar que passamos a conhecer craques como Datinha a partir do Campeonato Maranhense. Foi a partir desse torneio que ele virou referência no cenário do beach soccer brasileiro e mundial”, comentou Pacífico.

O Campeonato Maranhense de Beach Soccer de Seleções Municipais é uma realização da Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS) e conta com o patrocínio do governo do Estado e da Cerveja Glacial por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Etapas regionais (cidade-sede)

 Grande Ilha (Paço do Lumiar) – de 23 a 27 de outubro

Baixada Maranhense (Pinheiro) – de 13 a 17 de novembro

Cocais (Caxias) – de 20 a 24 de novembro

Sul (Imperatriz) – de 27 de novembro a 1º de dezembro

Lençóis/Munim (Barreirinhas) – de 5 a 9 de dezembro

Baixo Parnaíba (Tutoia) – de 18 a 22 de dezembro

Etapa Final (São Luís) – de 2 a 6 de janeiro de 2019

sem comentário »

Hapvida realiza ações de combate ao câncer de mama

0comentário

Para reforçar a importância da prevenção do câncer de mama, o Hapvida promove ações de conscientização em diversas regiões do país

Construir uma consciência de prevenção de doenças nas pessoas é de responsabilidade de todos. Neste mês de outubro, a campanha do Hapvida faz um alerta para que as mulheres, em especial, cuidem-se e compartilhem esse cuidado com outras mulheres para evitar o câncer de mama. Com o objetivo de disseminar cada vez os bons hábitos que previnem a doença, a operadora promove diversas ações para este mês em várias regiões do Brasil.

Como programação, as fachadas dos hospitais da rede própria do Hapvida, nas cidades de Fortaleza (CE), Salvador (BA), Belém (PA), Manaus (AM), Maceió (AL), Recife (PE) e São Luís (MA) estarão iluminados na cor rosa. Também serão realizadas ações de rua com distribuição de fitinhas representando a prevenção e folheto informativo. A equipe de medicina preventiva participará dos eventos realizando verificação de pressão arterial.

Para reforçar a conscientização de forma coletiva, no mês de outubro, os treinos do Hapvida + 1k nas cidades de Fortaleza (CE), Belém (PA), Maceió (AL), Recife (PE) e Salvador (BA) terão os temas do Outubro Rosa. Serão realizadas durante o treino especial, palestra sobre autoexame, corridas, aula de dança e treinamento funcional. Além disso, as ações de conscientização serão realizadas também na mídia local de várias cidades, por meio de anúncios publicitários em veículos de comunicação.

A diretora de Comunicação e Marketing do Hapvida, Simone Varella, reforça a ideia de pensamento coletivo visando um bem maior, assim como a questão da responsabilidade social das empresas. “Uma operadora de saúde não pode ser uma gestora de doenças e sim uma promotora de saúde. Todos nós temos um papel social importante, pois se não tornarmos o meio social saudável, as pessoas não serão saudáveis. Precisamos ter e promover a conscientização de uma vida mais saudável”, ressalta a diretora.

sem comentário »

Semana de harmonização de vinhos no Spazio Mateus

0comentário

Degustar um vinho é uma atitude que faz bem tanto para os mais modestos quanto para os mais entendidos dessa bebida tão plural. Pensando em atender cada vez melhor os clientes, o Spazio Mateus (empório do Grupo Mateus) realiza, nesta semana, uma harmonização de vinhos chilenos e argentinos. Na segunda e na terça foi a vez da importadora Viu Manent apresentar os rótulos chilenos, já na quarta e na quinta será a vez dos rótulos argentinos da Del Maipo.

A programação conta com a apresentação e degustação dos rótulos mediante a explicação do sommelier responsável pela vinícola. O sommelier chileno Claudio Hernandez foi o responsável pela apresentação nos dois primeiros dias. Nos dois últimos, a apresentação ficará por conta do sommelier argentino Enrique Bazán. A harmonização é realizada no restaurante Cuori, piso superior do Mateus da Cohama.

Para harmonizar com os vinhos, o Chef Luciano Rosa, responsável por toda a gastronomia do Grupo Mateus, preparou pratos que complementam e aguçam ainda mais os sabores. Os especialistas alertam que a degustação do vinho é dividida em três fases: análise visual, olfativa e gustativa, necessariamente nessa ordem.

Para participar dessa harmonização e para ficar por dentro de toda a programação gastronômica, basta entrar em contato pelos telefones: (98) 98789-8577 ou 2108-9896.

sem comentário »