Seminário sobre Esporte e Desenvolvimento: 13 e 14 Novembro – UFMA/DEF

0comentário
Em breve:<br />
Seminário sobre Esporte e Desenvolvimento.<br />
Uma das abordagens será o diálogo dessa perspectiva desde a infância.

Em breve:
Seminário sobre Esporte e Desenvolvimento.
Uma das abordagens será o diálogo dessa perspectiva desde a infância.

sem comentário »

É…

0comentário

DIPLOMA ESCRITOR – GONÇALVES DIAS 1000 POEMAS

sem comentário »

O ESPORTE NO MARANHÃO É ASSIM MESMO, PROFESSOR EMILIO. CONTINUE O TEU TRABALHO… APENAS ESSA A TUA RESPOSTA…

0comentário

Para um Mestre chegar a esse ponto, a coisa está feia… apenas responda com o teu trabalho, Sansei Emilio… não sei o que está acontecendo, mas sei do que voce representa para o esporte maranhense… o tempo dirá quem tem razão…

 

Em primeiro lugar parabenizar o meu aluno PEDRO VICTOR RESENDE pela conquista da medalha de prata no Campeonato Brasileiro Senior de Judô , ele é da classe Sub 21.Muitos vão estranhar o meu comportamento a seguir: Alegria se envolve com uma profunda revolta. Nestes 43 anos difundindo o judô no Maranhão, esqueci a própria família, fundei a FMJ, ensinei a maioria absoluta dos professores de judô do nosso estado de graça, representei o Maranhão e o Brasil de forma digna e brilhante nas oportunidades que se apresentaram ; Vice presidente da CBJ , POR DUAS GE3STÕES , Olimpiada, Evento internacionais, como dirigente , técnico de seleções e árbitro, Fui agraciado com todas comendas, medalhas outorgadas aos personagens maranhenses com relevantes serviços prestados nas festividades dos 400 Anos de S. Luís. Fui Coordenador da Secretaria de Desporto e Lazer do Maranhão, convidado por duas personagens incontestes do Maranhão a Professora Cecilia Moreira , Deus a Tenha , e o legendário Professor Dimas. NJão bajulei políticos para ocupar o cargo. Nessa gestão realizei 3 belíssimos Jogos Escolares Maranhenses, Olimpiadas Maristas, eo Maior evento Estudantil da América Latina , o JEBS aqui em S. Luis, E, fui, eu que num discurso emocionado na SEDE – MEC solicitei este evento para ser realizado aqui. E outros grandes feitos da minha vida de desportista, Mas, o maio deles foi ter sido funcionário do Colégio Maristas, ganhando todos os tituços disputados durant3e 23 anos e me aposentei como Vice Diretor Educacional, pois tenho como formação a pedagogia, Este desabafo; é em decorrência da tentativa de alguns treineiros de me achincalhar, muitos tirei do lixo. Mas, agora mando-os uma sonora (MERDA)”

 

GARGALHADA… (fica melhor… retificação minha)….

sem comentário »

CEV Novidades – •Metodologia de Treinamento no Futebol e Futsal

0comentário

 

Percepção de Alunos Sobre as Aulas de Educação Física no Ensino Médio

Posted:

  

Interações Sociais e Características Pessoais em Jogos de Arremessos na Educação Física Infantil

Posted:

  

Metodologia de Treinamento no Futebol e Futsal : Discussão da Tomada de Decisão na Iniciação Esportiva

Posted:

  

Gestão Empresarial e Terceirização da Educação Física Curricular

Posted:

  

Efeito da Equoterapia na Capacidade Funcional de Idosos

Posted:

sem comentário »

Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca como ferramenta para professores de Educação Física. Profs. Chlerismar Ferreira e Romulo Bruzaca.

0comentário

Estacio-Faculdade São Luis no VII Congresso Brasileiro de Compotamento Motor.Trabalho:Bateria Psicomotora da Vitor da Fonseca como ferramenta para professores de Educação Física. Profs. Chlerismar Ferreira e Romulo Bruzaca.

Estacio-Faculdade São Luis no VII Congresso Brasileiro de Compotamento Motor.Trabalho:Bateria Psicomotora da Vitor da Fonseca como ferramenta para professores de Educação Física. Profs. Chlerismar Ferreira e Romulo Bruzaca.
sem comentário »

CEV Novidades – Caminhos de Uma Ciência Aberta

0comentário

CBCE – Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte: Caminhos de Uma Ciência Aberta. Ciência HojePosted:

  

Instigante da palestra TED da cientista Ellen Jorgensen. As oportunidades do laboratório em casa (ou na comunidade) com a rede de pesquisa e o acesso aberto são surpreendentes. Aqui alguns trechos:

Laboratório aberto
Uma experiência ainda mais radical, o Genspace, foi apresentada por uma de suas criadoras, Ellen Jorgensen. O projeto é uma espécie de laboratório comunitário aberto à participação de qualquer pessoa interessada em biologia molecular e sintética. “Tudo começou em 2009, quando soubemos de pessoas que criavam laboratórios em casa para produzir iogurtes verdes e coisas do tipo”, lembrou. “Pensamos, então: isso mostra que há muita gente interessada em ciência e posso ajudá-las, inclusive a não se matarem.”

Outro trecho:

“Antes de falar de temas maiores, é preciso fazer um trabalho de formiguinha, mostrar aos estudantes como criar um projeto que seja realmente livre”, ponderou Meirelles. “Sugerimos na UnB que os alunos subissem seus trabalhos de conclusão de curso na internet de forma aberta, ao invés de entregar três cópias impressas, mas a adesão dos professores foi limitada; ainda é difícil convencer até nosso colega do lado que é bom deixar os trabalhos dos nossos alunos abertos.”

A matéria bem documentada e ilustrada, e a palestra de 10 minutos da Dra Ellen, estão no Ciência Hoje do dia 15.10.2014. Vamos aproveitar? Quem amplia?

http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2014/10/caminhos-de-uma-ciencia-aberta

Laércio

 


Visite: CBCE – Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – Centro Esportivo Virtual
http://cev.org.br/comunidade/cbce/

sem comentário »

III SEMINÁRIO DE CAPOEIRA DO MARANHÃO

0comentário

rao

sem comentário »

Feiras de Ciências do Esporte e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

0comentário

Apelo do Prof. Dr. Pereira: Feiras de Ciências do Esporte e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

 Cevnautas,

Está rolando, de 13 a 19 de outubro de 2014, a 14º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Com a Semana C&T os educadores que sempre acreditaram nas “Feiras de Ciências” ganharam apoio e um período de convergência de iniciativas no calendário.

No CEV, a despeito de noticiarmos desde a primeira, nunca conseguimos fazer uma atividade específica. O bonde maior que perdemos foi a Semana C&T2013, quando o tema foi “Ciência, Saúde e Esporte”. http://bit.ly/1t0kzNs

Nos congressos do CBCE também não conseguimos.

Temos uma boa oportunidade nas exposições paralelas às Reuniões anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, mas os estandes do Ministério do Esporte têm apresentado joguinhos, gincanas e outras atividades sem sintonia com o propósito do evento.

Com o tema “Ciencia e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”  http://semanact.mcti.gov.br/pt/web/snct2014  a SNC&T deste ano tem:

34760 atividades cadastradas; 539 cidades brasileiras; 527 instituições

A notícia sobre a SNC&T2014 postada no portal do Ministério de Ciência e Tecnologia destacou um projeto da Educação Física do IFET Sul de Minas:

…   Inovação

O Instituto Federal Sul de Minas trouxe para Brasília o projeto ‘Tecnologias Aplicadas para Avaliação de Composição Corporal do Indivíduo’, também em exposição no estande do MEC. O objetivo é o uso da tecnologia a serviço dos profissionais da área de educação física, para prescrição correta da atividade física, e dos nutricionistas, para indicar a dieta mais adequada. 

O produto faz a análise da composição corporal do indivíduo, por meio de multifrequência da corrente elétrica, que permite o cálculo da quantidade de água intra e extracelular, proteínas, minerais, massa de gordura corporal, gordura visceral, massa de músculo esquelético, além de estimar o peso ideal.  

http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/10/alunos-de-institutos-federais-apresentam-projetos-na-semana-de-c-t

….

Quem gosta de feira de ciências e topa compor um grupo de trabalho para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015 no CEV?  Basta escrever pra cá.

Não achei a data da SNT&C 2015, mas costuma ser em outubro.  Parece que Nova Friburgo se candidatou como sede.

Laércio

Comentários

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 18-10-2014, às 08h26.

Pereira, experiencia traumática!!!!

A UEMA participa dessa Feira, aqui em São Luis. Ano retrasado fizemos mais de 800 exames de condição física, com as equipes de Educação Física, contando com os estagiários do UniCEUMA, nossos professores, e os exames de sangue, pela Cruz Vermelha. Sucesso total!!! o que mais chamou a atenção no estande da UEMA…

Ano passado, repetimos a experiencia… sem apoio, sem infraestrtutura, sem a Cruz Vermelha, e mesmo assim, fizemos mais de 600 diagnóstico da condição física, em especial de estudantes… com muita dificuldade, e em apenas nos quatro ultimos dias… problemas de espaço, da propria feira…

Tivemos cinco trabalhos inscritos, sobre atividade física. Só eu, tive dois inscritos e uma palestra aprovada. Sabe o que aconteceu? nada!!!!

Voce bem me conhece; horário marcado, chegou pelo menos 30 minutos antes; cheguei uma hora antes, duas da tarde, e a programação da tarde, para iniciar as 13:30, ainda nem havia sido iniciado; minha palestra para as 15:00 horas… e haviam 5 na minha frente… no meu horário, 15 horas, estava sendo realizada a primeira e a pessoa já havia ultrapassado 15 minutos do tempo… esperei… quando finalmente, lá pelas 16:30 horas me chamaram, disseramm que eu teria 20 minutos – eram 30 minutos, devido aos problemas de incio – os tres primeiros apresentadores não chegaram no horário…

Pois bem, esvazia a sala, entram os interessados – a esta hora, quase ninguém, pois já atrasados mais de hora e meia, o escragiário me informa – o senhor tem 15 minutos!!! e comecei, então… quando entrou uma “profesora-doutora da UFMA”, com umas trinta pessoas, dizendo que o horário era o dela, e que queria dar a palestra dela, pois estava na sua hora… sem respeitar ninguém, nem a organização, nem o colega que estava a falar…

Para tudo, conversa, e a “Doutora da Ufma”, como reafirmava todo o tempo – “sou Professoras Doutora da UFMA e tenho prioridades…” – não quis nem saber: interrompeu e exigiu – isso mesmo, exigiu que eu deixasse a sala, pois estava no ‘seu’ horário, conforme a programação…

Conversar, não adiantava; a organização do evento não dizia nada, apenas que ela tinha razão, pois estava no horário dela. E eu? -ah! … voce é um simples professor de educação física ,e lá da UEMA…

Fui à ADMINISTRAÇÃO DA FEIRA, À DIRETORIA DE PROGRAMAÇÃO, E AO SECRETÁRIO DE CIENCIA E TECNOLOGIA… nada… e o Secretário era o ZeCosta, ex-diretor geral do CEFET/IFMA… de quem fui Diretor por muitos anos… só pedia: Leopoldo, não vamos criar problemas…

Não adiantou nada… e ainda tinha mais duas palestras e trabalhos a apresentar e ainda estavamos com o estande prejudicado, por falta de organização…

Pois bem, escrevi uma nota de protesto, protocolei na UEMA,  junto ao Reitor, na Secretaria e Ciencia e Tecnologia, e publiquei no meu Blog. Fui à FAPEMA… e nem mesmo um pedido de desculpas…

Não participo mais; e olhe que este ano recebi correspondencia da FAPEMA, e do Secretaria, alertando para os prazos e – devido ao sucesso de minha apresentação ano passado!!!!!!!!!! - estavam pedindo que eu tormasse a apresentar trabalhos na Feira deste ano.

Adivinha qual foi a resposta??? e direto ao ZeCosta, o Secretário????

sem comentário »

Gender and Sports Conference‏ – Transnational Body and Movement Cultures from a gender perspective

0comentário

Transnational Body and Movement Cultures from a gender perspective

The term ‘transnational’ refers to “sustained ties of persons, networks and organizations across the borders, across multiple nation-states ranging from little to highly institutionalized forms” (Faist, 2000, 189). This is especially true of sport, which has by definition a transnational orientation and is embedded in transnational networks.

A key question which is posed in this context concerns the inequalities – with regard to gender, social background and ethnicity – that are related to transnational migrations and influences. We look forward to papers which explore the multiple aspects of transnationalism in sport and movement cultures.

In addition, contributions are welcome which deal with the current state of gender research in different contexts and which take intersectionalities into account.

Time

13 – 15 November 2014, Copenhagen, Denmark

Venue

Department of Nutrition, Exercise and Sports

http://nexs.ku.dk/english/calendar/2014/gender-conference/

-- 
Dr. Kai Reinhart
Westfälische Wilhelms-Universität Münster
Institut für Sportwissenschaft
Horstmarer Landweg 62b
D-48149 Münster
sem comentário »

CEV Novidades‏ – Pensei Que Tava na Aula de Ciências ou os Significados da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos

0comentário
O Clube da Rhodia e os Moradores da Vila Holândia – Campinas/SP

Posted:

  

Avaliação dos Estados de Humor dos Atletas Paraolímpicos Brasileiros do Futebol de Cinco

Posted:

  

Educação Física Escolar: Educação Física Escolar

Posted:

  

Educação Física Escolar: 15 de Outubro – Dia dos Professores (phorte Editora)

Posted:

  

Atuação de Licenciados em Educação Física nas Academias de Ginástica: Uma Análise a Partir dos Saberes Docentes

Posted:

  

Produções Acadêmicas Sobre Violência, Agressão e Agressividade em Periódicos Brasileiros de Educação Física

Posted:

  

Pensei Que Tava na Aula de Ciências ou os Significados da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos

Posted:

sem comentário »