Festival Maranhão Na Tela amplia programação e dá início ao calendário de atividades da edição 2024

0comentário

Patrocinado pelo Google, festival inaugura nova fase com a abertura das inscrições para Mostra Maranhão de Cinema

O Maranhão na Tela 2024 vai acontecer de 20 a 28 de setembro, na Escadaria do Giz, no Cine Sesc Deodoro e no Kinoplex Golden.O Festival tem patrocínio do Google, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do MinC, e contará com significativa ampliação da programação. 

Em todas as suas edições, o festival apresenta a obra de um artista plástico maranhense, a partir da qual é criada a identidade visual do evento. Neste ano todas as peças de divulgação são baseadas na série Radiola de Promessas, da premiada artista Gê Viana, que produziu três obras inéditas, especialmente para o evento.

Programação Ampliada

A programação do Maranhão na Telaterá 09 dias de duração e acontecerá em três espaços, sendo dois no Centro Histórico de São Luís e um no Golden Shopping Calhau. A abertura da programação acontecerá de 20 a 22 de setembro, na Escadaria do Giz, com a pré-estreia dos curtas-metragens e videoclipes da competitiva da Mostra Maranhão de Cinema. A partir do dia 23, o festival ocupará duas salas do Kinoplex Golden, contando ainda com uma terceira sala, no Cine SESC Deodoro. O encerramento acontecerá no dia 28, sábado, com a tradicional cerimônia de premiação da mostra competitiva.

Mostra Maranhão de Cinema 

Dando início às atividades do Maranhão na Tela 2024, a partir de 25 de maio estarão abertas as inscrições para Mostra Maranhão de Cinema, mostra competitiva que o festival realiza com exclusividade para filmes e videoclipes maranhenses. Serão selecionados 04 longas-metragens e 12 curtas e 16 videoclipes. As inscrições para Mostra Maranhão de Cinema são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 20 de junho pelo site do festival (www.maranhaonatela.com.br), onde também está disponível o regulamento da mostra. O resultado será divulgado no dia 31 de julho.

Além da categoria competitiva, a programação da Mostra Maranhão de Cinema será ampliada com a apresentação de um rico panorama do cinema maranhense, composto por 16 longas-metragens, 38 curtas-metragens e 18 videoclipes, num total de 33 horas de programação. E, visando ampliar o acesso ao público PCD (pessoas com deficiência), todas as obras da mostra contarão com acessibilidade completa. Para isso, além da inclusão de audiodescrição, libras e legenda descritiva em todos os filmes, o Maranhão na Tela está desenvolvendo um aplicativo especialmente criado para o festival que permitirá que as sessões também possam ser assistidas por portadores de deficiências visuais e auditivas, bastando, para isso, baixar o app no celular do próprio usuário e usá-lo no momento da exibição.

MARANHÃO NA TELA 2024

De 20 a 28 de setembro

Cine Sesc Deodoro

Escadaria do Giz

Kinoplex Golden – Golden Shopping – Calhau

Realização: Mil Ciclos Filmes

Patrocínio: Google

Todas as atividades têm acesso gratuitoMais informações: http://www.maranhaonatela.com.br 

sem comentário »

CREF21/MA marca presença no I Simpósio Nacional de Fiscalização

0comentário
James de Araújo, Sandow Feques e Diogo Oliveira durante o evento

SÃO LUÍS – A primeira edição do Simpósio Nacional de Fiscalização do Sistema CONFEF/CREFs foi realizada nesta semana na cidade do Rio de Janeiro. O encontro reuniu representantes dos conselhos de Educação Física de todo o país durante dois dias (23 e 24). O objetivo central da iniciativa foi discutir o Manual de Fiscalização do Sistema CONFEF/CREFs.

O Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA) marcou presença no Simpósio Nacional de Fiscalização. O presidente do CREF21, Sandow Feques, o diretor-executivo, Diogo Oliveira, e o conselheiro regional, James Dean de Araújo, participaram do debate na capital carioca.

“É muito importante participar desse debate sobre o Sistema CONFEF/CREFs, uma vez que o sistema regula, regulamenta, fiscaliza e orienta o exercício profissional, além de defender os interesses da sociedade em relação aos serviços prestados pelo profissional de Educação Física. Por isso, é fundamental que os conselhos estejam aqui para discutir. E nós, do CREF21/MA, ficamos felizes em contribuir com essa discussão tão necessária para a sociedade”, afirmou Sandow Feques.

Capacitação

Vale lembrar que o CREF21/MA tem participado dos principais encontros sobre regulamentação e fiscalização das atividades profissionais no território nacional. Entre os dias 15 e 17 deste mês, o Conselho esteve presente na terceira edição do Fórum Nacional de Fiscalização dos Conselhos Profissionais, evento realizado na cidade de Curitiba (PR).

Na ocasião, o diretor-executivo do CREF21/MA, Diogo Oliveira, reforçou a necessidade de capacitar e atualizar todos aqueles que atuam nos conselhos de classe, uma vez que os conselhos são responsáveis em determinar os limites da atuação, bem como fiscalizar o exercício da profissão para assegurar a prestação de serviços de forma ética e segura para a sociedade.

“Queremos sempre prestar um serviço de qualidade para as pessoas de um modo geral e, para isso, é necessário buscarmos sempre capacitação para nossa equipe de trabalho. Com esse tipo de atualização constante, acreditamos que nossos profissionais sejam também mais respeitados e valorizados em seu ambiente de trabalho”, afirmou o diretor-executivo.

sem comentário »

INSS começa a pagar nesta sexta o décimo terceiro antecipado

0comentário

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta sexta-feira, 24, a segunda parcela do décimo terceiro. Até 7 de junho, mais de 33,6 milhões de segurados receberão o dinheiro, que será pago conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

O pagamento da segunda parcela começa pelos segurados que ganham o salário mínimo. Quem recebe mais que o mínimo começa a receber em 3 de junho.

O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro está disponível desde abril. A consulta pode ser feita tanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, como pelo site gov.br/meuinss.

Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135. Nesse caso, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Da Agência Brasil

sem comentário »

Conheçam o meu Deus

0comentário

Sou agnósticos. Não acredito em religião, qualquer que seja ela, mas respeito a todas da mesma forma que respeito as pessoas e suas escolhas.

Acredito que a necessidade do ser humano buscar explicações para coisas inexplicáveis, criou as religiões, e elas sistematicamente se alimentam da boa a fé de seus seguidores.

Isso não quer dizer que eu não acredite em algo maior, intangível, algo que até se poderia chamar de Deus, e procurando explicações para isso encontrei o filosofo Baruch Spinoza que tem um conceito de Deus que me parece ser o mais aceitável, pelo menos para mim e para Albert… o Betinho, mais conhecido como Einstein.

Caros amigos e leitores, apresento a vocês o Deus de Spinoza, pois nele, penso que se pode acreditar. Advirto que ele não possui igreja, templo, pastor ou sacerdote. Penso que é possível se assegurar que, filosófica e cientificamente ele existe, já que somos parte integrante e indissociável dele, diferentemente de outros “deuses” – criados pela imaginação e pelos medos incentivados ao longo da história da humanidade por aqueles que usavam e usam esses mesmos “deuses” como instrumento de intimidação, coação mental e dominação para se manterem no poder seja ele religioso ou político.

O meu Deus é o de Spinoza.

Deus falando com você.

De Baruch Spinoza

“Para de ficar rezando e batendo no peito. O que eu quero que faças é que saias pelo mundo, desfrutes de tua vida. Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que eu fiz para ti.

Para de ir a estes templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa. Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nas praias. Aí é onde eu vivo e expresso o meu amor por ti.

Para de me culpar pela tua vida miserável; eu nunca te disse que eras um pecador. Para de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo. Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar dos teus amigos, nos olhos de teu filhinho… não me encontrarás em nenhum livro…

Para de tanto ter medo de mim. Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem me incomodo, nem te castigo. Eu sou puro amor. Para de me pedir perdão. Não há nada a perdoar. Se Eu te fiz… Eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de livre-arbítrio. Como posso te castigar por seres como és, se sou eu quem te fez? Crês que eu poderia criar um lugar para queimar a todos os meus filhos que não se comportam bem pelo resto da eternidade? Que tipo de Deus pode fazer isso?

Esquece qualquer tipo de mandamento, são artimanhas para te manipular, para te controlar, que só geram culpa em ti. Respeita o teu próximo e não faças aos outros o que não queiras para ti. A única coisa que te peço é que prestes atenção à tua vida; que teu estado de alerta seja o teu guia. Tu és absolutamente livre para fazer da tua vida um céu ou um inferno.

Para de crer em mim . . . crer é supor, imaginar. Eu não quero que acredites em mim. Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas banho de mar.

Para de louvar-me! Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que Eu seja? Tu te sentes grato? Demonstra-o cuidando de ti, da tua saúde, das tuas relações, do mundo. Expressa tua alegria! Esse é o jeito de me louvar.

Para de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que te ensinaram sobre mim. Não me procures fora! Não me acharás. Procura-me dentro… aí é que estou, dentro de ti.”

sem comentário »

TSE aprova súmula sobre fraude à cota de gênero

0comentário

Para orientar partidos políticos, federações, candidatas, candidatos e julgamentos da própria Justiça Eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão administrativa desta quinta-feira (16/5/2024), uma súmula sobre fraude à cota de gênero (Súmula 73).

O objetivo da medida é que haja um padrão a ser adotado pela Justiça Eleitoral para as Eleições Municipais 2024 quanto ao tema, já que o TSE tem jurisprudência consolidada sobre o assunto.

A Súmula 73 do Tribunal apresenta o seguinte enunciado:

A fraude à cota de gênero, consistente no que diz respeito ao percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas, nos termos do art. 10, § 3º, da Lei 9.504/1997, configura-se com a presença de um ou alguns dos seguintes elementos, quando os fatos e as circunstâncias do caso concreto assim permitirem concluir:

  • votação zerada ou inexpressiva;
  • prestação de contas zerada, padronizada ou ausência de movimentação financeira relevante;
  • ausência de atos efetivos de campanha, divulgação ou promoção da candidatura de terceiros.

O reconhecimento do ilícito acarretará as seguintes sanções:

  • cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da legenda e dos diplomas dos candidatos a ele vinculados, independentemente de prova de participação, ciência ou anuência deles;
  • inelegibilidade daqueles que praticaram ou anuíram com a conduta, nas hipóteses de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE);
  • nulidade dos votos obtidos pelo partido, com a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário (artigo 222 do Código Eleitoral), inclusive para fins de aplicação do artigo 224 do Código Eleitoral, se for o caso.
sem comentário »
Twitter Facebook RSS