Eleição 2024: regras para candidaturas de militares

0comentário

O artigo 142, § 3º, V, da Constituição Federal, determina que o militar das Forças Armadas, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos. Essa vedação também se aplica aos militares dos Estados, por força da regra inserta no artigo 42, § 1º da CF.

Todavia, o artigo 14, § 3º, V da CF, estabelece que a filiação partidária é uma condição de elegibilidade, visto que a nossa democracia representativa não admite candidaturas avulsas, sem vinculação a uma agremiação política.

O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições: quando o militar possuir menos de 10 anos de serviço, deverá afastar-se da atividade por demissão ou licenciamento ex officio. Se contar mais de 10 anos de serviço, será agregado pela autoridade superior, afastando-se do serviço ativo, pelo benefício da licença para tratar de assunto particular.

A Lei nº 6.880/80 dispõe sobre o Estatuto dos Militares das Forças Armadas. O seu artigo 80 fornece a definição da figura jurídica da agregação militar, como segue: “Agregação é a situação na qual o militar da ativa deixa de ocupar vaga na escala hierárquica de seu Corpo, Quadro, Arma ou Serviço, nela permanecendo sem número”.

Então, o militar candidato será considerado agregado quando for afastado temporariamente do serviço ativo em virtude de sua pretensão eletiva, durante o período compreendido entre o pedido de registro da candidatura até a sua diplomação, ou seu regresso à corporação (caso não seja eleito).

Até o pleito de 2022, o requisito da filiação partidária não era exigível, como condição de elegibilidade, ao militar da ativa que pretendesse concorrer a cargo eletivo, bastando a apresentação do pedido de registro da candidatura, após prévia escolha em convenção partidária.

Entretanto, a Resolução TSE nº 23.729/2024 estabeleceu um tratamento diferenciado para os candidatos militares. Assim, o militar que contar menos de 10 anos de serviço deverá, na data do pedido de registro de candidatura, estar filiado ao partido político pelo qual concorrerá. De sua vez, o militar agregado (mais de 10 anos de serviço) embora necessariamente registrado candidato por partido político, federação ou coligação, concorrerá sem filiação a partido político. 

A elegibilidade de militar que exerce função de comando condiciona-se à desincompatibilização no prazo de 4 ou 6 meses, conforme o cargo eletivo pretendido (prefeito, vice ou vereador). O militar que não exerce função de comando deve se afastar da atividade ou ser agregado até a data da apresentação do seu pedido de registro de candidatura à Justiça Eleitoral.

Importar consignar que o militar da reserva remunerada (que intencione se candidatar) deve ter filiação partidária deferida pelo menos 6 meses antes do pleito. Por seu turno, o militar que passar à inatividade após o prazo de 6 meses para filiação partidária, mas antes da escolha em convenção, deverá filiar-se a partido político, no prazo de 48 horas, após se tornar inativo, nos termos da jurisprudência do TSE.

sem comentário »

Faene promoverá workshop sobre carreira e evento voltado para inovação e tecnologia

0comentário
FAENE - Faculdade de Negócios | Sobre
Faene fica localizada no bairro Angelim, em São Luís

São Luís – A Faculdade de Negócios Faene, localizada no bairro Angelim, vai realizar o workshop “Carreira em Foco”, com o tema “Perfil profissional procurado pelas empresas”. “As empresas, geralmente, procuram profissionais que mostrem protagonismo, flexibilidade e pró-atividade. É exatamente sobre esses pontos que vamos falar, entre outras coisas”, disse Ricardo Carreira, diretor da instituição.

O evento, que acontecerá no próximo dia 28 de maio, na própria Faene, contará com a presença de profissionais de Recursos Humanos de algumas empresas em atividade em São Luís, as quais foram convidadas pela direção da faculdade para discutir o tema, com a participação de alunos e colaboradores. 

Já no dia 4 de junho, a faculdade promoverá o I FaeneTech, voltado para inovação e tecnologia. Nesse evento, com a presença de palestrantes da área de tecnologia, serão ministradas palestras e promovidos debates sobre Inteligência Artificial, campo de estudo multidisciplinar que abrange varias áreas do conhecimento.

sem comentário »

São Luís se prepara para o Viiixe Forró e Piseiro: Nattan, Xand Avião, Felipe Amorim e mais estrelas do ritmo agitam a cidade

0comentário

Festival reúne grandes nomes da música na área externa do São Luís Shopping, no sábado (11), a partir das 18h de

O consagrado cantor Xand Avião será uma das principais atrações do festival VIIIXE FORRÓ E PISERO

O ritmo contagiante do forró e do piseiro vai invadir São Luís no próximo sábado, dia 11 de maio! A partir das 18h, a área externa do São Luís Shopping se transforma em palco para o VIIIXE FORRÓ E PISERO, o maior festival do gênero do mundo. O evento vai reunir um time de peso com nomes como Nattan, Xand Avião, Felipe Amorim, Jonas Esticado, Tarcísio do Acordeon e Iguinho e Lulinha.

O cantor Felipe Amorim e sua banda subirão ao palco para abrilhantar ainda mais o festival

Megaestrutura e cenografia impecável

A festa, que tem a 4Mãos Entretenimento como produtora local do evento, promete ser grandiosa. “Temos um festival que já faz parte do calendário da cidade e, a cada ano, buscamos superar as expectativas do público”, afirma Marcelo Aragão, organizador do festival. “Neste ano, preparamos uma megaestrutura, cenogrçafia impecável e um line-up de peso para garantir uma noite inesquecível para todos os que amam forró e piseiro”, completa.

Ingressos e acesso social

O cantor Nattan promete agitar o público com os sucessos da sua carreira

Os ingressos estão à venda e podem ser adquiridos na Brasil Ticket e na Loja 4Mãos Store, localizada no São Luís Shopping.

Para quem busca uma opção mais acessível, o festival oferece o ingresso social, que garante a entrada mediante a doação de 1 (um) kg de alimento no dia do evento. Uma iniciativa que visa democratizar o acesso à cultura e ajudar quem mais precisa.

Serviço:

O quê: VIIIXE FORRÓ E PISERO

Quando: Sábado, 11 de maio

Onde: Área externa do São Luís Shopping

Horário: A partir das 18h

Atrações: Nattan, Xand Avião, Felipe Amorim, Jonas Esticado, Tarcísio do Acordeon, Iguinho e Lulinha

Ingressos: À venda na Brasil Ticket e na Loja 4Mãos Store (São Luís Shopping)

Classificação: 16 anos

Ingresso social: Doação de 1 (um) kg de alimento no dia do evento

Sugestão de clipe: https://www.youtube.com/watch?v=JOnl51odv9Q

Realização: 4Mãos Entretenimento

Mais informações: https://padrao4maos.com.br

Instagram: @4maos

sem comentário »

Um momento presente complicado. Uma escolha cruel. Um futuro difícil.

0comentário

Encontrei recentemente com um querido amigo, um camarada muito espirituoso, esperto e safo, alguém realmente inteligente e preparado, a quem eu respeito e admiro. Ele me teceu uma série de elogios, disse que admirava minha forma de encarar a vida, meu pragmatismo e apreciava muito minha maneira analisar os cenários políticos e encarar esses fatos com naturalidade, até com certa tolerância, coisa que ele dizia não ter como eu, e que exatamente por tudo isso gostaria de me fazer uma pergunta: “O que você pensa ser melhor? Ser governado pelo PT ou pelo STF?”.

Vejam só as opções que aquele FDP me deu!… Escolher entre os que são incapazes de gerir correta e honestamente qualquer coisa, principalmente o ESTADO, e aqueles que, munidos de poder, estão tirando as nossas liberdades e destruindo a nossa república e a democracia que a sustenta!

Como eu não gosto de sair perdendo, pensei rápido e vi que não havia como responder aquela pergunta sem cometer um erro grave, então lembrei de uma velha teoria que diz que quando formos colocados em uma situação desvantajosa, a melhor saída é a pioremos um pouco e a devolvamos a quem nos a impingiu. Foi o que eu fiz.

Sugeri a ele que incluísse mais duas opções em sua lista de escolhas cruéis. Pedi que ele incluísse naquela lista, a possibilidade de sermos governados pelo Bolsonaro, um sujeito despreparado para o convívio social e incapaz de entender corretamente os fatos, ou pelo Congresso Nacional, onde a lei da vantagem pessoal é regra básica e o interesse da sociedade vem em último lugar.

Sem que lhe desse uma resposta direta, fiz com que ele visse que com mais aquelas duas opções, ele fecharia completamente o panorama tétrico da realidade brasileira atual, demonstrando assim que o que temos na verdade não é a possibilidade de escolhermos o melhor para nós e para nosso país, mas apenas e tão somente nos decidirmos a optar pelo menos pior que podemos ter.

Agora, responda você! Entre as quatro opções postas na mesa, qual você prefere para nos governar?

sem comentário »

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

0comentário

Não há nova data, diz ministra da Gestão

O governo federal decidiu nesta sexta-feira (3) adiar em todo o país a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) por causa das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. O certame, o maior a ser realizado no Brasil, estava marcado para domingo (5).

O anúncio oficial do adiamento foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

“A conclusão que tivemos hoje é que é impossível fazer a prova no Rio Grande do Sul. O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos”, disse a ministra. “A solução mais segura para todos os candidatos de todo o país é o adiamento da prova”, acrescentou. 

Mais cedo, o ministro Paulo Pimenta havia informado que o governo avaliava um possível adiamento das provas no Rio Grande do Sul. No estado, são 86 mil candidatos inscritos para fazerem a prova em dez cidades gaúchas.

O CPNU é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país. Em todo o Brasil, serão 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos inscritos no processo seletivo disputarão 6.640 vagas oferecidas por 21 órgãos públicos federais.

Enchentes

Boletim da Defesa Civil estadual divulgado na manhã desta sexta-feira contabiliza 31 mortes em decorrência das chuvas em todo o estado. Há ainda 74 pessoas desaparecidas e 56 feridos. Até o momento, 235 municípios foram afetados pelos temporais, totalizando 351.639 pessoas afetadas. Dessas, 17.087 estão desalojadas e 7.165, em abrigos. Os números, de acordo com o governador Eduardo Leite, devem subir ao longo dos próximos dias.

Agência Brasil

sem comentário »
Twitter Facebook RSS