Linhares Júnior: uma análise correta sobre José Sarney

0comentário
“O Maranhão produziu muitos grandes homens, mas nenhum como Sarney, o maior de todos”, diz Linhares Júnior

São Luís – Hoje, 19 de junho, a história maranhense se dobrou ao peso de um nome: José Sarney. Recebendo a medalha Manoel Beckman, a mais prestigiosa condecoração da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, o homem foi aplaudido, reverenciado, quase beatificado pelas maiores autoridades do estado e milhares de presentes. Foi justo?

José Sarney é o maior político do nosso estado, uma lenda viva que, mesmo afastada das eleições e mandatos, ainda orienta, ainda inspira. Na semana passada, antes de receber a medalha dos parlamentares maranhenses, recebia Lula em sua residência em Brasília. O que Lula buscava? O que todos buscam quando procuram a companhia de Sarney: sabedoria. 

Hoje, 19 de junho, a Ilha Rebelde fez a confissão tão esperada de que nem o negacionismo mais brabo consegue diminuir o gigante que Sarney foi e que ainda é.

A trajetória deste maranhense de Pinheiro é uma dessas coisas que, mesmo contada mil vezes, não perde o esplendor. E cada volta e a descoberta de um fato erguido após um feito extraordinário.

O Maranhão produziu muitos grandes homens, mas nenhum como Sarney, o maior de todos, o “homem do século”. E não pensem que isso é exagero; os fatos estão aí para quem quiser confrontar. Com 94 anos nas costas, cada um deles mais pleno de história que décadas de outros mortais comuns.

Pense em todos os jovens de 20 anos que conhece hoje. Pense em quantos deles podem explicar, de forma correta, a distinção entre versos e estrofes. Quantos deles carregam cultura literária que os impulsione ao lugar de bons fazedores de cultura literária. Não deve ter pensado em nenhum, creio eu. Pois bem, nessa idade Sarney já integrava a Academia Maranhense de Letras. 

Intelectual aos vinte e poucos anos. É mole?

Seu legado literário? Mais de 20 obras. Várias delas ultrapassaram as fronteiras do idioma, sendo traduzidas para diversas línguas estrangeiras.

Quer mais? Vamos lá! 

Em 2002, foi lançado o livro “Saramida” em Paris. Entre os convidados, Claude Lévi-Strauss, um dos maiores antropólogos de todos os tempos na Terra. Naquela ocasião, Strauss tietou José Sarney e confessou sua admiração pela obra do maranhense.

A partir dali qualquer crítica à obra literária de Sarney só pode ser classificada como pura inveja.

Antes mesmo de completar 25 anos, quando muitos jornalistas ainda estão engatinhando na profissão, Sarney já era uma referência no ofício. Cobriu polícia, política, artes. Criou tendências em O Imparcial. Não tinha 30 anos.

Aos 28 anos, conquistou um assento na Câmara dos Deputados, um feito impressionante que fala de mérito e esforço, não de conexões pessoais ou favores familiares.

Os jovens de hoje, sempre tão vocais, tão cheios de palavras e hashtags contra o sistema, reclamando de tudo, sem mover uma palha para mudar o que quer que seja. Vivem num eterno loop de descontentamento, como se o mundo devesse algo a eles, como se a transformação fosse um direito adquirido, não uma luta. Navegam em mares de queixas sem fim, mimimi eterno esperando que as ondas do destino tragam soluções prontas, como pedido feito pelo Ifood.

Mas olhem, meus caros, para José Sarney na sua juventude! Antes mesmo de atingir a marca dos quarenta, Sarney não estava perdendo seu tempo teorizando sobre como o mundo é injusto. Não, ele estava fazendo. Ele foi lá e venceu o sistema. Venceu, entende? Enquanto muitos de sua idade estavam apenas começando a entender o jogo político, Sarney já estava reescrevendo as regras, já estava no campo, jogando e ganhando.

Foi eleito governador antes de fazer 40 anos. Na oposição! José Sarney era oposição! Enfrentou o todo poderoso vitorinismo, o tal do sistema, que tinha uma política de mão-de-ferro na época. Enfrentou e venceu. 

Esse é o grande contraste, meus amigos. Enquanto a nova geração parece satisfeita em apenas ‘cancelar’ o que não lhes agrada, Sarney, na sua juventude, já moldava a realidade ao seu redor. Com sua inteligência e visão, transformou seu entorno e emergiu não como jogador, mas como campeão. Sarney não se limitou a reclamar do sistema; ele o dominou, o transformou. E isso, isso sim é uma lição de que para mudar o jogo, primeiro você tem que jogar. E jogar para valer.

“- Ah, Linhares, mas o Maranhão…”

Quando Sarney assumiu o governo, o Maranhão era pior! Não te falaram na escola? Relaxe. Entre as funções deste tipo de texto também está a correção de mentiras contadas em salas de aula.

Na década de 1960 o Maranhão era praticamente uma terra esquecida no mapa do progresso, um lugar onde a esperança de modernidade era tão escassa quanto energia elétrica. Mas aí, meus amigos, Sarney veio e decidiu que era hora de virar o jogo.

No governo Sarney houve um aumento de 2.000% nos investimentos e o que antes era parado começou a se mexer. Imaginem só: a energia elétrica consumida em todo o estado, que mal dava para iluminar um prédio no Rio de Janeiro naquela época, explodiu de 7.500 kW para 237.500 kW. Um salto que faria qualquer país desenvolvido aplaudir de pé.

Mas não parou por aí. O Maranhão, antes marcado por estradas que não levavam a muitos lugares — apenas 13 km pavimentados, uma miséria! —, viu suas vias se multiplicarem sob o comando de Sarney. Estradas se estendendo como veias pelo corpo do estado, incluindo a emblemática BR-135, uma artéria vital ligando São Luís a Teresina. Foi um renascimento, meus caros, uma verdadeira revolução na malha viária que conectava o Maranhão ao futuro, ao desenvolvimento, ao resto do país e às oportunidades que antes pareciam distantes.

Sarney ainda conduziu a construção do Porto do Itaqui e as intervenções urbanas que São Luís tanto precisava. A capital, cercada e paralisada pelos rios Anil e Bacanga, ganhou soluções de engenharia audaciosas para a época: a ponte do São Francisco e a barragem do Bacanga, abrindo caminhos para as praias do norte da ilha e permitindo o acesso à ponta do Itaqui. 

Era como se Sarney tivesse quebrado as correntes que amarravam São Luís ao seu passado colonial e a conduzisse, enfim, rumo à modernidade que todos sonhavam.

Aliás, se todo governador que sucedeu José Sarney tivesse seguido o exemplo dele e representado o que o próprio Sarney representou para Newton Bello e o vitorinismo, quem sabe o que seria o Maranhão hoje?

Nelson Rodrigues, o profeta do óbvio ululante, sempre nos alertou: “toda unanimidade é burra”. Mas ah, como é difícil aplicar essa máxima ao nosso José Sarney, que, no palco da política maranhense, transformou-se num caso raro de aclamação generalizada.

A ironia aqui é tão deliciosa quanto um copo de cerveja gelada em qualquer tarde quente Avenida Litorânea: Sarney, o homem que outrora navegava em mares de controvérsias, agora é o farol do consenso absoluto. Nesse caso específico, a unanimidade não é burrice, mas um lampejo raro de inteligência maranhense coletiva, um atestado de que, às vezes, até os mais vis negacionistas conseguem reconhecer seus verdadeiros heróis.

A homenagem de hoje foi uma sinfonia de aplausos estrondosos para Sarney. Esse mesmo que, décadas atrás, dividia opiniões, agora une todos em aplausos e reverências. É a prova definitiva de sua transformação de vilão para herói, de controverso para consensual.

E vejam só: no meio de toda essa celebração, até aqueles que forjaram suas carreiras colhendo os frutos derivados de arremessos de pedras nessa árvore, hoje batem palmas, emocionados e quase arrependidos. Sim, até eles, os críticos de outrora, não conseguiram resistir aos fatos da unanimidade sarneysista.

A comenda de hoje é um gesto que transcende a mera política – é um movimento quase poético, um reconhecimento de que, por trás das cortinas do poder, há legados que merecem ser celebrados, não com uma simples salva de palmas, mas o justo reconhecimento dedicado à memória e ao respeito.

Em São Luís, no coração da ‘Ilha Rebelde’, o grande filho do Maranhão foi finalmente reconhecido, provando que, mesmo na política, às vezes, a honra e o respeito podem triunfar sobre a amnésia histórica.

Sarney, a figura que antes servia como um estandarte falso de polarização por oportunistas, hoje une todos sob a bandeira do reconhecimento do mérito.

Que reviravolta, meus amigos! Que reviravolta!

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

——————————————————————————————————-

TEXTO ESCRITO PELO JORNALISTA LINHARES JÚNIOR, DO GRUPO MIRANTE, NO PORTAL IMIRANTE.COM.

sem comentário »

Nova bilhetagem eletrônica traz benefícios e comodidade a usuários de ônibus

0comentário
ilhetagem Eletrônica é avanço e, além da segurança para os usuários, já que não tem dinheiro circulando nos ônibus, traz comodidades necessárias ao ritmo moderno de vida

SÃO LUÍS – O novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica, implantado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), oferece uma série de benefícios e comodidade Aos usuários de transporte público de São Luís e região metropolitana.

Já 100% em operação, o sistema é um grande avanço na prestação de serviços. Além de oferecer mais segurança, rapidez e comodidade, a nova bilhetagem garante novos serviços e funcionalidades aos usuários do sistema de transporte público, permitindo, por exemplo, o pagamento de recargas por pix, QR Code e carteiras digitais.

O sistema permite, ainda, aos usuários dos coletivos urbanos e semiurbanos, validar créditos dentro do ônibus ou nos terminais de Integração.

De acordo com o diretor executivo do SET, Paulo Pires, a Bilhetagem Eletrônica é um avanço e, além da segurança para os usuários, já que não tem dinheiro circulando nos ônibus, traz comodidades necessárias ao ritmo moderno de vida.

“Hoje, os usuários não precisam mais se dirigir aos nossos postos de atendimento para adquirir créditos para seus cartões. Fazem isso no próprio ônibus e nos terminais. Teremos, também, o App BilhetagemSLZ, que estará em funcionamento em breve. Nosso objetivo é garantir, sempre, a melhor prestação de serviços aos cidadãos. Por isso, estamos inovando com a nova bilhetagem, um sistema moderno e cheio de benefícios tecnológicos, que garantem, acima de tudo, segurança e comodidade aos usuários e trabalhadores do sistema de transporte público de São Luís”, afirma Paulo Pires.

sem comentário »

Médico fala sobre seriedade de hérnia abdominal sem correção

0comentário
Hérquimas Pereira explica que hérnia abdominal é consequência de situações que forçam essa região do corpo

SÃO LUÍS – Significativa porcentagem da população brasileira apresenta algum tipo de hérnia na região do abdômen. As hérnias podem ser tratadas com cirurgia e, na maioria dos casos, nunca mais incomodam.

Segundo o cirurgião do aparelho digestivo Hérquimas Pereira, o quadro atinge cerca de 10 a 15% da população, sendo mais comum em homens devido à anatomia da pelve, que favorece o surgimento do problema. “Além disso, os homens têm mais costume de levantar objetos com carga muito alta”, explica o médico.

Em praticamente todos os casos, Hérquimas Pereira indica cirurgia para tratar o problema, especialmente nas inguinais. “Pois a hérnia tem a tendência de crescer, levando à chance de parte do intestino ficar preso nela. Isso possibilita o encarceramento e, em casos mais graves, estrangulamento do intestino, o que prejudica a passagem de sangue para o órgão e pode provocar necrose e até mesmo óbito”, explica.

A operação costuma ser feita por videolaparoscopia ou robótica e costumam ser necessárias incisões de 3 a 5 milímetros. O indivíduo normalmente tem alta no mesmo dia ou no dia seguinte, e após 2 a 3 semanas já pode voltar à vida normal.

Geralmente, a hérnia abdominal é consequência de situações que forçam esta região do corpo, como obesidade, gestação, constipação intestinal ou pegar muito peso, por exemplo. Além disso, tabagismo, diabetes e herança genética também são fatores de risco.

As hérnias abdominais correspondem ao escape de uma víscera através da parede abdominal, geralmente refletindo o enfraquecimento, afastamento ou a ruptura da musculatura do abdômen. Nem sempre as hérnias dão sinais, principalmente quando são pequenas. No entanto, quando começam a escapar pelos orifícios do abdômen, podem ser reconhecidas com abaulamentos na região ou causarem muitas dores.

As dores relacionadas costumam ser piores durante esforços físicos, como levantar objetos pesados ou ficar durante muito tempo em pé, ou quando a parede do abdômen é contraída rapidamente durante o esforço para evacuar ou tossir. A pressão feita ao colocar a mão na boca e soprar, exame típico realizado em jovens durante o alistamento militar obrigatório, também pode indicar a presença de hérnias.

sem comentário »

Equatorial Maranhão vai distribuir R$ 360 mil em prêmios

0comentário
Campanha começou na sexta-feira (14) e terminará em 2 de junho de 2025

São Luís – A Equatorial Maranhão lançou a nova edição da promoção “Energia em Dia”, que sorteia prêmios mensais aos clientes da distribuidora que se mantiverem em dia com as suas contas de energia. Ao todo, serão realizados 15 sorteios ao longo da campanha e o consumidor adimplente terá a chance de ganhar até R$ 25 mil.

Vale para todo o estado. A campanha começou no último dia 14 (sexta-feira) e termina em 2 de junho de 2025. Podem participar os clientes pessoa física, cadastrados como residencial, e que sejam titular da conta. Para concorrer aos prêmios, o cliente precisa estar adimplente, conhecer todo o regulamento e se cadastrar por meio do hotsite da promoção: energiaemdia.equatorialenergia.com.br/.

Dos 15 sorteios realizados durante toda a promoção, 12 deles serão para todos os participantes. Outros três sorteios extra vão premiar um número da sorte gerado para pagamentos via PIX. Os valores sorteados variam entre R$ 150 e R$ 2 mil. Haverá ainda um sorteio final de R$ 25 mil para todos os clientes cadastrados. Além disso o cliente pode ganhar prêmios instantâneos de R$25 em Voucher Vale Compras.

Os nomes e números da sorte contemplados serão divulgados em até dez dias úteis após a data do sorteio no site da promoção. A principal condição para estar apto a receber os prêmios é não ter nenhuma conta junto à Equatorial Maranhão em aberto e vencida antes do dia do sorteio, conforme datas divulgadas no regulamento.

Para o presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, a promoção é uma forma de valorizar os clientes que priorizam o pagamento da conta de energia e incentivar a regularização dos que estão em débito. “Temos muitos clientes que mantêm mensalmente a pontualidade no pagamento das contas de luz. E este ano, os clientes que pagam via PIX terão vantagens exclusivas. A Equatorial, valoriza os clientes adimplentes e estimula aqueles que, porventura, tenham débitos com a empresa, a realizarem a negociação”, pontua Sérvio.

Para mais detalhes de como participar da promoção e como turbinar as chances de ganhar vários prêmios, o cliente deve consultar o regulamento no site energiaemdia.equatorialenergia.com.br

sem comentário »

Empório Fribal comercializa delícias da culinária junina maranhense

0comentário
Delícias típicas do São João já estão à disposição dos clientes nas lojas do Empório Fribal Gourmet

São Luís – Neste período junino, a gastronomia maranhense brilha como nunca, e para quem deseja saborear essas delícias sem a necessidade de prepará-las em casa, o Empório Fribal Gourmet é o local onde tradição e praticidade se encontram, oferecendo um banquete cultural e gastronômico.

Entre os destaques típicos disponíveis nas lojas do Empório Fribal Gourmet estão o bolo de milho cremoso, cocadas, pé de moleque, pé de moça, além dos tradicionais bolos de macaxeira e de tapioca, entre outras delícias que caem bem a qualquer hora.

Mais do que alimentar, a culinária junina do Maranhão é uma forma de expressão cultural. Cada prato carrega consigo uma parte da história do estado, celebrando os costumes e as festas que fazem parte da identidade maranhense.

O Empório Fribal, ao disponibilizar essas delícias, contribui para a preservação e divulgação dessas tradições, permitindo que mais pessoas tenham acesso a essa parte tão importante da cultura maranhense.

sem comentário »

Rio Poty Hotel: quantitativo de hóspedes aumenta na temporada junina

0comentário
Temporada junina representa aumento no número de pessoas que procuram o Rio Poty Hotel

SÃO LUÍS – Bem localizado e próximo aos principais arraiais de São Luís, o Rio Poty Hotel & Resort, na Ponta d’Areia, experimenta um período de incremento em termos de hospedagem. O empreendimento está recebendo expressivo número de hóspedes, principalmente em dias de shows nacionais, os quais estão sendo realizados tanto no Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, de iniciativa da Prefeitura de São Luís, quanto na Arena Castelão, coordenado pelo Governo do Estado.

Segundo Armando Ferreira, gerente do Rio Poty Hotel & Resort, o empreendimento registra uma ocupação de 70%, apesar de estar em reforma de algumas de suas áreas. A tendência, segundo ele, é que o fluxo aumente ainda mais com o ápice das festas juninas, o que deve ocorrer a partir do próximo fim de semana.

“O São João é uma festa bastante marcante para a região Nordeste. E o Maranhão, especificamente São Luís, está dentro dessa rota de turismo de diversão nesta época do ano, principalmente por oferecer uma festa bastante diferente do restante do Brasil, devido às nossas fortes tradições, com destaque para os grupos de bumba meu boi. Com o alto investimento, tanto do governo estadual quanto do municipal, ganha a cadeia do turismo, que sai fortalecida”, frisa Armando Ferreira.

Moderno, aprazível e estruturado, o Rio Poty Hotel & Resort passou recentemente por um retrofit e está investindo na ampliação de seu complexo esportivo e na construção de uma arena de entretenimento. As novidades incluem beach club, academia de ginástica, SPA, dois restaurantes, bar e playground para a criançada, além da área de piscinas com bar molhado já existente, boate, lojas e casa de jogos.

O beach club, além de ser um espaço para o tênis, também poderá ser usado para a prática de vôlei de areia, futevôlei e para o pickleball, modalidade desportiva que é novidade nos Estados Unidos.

Armando Ferreira explica que a ideia é justamente proporcionar uma experiência marcante para os hóspedes, de cidades maranhenses, de outros estados e países, inclusive neste período de São João, contribuindo, dessa maneira, com a política de investimento do governo estadual no setor turístico.

“Política essa que inclui campanhas nacionais e internacionais de promoção dos polos turísticos maranhenses, bem como ações de infraestrutura e melhoria dos equipamentos turísticos na capital maranhense”, frisa.

Desembarque

O número de desembarques no aeroporto de São Luís para o mês junino deverá ultrapassar o mesmo período do ano passado, chegando a 250 mil, o que contribuirá para a geração de novas oportunidades de negócios no setor turístico, ampliando a lotação de hotéis, bares e restaurantes nesta temporada de festas juninas.

No início do mês, o Governo do Estado iniciou, no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, um receptivo junino, ação de acolhimento a turistas e maranhenses que estão retornando para casa. 

Até o final do mês de junho, grupos de bumba meu boi de variados sotaques, de cacuriá e outras atrações do folclore maranhense recepcionarão os visitantes com o melhor da cultura local.

sem comentário »

Palacete Gentil Braga será palco de recital com obras de chorinho

0comentário
Pianista Rose Fontoura se apresentará com Instrumental Pizinguinha às 19h

SÃO LUÍS – A pianista Rose Fontoura sobe ao palco, nesta quinta-feira (20), às 19h, no Cineteatro Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga (Rua do Passeio), com o Instrumental Pixinguinha, para apresentar um recital com obras do gênero chorinho. O evento contará com a participação de alunos e músicos.

Trata-se de evento que integra o calendário cultural de São Luís, ocorrendo duas vezes ao ano e abrindo espaço a artistas emergentes e profissionais, bem como difundindo obras nacionais e internacionais. Pianistas de várias idades compõem o elenco, reforçando a atemporalidade do repertório musical a ser apresentado.

A produção é assinada pela Belfort Produções 8 e W&A Comunicações e apoio do Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão e PROEC.

sem comentário »

Comércio no São João é tema de palestra na AmoVinho nesta terça

0comentário

São Luís – “O varejo sem o São João não é o mesmo” é a temática do projeto ‘Terça para Mulheres’ (TPM) desta terça-feira (19), às 19h, na AmoVinho Bistrô & Adega, no Parque Shalon.

A convidada especial é a gerente de Marketing do Shopping da Ilha, Carol Berger, que aproveita a temporada junina para falar sobre as vantagens do período para o comércio.

“Shoppings, restaurantes, feiras livres e barracas registram um aumento surpreendente no faturamento nesta época do ano em São Luís. Com o fluxo de turistas e moradores aproveitando as festividades, surge a necessidade de mão de obra extra. São criados inúmeros empregos temporários, também, oferecendo uma renda extra para muitas famílias. É dentro desse contexto a contribuição da nossa convidada e temos a certeza de que será uma noite bastante agradável”, destaca Amélia Jorge, idealizadora do projeto TPM na AmoVinho.

sem comentário »

Evento em Trizidela do Vale teve brinde com espumantes AmoVinho

0comentário
Mulheres fazem brinde com taças de espumantes da AmoVinho

São Luís – A AmoVinho Bistrô & Adega (Parque Shalon) contribuiu para o sucesso do evento “Café Feminino Moderno”, realizado recentemente no restaurante Portal das Oliveiras, em Trizidela do Vale.

O encontro, idealizado por Kariádine Maia, palestrante e mentora de mulheres, foi encerrado com um brinde especial proporcionado pelo apoio oficial da AmoVinho. Participaram dezenas de mulheres em uma manhã inspiradora, com uma programação diversificada que visou resgatar e destacar as potencialidades femininas.

AmoVinho marcou presença em evento realizado em Trizidela do Vale

Durante o evento, as participantes foram envolvidas em palestras motivacionais, dinâmicas interativas e apresentações que celebraram a força e a criatividade da mulher moderna. As atividades foram cuidadosamente planejadas para promover o autoconhecimento, a autoestima e a conexão entre as presentes.

sem comentário »

‘Bumba Meu São João’ transforma Arena Castelão em palco de estrelas

0comentário
Arena Castelão consagra-se como um dos mais prestigiados espaços da temporada junina

São Luís – A primeira semana do “Bumba meu São João” foi marcada por momentos memoráveis e uma atmosfera de celebração em meio à energia positiva do público.

O evento, que reuniu uma diversidade de atrações culturais, foi calorosamente recebido pela comunidade com uma aceitação extremamente positiva.

O evento é realizado com apoio do Governo do Maranhão, Ministério do Turismo, Sesc, e patrocínio da Devassa, Vai de Bet, Correios, Governo Federal, Guaraná Jesus, Claro e O Boticário.

Nattan foi uma das atrações da noite de domingo (16)

As festividades proporcionaram aos presentes não apenas entretenimento de qualidade, mas também a oportunidade de mergulhar nas tradições locais e vivenciar a riqueza da cultura junina.

O clima acolhedor e a harmonia presente durante toda a semana foram provas do sucesso e da importância do Bumba meu São João para a capital.

O engajamento do público, a participação ativa nos eventos e a energia vibrante que permeou cada apresentação foram reflexos da conexão especial criada entre os artistas, organizadores e o público presente.

O apoio e a receptividade calorosa demonstrados ao longo da primeira semana são um indício claro do impacto positivo que o Bumba meu São João tem na comunidade e da expectativa por mais momentos inesquecíveis nas próximas etapas do festival.

Clima de descontração é um dos atrativos da Arena Castelão

Informações:

19 de junho: Luan Santana, Gustavo Mioto, Felipe Amorim e Toca do Vale

21 de junho: Henrique & Juliano, Ávine e Zé Cantor

Horário: 18h

Quanto: Entrada gratuita na Arena. Ingressos para o Camarote à venda na 4Mãos Store ou na bilheteria do evento.
Informações:

Site: https://brasilticket.com.br/categories/bumba-meu-sao-joao.html

Instagram: @bumbameusaojoao

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/evandrojunior/wp-admin/
Twitter Facebook RSS