Na manhã da última quinta-feira (12), o diretor clínico do Hospital de Câncer do Maranhão, Dr. Stênio Roberto Santos, fez a abertura do “I Simpósio em Cuidados Bucais para o Paciente Oncológico”, evento que reuniu, naquela unidade de saúde, médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos e assistentes sociais. Diversos temas que envolvem a medicina bucal foram debatidos.
Segundo o Dr. Stênio Santos, o tema tem atraído cirurgiões-dentistas de todo o Brasil por referir-se a uma área pouco conhecida pela maioria da população. Ele lembrou que, em São Luís, o assunto ganhou força com a Lei Municipal 068/2017, de autoria do vereador Gutemberg Araújo, que torna obrigatória a presença de cirurgião-dentista na equipe multiprofissional dos hospitais das redes pública e privada.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, uma média de 15,5% de infecções hospitalares ocorre por ano no Brasil, enquanto no resto do mundo, os índices giram em torno de 5%. Dado que poderia ser revertido com a adoção de condutas preventivas, entre elas, a presença de um profissional da área de Odontologia nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).