Médico Stênio Roberto Santos abre evento sobre cuidados bucais para paciente oncológico

0comentário
Nídia Rúbia Soares (enfermeira e coordenadora do Controle de Infecção Hospitalar), Juliana Guerra (gerente de Enfermagem), o médico Stênio Roberto Santos (diretor clínico do Hospital de Câncer) e Raiane Leite Maranhão (coordenadora do Serviço de Odontologia do hospital)

 

Na manhã da última quinta-feira (12), o diretor clínico do Hospital de Câncer do Maranhão, Dr. Stênio Roberto Santos, fez a abertura do “I Simpósio em Cuidados Bucais para o Paciente Oncológico”, evento que reuniu, naquela unidade de saúde, médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos e assistentes sociais. Diversos temas que envolvem a medicina bucal foram debatidos.

Segundo o Dr. Stênio Santos, o tema tem atraído cirurgiões-dentistas de todo o Brasil por referir-se a uma área pouco conhecida pela maioria da população. Ele lembrou que, em São Luís, o assunto ganhou força com a Lei Municipal 068/2017, de autoria do vereador Gutemberg Araújo, que torna obrigatória a presença de cirurgião-dentista na equipe multiprofissional dos hospitais das redes pública e privada.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, uma média de 15,5% de infecções hospitalares ocorre por ano no Brasil, enquanto no resto do mundo, os índices giram em torno de 5%. Dado que poderia ser revertido com a adoção de condutas preventivas, entre elas, a presença de um profissional da área de Odontologia nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Sem comentário para "Médico Stênio Roberto Santos abre evento sobre cuidados bucais para paciente oncológico"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS