Médicos veterinários maranhenses participam de simulação de emergência contra a febre aftosa

0comentário

São Luís – Com o apoio do Fundepec-MA, as médicas veterinárias da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) Margarida Prazeres e Gláucia Coelho estão participando de um treinamento no município de Juscimeira, no Mato Grosso, que reúne cerca de 200 profissionais de todo o país. O exercício simulado de emergência zoossanitária visa capacitar o sistema de defesa sanitária para detecção precoce e reação imediata no caso de um foco de aftosa.

Iniciado no dia 30 de julho, o treinamento será finalizado nesta sexta-feira, dia 5, e reúne gestores das superintendências federais de defesa agropecuária e médicos veterinários dos 26 estados da federação e do Distrito Federal. Também participam profissionais da Bolívia e do Paraguai.

O treinamento é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e   Instituto de Defesa Agropecuária do Mato Grosso (Indea-MT). A simulação capacita os serviços veterinários para fortalecer a vigilância e apoiar a retirada da vacina contra a febre aftosa, prevista para acontecer até 2026 em todo o país. No Maranhão, o Fundepec-MA, governo do Estado e várias entidades ligadas ao setor agropecuário, estão envidando esforços para antecipar para 2023 a retirada da vacina no estado.

Sem comentário para "Médicos veterinários maranhenses participam de simulação de emergência contra a febre aftosa"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS