Joias da arquitetura civil portuguesa em novo trabalho de Meireles Júnior

0comentário
Designer e fotógrafo Meireles Júnior lança seu décimo livro

São Luís – Ao completar 28 anos de carreira na fotografia, o designer e fotógrafo Meireles Júnior lança seu décimo livro, desta vez tendo como tema as joias da arquitetura civil portuguesa, também conhecida como arquitetura pombalina.

Com um total de 135 páginas e 76 fotos, a obra foi viabilizada graças ao patrocínio da Potiguar e do Governo do Maranhão via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. É um verdadeiro passeio no tempo, revelando emoções, estilos e tradições para muita além da arquitetura.

O livro explica a arte da arquitetura pombalina, estilo arquitetônico que surgiu em Portugal após o terremoto de 1755, que devastou Lisboa, quando o Marques de Pombal, à frente do governo da época, empreendeu esforços para a reconstrução da cidade e implementação de uma série de reformas urbanas que mudaram a cara da capital portuguesa.

Mireles Júnior com seu novo livro

A Arquitetura Pombalina é uma expressão dessas reformas e representa uma das maiores contribuições da cultura portuguesa para a arquitetura mundial. É um estilo que combina elementos do barroco, do rococó e do neoclássico, criando uma linguagem visual única e muito interessante. As principais características da Arquitetura Pombalina são a simetria, a sobriedade e a funcionalidade.

Os edifícios pombalinos são geralmente construídos em pedra ou tijolo, com fachadas lisas e poucos adornos. As janelas são retangulares e as portas são geralmente em arco. Os edifícios eram de alvenaria, com paredes grossas e resistentes, que visavam garantir a segurança e estabilidade das construções.

A obra bilíngue (inglês e português) “Joias da Arquitetura Civil Portuguesa – Casario de São Luís do Maranhão” é também um presente de Meireles aos 411 anos da capital maranhense, cidade retratada ao lado das portuguesas Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Sintra, Guimarães e Fátima.

Ele contou com a curadoria e apoio técnico dos professores Ingrid Gomes Braga e Margareth Gomes de Figueiredo (UEMA); Tayana Campos Figueiredo (UNDB) e Márcio Augusto Roma Buzar.

“Como legado dessa obra, quero que fique o apelo à conservação dessa riqueza única que é o Centro Histórico de São Luís”, revela o autor.

Para Lena Brandão, superintende regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, os casarões pombalinos em São Luís são verdadeiros tesouros arquitetônicos que merecem ser preservados e valorizados. “Eles são testemunhos da história e representam um legado valioso que deve ser transmitido às futuras gerações”.

O lançamento e abertura da exposição fotográfica acontece nesta quarta-feira (20), às 19h, com coquetel e pocket-show de Adriano Corrêa, Alberto Trabulsi e Mano Borges, na Fast Frame São Luís, no Renascença.

Meireles incentiva a doação de alimentos, que serão repassados às obras sociais da comunidade da Portelinha (Ilhinha) por meio do projeto Gratitude. Detalhe: quem doar uma cesta básica, ganhará R$ 50,00 de desconto na aquisição do livro.

Na sexta-feira (22), às 19h, Meireles Jr. realiza ainda uma noite de autógrafos da obra na sede da Livraria AMEI no São Luís Shopping.

Sem comentário para "Joias da arquitetura civil portuguesa em novo trabalho de Meireles Júnior"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS