Ed Wilson é premiado pela Intercom

0comentário

O jornalista maranhense e professor do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Ed Wilson Araújo, foi um dos 3 finalistas do Prêmio Freitas Nobre (Doutorado) concedido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

A Intercom é uma das mais importantes instituições de fomento a pesquisa entre jornalistas atuantes no mercado.  Concede prêmios anuais na área de jornalismo.

Ed Wilson foi um dos finalistas, em 2013/2014, na categoria doutorado. Os finalistas foram anunciados no Congresso Nacional da Intercom, dia 3 deste mês, em Foz do Iguaçu.

Ed Wilson foi o segundo colocado.

Ao todo, foram 37 trabalhos indicados pelos Grupos de Pesquisa após o término do Congresso Nacional da Intercom, em 2013, em Manaus (AM).

Ed Wilson em POA 3 -blog
Jornalista e Professor da Ufma, Ed Wilson

 

Pesquisa

A pesquisa de Ed Wilson, que vem sendo realizada há anos, é a base da tese de doutorado que ele está elaborando na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (PUC-RS).

A tese é sobre a “participação dos ouvintes nos programas jornalísticos de rádio AM, em São Luís”

É um estudo sobre a atuação da audiência na produção de conteúdo no rádio, com ênfase na corrente teórica dos Estudos Culturais.

No artigo premiado na Intercom, “Cultura Colaborativa: oralidade e redes sociais nos programas jornalísticos de rádio AM”, Ed Wilson explorou conceitos de ubiquidade, convergência, cibercultura, inteligência coletiva e cultura colaborativa, tendo como objeto de estudo a atuação dos ouvintes de rádio AM, em São Luís.

 

Prêmio

Foi anunciada em Foz do Iguaçu a lista dos três finalistas para cada uma das categorias dos Prêmios Estudantis promovidos pela Intercom.

Os prêmios são:

Vera Giangrande, de graduação;

Francisco Morel, de mestrado;

Freitas Nobre, de doutorado.

Os textos indicados foram enviados para um júri composto por 10 sócios de todas as regiões do Brasil.

Com dados do Portal da Intecom

Sem comentário para "Ed Wilson é premiado pela Intercom"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS