Jovem do Nepal ajudou na descoberta água em Marte

0comentário

Água em Marte nepalês

Lujendra Ojha, 25 anos, nascido no Nepal, ajudou na descoberta de água salgada no planeta Marte, anunciada, esta semana, pela Nasa, a empresa espacial dos Estados Unidos.

O Nepal é pequeno país da Ásia, encravado nas Cordilheiras do Himalaia, entre a Índia e a China.

Cientistas afirmam que manchas escuras observadas na superfície de Marte podem estar ligadas à existência de água corrente durante o verão no planeta. As manchas se formam no fim da primavera, aumentam no verão e somem no outono.

Em 2011, estudando nos EUA e com 21 anos, Lujendra Ojha publicou pesquisa sugerindo que as manchas escuras em declives marcianos poderiam ser causadas por cursos de água salgada, que correriam durante o verão no planeta.

Ele formulou a hipótese a partir de análises de imagens feitas pela High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE), uma das câmeras do satélite Mars Reconnaissance Orbiter (MRO).

Em abril de 2015, a Nasa afirmou que as imagens feitas pelo satélite haviam oferecido pistas de que a teoria de Lujendra poderia estar correta.

Nesta segunda-feira  (28), um estudo do nepalês confirmando a hipótese foi divulgado na publicação científica Nature Geoscience e anunciado pela agência espacial americana.

Atualmente, Lujendra Ojha é estudante de PhD em ciência planetária no Instituto de Tecnologia do Estado da Geórgia.

Brincadeiras de crianças

Na infância, no Nepal, Lujendra era fã de ficção científica e sonhava inventar uma máquina do tempo.

Com dados da BBC de Londres

Sem comentário para "Jovem do Nepal ajudou na descoberta água em Marte"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS