Depressão atinge populações ribeirinhas da Amazônia

0comentário

Depressão atinge populações da Amazônia

A Agência USP de Notícias divulgou estudo realizado pela professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e enfermeira, Edinilza Ribeiro dos Santos, envolvendo casos de depressão entre moradores de pequenas cidades da Amazônia, no norte do Brasil.

A pesquisa teve como espaço as cidades de Coari e Tefé, no estado do Amazonas. Demonstra que 1 em cada 5 habitantes das duas localidades, com 20 anos de idade ou mais, tem depressão.

Baixos níveis de escolaridade e renda, uso de álcool, ausência ou pouco apoio social de familiares e amigos e estresse foram alguns dos fatores de risco associados ao transtorno depressivo entre moradores dos dois municípios. Entre os mais atingidos estão mulheres e os mais jovens.

Para a Agência USP de Notícias, Edinilza Ribeiro dos Santos afirmou que os fatores de risco para transtorno depressivo identificados em Coari e Tefé são semelhantes aos observados em estudos prévios realizados em grandes centros urbanos.

Há duas formas de transporte para se chegar aos locais onde a pesquisa foi realizada: em embarcações pelos rios ou utilizando avião. Pelo senso de 2010 Tefé tem 61 mil habitantes e Coari 75 mil habitantes.

A pesquisa está na edição de março da revista PLoS ONE. http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0150046

PLoS ONE é uma publicação científica online da Public Library of Science. Cobre principalmente pesquisa primária de qualquer disciplina na área da ciência e medicina.

A tese de doutorado que Edinilza Ribeiro dos Santos defendeu no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP teve como tema: “Prevalência de episódio de depressão maior em áreas de abrangência da estratégia saúde da família em dois municípios do Amazonas”. Está disponível ao público no endereço:

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-26102015-150809/pt-br.php

A matéria completa da Agência USP de Notícias está no portal http://www5.usp.br/

Com dados e foto da Agência USP de Notícias

Sem comentário para "Depressão atinge populações ribeirinhas da Amazônia"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS