MA deposita patente de inseticida contra Aedes aegypti

0comentário

A Universidade Federal do Maranhão (Ufma) depositou patente internacional de inseticida feito com base nas folhas do Nim (Azadiractha indica A. Juss), planta natural da Índia que funciona como repelente.

Com o título “Inseticida Natural”, o invento foi depositado, em abril deste ano, nos Estados Unidos, com o apoio do Governo do Flávio Dino, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

A invenção tem aplicação na área da indústria química e pode ser utilizado para eliminar insetos como o Aedes aegypti em suas diferentes fases de desenvolvimento. É um inseticida de baixo custo e sem efeito tóxico ao homem. Pode contribuir à erradicação de doenças como dengue, chickungunya e zica.

A preocupação dos pesquisadores da Ufma, agora, é transferir essa tecnologia, que pode ser feita em parceria com indústrias capazes de criar linhas de produção para o mercado.

Pesquisadores que descobriram o invento

Participaram do trabalho os pesquisadores da Ufma e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Adriana Câmara, Maria Célia Pires Costa, Antônio Carlos Romão Borges, Paula Eillanny Silva Marinho, Katiussia Pinho da Silva, Thais Mota Gomes, Ana Catharinny da Silva de Oliveira e Michael Jackson Ferreira da Silva.

Com dados da Ascom Ufma

Sem comentário para "MA deposita patente de inseticida contra Aedes aegypti"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS