Baby Blues

0comentário

Oi gente!!

Vocês já ouviram falar sobre o “Baby Blues”? Sabem o que é isso?

Dica - imagem

Depois dos 9 meses de gestação, da ansiedade do parto e de todo o cansaço gerado por N fatores é hora da nova mamãe ir para casa com o bebê, nessa fase a mãe precisa de descanso e tranquilidade para se recuperar física e psicologicamente, mas nem sempre é esse ambiente de paz que ela encontra: O bebê chora, o sono fica comprometido pelas inúmeras vezes que se levanta para amamentar, os palpites chateiam, as visitas que chegam a toda hora, tudo colabora para um estado de stress que se agrava ainda mais quando ao se olhar no espelho a mulher não se reconhece devido as alterações hormonais e o peso ganho durante a gravidez. Perceber que sua vida passou a ser ditada pelas necessidades do novo indivíduo muitas vezes é um choque para muitas mulheres.

colo_post

Estima-se que 50% a 80% das mulheres sejam atingidas pelo chamado “Baby Blues” (alteração transitória no humor da mãe) entre o 3° a 10° dia após o parto, os sintomas mais frequentes são tristeza, irritabilidade, choro e ansiedade, esses sentimentos acontecem devido as rápidas alterações nos níveis hormonais, o stress do parto e a consciência da responsabilidade aumentada, pois esse é um novo papel a ser desempenhado carregado de incertezas e inseguranças.

Muito confundida com a depressão pós-parto pela semelhança nos sintomas o “Baby Blues” é bem mais simples e passa espontaneamente em pouco dias, no entanto, se eles persistirem é preciso buscar ajuda médica pois o quadro pode ser o de uma depressão que deve ser tratada.

Acredito que sofri disso assim que tive alta do hospital, meu stress foi nitidamente caracterizado por sair de lá e deixar minha filha naquela situação, eu chorava sem parar, não queria conversa, estava extremamente irritada, eu tinha plena consciência de tudo mas não conseguia evitar as explosões,  era como se existisse uma necessidade de colocar pra fora tudo aquilo que me aflingia, coitadas das pessoas que estavam perto de mim =[ … Mas passou! Assim como um estalar de dedos… Hoje  estou muitíssimo bem! Graças a Deus!!

É importante que futuras mamães procurem se informar sobre esse fenômeno, fui alertada sobre ele por uma amiga que teve bebê recentemente também. Achei importante dividir com vocês visto que pouca gente conhece ou já ouviu falar.

Alguma de vocês passou por isso ou alguma coisa semelhante?

Beijo!!

Sem comentário para "Baby Blues"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS