Futsal maranhense vai ter a sua casa

7comentários

A Secretaria de Esporte e Lazer estará finalizando a reforma do Ginásio Guioberto Alves, localizado no Bairro de Fátima até o final deste mês para fazer a entrega oficial a Federação Maranhense de Futsal. Estive lá nesta semana olhando o local e fiquei impressionado com a sua transformação. Piso novo, banheiros reformados, salas reformadas para receber a futura sede da Federação, enfim tudo na mais perfeita condição para receber os jogos de futsal. Nada mais justo, pois todos nós que vivenciamos o esporte maranhense sabemos que este ginásio sempre foi utilizado para a prática desta modalidade. O secretário Joaquim Haickel quando assumiu a sua pasta havia se comprometido em recuperar os nossos ginásios para que todos pudessem voltar a ter seus espaços garantidos para o desenvolvimento das suas práticas esportivas. O Ginásio Castelinho passou por uma reforma e já esta apto para qualquer evento, o Costa Rodrigues esta em andamento para ser entregue em breve e o Guioberto Alves está todo reformado, com telhado, piso, banheiros e toda a estrutura para voltar a ser palco de grandes jogos como havia na década de 90 e começo do novo século. Desde o governo do Zé Reinaldo que este ginásio se encontrava entregue as moscas. Agora o futsal poderá se estabelecer e buscar novos projetos para o desenvolvimento da modalidade. Isso sem falar no Castelão que a reforma deverá ser entregue antes do previsto.

A Federação Maranhense com este espaço poderá buscar patrocínios com empresas locais utilizando os espaços internos e externos para fazer a divulgação das suas marcas, como Supermercados, a Coca-Cola, Óticas, Construtoras enfim aqueles que realmente acreditam no esporte para poder manter a boa estrutura e a manutenção do ginásio. Tendo o espaço e sabendo que o futsal é um esporte que agregam muitos praticantes e seguidores, não será difícil conseguir esses patrocínios.

Outro detalhe importante e de preocupação da SEDEL é quanto à participação da comunidade local com atividades na quadra. A Fefusma terá que elaborar um projeto de escolinhas e horários alternativos para que as comunidades locais possam também utilizar o espaço. Esse ginásio será administrado pela Federação de Futsal, mas a comunidade também terá o direito dentro de um horário pré-estabelecido para utilizar a quadra de jogo.

Com este local a sede da Federação passará a ser também no Ginásio Guioberto Alves. Assim sendo a FEFUSMA, passará a ter uma sede definitiva, bem equipada e com telefone para que todos possam entrar em contato e saber das novidades da modalidade.
De parabéns a Secretaria de Esporte e Lazer pela iniciativa. De parabéns a FEFUSMA por agora ter um lar definitivo e parabéns principalmente a comunidade salonistica que agora poderá dizer que já tem um local próprio para a prática do futsal.

7 comentários para "Futsal maranhense vai ter a sua casa"


  1. Georlinda

    Ótima notícia…vai ser bom ouvir novamente o eco da bola ao bater nas paredes do Guioberto…muito bom mesmo!!!!! Parabéns!!!!

  2. ANDERSOM

    SERÁ QUE VAI SER IGUAL AO PARQUE BOM MENINO, CONTINUO ACHANDO QUE O IDEAL SERIA O COSTA RODRIGUES.

    Resposta: Quando o Guioberto estava em condições para a prática do esporte, os jogos de futsal eram realizados todos lá. O Costa Rodrigues era usado rarissimas vezes. E você não pode comparar a quadra coberta do Parque Bom Menino com o Ginásio Guioberto Alves.

  3. Higor

    Acho muito boa a iniciativa de reformar os ginasios da nossa cidade? e quanto aos ginasios do interior, nao podemos centralizar o futsal maranhense, devemos espalhar o nosso esporte por todo o maranhão com incetivo as equipes, só temos times que participam em barrá do corda e em açailandia, mas cidades como bacabal, coroata, codó e outras cidades que podem formar times e principalmente formar novos atletas, nossos campeonatos teriam mais credibilidade ainda.

    Resposta: procure a Federação para que a mesma possa lhe orientar melhor em relação a participação das equipes do interior nas competições estaduais. Agora os ginásios do interior cabe a prefeitura de cada municipio buscar recursos junto a Sinfra ou mesmo órgoãos federais para reformas ou mesmo construções dos seus ginásios.

  4. Francisco Gaglianone

    SEM DUVIDA ALGUMA MEU AMIGO PROF° JORGE GOBEL, É MUITO BOM QUE O FUTSAL MARANHENSE TENHA A SUA CASA. NO ENTANTO OUTROS MODALIDADES TAMBÉM PRECISAM DE UMA CASA E A GINASTICA ARTISTICA QUE TINHA COMO SUA CASA O GINÁSIO RUBENS GOULART, É UMA DELAS.
    OS APARELHOS ESTAVAM COMPLETAMENTE SUCATEADOS, COLOCANDO EM RISCO A INTEGRIDADE FISICA DAS CRIANÇAS E JOVENS GINASTAS E POR FIM O TETO DO GINÁSIO LITERALMENTE DESABOU E A PARTIR DAI NADA MAIS FOI FEITO NELE, FICANDO DESDE ENTÃO COMPLETAMENTE ABANDONADO.
    PROF° GOBEL, SINCERAMENTE NÃO SEI A QUANTAS ANDA AS CONDIÇÕES DO GINÁSIO, MAS SE NADA FOI FEITO, O NOSSO ILUSTRE SECRETÁRIO PODIA TAMBÉM DAR UMA MERECIDA ATENÇÃO AQUELA PRAÇA DE ESPORTE QUE SEMPRE FOI MUITO BEM CUIDADA PELO DEVOTADO E HERÓICO PROF.RAIMUNDÃO.
    AFINAL, A COMUNIDADE QUE APRECIA A GINÁSTICA ARTISTICA TAMBÉM MERECE.

    Resposta: Caro Amigo Chicão, pelo que me consta a Sedel já fez um levantamento dos custos para a recuperção do Ginásio Rubens Goulart e aquisição dos aparelhos para a ginastica artistica. Acredito que esta reforma não deverá demorar muito para começar.

  5. Luis Fernando

    Caro Prof. Gobel. Muito boa noticia para o futsal, mas uma coisa me preocupa nessa modalidade em função de ter percebido que no ano que passou a Federação não deu muita importância para o cumprimento do calendário que ela mesma elaborou. Percebi que houve um descaso da Federação quanto as competições por ela elaborada. Espero que este ano de casa nova e com um espaço que o senhor mesmo disse que está perfeito, a Federaçao possa dar o valor adequado aos seus filiados e as suas competições.

  6. ANDERSOM

    A COMPARAÇAO É GRITANTE COMPARAR BAIRRO COM CENTRO E ALEM DO MAIS NOSSO FUTSAL ESTÁ NUMA DECRESCENTE, AS EQUIPES CONSIDERADAS DE PONTA NÃO ESTÃO DANDO CREDIBILIDADE A DIREÇAO DA FEFUSMA, CUJA DIRETORIA ESTÁ FOCADA EM OUTROS SEGMENTOS. UM ABRAÇO GOBEL ANALISE MINHA OPINIÃO.

    Resposta: não tenho duvidas que a localização do Costa Rodrigues é muito privilegiada só que não existe só o futsal como modalidade no Estado.. O Guioberto Alves é um ginásio que sempre foi utilizado pelo futsal então nada melhor que aquele velho ditado: “o bom filho a casa volta”. Agora preciso saber da Fefusma quais são esses segmentos a que você se refere. No meu ponto de vista o maior segmento que uma Federação pode ter é ter dar condições para que suas competições sejam realizadas em todas as categorias. Agora se os clubes não se organizam e não se planejam para tais disputas, aí isso é outra coisa.

  7. ANDERSOM

    GOBEL, ME ENTENDA, UM PRESIDENTE DE FEDERAÇAO DEVE TER UMA DEDICAÇAO EFETIVA, PRINCIPALMENTE QUANDO ESTÁ ACONTECENDO UMA COMPETIÇAO E NÃO DEIXAR OUTRAS PESSOAS SEM PULSO SUFICIENTE PARA DECIDIR ALGO QUE PORVENTURA VIRÁ ACONTECER, COMO POR EXEMPLO NA QUADRA DA CAIXA, NA SEMI-FINAL, A ATITUDE DO TIME DO INTERNACIONAL, FOI PRA LÁ DE MEDIOCRE, E TINHA O DEDO DO PEREIRINHA, COMO SABES PASSOU DESPERCEBIDO, POR ESSAS E POR OUTRAS QUE O SERGIO FROTA TIROU O SAMPAIO, COMO TAMBEM TIROU A MOTIVAÇAO DO LUIS FERNANDO. ESTOU ATENADO NO SEU BLOG, POIS ESTA SEMANA SERÁ RECHEADO DE COMENTARIOS EM VIRTUDE DA VINDA DA SELEÇAO BRASILEIRA E DESCULPE SOBRE O HORARIO POIS NÃO SABIA QUE SERA NO DOMINGO!!! UM ABRAÇO E SEJA IMPARCIAL NOS SEUS COMENTARIOS,

    Resposta: Concordo com você que o presidente tem que estar presente nas competições elaboradas pela sua Federação. Se por acoso não puder se fazer presente por qualquer motivo tem a obrigação de delegar poderes para alguem para poder representa-lo. Caro anderson, no caso da partida da semifinal do campeonato maranhense entre o SEB e o Internacional no ginásio da CEF a decisão de não haver a partida foi da arbitragem. Eu estava dentro da quadra e vieram me perguntar se fosse eu se daria o jogo e eu confirmei que sim. Ja joguei campeonatos brasileiro em quadras muito mais escorregadias do que essa. A partida final entre Girassol e Sumov pela Taça Brasil no Costa Rodrigues, em 1996, nos minutos finais estava muito mais escorregadia do que a da Caixa. Mas infelismente quem decide são os árbitros que não quizeram correr riscos. Temos que aceitar a decisão da arbitragem. Agora que faltou um pouco de pressão por parte de quem estava representando a Federção em fazer realizar a partida no ginásio eu concordo com você. Acho tambem Anderson que o Pereirinha não influenciou na decisão de não realizar a partida, tanto é que o jogo aconteceu na quadra do lado de fora do clube. Agora meu caro Anderson, quanto a minha imparcialidade, isso você pode ter certeza que eu sempre terei porque escrevo aqui sobre futsal da maneira que eu quero e da maneira que tenho a visão do acontecimento sem agredir ou denegrir a imagem de ninguem ou de qualquer agremiação. O que escrevo aqui é a minha opinião. Agora claro que não vou conseguir agradar a todos.
    um abraço e continue prestigiando o nosso blog porque sei que voce tambem gosta do futsal.
    Gobel

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS